O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. A quantidade de conteúdos postados todos os dias por lá é gigantesca – e muitos perfis e criadores desejam aproveitar isso. Por isso, neste artigo, nós vamos te ensinar como repostar no Instagram. Temos certeza de que este conteúdo vai ser muito útil para você!

O Instagram não é a primeira nem a última rede social que permite que usuários repostem conteúdos uns dos outros. Essa é uma característica que torna a plataforma mais colaborativa e interessante. 

Ainda assim, a rede passou por muitas mudanças nos últimos anos, deixando alguns usuários um pouco confusos sobre como completar certas tarefas, como repostar no Instagram, por exemplo.

Cada formato de conteúdo dentro da plataforma – Reels, Stories ou Feed – tem formas diferentes de serem repostados. Se você quer conhecer cada uma delas, leia este artigo até o final. 

O que significa repostar no Instagram?

O termo “repostar” é usado para designar a ação de postar um conteúdo que já foi publicado, seja pelo seu próprio perfil ou por perfis de terceiros. Sempre que você desejar fazer o repost de uma publicação, o ideal é que você complete essa ação diretamente do perfil que fez a publicação original. 

Como já destacamos na introdução, o Instagram não é a única rede social a permitir esse tipo de ação. Outras redes, como o LinkedIn, Facebook e até mesmo o TikTok têm funcionalidades nativas, que permitem o repost. 

O repost é uma funcionalidade interessante para perfis que desejam alcançar mais clientes e atingir o seu público-alvo com conteúdos interessantes. Além disso, essa pode ser uma ferramenta de co-marketing muito legal. 

Mas, para ter sucesso com essa estratégia, você precisa primeiro saber como completar o processo, certo? 

Vamos falar disso em breve… 

📲 Leia mais sobre o assunto: Como republicar vídeo no TikTok? Entenda como funciona a função “Repost”.

Como repostar no Instagram: Feed, Stories e Reels.

Agora que você já sabe o que é o repost do Instagram e o porquê dele ser útil, é hora de entender como repostar no Instagram em seus mais diferentes formatos. 

A seguir, vamos mostrar o passo a passo para reaproveitar conteúdo no Feed, Story e Reels

Vamos lá? 

Como repostar publicação de Feed no Instagram?

O repost de publicação de Feed pode acontecer de duas maneiras: de um Feed para outro Feed e de um Feed para os Stories. 

Atualmente, não é possível repostar uma publicação do Feed de outra pessoa em seu próprio Feed sem usar ferramentas externas ao Instagram. Isto é, não existe funcionalidade nativa que permita o repost de Feed para Feed. 

Mas existem, no entanto, algumas ferramentas que permitem completar essa ação sem muitas dores de cabeça. Uma delas são os aplicativos de repost. Há muitos no mercado e a maioria deles está disponível para Android e iOS. 

Agora, se o seu objetivo é repostar publicações do Feed no Stories, existe um jeito mais fácil. Veja o passo a passo

Para repostar fotos e vídeos publicados no Feed em seus Stories, vá até a publicação desejada e clique na seta que fica ao lado do ícone de comentário. Depois, selecione a opção “Adicionar publicação ao seu Story”. Veja: 

como repostar no instagram

Como repostar Story no Instagram?

Os Stories do Instagram são formatos temporários de conteúdo, em que as publicações ficam disponíveis por apenas 24 horas – a não ser que você use-as como destaque em seu perfil. Nesse caso, as publicações ficam disponíveis indefinidamente. 

👉 Nós falamos mais sobre essa funcionalidade aqui: Destaques do Instagram: aprenda como criar, editar e confira 5 dicas para usar.

A grande verdade é que, desde que foi lançada, a funcionalidade se tornou uma das principais formas de compartilhar conteúdo no Instagram. E, quando alguém marca o perfil da sua empresa em um Story, você tem a oportunidade de repostá-lo em seu perfil. 

