A função de repost do TikTok é uma ferramenta que permite aos usuários compartilhar conteúdo de outros perfis para a sua base de seguidores. Para usá-la, basta ir para o vídeo que deseja compartilhar, tocar em "Compartilhar" e escolher a opção “Republicar”. Neste artigo vamos te ensinar como republicar vídeo no TikTok e compartilhá-lo com todos os seus seguidores. Vem com a gente! 

Se você usa o TikTok com frequência, provavelmente já sabe que a rede social é muito popular entre todas as faixas etárias. O aplicativo já foi baixado mais de 3 bilhões de vezes em todo o mundo! 

E os grandes números não estão apenas no download. A rede social é usada por mais de 1 bilhão de pessoas todos os dias. Sendo assim, dá para entender os motivos que levam o TiKTok a ser uma plataforma importante para empresas, certo? 

E, com o intuito de tornar o consumo de conteúdo ainda mais dinâmico, o TikTok lançou a função Repost, que permite republicar vídeos de outras contas em seu próprio perfil. Neste artigo, nosso objetivo é te mostrar como fazer isso. 

Vamos começar? 

O que é o TikTok? 

O TikTok é um aplicativo chinês, criado pela ByteDance, que promove a criação e o compartilhamento  de vídeos curtos. 

Na plataforma, usuários – chamados de TikTokers – têm acesso a uma biblioteca gigantesca de efeitos sonoros e visuais para auxiliar na produção de conteúdo. No TikTok, o intuito é criar vídeos interessantes e que entretenham a audiência. 

A rede social chegou ao Brasil em 2018 e, desde então, tornou-se um dos principais canais de comunicação para clientes e empresas. Isso porque a plataforma permite atingir nichos de mercado específicos, principalmente depois do lançamento do TikTok Ads. Nós falamos sobre ele aqui: Como anunciar no TikTok: guia rápido para negócios.

Muitos empreendedores ainda pensam que o TikTok é uma rede voltada apenas para jovens. E, ainda que esse realmente seja o maior público da plataforma, existem muitos outros a serem explorados. 

Leia também: Como tirar a marca d'água do TikTok? Veja 8 ferramentas práticas 

O que é republicar no TikTok? 

A função de republicar no TikTok é um botão que permite o compartilhamento de conteúdo de outros perfis para a sua base de seguidores

Ao republicar você pode, inclusive, escrever uma mensagem para explicar o motivo do compartilhamento, inserindo emojis por exemplo. Essa é uma função interessante, que permite maior interação entre perfis e a amplicação do alcance de conteúdos.

O botão é chamado de "Republicar" e fica escondido sob o ícone do WhatsApp, que é usado para enviar vídeos para outras redes sociais ou fazer o download. 

Vale lembrar que o vídeo republicado não aparece na galeria do seu perfil. O criador original também não recebe uma notificação de que o conteúdo foi republicado. Atualmente, o vídeo escolhido para republicação aparece como uma recomendação da página “Para você”. 

Ainda não está claro se o recurso vai ganhar mais destaque nos próximos meses dentro da plataforma, mas considerando as diversas mudanças que o TikTok implementa, podemos esperar o desenvolvimento dessas funcionalidades.

Leia também: Qual o melhor horário para postar no TikTok?

Como republicar vídeo no TikTok?

A função de republicar vídeo no TikTok permite compartilhar clipes de forma fácil com seus seguidores, sem precisar fazer um dueto – formato de conteúdo que une dois vídeos em uma única tela. 

Como falamos acima, você pode até mesmo criar um comentário sobre o vídeo republicado, dando aos seus seguidores mais contexto sobre o motivo desse compartilhamento. Uma funcionalidade bem interessante, não acha?

Por isso, a seguir, vamos te mostrar como republicar vídeo no TikTok pelo Android ou iOS. 

  1. Acesse o TikTok (Android | iOS);
  2. Toque em "Compartilhar";
  3. Clique em "Republicar";
  4. Selecione a opção de  "Republicar" novamente;
  5. Pronto! O seu conteúdo foi republicado. 

Vamos reforçar que, ao republicar um conteúdo, ele não aparece em seu perfil. Por isso, você não precisa se preocupar com um conteúdo externo sendo exibido em sua página. Durante a republicação, o conteúdo é meramente sugerido para os seus seguidores. 

Imagem mostra como republicar vídeo no TikTok

Aproveite para ler também: Aprenda como divulgar um produto no TikTok com essas dicas.

Por que devo usar a função de republicar no meu perfil do TikTok? 

Como empresa, existem muitos benefícios de usar a função de republicar. Essa pode ser uma boa funcionalidade para negócios que desejam, por exemplo, compartilhar vídeos nos quais seus produtos são mostrados

Dessa forma, você mostra a opinião de outros clientes sobre a sua empresa e ainda fortalece o seu branding entre seguidores. Demais, não acha?

A republicação também pode servir como ferramenta de engajamento para o seu perfil. Você pode incentivar seus seguidores a compartilharem o conteúdo, alcançando mais pessoas dentro da plataforma, por meio da página “For you”. 

