Hoje, a viralização é uma das metas mais cobiçadas para criadores de conteúdo, influenciadores e, é claro, empreendedores de todos os nichos. Dentro desse cenário, o TikTok é uma ferramenta interessante, que pode catapultar uma marca da noite para o dia. Quer saber como viralizar no TikTok? Este artigo vai te ajudar!

A capacidade de um vídeo se espalhar rapidamente, alcançando milhões de espectadores, é o que faz a viralização no TikTok ser tão almejada. Quando um vídeo se torna viral, ele não apenas recebe uma enxurrada de curtidas e compartilhamentos, mas também influencia a forma como as pessoas pensam, agem e se expressam. 

Na prática, isso pode variar de tendências e desafios que abordam as mais variadas questões, inclusive a divulgação de produtos e serviços... 

E para você ter uma ideia, o TikTok possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. Só no Brasil, são mais de 59 milhões de pessoas que utilizam a plataforma

Por isso, empreendedores, marcas e demais profissionais que trabalham na plataforma querem tanto saber como viralizar por lá. Este é o seu caso? 

Se sim, fique atento… Ao longo deste artigo nós vamos apresentar diversas dicas de como viralizar no TikTok. Vamos lá?

Por que saber como viralizar no TikTok?

Saber como viralizar no TikTok é fundamental nos dias de hoje, especialmente se você deseja aumentar a visibilidade e impulsionar seu negócio. 

Vamos explicar mais a fundo… 

O TikTok é, hoje, uma das principais ferramentas usadas por consumidores para descobrir novos produtos. De acordo com o relatório TikTok Brasil, da Opinion Box, 40% dos usuários utilizam o TikTok para descobrir coisas novas e  33% dos usuários já realizaram compras ou contrataram serviços que descobriram através do TikTok.

O TikTok é uma das redes sociais de crescimento mais rápido, com milhões de usuários ativos em todo o mundo. Ter a capacidade de viralizar nessa plataforma oferece a oportunidade de alcançar um público amplo e diversificado.

Além disso, vídeos virais têm o potencial de gerar um alto grau de engajamento. Isso significa que as pessoas estão mais propensas a curtir, comentar e compartilhar seu conteúdo, o que aumenta sua presença e, consequentemente, a taxa de conversão da sua loja. 

Viralizar no TikTok também contribui para o crescimento da sua audiência. Quando um vídeo se torna viral, ele atrai novos seguidores que podem continuar a acompanhar seu conteúdo no futuro. Algo crucial para expandir seu alcance e oportunidades de negócios.

Além disso, a viralização no TikTok pode estabelecer você como uma autoridade em seu nicho. Quando seu conteúdo é amplamente reconhecido e compartilhado, você ganha credibilidade e respeito em sua área de atuação.

Entretanto, para saber como viralizar no TikTok é preciso compreender o funcionamento do algoritmo da plataforma. E nós vamos explicar isso no próximo  tópico…  continue a leitura! 

Como funciona o algoritmo do TikTok?

Entender como o algoritmo do TikTok funciona é crucial para aumentar suas chances de sucesso na plataforma. O algoritmo do TikTok é complexo e envolve várias questões que determinam quais vídeos são exibidos no feed de cada usuário

Aqui está uma explicação mais detalhada de como ele opera:

