Você quer saber como usar o TikTok? Neste artigo vamos te mostrar todos os segredos dessa rede social, que é tão importante para as empresas. Vem ler!

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo – 74,1 milhões apenas no Brasil – o TikTok é, hoje, um dos principais canais de comunicação online para empresas. 

E, mesmo que a sua empresa ainda não tenha um perfil na plataforma, podemos apostar que o seu conteúdo de outras redes já foi impactado pelo formato dinâmico do TikTok. 

Tantas outras redes, como o Instagram e o YouTube, já implementaram mudanças em seus formatos com base na tendência dos vídeos curtos… o Reels e o Shorts são dois bons exemplos. 

Por isso, saber como usar o TikTok a favor da sua empresa é mais do que um simples bônus – é uma decisão estratégica muito importante. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos

Ele oferece aos usuários uma quantidade enorme de sons e trechos de músicas, junto com a opção de adicionar efeitos especiais e filtros. 

Além disso, existe também a opção de adicionar vídeos criados diretamente do seu  telefone.

Os usuários do TikTok podem criar uma variedade de vídeos, desde desafios, vídeos de dança, truques de mágica e todo tipo de vídeos engraçados. 

Essa rede social se fortaleceu muito entre públicos de diferentes idades e, por isso, se tornou um canal importantíssimo para empresas. Nele, é possível atingir nichos de mercado específicos, acompanhar tendências de consumo e vender muito. 

Nós falamos mais sobre esse assunto no seguinte artigo: Como Ganhar DINHEIRO no TIKTOK para Empresas [IDEIAS CRIATIVAS]

Por que é importante usar o TikTok para o seu negócio?

O TikTok é uma rede social relativamente nova, especialmente para o mundo dos negócios e, por essa razão, não está tão saturado quanto o Facebook, Instagram e Twitter

Outro bom motivo para usar o TikTok para os seus negócios é o fato que os anúncios por lá são muito mais baratos.

Isso porque ainda são poucos os usuários competindo por patrocínio e canais de anúncios.

Além disso, ele também permite que você explore diferentes aspectos do seu negócio, como o que o torna divertido e interessante. E o melhor de tudo é que no Tik Tok esses aspectos divertidos são muito bem-vindos.

Ou seja, se a sua empresa combinar com uma estratégia de marketing mais leve e divertida, essa rede social pode fazer a diferença nos seus negócios.

Outro ponto positivo é que qualquer conteúdo que você criar no TikTok pode ser compartilhado em outras redes sociais pelo próprio aplicativo. Além disso, você pode vincular suas contas do Instagram e YouTube no seu perfil TikTok

Isso significa que qualquer pessoa que visitar seu perfil pode localizar e seguir você instantaneamente nessas outras redes sociais.

Para descobrir outras formas de ganhar seguidores, leia: Como ganhar seguidores no TikTok: 12 boas práticas que vão aumentar sua audiência

Como usar o Tik Tok?

Uma boa ideia para começar é observar o conteúdo que os outros usuários estão compartilhando para ficar por dentro das tendências.

A partir daí, você pode começar a criar os seus primeiros vídeos. A ferramenta de criação de vídeo é super simples de usar. 

Você pode gravar um vídeo de até 60 segundos e adicionar música, filtros, efeitos, texto e adesivos. Experimente e veja como é simples de usar!

Antes de começar a usar o TikTok, é importante saber que essa é uma plataforma baseada em entretenimento e não em estilo de vida, como o Instagram.

Isso significa que o objetivo do conteúdo compartilhado nele é entreter as pessoas e se expressar de forma criativa. Com isso em mente, você já pode baixar o aplicativo e começar a explorar.

Como usar o TikTok para negócios?

Depois que você aprender a usar o aplicativo, é hora de começar a desenvolver seu conteúdo para enviar e compartilhar com os seus clientes em potencial.

A boa notícia é que você não precisa criar conteúdos tão elaborados quanto no caso do Facebook, YouTube ou Instagram. Na verdade, uma das melhores coisas sobre o TikTok é que o conteúdo não precisa – nem deve – ser muito elaborado.

Isso porque, os usuários do TikTok não se identificam com um conteúdo muito refinado e que parece um anúncio. 

Por isso, seja criativo e seja você mesmo!