Essa é apenas uma das funcionalidades que podem te ajudar a ganhar mais seguidores na plataforma. Para conhecer algumas outras estratégias, sugerimos a leitura desse artigo: Como ganhar seguidores no TikTok: 12 boas práticas que vão aumentar sua audiência

Como usar o repost do TikTok para divulgar produtos

As estratégias de repost no TikTok para promover produtos podem ser extremamente eficazes para impulsionar as vendas e fortalecer o branding do seu negócio. 

Aqui está um passo a passo de como colocar esse plano em prática: 

Passo 1: Identifique vídeos relevantes

Pesquise vídeos relacionados aos seus produtos ou ao seu nicho de mercado no TikTok. Procure por conteúdo gerado por usuários que destaque sua marca ou produtos semelhantes aos que você deseja promover. 

Se possível, busque por vídeos de clientes satisfeitos usando seus produtos ou demonstrações que mostrem os benefícios e características dos itens que você quer impulsionar.

Passo 2: Entre em contato com os criadores

Após encontrar vídeos relevantes, entre em contato com os criadores dos vídeos para solicitar permissão para repostá-los no seu perfil empresarial. Esse é um passo importante para construir relações comerciais mais firmes dentro da plataforma. 

Envie uma mensagem direta agradecendo-os pelo conteúdo e explicando que você gostaria de compartilhá-lo em sua página para promover seus produtos. Certifique-se de fornecer informações claras sobre como você irá creditar o criador do vídeo.

⛏️ Leia também: Como minerar produtos no TikTok? Dicas e estratégias

Passo 3: Obtenha autorização e credite o criador

Assim que receber a autorização do criador do vídeo, confirme com ele qual o melhor modo de creditá-lo na descrição ou na legenda do seu repost. Geralmente, isso envolve incluir o nome do criador, identificador ou tag no TikTok, além de mencionar o perfil original no texto de acompanhamento ao repostar o vídeo.

Passo 4: Compartilhe o conteúdo com uma legenda relevante

Ao repostar o vídeo, escreva uma legenda relevante e atraente que destaque os benefícios do produto em questão. Explique como o produto pode resolver um problema ou trazer vantagens para os clientes. Utilize hashtags relacionadas e populares para aumentar a visibilidade do seu repost.

Passo 5: Interaja com os comentários e monitore os resultados

Repostar o vídeo não é o fim do seu trabalho! À medida que o vídeo é repostado, monitore os comentários e responda a eles de maneira engajadora. Isso ajudará a construir relacionamentos com a comunidade e gerar interesse em seus produtos. 

Além disso, acompanhe as métricas do vídeo, como visualizações, curtidas e compartilhamentos, para avaliar o desempenho do repost em termos de engajamento e resultados de vendas.

Passo 6: repita a estratégia e diversifique o conteúdo

Repita essa estratégia de repost regularmente, selecionando vídeos diferentes e diversificando os produtos promovidos. Certifique-se de manter uma variedade de conteúdo em seu perfil para atrair diferentes públicos e manter o interesse dos seguidores. 

Além disso, encoraje seus próprios clientes a marcar sua marca em seus vídeos, criando uma conexão direta entre sua empresa e os produtos utilizados por seus clientes satisfeitos.

Ao implementar esses passos, você poderá promover seus produtos de forma autêntica e envolvente no TikTok, aproveitando o conteúdo gerado pelos usuários e construindo uma comunidade em torno da sua marca. Aproveite essa estratégia para fortalecer o relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas do seu Ecommerce.

Quais as vantagens de republicar vídeo no TikTok?

A função de repost do TikTok é uma ferramenta poderosa que pode trazer várias vantagens para um perfil empresarial. Vamos explorar de forma mais aprofundada as vantagens de usar essa função:

1. Ampliação do alcance do conteúdo

Ao repostar vídeos de outros perfis relevantes para o seu nicho de mercado, você tem a oportunidade de alcançar uma audiência maior. Isso ocorre porque o algoritmo do TikTok favorece conteúdos compartilhados, dando-lhes maior visibilidade na seção "Para Você". 

Ao alcançar mais pessoas, você tem a chance de conquistar novos seguidores e expandir o alcance da sua marca. Interessante, não acha? 

2. Aumento do engajamento

A função de repost oferece a oportunidade de compartilhar conteúdo interessante e relevante com seus seguidores. Ao oferecer uma variedade de vídeos de alta qualidade, você incentiva o engajamento e a interação com seu perfil. 

Além disso, os usuários apreciam descobrir conteúdo novo e interessante, o que pode levar à curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo a criação de tendências virais relacionadas à sua marca.

3. Economia de tempo e esforço

Em vez de criar todo o conteúdo do zero, a função de repost permite que você compartilhe vídeos populares de outros criadores. 

