Pesquisa de mercado é o meio que empresas utilizam para fazer a coleta, a análise e a interpretação de informações relevantes sobre um mercado específico. É um processo importante para manter o negócio competitivo e relevante para os consumidores. 

É comum encontrarmos empreendedores –  iniciantes ou não –  com dúvidas sobre a importância da pesquisa de mercado para o funcionamento de suas empresas. O fato é que esse tipo de iniciativa pode ser determinante para o sucesso do empreendimento a médio e longo prazo

Falamos isso porque é por meio da pesquisa de mercado que você vai entender se há demanda para seu produto, como os seus concorrentes estão traçando estratégias de venda, dentre outros pontos.

Pode parecer muita informação, mas fique tranquilo… Ao longo deste artigo, você vai aprender o que é pesquisa de mercado, qual a sua importância, como fazer uma e mais. Boa leitura!

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um instrumento adotado pelas empresas para coletar, analisar e interpretar informações sobre o mercado em que estão inseridas. Ela visa compreender o comportamento dos consumidores, as tendências do setor, a atuação dos concorrentes, dentre outros pontos que impactam os negócios.

Em outras palavras, a pesquisa de mercado é um conjunto de técnicas que ajudam os empresários a formularem estratégias comerciais bem-sucedidas e se adaptarem adequadamente às dinâmicas do mercado.

Para quem atua no ambiente digital, esse tipo de pesquisa é vital em todas as etapas do negócio... 

No início, ele ajuda a entender a demanda e o espaço que a empresa pode obter no mercado. Depois, auxilia a manter o sucesso da operação a médio e longo prazo, permitindo uma visão ampla sobre o setor e o papel da própria empresa nele. 

consultoria EnP

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é determinante para ajudar os empreendedores a entenderem o ambiente que estão inseridos, conhecerem seus desafios, as oportunidades que ainda não foram exploradas. 

Além de dados concretos, a pesquisa de mercado contribui para a definição de estratégias de marketing mais eficazes, redução de riscos financeiros, estímulo à inovação e adaptação às mudanças. 

É uma prática que faz a diferença para empresas que buscam se destacar em um ambiente empresarial competitivo, como é o caso do Ecommerce. 

🌎 Leia também: O que é Ecommerce? Entenda tudo sobre o assunto.

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

Tão importante quanto entender o que é uma pesquisa de mercado e sua importância, também é entender quais são os tipos que você pode aplicar no seu negócio. Os principais tipos de pesquisa de mercado são:

Pesquisa de satisfação do cliente

A pesquisa de satisfação do cliente tem como foco avaliar o grau de contentamento e experiência dos consumidores em relação a sua empresa. Isso pode envolver seus produtos ou serviços, atendimento, formas de pagamento, taxa de entrega, etc. 

Ela geralmente é conduzida por meio de questionários, avaliações ou feedbacks diretos, e fornece insights valiosos sobre os pontos fortes e áreas de melhoria percebidos pelos clientes.

Pesquisa de hábitos de consumo

Essa pesquisa tem como objetivo compreender os padrões de comportamento de compra dos consumidores. Com ela, você pode coletar informações sobre onde, quando e por que os clientes realizam suas compras, o que vai te ajudar a definir ações mais assertivas e aumentar as suas vendas

Pesquisa de imagem de marca

A pesquisa de imagem de marca tem como objetivo avaliar a percepção que as pessoas têm da sua marca. Elas se identificam com sua empresa? Acreditam que tenha um bom posicionamento no mercado? Recompram e indicam seus produtos?

Essa avaliação pode ser feita por meio de questionários específicos, buscando entender como a marca é associada a determinados valores, sentimentos e atributos. É uma pesquisa perfeita para ajustar estratégias de branding (ou rebranding) e comunicação.

Pesquisa para lançamento de produtos

Antes de lançar um novo produto ou serviço, as empresas conduzem pesquisas para avaliar sua viabilidade e aceitação por parte dos consumidores. Ou seja, caminha lado a lado com o processo MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável, em português).

Esse tipo de pesquisa abrange a análise da demanda, a compreensão da concorrência e a identificação de possíveis obstáculos, permitindo ajustes estratégicos antes do lançamento.

⚡️ Aproveite para ler também: Novidades chegando na loja? Saiba como divulgar e vender mais.

Pesquisa com colaboradores

A pesquisa com colaboradores, também conhecida como pesquisa de clima, visa coletar feedback interno para entender o ambiente de trabalho, a satisfação dos funcionários e identificar áreas de melhoria. Pode envolver questionários e entrevistas, a fim de promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Quais são as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado bem feita pode gerar diversas vantagens para os empreendimentos, desde um conhecimento amplo do mercado à análise detalhada da concorrência. Veja só:

Maior compreensão do público-alvo

Realizar uma pesquisa de mercado gera uma compreensão mais profunda do público-alvo de uma empresa. Isso porque ela vai analisar os comportamentos, as preferências e as necessidades dos consumidores.

