O Rock in Rio 2019 chegou. O festival é um verdadeiro exemplo de empreendedorismo bem-sucedido, que enche os olhos de qualquer um que tem a oportunidade de vivenciar a experiência. Por isso, vou te mostrar algumas lições que você pode tirar do evento para aplicar no seu Ecommerce.

O Rock in Rio

O Rock in Rio é um dos eventos de maior sucesso do planeta. Desde a sua primeira edição, em 1985, até 2017, o festival apresenta números bem expressivos.

Rock in Rio

Em 19 edições, cerca de 9,5 milhões pessoas já assistiram o Rock in Rio na plateia, mais de 2.000 artistas já se apresentaram nos palcos e mais de 20.000 colaboradores organizam os bastidores para a edição deste ano. 

Em toda história, já foram gerados 212 mil empregos, segundo dados apresentados no portal do Rock in Rio.

O idealizador do festival é o brasileiro Roberto Medina, que já conseguiu o feito de levar o evento até mesmo para outros países do mundo, como Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Esse sucesso todo não foi alcançado da noite para o dia. Foi necessário muito trabalho e dedicação ao longo de todas as edições para que a marca se tornasse o que ela é hoje.

Contudo, se analisarmos, não há nenhum mistério por trás do grande resultado alcançado pelo Rock in Rio. Na verdade, todas as estratégias utilizadas você pode também aplicar no seu Ecommerce, para que ele cresça e se torne também uma referência no mercado.

Por isso, vou te mostrar algumas lições de empreendedorismo que podemos aprender com o Rock in Rio. Vamos a elas:

Experiência do cliente

Sem dúvidas, o maior diferencial do Rock in Rio é a qualidade da experiência oferecida aos clientes.

E isso não ocorre somente dentro do festival. A experiência é diferenciada desde o momento da compra dos ingressos até depois que o evento acaba.

Facilidade na compra de ingressos, ter um site fácil de entender e bem apresentado, que dê ao usuário todas as informações necessárias para que ele consiga tirar todas as suas dúvidas…

Tudo isso faz diferença na cabeça do cliente. Provavelmente, você já se deparou com algum site que te fez perder a paciência. Seja por não encontrar o que procurava, ou pela lentidão e outros problemas…

Quando chega o dia do Rock in Rio, observamos o mesmo nível de qualidade: pouco tempo na fila, várias opções de comidas e bebidas por todo o evento, além, claro, da fantástica produção para os shows dos artistas que se apresentam.

No seu Ecommerce, para oferecer uma boa experiência para os seus clientes, você deve pensar em tudo que pode irritar o consumidor ao comprar alguma coisa da sua loja.

Ofereça às pessoas exatamente o que elas querem, caprichando nos designs da página e dos produtos, com descrições e imagens de encher os olhos.

Mas você não pode se limitar apenas ao site. Quando alguém realizar uma compra no seu Ecommerce, mande um email perguntando o nível de satisfação dela com o serviço oferecido.

Dessa forma, você mostra ao seu cliente que se importa com ele, o que aumenta as chances de fidelização e recompra.

Além disso, se ele não tiver ficado satisfeito com a sua experiência, vai te dizer exatamente o que o desagradou, te dando o direcionamento para melhorar em casos futuros.

Valorize sua marca como o Rock in Rio

Lembra quando o Rock in Rio foi para outros países? Mesmo quando isso aconteceu, o nome do festival foi mantido.

Quando foi realizado em Lisboa, por exemplo, teve o nome de Rock in Rio Lisboa. O motivo disso, segundo os executivos do evento, é o propósito de fortalecer a marca e o espírito que carrega desde a sua primeira edição, lá em 1985.

valorização da marca

Além disso, o Rock in Rio está presente em todos os lugares, tanto físicos quanto digitais. É possível encontrá-lo em perfis em todas as redes sociais, além do próprio canal no Youtube.

Além de postar conteúdos diariamente em todos esses canais, o Rock in Rio também interage com o público, o que é ótimo para gerar engajamento da marca e mantê-la na cabeça das pessoas.

No Ecommerce, a marca é um dos itens mais importantes de uma empresa no que diz respeito a conexão do cliente ao produto.

Certamente você não tem um orçamento capaz de sair colocando sua marca em todos os cantos da cidade, como faz o Rock in Rio. Contudo, atuar de forma intensa nas redes sociais é algo que qualquer negócio pode fazer.

É perfeitamente possível criar uma audiência pelas redes sociais sem gastar um único centavo. No entanto, para fazer isso, é necessário produzir conteúdos de altíssima qualidade, que se relacionem com o público e que gerem engajamento entre ele.

Veja aqui algumas postagens que bombam nas redes sociais.

Conheça o seu público

Outra questão muito importante para os idealizadores do Rock in Rio é escutar o que o público tem a dizer para ser capaz de oferecer o melhor serviço possível.

conheça seu público

Entender a persona foi essencial para que eles identificassem as pessoas que frequentam o evento, o que elas gostam, e quem eles querem atrair.

