Com 2 bilhões de usuários ativos, hoje o Instagram é um dos principais canais de conversão para Ecommerces. Assim, saber como montar uma loja virtual no Instagram é mais do que um mero luxo: é uma necessidade. Vem aprender como fazer isso agora! 

Nos últimos anos o Instagram investiu pesado em tornar a sua plataforma mais amigável para anunciantes e empresas que desejam vender nas redes sociais. Muito longe de ser apenas um espaço para ver fotos e vídeos, a rede se tornou um canal de compras importante, graças ao Instagram Shopping

De acordo com dados divulgados pela Meta, 81% dos usuários usam o Instagram para buscar novos produtos e serviços. Interessante, não concorda? 

A função de compras no Instagram foi lançada em 2018 e, desde então, já ajudou as mais de 25 milhões de contas empresariais a venderem mais. De acordo com dados divulgados pelo próprio Instagram, mais de 130 milhões de usuários clicam numa publicação de compra todos os meses

Após ler este artigo, você vai ter aprendido como montar uma loja virtual no Instagram e como divulgar essa página para ter mais conversões. Você verá que esse é um processo mais fácil do que você imagina – mas que pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Sem mais delongas, vamos começar? 

O que é uma loja no Instagram? 

A loja no Instagram é um recurso que permite a criação de uma aba exclusiva para divulgação de produtos dentro da rede social. A funcionalidade, também conhecida como Instagram Shopping, está disponível para contas comerciais de empresas com uma loja virtual externa, como um site de vendas.

Na prática, ter uma loja virtual no Instagram permite que você marque produtos do seu catálogo em publicações em foto e vídeo. As contas com a loja virtual do Instagram ativada também ganham um botão extra em seu perfil, que permite a visualização de todos os produtos da loja. 

como montar uma loja virtual no Instagram

Na imagem acima podemos ver a loja virtual no Instagram da marca Calma São Paulo. Os usuários que clicam no botão “Ver loja” são redirecionados para a página mostrada à direita, onde podem ver mais detalhes sobre o produto. 

Páginas de produto no Instagram devem conter informações importantes sobre o item, tais como: 

Publicações que têm produtos marcados são diferenciadas pela presença de uma “sacolinha” de compras. Ao clicar em cima do ícone, usuários podem observar todos os produtos marcados e visitar as páginas correspondentes. 

Abaixo, você vê um exemplo de publicação com produtos marcados. Vale lembrar que cada imagem pode ter até 5 produtos marcados. 

como montar uma loja virtual no Instagram

Por que criar uma loja no Instagram? 

Antes de saber como montar uma loja virtual no Instagram, podemos apostar que você quer saber quais os reais benefícios desse recurso. Acertamos? 

Afinal, por mais simples que o processo seja, você vai precisar investir o seu tempo para criar essa loja e gerenciá-la. A rotina de um empreendedor é corrida e, por isso, é preciso priorizar as tarefas que mais têm impacto na estratégia de vendas

Já podemos adiantar que criar uma loja virtual no Instagram vale muito a pena, por uma série de razões diferentes. Vamos listar algumas delas agora… 

1. A loja no Instagram simplifica a jornada de compra 

Você já ouviu falar sobre funil de marketing? Esse é um processo que ilustra o caminho que alguém percorre desde o total desconhecimento da sua marca até se tornar um cliente. O caminho é longo e, muitas vezes, custoso para a empresa.

Afinal, você está competindo com centenas de outras lojas pela atenção dos seus clientes. Em outras palavras, o processo de vendas não é uma linha reta. Um cliente pode ter que interagir com a sua marca e seus conteúdos dezenas de vezes antes de decidir comprar. 

Mas, ao colocar os seus produtos dentro de uma plataforma como o Instagram, você está aproximando sua marca dos clientes e facilitando o caminho para conversões mais rápidas. É por isso que costumamos dizer que a loja do Instagram simplifica a jornada de compra. 

Nas redes sociais, as pessoas estão mais propensas a comprar por impulso. Isso porque nesses espaços temos fenômenos como o marketing de influência e a indicação direta de amigos e familiares.

Não à toa, as vendas nas redes sociais têm até um nome específico: social selling. Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura deste artigo aqui: O que é social selling? Entenda como vender mais nas redes sociais.

2. Facilita a promoção de produtos 

Até mesmo os usuários mais casuais do Instagram sabem que a plataforma é um lugar movido pela estética. E essa é uma oportunidade de ouro para empresas que desejam fazer propaganda de produtos

Nesse contexto, é mais fácil criar imagens criativas e que chamem a atenção do cliente, usando o recurso de marcar produtos para posicionar os itens de forma estratégica em seu perfil. 

Essa é uma grande vantagem, principalmente porque, ao menos por enquanto, o Instagram não permite o uso de links em texto. Dessa forma, a marcação de produtos é uma das únicas alternativas para criar uma experiência de compra mais fluida para o cliente. 

3. Amplia o alcance da sua marca 

Sempre que você criar uma publicação com marcação de produto, essa postagem será incluída na aba exclusiva do Instagram Shopping, mostrada para o usuário no canto inferior do aplicativo. 