  • Engajamento: o TikTok prioriza vídeos com alto engajamento, o que inclui a quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos e tempo médio de visualização de um vídeo. Quanto mais interação um vídeo recebe, maior a probabilidade de ser recomendado para outros usuários;
  • Tempo de visualização: a plataforma valoriza vídeos que mantêm os espectadores assistindo por mais tempo. Se seu vídeo prender a atenção do público desde o início e fazê-los assistir até o final, isso indica ao algoritmo que o conteúdo é relevante e atraente;
  • Interesse do usuário: o TikTok acompanha o comportamento do usuário, analisando quais tipos de vídeos eles assistem, curtem e compartilham. Com base nesse histórico, o algoritmo recomenda vídeos semelhantes que acredita que o usuário possa gostar;
  • Tendências e desafios: o TikTok está constantemente promovendo tendências e desafios. Vídeos que se alinham com essas tendências têm mais chances de serem destacados no feed "Para Você". Por isso, participar de desafios populares pode aumentar suas chances de viralização;
  • Hashtags: o uso de hashtags relevantes ajuda o algoritmo a entender o contexto do seu vídeo. Ele pode recomendar seu vídeo a usuários que seguem ou pesquisam por essas hashtags;
  • Horário de publicação: o TikTok leva em consideração o momento em que você posta seu vídeo. Publicar nos horários em que seu público-alvo está mais ativo pode melhorar as chances de visualizações imediatas;
  • Engajamento inicial: os primeiros minutos após a publicação são cruciais. Se o seu vídeo receber um rápido engajamento, como curtidas e comentários, o algoritmo pode indicá-lo para mais pessoas;
  • Diversidade de conteúdo: a plataforma procura diversidade de conteúdo para manter os usuários engajados. Portanto, se você criar vídeos variados em vez de apenas um tipo, pode aumentar suas chances de exposição;
  • Localização e idioma: o TikTok também considera a localização e o idioma do usuário para personalizar as recomendações de vídeos;
  • Feedback do usuário: o algoritmo leva em consideração o feedback direto dos usuários, como ocultar ou denunciar conteúdo indesejado.

Sendo assim, entenda que o algoritmo do TikTok é projetado para entregar conteúdo altamente personalizado aos usuários, com base em seu histórico de interações e preferências. 

É uma combinação de fatores que determina quais vídeos são promovidos no feed "Para Você" de cada pessoa. Dominar esses fatores é essencial para maximizar suas chances de viralização na plataforma.

📲 Como usar o TikTok? Aprenda a usar no seu negócio! [GUIA PRÁTICO]

Como viralizar no TikTok? 18 dias essenciais

Viralizar no TikTok é um objetivo comum para muitos empreendedores, e existem várias estratégias essenciais que podem aumentar suas chances de alcançar esse objetivo. Aqui está uma explicação mais detalhada de como aplicar cada uma das 18 dicas essenciais para viralizar no TikTok:

1. Estude os vídeos virais

Estudar os vídeos virais no TikTok envolve uma análise minuciosa dos vídeos que já tiveram grande sucesso, a fim de entender o que os torna tão atraentes para os espectadores.

Para isso, é importante identificar vídeos populares e virais dentro do seu nicho ou categoria de interesse. Você pode fazer isso explorando a página "Para Você" do TikTok, onde vídeos recomendados com base em seus interesses são exibidos.

Uma vez identificados esses vídeos, é hora de analisar seus elementos visuais. Observe a qualidade da filmagem, o uso de efeitos especiais, a composição das cenas e o estilo de edição. Preste atenção aos detalhes que chamam a atenção visualmente.

Além disso, é crucial examinar como esses vídeos contam uma história ou apresentam informações. Note como a narrativa é estruturada e como ela mantém os espectadores envolvidos. Pergunte-se se há um gancho no início do vídeo que prende a atenção do espectador.

Outro aspecto importante é o uso de música e áudio nos vídeos virais. Muitas vezes, a trilha sonora desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera ou no aumento do impacto emocional do vídeo.

A duração do vídeo também é relevante. Note a duração dos vídeos virais e tente entender como ela afeta a retenção do espectador. Por fim, lembre-se de que estudar vídeos virais deve ser um processo contínuo. À medida que novos vídeos virais surgem na plataforma, continue analisando e aprendendo com eles. 

Como republicar vídeo no TikTok? Entenda como funciona a função “Repost”

2. Encontre um nicho

Encontrar um nicho no TikTok significa escolher um tema ou interesse específico no qual você se especializará ao criar seu conteúdo. Mas como fazer isso? Vamos explicar…

É preciso que você escolha um tópico que seja relevante para você e pelo qual você tenha conhecimento. Pode ser qualquer coisa, desde o tema central do seu negócio, até temas mais gerais, como culinária, beleza, viagens, tecnologia, artesanato, etc. 