Dessa forma, conseguem compreender como podem personalizar o festival e escolher as atrações certas para agradar o público. É por isso que, das últimas edições para cá, foi possível perceber um grande aumento na variedade de estilos musicais.

Você, como empreendedor, precisa estar sempre atento ao seu público-alvo. Pode ser que você comece vendendo seus produtos ou serviços para um determinado público, e com o tempo, isso acabe mudando. 

E conhecer a sua persona é fundamental para que você consiga fortalecer sua marca. A produção de conteúdo que falei no item anterior precisa ter relação com os interesses de quem acompanha as suas postagens.

Não adianta encher as redes sociais de posts se eles em nada se conectam com o público que você se comunica. Se esse for o caso, ao invés de um fortalecimento da marca, o que vai acontecer é o enfraquecimento dela.

Agora, se você conhecer a fundo todas as características do seu público, como dores, desejos, sonhos… então consegue criar conteúdos incríveis, que vão fazer a sua marca permanecer na cabeça deles por muito tempo.

Portanto, pesquise sobre o seu público-alvo. Escute e entenda as suas necessidades e desejos para conseguir oferecer a eles exatamente o que querem, de um jeito inovador e marcante.

Conte com os melhores parceiros

É muito mais fácil ganhar com um time do que sozinho. Uma das maiores estratégias do Rock in Rio foi encontrar bons parceiros para o evento.

Desde o começo até hoje, Medina entendeu que necessitaria de uma série de patrocinadores e de um investimento de grande porte.

Por isso, o processo de seleção é criterioso: exclusividade no segmento, lealdade, potencial e resultado tangível. Esses são os principais tópicos na hora de escolher quais empresas serão parceiras, apoiadoras e patrocinadoras.

Contar com as pessoas certas, qualificadas e que compartilham dos mesmos princípios precisa ser um dos diferenciais do seu negócio. É fundamental escolher corretamente qualquer parceria, seja um sócio, um colaborador ou um fornecedor.

Por isso, na hora de escolher as pessoas que vão compor o seu time, você deve ser extremamente criterioso em todos os aspectos que podem impactar o seu negócio.

Não se contente com nada que esteja abaixo das suas expectativas. Contrate seus funcionários com a certeza de que cada um deles compartilha do mesmo sonho e ambição que você.

Seus parceiros precisam estar ali para te ajudar a alcançar seus objetivos, não atrapalhar.

Às vezes, um vendedor de cachorro quente pode estragar um investimento de milhões de dólares feito em um projeto como o Rock in Rio ou outro qualquer se a salsicha tiver fria ou a pessoa que servir o lanche não atender bem o visitante.

Muitos empresários têm medo de treinar o funcionário e ele sair da empresa, mas o pior é se ele não for treinado e acabar ficando.

Enfrente e supere as dificuldades como os idealizadore do Rock in Rio

Quando o Rock in Rio começou, em 1985, não tinha a mesma credibilidade e força de marca que tem hoje.

Naquela época, os artistas internacionais tinham uma visão do Brasil distorcida e negativa. O resultado disso era uma extrema dificuldade em conseguir atrações de outros países para o festival.

Porém, foi necessário enfrentar essa desconfiança para que o evento acontecesse, de forma muito profissional. Mesmo com todas as dificuldades, as primeiras edições se mostraram verdadeiros sucessos.

Isso mexeu com o mercado e fez com que os produtores se sentissem motivados a investir no público brasileiro, o que incentivou o surgimento de vários outros shows no país.

O resultado nós já sabemos. Todo o esforço dos idealizadores fizeram do Rock in Rio um dos maiores eventos musicais do planeta.

supere suas dificuldades como o rock in rio

O cenário econômico atual desmotivou muitos empreendedores, demitiu empregados, e abalou a vida de milhares de pessoas.

Porém, é necessário identificar quando e qual a melhor aposta de negócio, quando mais ninguém consegue enxergar. As oportunidades podem surgir, inclusive, em momentos improváveis.

Teria sido muito mais fácil simplesmente desistir do Rock in Rio, depois da recusa das maiores estrelas internacionais, em 1985. Contudo, sabemos que não foi o caso, e por isso, somos capazes de desfrutar desse festival de 2 em 2 anos.

Todos os negócios passam por dificuldades. O sucesso não vem por acaso. É a capacidade de enfrentar de cara os obstáculos e encontrar maneiras de superá-las que diferenciam grandes negócios de outros comuns.

Aplique os ensinamentos do Rock in Rio no seu Ecommerce

Como você viu, o Rock in Rio chegou até o seu patamar depois de um grande esforço por parte dos seus idealizadores e organizadores.

Com ele, podemos entender a importância de.

Experiência do cliente, divulgação e fortalecimento da marca, conhecimento do público-alvo, escolha dos melhores parceiros e, acima de tudo, força de vontade para superar as adversidades.

Aplicando esses ensinamentos, as chances do seu negócio crescer e se tornar uma referência no mercado aumentam significativamente.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!