O shadowban do Instagram é uma punição temporária que a rede social impõe a determinadas contas que violam regras de uso da plataforma. Descubra neste artigo o que acontece com as contas que sofrem o shadowban e como evitar o banimento!

Você tem percebido que suas publicações não alcançam mais tantas pessoas quanto antigamente? Seus Stories têm tido menos visualizações? É possível que a sua conta esteja passando por um problema comum para criadores de conteúdo no Instagram: o shadowban

Este é um banimento temporário imposto a usuários que, propositalmente ou não, violam algumas das regras de uso do Instagram. A verdade é que o shadowban pode ser muito prejudicial para sua estratégia de redes sociais, afinal, diminui o seu alcance e engajamento. 

Se você quer saber mais sobre esse problema e como evitá-lo no perfil da sua empresa, este artigo tem todas as informações que você precisa. Vem com a gente aprender sobre o assunto!  

Que tal começarmos com um vídeo? No vídeo abaixo, Ana Clara Magalhães, Head de Conteúdo do Ecommerce na Prática, fala sobre o shadowban no Instagram. Confira:

O que é shadowban no Instagram?

O shadowban é um mecanismo do Instagram que diminui temporariamente o desempenho de determinadas contas que infringem regras de uso da rede social. O banimento pode ser observado principalmente no alcance de postagens nos Stories e no Feed. 

Na tradução literal do inglês para o português, “shadowban” significa algo como “banimento fantasma” e é exatamente assim que o mecanismo funciona na prática: de forma bem sutil

O termo entrou em alta aqui no Brasil após postagens de profissionais de pole dance serem punidas por uso indevido de hashtags referentes à dança. E vem chamando a atenção dos usuários desde então...

Por que existe o shadowban no Instagram?

Entende-se que esconder as postagens é a forma do Instagram ter controle sobre os posts que violam suas diretrizes. Por isso, todas as hashtags proibidas ou que estão sob revisão da rede social têm seus conteúdos bloqueados.

Às vezes o conteúdo da postagem em nada fere os termos de uso do Instagram, mas só a inclusão da hashtag errada é o suficiente para a conta sofrer shadowban por violação.

Vale lembrar que, apesar de todos os casos que têm surgido, o shadowban ainda não é uma prática confirmada pelo Instagram. Segundo representantes da plataforma, esse tipo de ação é um erro do algoritmo. 

Erro ou não, é importante prestar atenção às hashtags que usa para evitar ter este problema. Também vale a pena entender mais profundamente como funciona o algoritmo da plataforma. Falamos mais sobre isso neste artigo: Algoritmo do Instagram: o que é e como melhorar a sua loja. Leia quando puder!

Como o shadowban funciona?

O shadowban funciona da seguinte forma: ele bloqueia conteúdos do usuário da ferramenta de pesquisa e da linha do tempo dos seus seguidores. 

O perfil continua ativo, mas fica estagnado. As publicações ficam escondidas das pessoas que seguem a conta e o conteúdo não aparece no feed das hashtags. Só é possível encontrá-las quando o seguidor entra diretamente na página da conta.

Como as hashtags são o que dão maior alcance e atraem novos seguidores, a conta punida pelo Shadowban perde alcance e, consequentemente, engajamento.

Não há qualquer aviso ao dono da conta quando isso ocorre. O mais comum é o usuário perceber quando constata uma queda de engajamento e seus seguidores começam a dizer que não estão encontrando as publicações.

💡 Leia também: Confira 13 ideias para caixinha de pergunta do Instagram 

Quanto tempo dura um shadowban no Instagram?

A duração do Shadowban varia de acordo com cada caso. Normalmente, estende-se de alguns dias a vários meses. Mas o comum é que a punição tenha duração de até 1 mês.

É bom lembrar que isso pode acontecer se você for atrás dos fatores que podem ter causado o banimento e os solucionar. Como o desempenho do seu negócio está em jogo, faça tudo o que for necessário para resolver a questão.

Em geral, após entrar em contato com a empresa pedindo para solucionarem o erro na sua conta, o Instagram pode demorar até um mês para fazer suas publicações voltarem ao normal.

Quais as principais causas do shadowban?