Isso economiza tempo e esforço na criação de conteúdo original, mantendo sua conta ativa e interessante para seus seguidores. No entanto, é importante equilibrar o repost com conteúdo autêntico e exclusivo, para que sua marca também seja reconhecida como uma fonte de conteúdo original e tenha seus vídeos repostados. 

4. Apoio a outros criadores

Ao repostar o conteúdo de outros criadores, você demonstra apoio e colaboração na comunidade do TikTok. Isso pode ajudar a fortalecer relacionamentos com outros perfis, construir parcerias e criar uma rede de apoio mútuo. Além disso, ao compartilhar o trabalho de outros criadores talentosos, você os ajuda a ganhar visibilidade e a alcançar um público maior.

3 boas práticas para empresas no TikTok 

Agora que você já sabe como republicar vídeo no TikTok, é hora de entender algumas das boas práticas que deve implementar para ter sucesso nessa rede social. Veja agora… 

1.  Crie um conteúdo para entreter, não para vender

É claro que o objetivo final de toda empresa é ter mais conversões, certo? E muitas delas usam plataformas como o Instagram, Facebook e o próprio TikTok para alcançar essas metas. 

Ainda assim, é preciso ter em mente que, dentro do TikTok, os usuários têm expectativas diferentes para os conteúdos que desejam consumir. A rede é fortemente baseada no entretenimento e, por isso, a comunicação da sua empresa deve obedecer a esses padrões.

Isso não quer dizer que você deve fazer toda e qualquer "dancinha" ou desafio. O intuito é manter os olhos bem abertos para tendências que possam ser usadas a favor do seu negócio, seja para mostrar produtos, bastidores, lançamentos e mais. 

2. Use o TikTok Ads

O TikTok Ads é a plataforma de anúncios exclusiva da rede social. Ela permite que você veicule conteúdos para parcelas específicas do seu público, o que aumenta as chances de conversão.

Nós já falamos muito sobre a importância do Google Ads e do Facebook Ads – e essas realmente são plataformas que precisam integrar a sua estratégia de vendas – mas você também precisa saber que o TikTok Ads é uma verdadeira mina de ouro, sobretudo se a sua persona se concentra nessa rede social

Vale lembrar que algumas plataformas de Ecommerce – como a Nuvemshop, por exemplo – permitem a marcação de produtos da sua loja virtual em campanhas no TikTok Ads. Uma funcionalidade muito útil para quem deseja ter campanhas mais eficientes, sem gastar muito tempo. Para saber mais, acesse a página da Nuvemshop.

3. Publique com consistência

Assim com toda rede social, o seu conteúdo no TikTok tem mais chances de engajar as pessoas quando você publica com consistência. 

Muitas pessoas têm a impressão de que é fácil viralizar o TikTok, mas a realidade é que criar um conteúdo de alto engajamento requer muita experiência – e isso só pode ser feito por meio do processo de tentativa e erro. 

Afinal, como você vai saber quais os temas e formatos que mais captam a atenção do seu público se você publica apenas uma vez por semana? 

Outra concepção errônea é que o mesmo formato de conteúdo usado em outras redes sociais vai funcionar bem no TikTok. Existem certos vídeos – como os do Reels, por exemplo – que realmente podem ser aproveitados. Mas, no geral, o TikTok tem a sua própria linguagem e requer uma criatividade especial… 

Por isso, publicar com consistência vai tornar os seus seguidores mais familiarizados com a marca e contribuir para a construção de um perfil forte.

Se você precisa de uma ajudinha com a produção de conteúdo para as redes sociais, saiba que nós podemos te ajudar… 

No treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, nós te ensinamos a produzir um conteúdo que engaja, atrai e converte. Durante as aulas, você vai aprender como planejar e executar uma estratégia de conteúdo poderosa, que vai trazer muitas vendas para a sua empresa.

O curso completo, junto com centenas de outras aulas, está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para saber mais, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é republicar TikTok?

A função de republicar no TikTok é um botão que permite o compartilhamento de conteúdo de outros perfis para a sua base de seguidores. Ao republicar você pode, inclusive, escrever uma mensagem para explicar o motivo do compartilhamento, inserindo emojis por exemplo. Essa é uma função interessante, que permite maior interação entre perfis.

Porque não consigo republicar no TikTok?

A plataforma pode sofrer com algumas instabilidades e, por vezes, funções como a de republicação ficam indisponíveis. Caso você esteja enfrentando problemas, considere atualizar o aplicativo ou fazer um novo download.

Como atualizar o TikTok para republicar vídeos?

Vá até a Play Store ou a App Store, busque pelo aplicativo e clique em “Atualizar”. Caso essa opção não apareça para você, é possível que o seu modelo ainda não tenha recebido uma atualização.

Onde ficam os vídeos republicados do TikTok?

Os vídeos republicados do TikTok aparecem na página “For You” dos seus seguidores. Ao contrário do que muitos pensam, os vídeos republicados não são exibidos em seu perfil principal.

O que acontece se republicar no TikTok?

O vídeo escolhido vai ser enviado para a página “For You” de seus seguidores, acompanhado de uma mensagem, caso você preencha este campo.