Ao se especializar em um nicho, você atrai um público que compartilha o mesmo interesse. Esses seguidores são mais propensos a se envolver com seu conteúdo, pois estão genuinamente interessados no que você está oferecendo.

Além disso, ter um nicho definido simplifica a criação consistente de conteúdo. Seu público sabe o que esperar de seus vídeos, o que ajuda a manter o envolvimento e o interesse. Interessante, não é?

🛍️ Leia também: Loja no tiktok: como criar e divulgar a sua para vender mais [TUTORIAL]

3. Conheça seu público

Como o seu foco é criar conteúdo realizável para um nicho específico, você precisa conhecer profundamente o público que o compõe. 

Na prática, é necessário identificar a demografia do seu público, o que inclui fatores como idade, gênero, localização geográfica e interesses predominantes. Além disso, compreenda os interesses e preferências do seu público. 

O que realmente os atrai? Que tipo de conteúdo eles tendem a curtir, compartilhar e comentar mais? Essas informações podem ajudar a orientar o tipo de conteúdo que você cria.

💡 Uma boa alternativa é definir a persona do seu negócio, que nada mais é do um perfil fictício dos seus clientes ideais. Se quiser uma ajuda nisso, indicamos o preenchimento do Mapa da Empatia, ferramenta gratuita desenvolvida pelos especialistas do Ecommerce na Prática. 

4. Use as hashtags certas

Usar as hashtags certas significa, basicamente, escolher palavras-chave relevantes e populares que descrevam seu conteúdo e adicioná-las à descrição do seu vídeo no TikTok.

Isso ajuda seu vídeo a ser descoberto por pessoas interessadas no assunto que você está abordando e aumenta suas chances de ser destacado nas pesquisas e na página "Para Você" da plataforma.

Portanto, faça uma boa pesquisa e seleção das hashtags relacionadas ao seu conteúdo para aumentar sua visibilidade no TikTok, combinado? 😉

5. Publique com constância

Publicar com constância no TikTok engloba a criação e o compartilhamento regular de vídeos, de acordo com um cronograma predefinido. Essa regularidade faz toda a diferença na hora de manter seu público envolvido, pois seus seguidores saberão quando esperar por novo conteúdo em seu perfil. 

Além disso, o algoritmo do TikTok tende a favorecer criadores que postam consistentemente, aumentando a visibilidade do seu conteúdo e atraindo novos seguidores. Mantenha uma programação constante de postagens e construa uma relação mais forte com seu público. 

6. Produza conteúdos originais

Outra dica importante para entender como viralizar no TikTok é a produção de conteúdo original. Isso significa criar vídeos que sejam únicos, criativos e autênticos. 

Em termos práticos, evite copiar outros criadores e, em vez disso, mostre sua própria personalidade e estilo. Seja inovador ao desenvolver ideias exclusivas e abordagens criativas para os temas que deseja explorar. 

Sua voz e sua autenticidade são os pontos que atrairão os espectadores e os manterão envolvidos. Ao se esforçar para ser original, você construirá uma base de seguidores que apreciam sua criatividade e autenticidade, contribuindo para o seu sucesso no TikTok.

7. Acompanhe as tendências e os desafios da plataforma

Como não poderia faltar, acompanhar as tendências e desafios é outra dica essencial quando falamos sobre como viralizar no TikTok.

Para isso, basta ver o que as pessoas estão fazendo, quais músicas ou temas estão em alta e como os desafios estão se espalhando. Depois, você pode criar conteúdo que esteja alinhado com a sua persona e com o que as pessoas estão gostando e compartilhando, atraindo mais visualizações e seguidores. 

Resumindo, é uma estratégia simples, mas eficaz, para aumentar sua presença no TikTok. Concorda?