Nós separamos algumas dicas para te ajudar a criar conteúdo interessante para o Tik Tok:

1. Crie um conteúdo divertido

O TikTok é um lugar para apresentar a sua marca de uma forma mais descolada.

Se você der uma olhada na rede, vai descobrir que até mesmo empresas mais sérias apresentam um conteúdo mais leve e divertido no Tik Tok.

Essa leveza te dá a liberdade de ser ser você mesmo e fazer isso de uma forma divertida.

Se você quer saber como usar o Tik Tok para negócios, veja algumas ideias de conteúdo divertido que tiveram sucesso no Tik Tok:

  • Bastidores: todo mundo adora um bom vídeo dos bastidores. Esta é uma ótima oportunidade para apresentar o seu negócio de uma forma menos formal e mais descontraída.
  • Siga uma tendência: o TikTok está cheio de usuários fazendo vídeos com uma ideia semelhante: por exemplo, uma dança da mesma música. Para fazer parte, fique de olho nas tendências que combinam com sua marca e divirta-se.
  • Apresente um animal de estimação: 15 anos depois que o primeiro vídeo de gato foi carregado no YouTube, os animais de estimação ainda são um dos assuntos mais populares de conteúdo na Internet - e com TikTok não é diferente. Se você tem um animal de estimação, transforme ele no mascote da sua empresa.

2. Faça parceria com influenciadores

Esta é uma estratégia que funciona em outras redes sociais também: encontre um negócio ou influenciador com muitos seguidores do mesmo nicho que você e faça parcerias para alcançar ambos os públicos.

Trabalhar em conjunto com influenciadores é uma ótima maneira de criar conteúdo orgânico que não tenha uma aparência tão forte de anúncio.

3. Crie um desafio de hashtag

Nos desafios de hashtag, os usuários criam vídeos dentro de um determinado tema e adicionam a mesma hashtag nele. 

Eles funcionam especialmente bem quando apresentam uma ideia divertida para que o usuário crie seu próprio conteúdo.

4. Use o TikTok Ads

Já pensou em como fazer anúncios no Tiktok? O TikTok Ads é a resposta, trazendo formas de criar anúncios na própria rede social. Os formatos disponíveis são vídeos publicitários e banners.

Assim como nas outras redes, o Tik Tok permite a configuração do público por dados demográficos e pelo comportamento.

Uma das vantagens de saber como usar o TikTok como canal de anúncios é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados. Além do mais, o TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público que considera mais relevante para a sua campanha.

Ou seja, a segmentação não é feita apenas pela relação entre os usuários como no Facebook Ads. Essa forma de segmentar vai te garantir anúncios com maiores chances de interação e conversão.

Algumas plataformas de Ecommerce, como a Nuvemshop, oferecem a possibilidade de sincronizar os catálogos da loja virtual com o do TikTok Ads, fazendo com que o empreendedor gaste muito menos tempo na configuração de suas campanhas.

Se você já usa a Nuvemshop e deseja saber como concluir esse processo, acesse o tutorial.

Como criar uma conta no TikTok?

Existem muitas formas de criar uma conta no TikTok. Você pode usar um e-mail, um telefone, sua conta na Apple, no Google, ou usar outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Um dos únicos requisitos para ter uma conta no TikTok é ter mais de 13 anos. 

1. Como criar uma conta no TikTok com o número de telefone ou e-mail

  • Toque em “Eu” (o último ícone do menu na parte inferior da tela);
  • Toque em “Crie uma conta com seu telefone ou e-mail”;
  • Digite o número do seu celular e o código de confirmação que for enviado ao seu aparelho;
  • Ou insira seu endereço de e-mail e crie um nome de usuário e uma senha.

O número do telefone e e-mail são usados caso a senha precise ser recuperada. Por isso, certifique-se que está usando dados atualizados, de contas que você tem acesso. 

2. Como criar uma conta no TikTok usando redes sociais 

  • Toque em “Eu” (o último ícone do menu na parte inferior da tela);
  • Toque no ícone da rede social da sua escolha e insira as suas credenciais.

Algumas das redes aceitas como método de criação de conta são Facebook, Instagram, Twitter, VK, Line e KakaoTalk. Para criar uma conta com rede social você precisa ter o aplicativo dessa plataforma instalado em seu aparelho. 