Quem vende online (ou no varejo físico mesmo) sabe o quanto os dados sobre os compradores são importantes. Eles servem como um mapa para guiar as estratégias do negócio

Por exemplo, se você mapeia a dor dos consumidores, mais fácil será desenvolver uma comunicação que atraia sua atenção, não é verdade? Falamos mais sobre isso no artigo: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões com base em dados. 📊

Conhecimento de benchmarking

A pesquisa de mercado permite que as empresas façam benchmarking. Ou seja, possibilita que comparem seu desempenho, produtos ou serviços com os concorrentes

Muitos empreendedores iniciantes caem no erro de ignorar a concorrência, pensando apenas em estabelecer a própria loja sem se preocupar com outras marcas do nicho. Não faça isso!

O benchmarking fornece insights valiosos sobre pontos fortes, áreas de melhoria e as práticas mais eficazes do setor, orientando a busca por vantagens competitivas.

🕵️‍♀️ Leia também: Análise de concorrentes: o que é e como fazer para sair na frente [+ferramentas].

Entendimento sobre o tamanho do mercado

Como traçar as melhores estratégias de venda para a sua loja sem entender o tamanho do mercado em que ela está inserida? Não tem como. 

Por isso, uma boa pesquisa de mercado possibilita a quantificação da demanda por produtos ou serviços em determinada região ou segmento. No geral, ela auxilia na definição de metas realistas, na alocação adequada de recursos e na identificação de oportunidades para crescimento.

Reconhecimento de oportunidades

Outra vantagem interessante da pesquisa de mercado é o reconhecimento de oportunidades que podem não ser tão óbvias quanto o imaginado

Seja identificando nichos de mercado inexplorados, necessidades não atendidas ou novas tendências, ela ajuda as empresas a agirem proativamente para capitalizar essas oportunidades.

Por exemplo, imagine que você tem uma marca de produtos para cabelo, como shampoos e condicionadores. Mas nota que há uma demanda crescente por cosméticos e itens de cuidado com o corpo…

Ou seja, por meio da pesquisa de mercado, você descobre um novo segmento pronto para ser explorado pelo seu negócio. 

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Agora que você já tem uma boa base sobre o assunto, vamos explicar nos próximos tópicos como fazê-lo na prática. Isto é, o passo a passo de como fazer uma pesquisa de mercado que seja realmente eficiente e gere bons resultados para a sua empresa.  

Veja:

1. Defina o objetivo da pesquisa

Definir o objetivo da pesquisa é o primeiro passo para conduzir um estudo de mercado eficaz. Para isso, não há muito mistério: você precisa traçar o que espera alcançar com a iniciativa, delineando as metas específicas e os resultados almejados.

É válido ter em mente que os objetivos da pesquisa servem como um guia, direcionando todas as etapas subsequentes do processo. Eles podem variar desde compreender o comportamento do consumidor até avaliar a viabilidade de um novo produto, como explicamos anteriormente.

Com objetivos definidos, você vai conseguir direcionar seus esforços para a coleta de dados relevantes, selecionar métodos apropriados de pesquisa e, no final, interpretar os resultados de maneira direcionada. 

2. Estabeleça quem é o público-alvo 

Uma empresa precisa se preocupar com diversos grupos diferentes de pessoas. Desde colaboradores internos até os consumidores que ainda não tiveram contato com o seu negócio.

Por isso, para que sua pesquisa de mercado seja eficaz, decida sobre quem você deseja entender mais: clientes, fornecedores ou outro público? Reflita sobre isso considerando os objetivos do seu negócio.

3. Defina sua amostragem

Nesta etapa, você vai estabelecer a parte específica da população que vai participar do estudo. Essa seleção não é aleatória, mas estratégica, a fim de garantir que a amostra seja representativa do público em questão.

Identifique claramente as características demográficas, comportamentais e contextuais desse grupo de pessoas que será objeto de estudo. Em outras palavras, considere fatores como idade, gênero, classe social e demais variáveis relevantes

Essa definição precisa e detalhada vai garantir que as informações coletadas sejam representativas e aplicáveis ao que você precisa.

4. Escolha os canais de pesquisa 

A escolha dos canais de pesquisa diz respeito aos meios pelos quais ela será realizada, seja por meio de questionários online, entrevistas telefônicas, grupos presenciais ou outras abordagens.

Não à toa, ela deve ser feita a partir dos objetivos da pesquisa e do perfil do público-alvo. Por exemplo, se o público está mais presente nas redes sociais, a utilização de questionários nessas plataformas pode ser mais eficaz. 

Tenha atenção total a este tópico porque a escolha dos canais não apenas impacta a eficiência da coleta de dados, mas também influencia a qualidade e a relevância das informações obtidas. 

5. Colete os dados

A etapa de coleta de dados é o momento em que as informações planejadas na pesquisa de mercado começam a ser efetivamente reunidas. Essa fase envolve a implementação dos métodos e canais escolhidos.

É importante garantir que exista uma clareza nas perguntas, além de uma abordagem ética e da representatividade da amostra. Tudo para dar a confiabilidade e validade necessárias aos resultados.