Ali, a sua marca divide o espaço com outros perfis comerciais de interesse do cliente. E ele nem precisa ser um seguidor! Em outras palavras, o seu perfil será exibido em mais um lugar dentro do aplicativo, sem que você precise pagar por isso. 

Para dar uma ajudinha ao algoritmo, não se esqueça de usar hashtags apropriadas para o seu produto, além de fazer descrições chamativas e informativas. 

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA] 

Qualquer pessoa pode montar uma loja virtual no Instagram? 

Qualquer pessoa pode começar a vender na internet por meio do Instagram, mas vale lembrar que para ativar o recurso você precisa ter uma conta comercial.

Além disso, existem algumas regras para ativar o Instagram Shopping. São elas: 

  • Vender produtos físicos e autorizados pelo Instagram; 
  • Seguir as políticas de uso da plataforma;
  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Associar essa conta à Página do Facebook da sua loja ou ter uma conta no Gerenciador de Negócios da Meta;
  • Ter uma conta com mais de 90 dias de atividade.

Certifique-se de que está seguindo todas essas regras, a fim de evitar problemas com a publicação de produtos no futuro. Se você tem uma conta com todos esses requisitos, é hora de aprender como montar uma loja virtual no Instagram

Vamos ao próximo tópico! 

Como montar uma loja virtual no Instagram? 

Antes de partirmos para o tutorial, devemos lembrar que o Instagram é uma empresa que faz parte do grupo Meta, o mesmo que controla redes sociais como o Facebook e o WhatsApp

Por isso, boa parte do processo de como montar uma loja virtual no Instagram acontece dentro do Gerenciador de Anúncios da Meta. Além disso, a sua conta do Instagram precisa estar conectada ao Facebook para que o processo funcione. 

Todos os produtos são cadastrados e aprovados no Facebook para, só depois, chegarem ao Instagram. Sem as duas plataformas, o sistema não funciona. Dito isso, vamos ao passo a passo: 

1. Faça uma conta no Gerenciador de Negócios da Meta 

Antes de começar, você precisa criar ou configurar a sua conta no Gerenciador de Negócios da Meta. O intuito desse passo é criar o catálogo de produtos que será mostrado em seu perfil no Instagram. 

Primeiramente, acesse o Gerenciador de Comércio. Para isso, vá até o menu lateral esquerdo, na opção “Todas as ferramentas” e depois em “Vendas”. Você verá a seguinte tela: 

como montar uma loja virtual no Instagram

Clique em “Adicionar conta”, informe o e-mail comercial da sua página e clique em “Avançar”. O próximo passo é clicar na opção “Criar um catálogo”:

como montar uma loja virtual no Instagram

Nomeie o seu catálogo criando um padrão para controle interno. O nome do seu catálogo não é uma informação pública, ou seja, seus seguidores não vão podem vê-lo. Por fim, clique em “Avançar” e confirme as informações que você inseriu nos passos anteriores. 

2. Configure método de finalização de compra e envio

Agora, é hora de escolher o método de finalização de compra e envio. O Instagram permite dois meios de finalização de compra no Brasil: finalização de compra em outro site ou a finalização de compra por meio de mensagens diretas no Messenger, ou no WhatsApp.

O último passo é configurar o seu catálogo. Para isso, você deve voltar à página inicial do seu Gerenciador de Comércio, dentro da plataforma da Meta. No menu lateral esquerdo, clique na opção “Catálogo” e, depois, “Fonte de dados”.

Existem três opções disponíveis para adicionar itens ao seu catálogo: 

  • Preencher um formulário manual;
  • Usar uma planilha;
  • Utilizar o Pixel do Facebook para extrair dados diretamente do seu site. 

Se você tem um mix de produtos extenso, o Pixel do Facebook é o método mais indicado. Isso porque ele permite a alteração automática sempre que um item for alterado em seu site. 

Neste tutorial, vamos seguir com a opção de criação de catálogo por meio da planilha, chamada de Data Feed. Baixe a planilha criada pela Meta e vamos seguir para o próximo passo! 

Leia também: Como criar catálogo no Instagram: passo a passo SIMPLES.

3. Configure a planilha e publique a sua loja no Facebook 

Você deve acessar o Excel ou o Google Planilhas e fazer a importação do documento que você acabou de baixar. A planilha vem preenchida com um modelo. O ideal é que, a partir dele, você cadastre seus próprios produtos. 

A planilha tem informações obrigatórias e opcionais. Tenha muita atenção na hora de preencher esse documento: é ele que vai determinar a qualidade do seu catálogo de produtos. 

como montar uma loja virtual no Instagram

Após preencher todos os campos solicitados, volte ao Gerenciador de Comércio da Meta e faça upload da sua planilha. Você pode fazer o upload de um excel direto do seu computador, ou usar o link da planilha Google. Nesse caso, não se esqueça de configurar o documento com “qualquer pessoa com o link”. 

O próximo passo é ir à página de “Visão geral” no Gerenciador de Comércio da Meta e clicar em “Publicar loja”. 