8. Não perca o timing da publicação

Não perder o timing da publicação no TikTok é essencial para o sucesso na plataforma, o que vai te fazer ficar atento a dois aspectos principais:

O primeiro deles é, como mencionamos antes, é o acompanhamento das tendências e desafios que estão em alta. Participar deles quando estão no auge pode aumentar suas chances de ser descoberto por um público maior.

Além disso, considere o momento do dia em que você publica. O TikTok tem horários de pico em que mais pessoas estão ativas na plataforma. Publicar durante esses períodos pode aumentar a visibilidade do seu vídeo e sua chance de receber mais interações

Contudo, também analise as métricas dos seus vídeos na plataforma para entender os horários em que a sua audiência está mais ativa e disponível para consumir seus conteúdos.

Qual o melhor horário para postar no TikTok?

9. Garanta que seu vídeo tenha uma boa introdução 

Garantir que seu vídeo tenha uma boa introdução no TikTok é essencial para atrair e prender a atenção do espectador desde o início. Aqui estão algumas dicas adicionais para uma introdução eficaz:

  • Ganhe a atenção imediatamente: nos primeiros segundos do seu vídeo, mostre algo interessante, intrigante ou emocionante que chame a atenção da audiência. Isso pode ser uma ação rápida, uma pergunta instigante ou um visual impressionante;
  • Defina o tom: sua introdução deve definir o tom e o tema do vídeo. Certifique-se de que os espectadores entendam do que se trata o conteúdo logo no início;
  • Seja conciso: evite introduções longas e demoradas. Os espectadores do TikTok têm uma atenção curta, portanto, mantenha a introdução breve e impactante;
  • Gere curiosidade: deixe uma pergunta ou um gancho que incentive os espectadores a continuar assistindo para descobrir o que acontecerá a seguir;
  • Use uma edição criativa: utilizar técnicas de edição criativa, como cortes rápidos ou transições interessantes, ajudar a tornar a introdução mais dinâmica e interessante.

Uma introdução eficaz é capaz de fazer com que os muitos espectadores decidam em segundos se continuarão assistindo ou não. Portanto, ao criar vídeos no TikTok, dedique tempo e esforço para criar uma introdução que prenda a atenção e faça com que as pessoas queiram ver mais.

✂️ Como tirar a marca d'água do TikTok? Veja 8 ferramentas práticas

10. Usar músicas e sons que estão em alta

Usar músicas e sons populares no TikTok é uma estratégia eficaz para aumentar a atratividade do seu conteúdo. Sabe por quê?

Por que músicas populares têm um apelo instantâneo para os espectadores. Quando alguém reconhece uma música que gosta, é mais provável que continue assistindo ao seu vídeo.

Além disso, muitas tendências e desafios no TikTok estão vinculados a músicas específicas. Usar essas músicas em seu vídeo permite que você participe das tendências e alcance um público mais amplo.

Outro ponto interessante é que, além de músicas, efeitos sonoros ou falas engraçadas também podem se tornar virais. Incorporar esses sons populares em seu conteúdo pode ajudar a torná-lo mais compartilhável.

No entanto, lembre-se de respeitar os direitos autorais e as diretrizes da plataforma ao usar músicas e sons. O TikTok fornece uma variedade de faixas licenciadas que você pode usar sem preocupações legais.

11. Interaja com seus seguidores

Interagir com seus seguidores no TikTok inclui responder a comentários deixados em seus vídeos, seja para agradecer, esclarecer dúvidas ou simplesmente iniciar uma conversa

Você também pode participar de conversas nas seções de comentários de outros criadores ou até mesmo criar vídeos em resposta a perguntas ou desafios propostos pelos seguidores.

Essa interação não apenas constrói um senso de comunidade em torno do seu perfil, mas também incentiva mais engajamento, como curtidas, compartilhamentos e comentários, o que pode aumentar a visibilidade do seu conteúdo. 

Além disso, ouvir o feedback dos seguidores pode ajudá-lo a adaptar seu conteúdo e melhorar sua estratégia de criação. Portanto, não esqueça: interagir ativamente com seus seguidores é uma parte importante de cultivar e manter um público engajado no TikTok!

