Criar um Sex Shop Online não é tão difícil quanto parece. O primeiro questionamento é: será que os sites vão aceitar meus anúncios? É possível vender tranquilamente?
Apesar de existirem algumas restrições primordiais quando falamos de nicho adulto, ter um Sex Shop na internet pode ser a grande oportunidade de negócio que você procurava.
Inclusive, esse mercado cresceu muito no último ano e as expectativas são de recorde de vendas para os próximos anos.
Então, se você tem vontade de montar um Sex Shop Online e surfar a onda do Ecommerce, nós criamos um Plano de Negócio COMPLETO para colocar a sua ideia em prática.
No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, ensina como montar um Sex Shop Online. Assista:
Índice:
O Mercado de Sex Shop Bombando no Ecommerce
Para você entender a força do Nicho de produtos adultos, nós trouxemos alguns dados relevantes sobre a ascensão do Sex Shop no mercado. De acordo com a Abeme, em 2020, o segmento de Sex Shop alcançou a marca de quase R$ 2 bilhões em vendas e a procura por esses produtos está cada vez maior.
E quanto mais aumenta a demanda… Mais aumentam as ofertas também!
Essas são só algumas das principais informações sobre o crescimento desse mercado e isso pode ser um sinal para pôr a sua ideia de negócio em prática.
E, para te ajudar a tirar a ideia do papel, nós listamos todos os passos fundamentais para montar o seu plano de negócios...
Mas antes, para aplicar as dicas de planejamento, é importante que tenha em mãos o seu Canvas! Baixe o nosso modelo de Canvas gratuitamente neste link e imprima-o no tamanho A1 ou A3 para você conseguir colocar anotações.
Desta forma, fica mais fácil de visualizar a sua ideia de negócio!
Além disso, essa é uma ferramenta usual e você precisará olhar para o canvas praticamente todos os dias para dar clareza a sua ideia.
Depois de imprimir o seu Canvas, vamos preencher todos os quadrantes na seguinte ordem:
1- Defina o Nome do Sex Shop Online
Apesar deste ser o primeiro quadrante do seu canvas, não quer dizer que precisa ser o primeiro a ser preenchido…
Você pode definir o nome do seu Sex Shop Online e no final de todo o planejamento, assim terá mais tempo para elaborar essa tarefa.
E aqui vão as nossas dicas valiosas para você utilizar na hora de definir o nome. Confira:
- procure por nomes objetivos e simples;
- procure por nomes fáceis de memorizar;
- procure por nomes que tenham ligação com o seu segmento;
- use a sua criatividade!
Além disso, nesse mesmo quadrante, é importante que você coloque o dia que fez o planejamento e toda vez que for atualizar alguma coisa, altere a data.
2- Defina as Ofertas e os Valores da sua Loja
Aqui, você vai escrever qual é o subnicho de Sex Shop que você vai escolher para vender, além de definir quais são os valores da empresa. Por exemplo: você pode selecionar 2 tipos de subnichos, como lingerie e produtos eróticos.
É bem provável que, no início, você queira abraçar mais subnichos para atingir o máximo de clientes possíveis... Mas é melhor segmentar o seu catálogo de produtos por enquanto, pelo menos antes de consolidar e validar sua ideia de negócio.
Outra dica é que você pode buscar por mais nichos/produtos dentro do Mercado Livre Tendências ou no Google Trends, pois nessas ferramentas é possível encontrar os produtos mais buscados na internet pelos usuários.
Mas atenção: leve em consideração também o seu gosto pessoal, escolhendo o nicho que você mais tem familiaridade e realmente gosta de trabalhar. Pode ter certeza que isso vai te ajudar a vender mais e do jeito certo!
Enquanto isso, os valores da sua empresa também precisam ser definidos antes de irmos para o próximo quadrante do canvas.
No nosso exemplo, vamos criar uma empresa que preza pela diversidade, respeito, privacidade e segurança. Todos esses valores vão reger o seu trabalho e devem ser seguidos!
3- Defina a sua Persona
A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. É aquela pessoa que ama os seus produtos e fala bem da sua empresa para outras pessoas.
E a ideia é que você consiga alcançar essas pessoas, atraindo para dentro da sua loja e aumentando o número de vendas.
Mas é importante que você tenha essa persona muito bem definida. Por exemplo, no caso do Sex Shop Online, nós criamos a seguinte persona:
Mulheres de 30 a 40 anos que moram no interior do Brasil e estão em um relacionamento sério. Elas estão "entediadas" em busca de novas experiências, gostam de ler e escutar música. Além de buscar se desconectar, trabalham como autônomas.
Acreditamos que com esse exemplo, você já consegue ter um norte para criar a sua própria persona. Você pode fazer pesquisas nas redes sociais para descobrir essas informações.
E lembre-se: quanto mais informações relevantes você tiver, mais fácil será de construir essa persona.
Mas por que ter uma persona é importante?
Pensar em uma persona é fundamental, pois é com ela que você vai entender a melhor maneira para se comunicar com o público ideal e vender na internet.
O objetivo maior de ter uma persona é conhecer bem o seu público e quais canais de venda ele utiliza para comprar na internet… Dessa forma, você consegue alinhar a comunicação da sua empresa para falar com o cliente ideal.
Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo
4- Escolha o seus Produtos
Na hora de escolher quais produtos você vai vender no Sex Shop Online, é importante SEGMENTAR o máximo possível.