Sempre que isso acontece, você recebe uma notificação de Direct, o serviço de mensagens diretas do Instagram. Veja o passo a passo: 

  • Procure pela mensagem na qual a sua empresa foi marcada e abra o story;
  • Em seguida, clique no botão “Adicionar ao seu story”.
  • Pronto! Você será redirecionado para a página padrão de publicação.

Também existe a possibilidade de repostar Stories em seu Instagram, mesmo que a pessoa não tenha marcado o seu perfil. Mas, para isso, você vai precisar de aplicativos externos. 

Dois exemplos que podemos destacar são o Story Saver for Instagram, para aparelhos Android, e o Story Reposter for Instagram, para aparelhos iOS. 

🛒 Leia também: Como montar uma loja virtual no Instagram: 5 passos para ativar a sacolinha.

Como repostar Reels no Instagram?

O Reels do Instagram é um formato de conteúdo destinado a vídeos curtos, de até 60 segundos. Eles podem ser feitos com vídeos, texto, efeitos visuais diversos e músicas. 

Os Reels podem ser repostados nos Stories com muita facilidade. Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo: 

Abra o vídeo que você deseja compartilhar e localize o ícone de envio, no lado direito da tela. Depois, clique em “Adicionar Reel ao seu Story”.

Depois desse processo, você será redirecionado para a tela de edição dos Stories e poderá escolher compartilhar o conteúdo com sua lista padrão ou apenas com a lista exclusiva, também chamada de Close Friends

como repostar no instagram

No Reels, você também tem a opção de repostar o conteúdo por meio da remixagem. Nessa modalidade, o vídeo é compartilhado com uma tela extra, que mostra um conteúdo novo, criado por você. 

Assim, o conteúdo vai ser repostado em seu próprio perfil, na aba de Reels. Esse é um formato muito usado por pessoas que desejam fazer vídeos de reação, comentar notícias e entrar em tendências. 

Leia também: Como aumentar as vendas no Instagram: 12 dicas para fugir do óbvio.

Como usar as colaborações do Instagram?

O perfil que deseja fazer a colaboração deve enviar um convite para o perfil – ou os perfis – que vai colaborar. Então, a publicação deve ser feita como de costume, escolhendo o colaborador antes de colocar o conteúdo no ar. 

Vale lembrar que elas não entram na categoria de repostagem, afinal, a publicação é publicada ao mesmo tempo e aparece em dois perfis diferentes de forma simultânea. Tudo começa com um convite… 

💡Temos um artigo completo sobre como usar o Instagram Collab. Leia para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto: Como fazer collab no Instagram? Aprenda a postar fotos com duas contas 

Quais as regras para repostar no Instagram?

Atualmente, não existem regras que limitem a repostagem de publicações no Instagram

Como você já sabe, não existe um recurso nativo da rede social que permita a publicação de conteúdos de Feed em outro Feed. Ainda assim, é possível compartilhar esse modelo de publicação usando aplicativos externos. Nesse caso, vale a pena pedir a autorização do perfil original, a fim de evitar acusações de plágio

A repostagem de conteúdos em Reels e Stories é liberada, desde que o perfil seja público e não viole nenhuma regra de direitos de imagem. 

Na hora de repostar, é fundamental estar atento às regras do Instagram para compartilhamento de conteúdo – essas, sim, existem e devem ser seguidas para garantir o bom funcionamento da conta. 

A plataforma é clara, por exemplo, quanto à necessidade de respeitar os direitos de imagem. Conteúdos protegidos por direitos autorais exigem cuidado extra. Violar essas regras pode resultar não apenas em desconforto para o criador original, mas também em penalidades para sua conta, incluindo a remoção do conteúdo ou, em casos mais graves, a suspensão completa.

⚠️ Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada ou excluída? 