Uma boa dica é utilizar ferramentas tecnológicas apropriadas. Vamos falar sobre elas ainda neste artigo… Prossiga com a leitura!

6. Analise os resultados

A análise dos resultados marca a interpretação dos dados coletados, transformando-os em insights valiosos. Isso envolve a aplicação de técnicas estatísticas, gráficos e outras ferramentas analíticas para identificar padrões, tendências e informações significativas.

Durante a análise, não esqueça dos objetivos iniciais da pesquisa e verifique se eles foram atendidos como o esperado, combinado? O importante é não perder o foco do propósito da sua pesquisa.

Melhores ferramentas para pesquisas

Depois de entender como fazer uma pesquisa de mercado de maneira eficiente, vamos apresentar quais são as melhores ferramentas para te ajudar no processo. Vamos subdividi-las em algumas categorias. Veja:

Análise de dados e métricas

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta robusta de análise de dados para websites. Ela oferece uma visão abrangente do tráfego online, desde a origem dos visitantes até o comportamento dentro do site. 

Com informações detalhadas sobre taxa de conversão, páginas populares e outras métricas cruciais, o Google Analytics é essencial para otimizar a presença online e tomar decisões informadas.


📉 Aproveite para ler: Google Analytics: o que é, como usar e como instalar.

Google Trends

O Google Trends permite analisar a popularidade relativa de termos de pesquisa ao longo do tempo. Essa ferramenta é valiosa para identificar tendências emergentes, variações sazonais e entender as flutuações no interesse do público. Por fornecer insights sobre o que está em alta, o Google Trends é ótimo para orientar estratégias de marketing e conteúdo.

Screaming Frog

O Screaming Frog é uma ferramenta especializada em SEO que oferece uma análise aprofundada da estrutura de sites. Essencial para otimização, ela destaca informações sobre links, palavras-chave e outros elementos cruciais

Além disso, possui funcionalidades detalhadas, como análise de meta descrições e títulos. É uma excelente ferramenta de pesquisa de mercado para quem quer consolidar ainda mais sua presença online.

Análise da concorrência

SEMRush

O SEMRush é uma ferramenta abrangente que oferece insights relevantes sobre a estratégia de marketing dos concorrentes. Ele fornece dados sobre palavras-chave orgânicas e pagas, tráfego, backlinks e muito mais, permitindo que as empresas ajustem suas próprias estratégias com base na concorrência.

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta que ajuda a identificar conteúdo popular em determinado nicho. Permite entender quais temas ressoam mais com a audiência, quais são compartilhados com mais frequência e quem são os principais influenciadores em um determinado campo.

SpyFu

O SpyFu é focado em análise de palavras-chave e publicidade paga. Ele revela as palavras-chave que os concorrentes estão usando em suas campanhas de SEO e PPC, fornecendo uma visão detalhada das estratégias de busca pagas e orgânicas dos concorrentes.

Entrevista com clientes

Google Forms

O Google Forms é uma ferramenta de criação de questionários online. Ela oferece uma maneira fácil e gratuita de criar formulários personalizados, coletar respostas e analisar os dados de maneira eficiente.

Typeform

O Typeform é conhecido por sua abordagem interativa e amigável na criação de pesquisas online. Ele oferece uma experiência de usuário mais envolvente e interativa, o que pode resultar em taxas de resposta mais altas.

SurveyMonkey

O SurveyMonkey é uma plataforma completa para a criação, distribuição e análise de pesquisas. Com uma variedade de recursos, desde tipos diferentes de perguntas até análises avançadas, é uma escolha versátil para pesquisas detalhadas.

Fala pesquisa de mercado com a ajuda do Ecomemrce na Prática!

O objetivo deste artigo era esclarecer todos os pontos importantes sobre uma pesquisa de mercado eficiente. Contudo, não podemos negar o quanto esse processo pode ser desafiador e deve ser feito com toda a atenção do mundo

É por isso, inclusive, que muitas empresas buscam ajuda de consultores especializados em Ecommerce. Se esse também é o seu desejo, você precisa conhecer a consultoria do Ecommerce na Prática

Esse é um programa de aceleração para empreendedores que desejam otimizar sua operação com acompanhamento de consultores formados por uma metodologia testada e aprovada. 

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa – incluindo o setor de atendimento ao cliente. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um instrumento adotado pelas empresas para coletar, analisar e interpretar informações sobre o mercado. Ela visa compreender o comportamento dos consumidores, as tendências do setor, a atuação dos concorrentes, dentre outros pontos que impactam os negócios.

Quais os principais tipos de pesquisa de mercado?

Pesquisa de satisfação do cliente; Pesquisa de hábitos de consumo; Pesquisa de imagem de marca; Pesquisa para lançamento de produtos; Pesquisa com colaboradores.

Como se faz uma pesquisa de mercado?

1. Defina o objetivo da pesquisa; 2. Estabeleça quem é o público-alvo; 3. Defina sua amostragem; 4. Escolha os canais de pesquisa; 5. Colete os dados; 6. Analise os resultados.