O shadowban é um fenômeno que muitos usuários experimentam, mas que nunca foi confirmado como política de punição do Instagram. Por isso, determinar as causas reais pode ser uma tarefa complicada. Ainda assim, existem alguns fatores em comum: 

  • Mau uso de hashtags: o uso de hashtags proibidas ou que estão sob revisão pelo Instagram pode resultar em shadowban. Isso inclui hashtags com conotação sexual, menção a drogas, tráfico ou discursos de ódio. Além disso, o uso excessivo ou repetitivo de hashtags também pode ser problemático;
  • Uso de robôs e compra de seguidores e curtidas: tentativas de fraudar dados nas redes sociais, como o uso de robôs para ganhar seguidores e curtidas, violam as regras do Instagram e podem resultar em shadowban;
  • Denúncias de outros usuários: contas que recebem muitas denúncias de outros usuários também podem ser alvo de shadowban. Isso pode ocorrer devido às práticas mencionadas acima ou ao tipo de conteúdo que é publicado.

Como reverter um shadowban na sua conta?

Como falamos no tópico anterior, o shadowban não é uma prática confirmada pelo Instagram e, por isso, não existe um protocolo pré-determinado para reverter o shadowban. Existem, no entanto, algumas práticas que podem ajudar a trazer o alcance das suas publicações de volta à normalidade.

Vamos falar sobre algumas delas agora: 

1. Pare de usar as hashtags proibidas 

O Instagram tem uma série de hashtags que são banidas e não podem ser usadas. Colocá-las em suas postagens é uma das maneiras mais comuns de sofrer com o shadowban no Instagram. Por isso, se você sente que suas publicações estão com menor alcance, é hora de deixar essas hashtags de lado.

Antes de usar qualquer hashtag desconhecida, faça uma pesquisa sobre o termo antes. Essa é uma boa maneira de evitar que sua conta seja prejudicada. Ao longo deste artigo vamos falar sobre as principais hashtags banidas pelo Instagram, não se preocupe…

2. Fique sem postar por um tempo

Quando o alcance de uma conta cai, um dos primeiros impulsos de empreendedores é tentar compensar esse problema aumentando o número de postagens. Nem sempre essa é a estratégia mais adequada… 

Alguns dos especialistas na rede indicam que, se você suspeita que a sua conta esteja sofrendo com o shadowban, o indicado é fazer uma pausa de até 72h nas postagens em todos os canais – ou seja, Reels, Stories e Feed. 

Também é aconselhável que você suspenda qualquer atividade como likes, comentários e compartilhamentos na rede. 

3. Entre em contato com o Instagram

Entrar em contato com o suporte da plataforma não é uma das tarefas mais simples, mas fazer isso pode ajudar a agilizar o retorno das suas publicações à normalidade. Para entrar em contato com o Instagram, siga o passo a passo: 

  • Na seção de Perfil, vá até o canto superior direito e encontre o botão “Relatar um problema”;
  • Clique na opção “Algo não está funcionando” e relate a questão na caixa disponibilizada na página; 

Evite incluir a diminuição do engajamento na sua reclamação, afinal de contas, o Instagram não reconhece o shadowban como uma prática. Ao invés disso, mencione a não categorização das postagens com a hashtag utilizada. 

Depois de entrar em contato, é preciso ter paciência, afinal de contas, a resposta não é imediata. 

Como saber se a conta sofreu shadowban?

Quando um perfil está sob shadowban, suas postagens não aparecem na parte de “Explore” no Instagram e nem na linha do tempo dos seguidores. Portanto, o primeiro passo para saber se a sua conta foi punida pelo Instagram é perceber se houve uma queda brusca no engajamento das postagens.

Receber menos comentários e curtidas do que o normal pode ser um forte indicativo do shadowban.

Para ter certeza de que de fato sua conta foi punida, basta acessar o Instagram como outro usuário, ir na ferramenta de busca e pesquisar pela hashtag utilizada no post. 

Se a hashtag aparecer como “sem resultados de pesquisa” ou com apenas com posts antigos – e nenhum dos seus – significa que ela é uma tag bloqueada e seu perfil foi punido.

Existe também uma ferramenta que pode te ajudar a entender se suas postagens foram bloqueadas. É a Triberr, que disponibiliza de forma gratuita um verificador. Para usar, basta digitar o arroba do perfil.

Caso sua conta já esteja sob shadowban, procure saber quais hashtags foram a razão disso e as exclua de todas as suas publicações. É bom, inclusive, entrar em contato com o suporte do Instagram para explicar a situação.

Como evitar o shadowban? 8 maneiras de fugir do banimento do Instagram

O jeito mais simples de evitar o Shadowban é seguir à risca os termos de uso do Instagram. Mas trouxemos algumas dicas essenciais que você deve ter atenção durante suas publicações para não correr riscos.

1. Selecione bem as hashtags

Pense primeiro: a hashtag que vai usar pode ter duplo sentido? Ela fere algum dos princípios do Instagram? 