3. Como criar uma conta no TikTok usando login Google ou Apple

  • Toque em “Eu” (o último ícone do menu na parte inferior da tela);
  • Toque em “Iniciar a sessão com a Apple” no iPhone.
  • Ou no ícone do Google, ao lado das redes sociais, no Android.

Como fazer vídeos para a sua marca?

O ideal é que você mapeie seus concorrentes no TikTok e entenda como eles estão usando a plataforma. Dessa maneira, você pode enxergar as principais tendências e quais conteúdos performam melhor. 

A ideia não é fazer uma cópia, mas entender como a sua empresa pode melhorar os formatos mais populares no TikTok e alcançar mais engajamento. 

Essas são orientações gerais, mas saiba que existem algumas boas práticas que podem ajudar a sua empresa a fazer vídeos melhores para o TikTok. Veja algumas delas: 

  • Foque em vídeos mais curtos;
  • Não tente vender em todo conteúdo; 
  • Passe uma mensagem divertida e relevante;
  • Use desafios e hashtags; 
  • Mostre os benefícios reais do seu produto; 
  • Use uma linguagem próxima do seu cliente. 

Como vender com o TikTok?

O TikTok é uma rede social com muitas integrações para empresas de Ecommerce, incluindo ainda outras redes sociais importantes para as vendas como o WhatsApp.

Atualmente, plataformas de Ecommerce como a Kyte, Loja Integrada, PrestaShop, Shopify, Tray e VTEX têm integração com a rede social. Além disso, o TikTok também disponibiliza meios de pagamento como o PIX, cartões de crédito e boleto.

Se você também tem o intuito de vender no TikTok, é importante tomar alguns cuidados. São eles: 

  • Divulgue o seu perfil do TikTok em outras redes sociais; 
  • Poste conteúdo de qualidade com constância;
  • Experimente com diferentes formatos de conteúdo; 
  • Acompanhe resultados e faça ajustes em sua estratégia sempre que necessário.

Como fazer lives no TikTok?

As lives do TikTok estão habilitadas para todos os usuários que seguem os seguintes requisitos: 

  • Pelo menos 1000 seguidores;
  • 16 anos ou mais;
  • Segue as diretrizes da comunidade.

Para fazer uma live no TikTok, você deve: 

  • Abrir o aplicativo e fazer seu login;
  • Clicar no botão “+” para criar um novo vídeo;
  • Clicar em “Ao vivo” no canto inferior direito;
  • Adicionar uma imagem de capa, título e legenda para sua live;
  • Clicar em “Go Live” para iniciar.

Como viralizar no TikTok? 

Viralizar no TikTok é, provavelmente, o desejo mais comum entre criadores de conteúdo na plataforma. Ter um vídeo viral pode significar um aumento na sua audiência, maior engajamento no seu perfil e, claro, mais vendas. 

Ainda assim, não existe uma fórmula única, que garanta a viralização. Afinal, são muitos os fatores que influenciam a popularidade de um conteúdo. 

Uma coisa que todos os perfis virais têm em comum, no entanto, é a constância. Criadores que postam conteúdos de qualidade com frequência têm mais chances de captar a atenção do público e viralizar. 

Por isso, crie um planejamento de conteúdo para a sua empresa no TikTok. Isso vai facilitar as publicações constantes e te ajudar a entender quais os formatos que funcionam melhor. 

E, para postar com frequência, você precisa entender bastante sobre marketing de conteúdo, certo? 

Foi por isso que criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Durante as aulas, você vai aprender como criar um conteúdo que realmente engaja a sua audiência. 

Para saber mais sobre o curso, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos. Ele oferece aos usuários uma quantidade enorme de sons e trechos de músicas, junto com a opção de adicionar efeitos especiais e filtros.

Por que é importante usar o TikTok para o seu negócio?

O TikTok é uma rede social relativamente nova, especialmente para o mundo dos negócios e, por essa razão, não está tão saturado quanto o Facebook, Instagram e Twitter.

Como usar o Tik Tok?

Uma boa ideia para começar é observar o conteúdo que os outros usuários estão compartilhando para ficar por dentro das tendências. A partir daí, você pode começar a criar os seus primeiros vídeos. A ferramenta de criação de vídeo é super simples de usar.

Como fazer vídeos para a sua marca?

O ideal é que você mapeie seus concorrentes no TikTok e entenda como eles estão usando a plataforma. Dessa maneira, você pode enxergar as principais tendências e quais conteúdos performam melhor.