12. Inclua uma chamada à ação

Incluir uma chamada à ação (CTA) no TikTok significa orientar seus espectadores a tomar uma ação específica após assistirem ao seu vídeo. Ela pode ser variada, como pedir que eles curtam o vídeo, sigam seu perfil, compartilhem com seus amigos, comentem suas opiniões ou cliquem em um link na descrição do vídeo.

A importância de uma CTA reside na capacidade de direcionar o comportamento do público, incentivando-os a se envolverem mais com seu conteúdo ou até mesmo a tomar medidas específicas, como visitar seu site ou comprar um produto. 

Para que uma CTA seja eficaz, é fundamental que ela seja clara, relevante para o conteúdo do vídeo, fácil de seguir e ofereça um incentivo ou motivo para que os espectadores a sigam. Não esqueça disso! 

13. Aprenda como contar uma história

Aprender a contar uma história no TikTok envolve dominar a arte de criar vídeos cativantes e envolventes. É uma habilidade relevante para manter os espectadores interessados e envolvidos em seu conteúdo.

Para isso, comece seu vídeo com um gancho forte para atrair imediatamente a atenção do espectador. Isso pode ser uma cena intrigante, uma pergunta envolvente ou algo que desperte a curiosidade.

Em seguida, desenvolva sua narrativa de forma clara e envolvente. Isso inclui a criação de personagens, cenários e conflitos que prendam a atenção dos espectadores. Usar técnicas de storytelling pode te ajudar nisso.

É importante também manter a duração do vídeo dentro dos limites do TikTok, geralmente 60 segundos. Isso requer concisão e foco na história principal. Por fim,  termine sua história de forma impactante. Um desfecho satisfatório ou uma mensagem poderosa podem deixar uma impressão duradoura nos espectadores.

14. Edite seus vídeos

Editar seus vídeos no TikTok é uma etapa crucial para criar conteúdo atraente e polido. Isso envolve o processo de aprimorar e dar forma ao seu material bruto para criar um vídeo final que seja envolvente e de alta qualidade. Aqui estão algumas explicações adicionais:

  • Corte preciso: use a função de edição para cortar partes indesejadas do vídeo e manter apenas o conteúdo relevante e interessante. Isso ajuda a manter a atenção dos espectadores;
  • Transições criativas: adicione transições suaves ou criativas entre as cenas para tornar seu vídeo mais dinâmico e agradável de assistir;
  • Música e áudio: ajuste o áudio, adicione trilhas sonoras ou efeitos sonoros para melhorar a experiência auditiva do seu vídeo. Música apropriada pode ajudar a definir o tom da narrativa;
  • Legendas e texto: use legendas ou texto para destacar informações importantes, contar uma história ou fornecer contexto adicional aos espectadores;
  • Efeitos visuais: experimente com filtros e efeitos visuais disponíveis no TikTok para adicionar estilo e personalidade ao seu vídeo;
  • Narrativa coesa: certifique-se de que a edição contribua para a narrativa do seu vídeo. Uma edição bem-feita pode ajudar a contar a história de forma mais eficaz;
  • Qualidade de imagem: verifique se a qualidade de imagem e a iluminação estão adequadas. A edição pode ser usada para corrigir problemas de exposição ou cor.

Portanto, dedique tempo à edição para criar vídeos de alta qualidade na plataforma. É isso que vai fazer a diferença para despertar o interesse da audiência.

15. Analise o desempenho dos seus vídeos

Analisar o desempenho dos seus vídeos no TikTok vai te ajudar a entender como seu conteúdo está sendo recebido e como você pode melhorar sua estratégia de criação. 

Por isso, é essencial verificar métricas como curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações. Essas métricas indicam como os espectadores estão interagindo com seu conteúdo e quais vídeos são mais populares.

Além disso, leia os comentários e feedback dos usuários para obter insights adicionais e compare o desempenho de diferentes vídeos ajuda a identificar padrões e entender o que funciona melhor. 