Se a resposta for sim, deixe a hashtag de lado. 

Mesmo que ela ainda não seja uma tag bloqueada, pode sofrer denúncias ou entrar em revisão no futuro, o que pode te prejudicar.

2. Verifique as hashtags utilizadas 

Antes de colocar hashtags no seu post, verifique se elas não estão sob denúncia na rede social. Fazer isso é bem simples:

Basta pesquisar a hashtag no Instagram e, em seguida, rolar até o fim da página. Se nenhuma mensagem de aviso for exibida, a hashtag em questão está liberada para ser incluída.

Do contrário, não a utilize!

3. Evite automações

Não use serviços pagos ou automatizados para o crescimento da conta. O Instagram apoia somente o crescimento orgânico, de forma limpa e gratuita.

Portanto, quando um comportamento automático é reconhecido, a plataforma pode até mesmo bloquear a conta.

Isso não necessariamente tem relação com o Shadowban, mas pode ser uma razão pela qual a sua conta está sendo punida.

4. Curta e comente publicações com moderação

Uma das práticas que também pode levar uma conta a sofrer com  shadowban no Instagram é comentar e curtir fotos em excesso.

Isso acontece porque, quando suas interações atingem determinado número diário, a plataforma entende que essas atividades podem estar sendo feitas por bots – e isso não é permitido de acordo com as políticas de uso das redes. 

5. Mantenha-se atualizado sobre as políticas de uso do Instagram

O Instagram é uma rede dinâmica, que está sempre atualizando as suas políticas de uso. Isso quer dizer que práticas que são liberadas hoje, podem acarretar em punições para a conta da sua empresa no futuro. 

Por isso, sempre que possível, procure por atualizações nos termos e se mantenha informado. 

6. Cuidado na hora de contratar plataformas de gestão

Muitas empresas optam por plataformas de gestão para programar postagens, afinal de contas, essas são ferramentas que adiantam muito a rotina e permitem escalar determinadas atividades. 

No entanto, o uso de plataformas do tipo inspira cuidados. Já houve casos de postagens publicadas por ferramentas do tipo que sofreram com a diminuição de alcance. Pesquise bastante sobre a plataforma antes de contratá-la. 

7. Não dê unfollow em massa, nem comece a seguir muitas pessoas no mesmo dia

Parte do trabalho de redes sociais é manter a sua lista de seguidores atualizada. No entanto, é importante evitar dar unfollow em muitas pessoas em um período curto de tempo. O mesmo vale para seguir novas contas. 

Se você está fazendo uma limpa na sua conta do Instagram, procure dividir essa tarefa em vários dias seguidos. 

8. Crie conteúdo de qualidade com regularidade

Uma outra forma de evitar o shadowban é manter a sua conta ativa, com conteúdos de qualidade sendo publicados regularmente.

Essa prática mantém o nível de engajamento alto e comunica para os algoritmos do Instagram que a sua conta oferece conteúdo de valor, o que diminui as chances de banimento. 

Quais são as hashtags proibidas no Instagram?

As hashtags proibidas pelo Instagram são aquelas que se referem aos assuntos banidos pela rede social, como pornografia, tráfico de drogas, discursos de ódio, entre outros.

Contudo, mesmo parecendo bem clara, essa regra ainda pode causar confusão. 

Foi o caso da hashtag “sextou”, que foi usada por estrangeiros para compartilhar pornografia. Sem saber disso, vários brasileiros acabaram sofrendo Shadowban por utilizar a hashtag, mesmo sem intenção de ferir as diretrizes da rede social.

Para otimizar o tempo das pessoas na busca por hashtags bloqueadas, sites não oficiais disponibilizam uma lista com aquelas que já se sabe que o uso não é permitido.

Isso foi necessário uma vez que o Instagram não disponibiliza uma lista oficial, já que as hashtags em revisão mudam constantemente. 

Termos populares e aparentemente inofensivos, como “iphone” e “photography” (fotografia) não são autorizados pela rede social. A hashtag  “follow” também é uma das constantemente bloqueadas. 

De acordo com o cofundador do Instagram, Mike Krieger, estas palavras não são permitidas porque eram usadas de forma indiscriminada e o conteúdo não era relevante.

Já outros termos, como “proanorexia” e “thinspiration” (ou “inspiração magra”, em português) foram banidos por incentivarem a promoção da anorexia e da cultura da extrema magreza, ferindo as diretrizes do Instagram.

