Todo empreendedor precisa saber como editar fotos para Ecommerce. E você sabe por quê? Porque as imagens são indispensáveis para aumentar o volume de vendas de um negócio! Não sabe como fazer isso? Acompanhe este artigo, pois nós vamos te ensinar tudo sobre o tema!

De acordo com pesquisa feita pela NZN Intelligence sobre a jornada de compra online no Brasil, 88% dos consumidores buscam informações dos produtos antes de decidir a compra. E as imagens nada mais são do que parte importante disso, não é mesmo?

Ao longo deste artigo, nós vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre como editar fotos para Ecommerce. E mais: ainda daremos dicas de fotos e de aplicativos de edição. Vamos lá?

Por que saber como editar fotos para Ecommerce é importante?

Saber como editar fotos para Ecommerce é importante para que os seus produtos fiquem ainda mais atraentes para os consumidores. Na prática, isso não significa que você precisa mudar as imagens a ponto de elas não representarem a realidade dos produtos. 

Acredite, o caminho não é bem por aí… 

Na verdade, o que você precisa ter em mente é que, no ambiente digital, aquele ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” tem um peso considerável na hora da venda. Vamos explicar:

Os consumidores  não têm o produto em mãos na hora de comprar pela internet. Por isso, não há muito como fugir: elas precisam obter o máximo possível de informações para que não haja abandono de carrinho na página de checkout.  

Hoje, é possível até mesmo que as pessoas visitem uma loja física para analisar as mercadorias em mãos, deixando para comprar o produto lá mesmo ou pela internet em um outro momento. Contudo, cabe a você fazer com que elas não sintam a necessidade de “tocar” os produtos…

Lembre-se: a ideia é que os consumidores tenham todas as informações necessárias e se sintam seguros para comprar na loja virtual. E o que você pode e deve fazer para isso acontecer, então?

Disponibilizar fotos de qualidade para os clientes, não desperdiçando nenhuma oportunidade de venda por ausência de boas imagens. E, claro, nós vamos te ajudar nisso!

3 dicas de como tirar fotos de produtos

Antes de aprender a como editar fotos para Ecommerce, você precisa entender como fazer essas imagens. Isso quer dizer que vai ser preciso comprar uma câmera profissional? Claro que não…

Vamos falar sobre isso e outros pontos importantes nas dicas a seguir. Veja:

1. Aproveite a câmera do seu smartphone

Sim, os smartphones de hoje em dia podem fazer fotos incríveis de produtos. Reforçamos isso, pois muitos empreendedores pensam que só é possível ter fotos de qualidade usando câmeras profissionais, o que não é o caso.

A tecnologia dos smartphones está tão evoluída que as câmeras desses aparelhos são capazes de fazer imagens que ressaltam as características dos seus produtos. Ou seja, eles não deixam nada a desejar em relação aos equipamentos profissionais. 

É claro que não são todos os aparelhos que permitem isso. Se você sente que dá para tirar fotos de qualidade com o seu smartphone, ótimo! Caso contrário, organize-se para comprar um novo futuramente, com certeza ele será mais em conta que uma câmera profissional. 

E para saber mais sobre o assunto, vale a pena ler o artigo “Como tirar fotos de produtos profissionais pelo celular: 9 dicas práticas”. Esse conteúdo tem tudo o que você precisa para fazer fotos incríveis!

2. Priorize a iluminação natural

A luz natural é a melhor pedida na hora de tirar fotos de produtos. E você sabe por quê? Porque esse tipo de iluminação é perfeito para mostrar o seu produto como ele realmente é. 

Por exemplo, se você utilizar o flash do dispositivo, há grandes chances de a imagem “estourar”, comprometendo a sua visualização por parte do cliente. Algo parecido também pode acontecer se você fizer fotos em horários com luz excessiva, como por volta de 12h. O ideal é aproveitar a luz da manhã ou do final da tarde. 

Contudo, caso não seja possível aproveitar a luz natural, você pode utilizar uma iluminação alternativa, como a ring light, por exemplo. Elas estão disponíveis hoje no mercado com os mais variados tamanhos e preços. Vale a pena fazer uma pesquisa para ver qual opção pode solucionar as suas necessidades e, claro, também caber no seu orçamento. 