Cuidados essenciais ao repostar no Instagram

Quando falamos de repostar conteúdos no Instagram, por mais que não existam regras estabelecidas pela plataforma, existem cuidados que devem ser tomados. Essas boas práticas devem ser adotadas para garantir um bom convívio com outras marcas e criadores de conteúdos.

Primeiramente, vamos falar sobre a importância de dar os créditos. Quando você encontra aquele post incrível que ressoa perfeitamente com sua marca ou mensagem pessoal, é natural querer compartilhá-lo com seu público. 

Mas lembre-se: por trás de cada conteúdo, há um criador que dedicou tempo e esforço para produzi-lo. Por isso, dar crédito não é apenas uma questão de etiqueta, é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho alheio. 

Agora, vamos tocar em um ponto importante: pedir permissão

Dependendo do conteúdo, especialmente se for uma obra de arte, uma fotografia profissional ou um texto pessoal, é uma boa prática entrar em contato com o criador original e pedir permissão antes de repostar. Isso evita mal-entendidos e fortalece a comunidade online.

Vantagens de repostar no Instagram

Toda empresa que usa o Instagram como canal de comunicação e vendas sabe bem da dificuldade que é produzir conteúdos de qualidade em alto volume. 

A competição dentro desse espaço é enorme. A cada minuto, são publicados centenas de vídeos e fotos dentro da rede social. Mas, quando você sabe como repostar no Instagram, essa quantidade gigantesca de conteúdo pode trabalhar ao seu favor. 

Os conteúdos gerados pelos usuários, por exemplo, podem servir para a divulgação de seus produtos. Imagine que você tem uma loja de roupas feminina e uma das suas clientes posta uma foto com a bolsa que comprou, marcando a empresa. Uma baita oportunidade, não concorda? 

A grande vantagem da repostagem de conteúdo é que ela tem um baixíssimo custo para a empresa, já que o material já está totalmente pronto e disponível para compartilhamento. Além de tudo isso, repostar a opinião de outros usuários pode fortalecer a sua marca, usando o gatilho mental da prova social. 

Aqui vai um resumo das principais vantagens de repostar no Instagram: 

  • Redução de esforço na produção de conteúdo;
  • Aproveitamento da abundância de conteúdo disponível;
  • Marketing de baixo custo;
  • Promoção através de conteúdo gerado pelo usuário;
  • Fortalecimento da marca usando prova social.

Pronto para repostar no Instagram? 

Nesse artigo você aprendeu como repostar no Instagram, os benefícios dessa estratégia e como colocá-la em prática. 

Agora, você vai poder usar essas postagens de menor esforço e investimento para completar o calendário de postagens do seu negócio, humanizar a marca e ainda gerar engajamento com os clientes. 

Mas ainda mais importante do que repostar conteúdos é ter produções originais em seu perfil, que incentivem o compartilhamento e aumentem o seu alcance. 

Nós sabemos, no entanto, que ter essa criatividade sempre fluindo não é fácil – principalmente quando você tem que lidar com outras facetas do negócio.

Foi por isso que criamos um guia com 32 ideias de postagem para usar no Instagram, Facebook, TikTok e demais redes sociais. 

O download é gratuito e está disponível aqui: 

Perguntas Frequentes

O que significa repostar no Instagram?

O termo repostar é usado para designar a ação de postar novamente um conteúdo que já foi compartilhado, seja pelo seu próprio perfil ou por perfis de terceiros. Sempre que você desejar fazer o repost de uma publicação, o ideal é que você complete essa ação diretamente do perfil que fez a publicação original.

Como repostar no Instagram 2023?

Atualmente, o Instagram tem diversas funcionalidades interessantes para quem deseja respostas publicações. Principalmente para quem deseja fazer essa postagem em seus Stories. Para compartilhar publicações de Feed em outro Feed, no entanto, é preciso usar aplicativos terceiros.

Como compartilhar uma postagem de outra pessoa no Instagram?

Como compartilhar uma postagem de outra pessoa no Instagram?