Segue abaixo a lista com algumas hashtags que foram proibidas pelo Instagram nos últimos anos:

A

#addmysc

#adulting

#adultlife

#afourchamberedheart

#africanexpeditions

#agariogaming

#akiralane

#allbreasts

#alone

#always

#amearalavey

#americangirl

#animenoobs

#armparty

#asia

#asiangirl

#attractive

#audaciousprayer

B

#babe

#bbc

#beautyblogger

#beautydirectory

#besties

#beyonce

#bikinibody

#boho

#books

#brain

C

#costumes

#cpr

#curvy

#curvygirls

D

#dadylove

#date

#dating

#desk

#direct

#dm

#dogsofinstagram

E

#easter

#edm

#eggplant

#elevator

F

#fishnets

#fitnessgirls

G

#girlsonly

#gloves

#graffitiigers

H

#happythanksgiving

#hardworkpaysoff

#hawks

#hotweather

#humpday

#hustler

I

#ig

#ilovemyinstagram

#instababy

#instamood

#instasport

#iphonegraphy

#italiano

K

#kansas

#kickoff

#killingit

#kissing

L

#l4l

#lean

#leaves

#like

#likeback

#likeforlike

#lingerie

#livinforalivin

#loseweight

#lulu

M

#master

#mileycyrus

#milf

#mirrorphoto

#models

#mustfollow

N

#nasty

#newyears

#newyearsday

O

#orderweedonline

#overnight

P

#parties

#petite

#popular

#pornfood

#prettygirl

#publicrelations

#puppydogmondays

#pushups

R

#rate

#ravens

S

#saltwater

#samelove

#selfharm

#shit

#shower

#single

#singlelife

#skateboarding

#skype

#snap

#snapchat

#snowstorm

#sopretty

#stranger

#streetphoto

#stud

#sunbathing

T

#tag4like

#tagsforlikes

#tanlines

#teens

#tgif

#thighs

#thought

#todayimwearing

#treasurethesemoments

U

#undies

V

#valentinesday

W

#woman

#womancrushwednesday

#women

#workflow

#wtf

X

#xanax

#xxx

Y

#youngmodel

Saiba como produzir os melhores conteúdos para o seu Ecommerce

Como te mostramos neste artigo, são muitas as hashtags que são proibidas no Instagram. E essas são só as que temos conhecimento. Provavelmente ainda existem outras várias que nem fazemos ideia que não são permitidas.

Ao utilizar uma hashtag proibida, sua conta tem sérios riscos de sofrer shadowban, o que resulta na diminuição do alcance e, consequentemente, também do engajamento.

E como sabemos, o engajamento é a coisa mais importante para quem atua nas redes sociais.

Mas não são apenas as hashtags que influenciam no alcance e engajamento das suas postagens. Existem outras estratégias que podem ser utilizadas para alcançar os melhores resultados possíveis…

No Treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios, te ensinamos a criar conteúdo de forma estratégica nas redes sociais para aumentar suas vendas. O método exclusivo do curso mostra como produzir conteúdo no Facebook e Instagram, as duas redes sociais mais relevantes do mundo, de forma simples e gratuita. 

É essa estratégia que faz o Ecommerce na Prática alcançar mais de 1 milhão de pessoas todas as semanas.Clicando no link abaixo, você é direcionado para a plataforma Ecommerce na Prática, onde o treinamento está disponível. Para começar as aulas e ter acessos a tantos outros conteúdos exclusivos e treinamentos, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é shadowban no Instagram?

O shadowban é um mecanismo do Instagram que diminui temporariamente o desempenho de determinadas contas que infringem regras de uso da rede social.

Como o shadowban funciona?

O shadowban funciona da seguinte forma: o perfil continua ativo, mas a plataforma bloqueia conteúdos do perfil da ferramenta de pesquisa e da linha do tempo dos seus seguidores.

Quanto tempo dura um Shadowban no Instagram?

A duração do Shadowban varia de acordo com cada caso. Normalmente, estende-se de alguns dias a vários meses. Mas o comum é que a punição tenha duração de até 1 mês.

Como reverter um shadowban na sua conta?

Pare de usar as hashtags proibidas; fique sem postar por um tempo; entre em contato com o Instagram.

Como evitar o shadowban? 8 maneiras de fugir do banimento do Instagram

Selecione bem as hashtags; Verifique as hashtags utilizadas; Evite automações; Curta e comente publicações com moderação; Mantenha-se atualizado sobre as políticas de uso do Instagram; Cuidado na hora de contratar plataformas de gestão; Não dê unfollow em massa, nem comece a seguir muitas pessoas no mesmo dia; Crie conteúdo de qualidade com regularidade.