Por isso, selecionamos algumas sugestões:
- lingerie;
- vibradores;
- bullets;
- sugadores;
- plugs;
- cosméticos;
- livros eróticos.
5- Selecione os melhores Fornecedores
Tenha umas 3 opções de fornecedores. Isso porque, caso o primeiro não consiga cumprir o serviço, você terá outras opções para suprir a sua demanda naquele momento.
Selecionamos algumas boas práticas para procurar por fornecedores:
- pesquisa no Google;
- comunidades no Facebook;
- marketplaces e redes sociais;
- olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
- buscando o fornecedor dos seus concorrentes.
Leia também: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?
6- Monte a sua Estrutura
Para a estrutura de um Sex Shop Online, basta garantir que o sistema do seu Ecommerce funcione bem, pois é ali que você vai cadastrar produtos, integrar canais de venda digitais, emitir notas fiscais…
A estrutura do seu Sex Shop precisa de um Sistema de Gestão ERP, uma Plataforma de Ecommerce para Loja virtual; as principais redes sociais para o seu público, marketplaces e o registro como MEI (Microempreendedor Individual).
Mas, se a sua meta de faturamento for maior que o faturamento anual do MEI, faça o registro como ME (Microempresa).
7- Escolha os Meios de Pagamento
Neste quadrante, você pode optar por meios de pagamento digitais, pois eles têm integração com lojas virtuais. Por exemplo, a Pagarme.com e o Mercado Pago.
E você também pode usar meios mais tradicionais, transferências via PIX… Quanto mais opções de pagamento você tiver, melhor!
8- Defina a sua Logística do seu Sex Shop Online
Há diversas transportadoras no mercado que vão te ajudar com a logística do seu negócio… Mas escolha bem para enviar os seus pedidos de forma rápida e segura.
E o Melhor Envio é uma opção de logística que sempre recomendamos para os nossos alunos!
Isso porque eles integram diversas transportadoras em um só lugar… A ferramenta tem parceria com as seguintes transportadoras:
- Correios;
- JadLog;
- Via Brasil;
- LATAM Cargo.
Além disso, você pode comparar o frete mais barato e enviar o produto para qualquer parte do Brasil, dentro da ferramenta do Melhor Envio.
E vale ressaltar aqui que para cumprir o valor de segurança e privacidade, é muito importante que as embalagens sigam um padrão e não causem constrangimento para o cliente, como já foram relatados diversos casos desse tipo na internet.
9- Escolha os melhores Parceiros
Selecione os melhores parceiros para o seu negócio, que podem ser desde uma parceria formal com algum influenciador ou celebridade do momento ou até mesmo um amigo que te ajuda nos processos dentro da empresa.
Você também pode incluir seu parceiro logístico, as empresas que te ajudam com as ferramentas necessárias para realizar todo o processo… Enfim, inclua o que você considera como parceria.
10- Fontes de Tráfego
Selecione os lugares nos quais você quer criar anúncios para gerar tráfego na sua loja virtual (ex: Facebook Ads, Google Ads e Marketing de influência).
Além disso, indicamos que você também faça parcerias com youtubers que tenham um número considerável de inscritos e falem ou gostem do nicho que você vende.
Isso vai ajudar na produção de conteúdo relevante para o seu público, atraindo novos clientes para seu Sex Shop Online.
Feito isso, o seu Canvas está completo e o planejamento está prontíssimo!
Mas ATENÇÃO: ainda há algumas coisas para você aprender antes de colocar a ideia de negócio em prática…
E as dicas não param por aqui…
Assine o Ecommerce na Prática e tire o seu negócio do papel!
Esperamos que este conteúdo possa ser muito útil em sua jornada empreendedora!
Mas, se este é um projeto que você quer levar a sério... saiba que existem muitos cuidados que precisam ser tomados na hora de criar o seu Ecommerce.
Felizmente, nós desenvolvemos um método especial, que já ajudou milhares de empreendedores digitais a tirarem seus sonhos do papel. E esse método pode ser encontrado na íntegra em nosso curso Ecommerce do Zero.
Nele, você vai aprender como planejar, validar e gerenciar o seu negócio desde os primeiros passos. Como explicamos, você não precisa ter nenhuma experiência prévia para tirar esse projeto do papel – apenas disciplina e vontade de aprender!
Para começar o treinamento Ecommerce do Zero, assine o Ecommerce na Prática clicando aqui:
Aprendi bastante com o seu conteudo mas eu queria saber mais sobre SEO de sex shop? nesse "quero criar meu ecommerce do zero" fala sobre isso?
Ele vai mostrar a estrutura que precisa montar para vender online, independente do segmento, Fernando. Sobre SEO de Sexshop, se me permite deixar uma dica, faz uma busca no SEMRush, Google Keyword Planner e também Google Trends sobre o que as pessoas buscam - produtos e temas relacionados. Esses temas relacionados são o que te permitem ter uma porta de entrada de conteúdo além de apenas a divulgação de produtos (ensinamos isso no nosso curso Marketing de Conteúdo para Negócios). Além disso, também indico que estude Marketing de Influência. Temos tudo isso na nossa escola, conheça: https://ecommercenapratica.com/enp-sp/?utm_source=blog&utm_medium=comentario&utm_campaign=in_sales&utm_content=como-montar-sex-shop