4. Conecte sua página do Instagram à página do Facebook 

Na página inicial do Gerenciador de Comércio, vá até a aba lateral direita e clique em “Abrir mais lojas”. Dentro da opção “Canais de venda”, clique no menu referente ao Instagram.

Aqui, vale lembrar que a sua conta do Instagram precisa ser comercial e estar conectada à página na qual o catálogo foi criado. Para isso, abra o seu perfil no Instagram, clique em “Configurações” > “Empresa” > “Conectar a uma página do Facebook”.

5. Termine a configuração no aplicativo do Instagram 

Se você completou todos os passos anteriores, da próxima vez que abrir o seu aplicativo do Instagram, vai receber uma notificação como essa: 

como montar uma loja virtual no Instagram

Clique em “Configurar sua loja”. O próximo passo é aguardar a aprovação da loja. Para saber se a sua loja no Instagram Shopping foi aprovada, vá ao menu “Configurações” > “Empresa” > “Verificar status”. 

O processo de como montar uma loja virtual no Instagram está concluído! Em breve você terá a sua loja aprovada e poderá marcar produtos no perfil, usando as funcionalidades do Instagram Shopping. 

Como divulgar uma loja virtual no Instagram? 

Agora que você aprendeu como montar uma loja virtual no Instagram, é hora de entender também como tirar o máximo potencial desse recurso

Enquanto não existem regras de como essa funcionalidade deve ser usada, podemos dizer que existem algumas boas práticas que podem te ajudar. 

Vamos conhecer algumas delas? 

1. Use o máximo potencial dos Stories 

Os Stories sempre foram – e, provavelmente, vão continuar sendo por algum tempo – ferramentas muito poderosas para empresas. Existem alguns recursos, como os Destaques ou o Close Friends, que podem ser usados para maximizar a divulgação dos produtos e gerar mais engajamento. 

Não se esqueça de replicar as publicações do seu Feed nos Stories, sobretudo as que contam com marcação de produtos. Crie conteúdos dinâmicos e informativos, mostrando os bastidores da sua marca e humanizando a empresa. 

2. Faça anúncios pagos

O Instagram é uma rede muito competitiva e, por isso, pode ser interessante integrar anúncios pagos à sua estratégia de vendas na plataforma. Os anúncios permitem que você direcione mensagens a um público selecionado, com maior propensão para a compra. Isso faz toda a diferença na taxa de conversão do seu negócio. 

Esse é um assunto tão importante, que temos um artigo completo sobre ele. Leia aqui: Como fazer anúncio pago no Instagram em 9 passos [TUTORIAL]

3. Tire boas fotos 

Nós já falamos sobre como o Instagram é uma rede com forte apelo estético. Isso quer dizer que elementos como a identidade visual da sua empresa têm um grande peso nesse espaço. E isso pode ser transmitido por meio das fotos. 

Portanto, tenha muito cuidado com as imagens que você associa à sua marca. Crie fotos com alta qualidade e composições criativas. Se necessário, se inspire em perfis de concorrentes diretos e indiretos. 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, leia: Fotografia para Ecommerce: passo a passo para fazer fotos incríveis de produtos

4. Marque os produtos em todas as publicações 

De nada adianta passar por todo o processo de montar uma loja virtual no Instagram, se você não vai utilizar esse recurso no dia a dia, certo? A ideia é criar imagens que facilitem a marcação de produtos de forma natural e atrativa para seus seguidores. 

Quanto mais imagens com marcação você tiver em seu perfil, maiores as chances de aparecer na aba de compras para pessoas com interesses na sua marca. 

5. Poste com regularidade 

Como você já sabe, o Instagram é uma rede altamente competitiva. Ela é usada pela maioria das empresas hoje, cada uma delas criando conteúdos de qualidade de forma constante.

Nesse contexto, a sua empresa também precisa ser consistente na produção de conteúdo, se quiser se destacar. E isso não inclui apenas postar todos os dias, por exemplo, mas postar conteúdos que realmente tenham valor para o cliente. 

Essa é uma habilidade que nem todas as empresas dominam. Foi por isso que criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Durante as aulas, você vai aprender como produzir conteúdo que atrai, engaja e vende todos os dias nas redes sociais do seu Ecommerce.

Para conhecer o conteúdo do curso e se inscrever, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Quanto custa montar uma loja virtual no Instagram?

Para criar uma loja virtual no Instagram, basta ter uma conta comercial na plataforma. O processo é gratuito.

Como montar uma loja virtual no Instagram?

Primeiro, você precisa de uma conta comercial no Instagram e no Facebook. Depois, você deve configurar o seu catálogo de produtos e associar suas contas do Facebook e Instagram. Então, basta configurar a sua loja e começar a marcar os produtos.

É preciso ter CNPJ para vender no Instagram?

Não necessariamente. O CNPJ não é um requisito para vender na internet, incluindo o Instagram. Ainda assim, recomendamos que você legalize a sua empresa, principalmente se tem o intuito de escalar o negócio e torná-lo a sua principal fonte de renda.