16. Colabore com outros criadores

Colaborar com outros criadores no TikTok é uma estratégia poderosa para expandir seu alcance e trazer novidades ao seu conteúdo. 

Para que a iniciativa dê certo, busque criadores que compartilhem interesses semelhantes ou que tenham um público que possa se interessar pelo seu conteúdo. A ideia é garantir uma colaboração mais autêntica e eficaz.

Vale lembrar que mesmo em colaborações, é importante manter sua voz e estilo únicos. É isso que vai te ajudar a manter a fidelidade dos seus seguidores e atrai novos públicos de forma orgânica.

Pense também em como os estilos e habilidades de cada um podem se complementar. Seja uma dança, um debate ou uma série de dicas, o importante é que ambos contribuam de forma única.

Para colocar esse plano em prática, utilize formatos populares no TikTok, como duetos ou desafios, para criar uma interação divertida e envolvente com outros criadores.

17. Participe de lives 

As transmissões ao vivo no TikTok são uma excelente maneira de se conectar de forma mais íntima e direta com seu público. 

Para garantir uma boa quantidade de participantes, informe os seguidores sobre a live com antecedência. Também use seus vídeos regulares e outras plataformas de mídia social para criar expectativa.

Durante a live, faça questão de interagir com o público. Responda a perguntas, comente observações e crie um ambiente acolhedor e interativo.

Além disso, planeje o que você vai falar ou fazer durante a live. Pode ser uma sessão de perguntas e respostas, uma demonstração ao vivo de um produto, um bate-papo sobre um tema específico, entre outros.

🔴Leia também: Como fazer live no TikTok: vantagens, restrições e como fazer 

18. Faça promoções e sorteios

Essas ações são extremamente eficazes para aumentar o engajamento e expandir sua base de seguidores, além de serem ferramentas poderosas para promover sua marca ou produtos. 

Mas antes de lançar uma promoção ou sorteio, tenha objetivos claros. Pergunte-se: o que você quer alcançar? Isso pode variar desde aumentar a visibilidade da sua marca, engajar mais com seu público, até impulsionar vendas de um produto específico.

As regras do sorteio devem ser fáceis de seguir e podem incluir ações como seguir seu perfil, curtir o post do sorteio, compartilhar o conteúdo, ou marcar amigos nos comentários. Quanto mais simples, maior será a adesão.

Potencialize seus resultados nas redes sociais!

Sabemos que criar conteúdos relevantes e construir uma audiência engajada e fiel para vender seus produtos não é uma tarefa fácil – seja no TiKTok ou em qualquer outra rede social. 

Para que tudo dê certo, é preciso dominar as estratégias de marketing de conteúdo, algo que nós podemos te ajudar a fazer! Quer saber como? Por meio do nosso treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios

Durante as aulas, você vai aprender como criar conteúdos de valor para as redes sociais e mensurar o seu sucesso. O curso já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática! 

Para começar a estudar agora, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Por que saber como viralizar no TikTok?

Saber como viralizar no TikTok é fundamental nos dias de hoje, especialmente se você deseja aumentar a visibilidade e impulsionar seu negócio.

Como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok funciona a partir de alguns fatores, como: engajamento, tempo de visualização, interesse do usuário, tendências e desafios, hashtags, etc. Leia o artigo para saber mais!

Como viralizar no TikTok?

Existem algumas dicas essenciais, como: 1. Estude os vídeos virais; 2. Encontre um nicho; 3. Conheça seu público; 4. Use as hashtags certas; 5. Publique com constância; 6. Produza conteúdos originais; 7. Acompanhe as tendências e os desafios da plataforma; 8. Não perca o timing da publicação; 9. Garanta que seu vídeo tenha uma boa introdução; 10. Use músicas e sons que estão em alta; 11. Interaja com seus seguidores; 12. Inclua uma chamada à ação; 13. Aprenda como contar uma história; 14. Edite seus vídeos; 15. Analise o desempenho dos seus vídeos.