3. Explore vários ângulos

Por que fazer apenas uma foto ou duas dos seus produtos? Faça várias, aproveitando da melhor forma possível os ângulos!

Como dito anteriormente, o consumidor que compra online não tem o item em mãos para analisar as cores, o acabamento, etc. Uma forma de minimizar essa questão é tirando fotos de diversos ângulos dos produtos… 

Assim, se o seu cliente tiver uma dúvida sobre a parte de trás de um produto, por exemplo, basta ele passar as imagens para o lado até chegar a foto que mostra essa área do item. Prático, não é verdade? E o melhor de tudo: você não perde a venda!

Se você quiser conferir mais dicas e outros pontos importantes sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição

Como editar fotos para Ecommerce?

Agora que você já conhece a importância da edição de fotos para as vendas online e os principais aplicativos para fazer isso, chegou o momento de aprofundarmos mais o assunto… 

Vamos te mostrar como editar fotos para Ecommerce. Preparado? 

1. Escolha um programa ou aplicativo de edição

O primeiro passo para começar a edição das fotos dos seus produtos é escolher qual ferramenta utilizar. Você pode utilizar um programa de computador, como Photoshop, por exemplo, ou aplicativos para smartphone

As opções de app de edição de fotos são variadas e, inclusive, nós vamos falar mais sobre isso adiante neste artigo…

Assim, o que você precisa ter em mente na hora de escolher qual ferramenta usar é quais são as suas necessidades. Uma boa opção é levar em conta os canais de venda em que o seu negócio está presente. Alguns exemplos são: Marketplace, loja virtual e redes sociais.

No vídeo abaixo, inclusive, Thales Editions, especialista em edição audiovisual do Ecommerce na Prática, ensina a editar fotos de produtos para marketplaces, por exemplo. Confira:

2. Deixe o fundo branco nas imagens

O que você acha que facilita a visualização dos produtos nas imagens da sua loja virtual: um fundo branco, que dá mais destaque para o produto, ou um fundo cheio de estampas e outras informações?

Pois é, certamente você concorda que o fundo branco é a melhor opção!

Até mesmo na hora de tirar a foto é aconselhado utilizar um fundo branco - também conhecido como fundo infinito. Então, na etapa de edição, continue seguindo a mesma linha de raciocínio e não altere o fundo da imagem, combinado?

Isso significa que você não pode criar imagens com outro tipo de fundo para que o consumidor visualize como o seu produto ficaria em um determinado ambiente, por exemplo? Não! Mas a ideia é você sempre ter opções com o fundo infinito. 

3. Ajuste as cores

Veja bem, neste tópico, “ajustar” não significa “modificar”. Falamos isso, pois é muito importante que o consumidor veja, por meio da foto, como o seu produto é na realidade

Por exemplo, se você está vendendo um vestido amarelo, a imagem dele precisa mostrar o tom exato da cor ou o mais próximo possível dela. Isso porque o foco é que o seu cliente não se sinta enganado, entende?

Fazendo isso, você evita reclamações, possíveis trocas e devoluções e clientes insatisfeitos. Ou seja, tudo que poderia atrapalhar a taxa de conversão em vendas do seu negócio. 

Sobre este tema, você também pode gostar de ler: Lei do arrependimento no Ecommerce: o que diz o código do consumidor?    

4. Tenha atenção ao brilho, contraste e saturação

Quando o assunto é como editar fotos para Ecommerce - e, principalmente, depois de tudo o que falamos até aqui -, é comum que surja a seguinte dúvida: mas se é para mostrar a realidade, por que editar pontos como brilho, contraste e saturação?

Bem, a ideia da edição é melhorar a imagem, isto é, não a modificando ao ponto de estragá-la. Então, caso a sua foto tenha ficado mais escura do que o esperado, ajuste o brilho e o contraste dela. Não há problema nisso. 

O que não pode acontecer você já sabe: mudar a imagem ao ponto de ela não representar a realidade do produto. 

5. Defina o formato do arquivo

Por fim, depois de toda edição ter sido feita, chegou o momento de definir o formato em que você vai salvar o arquivo. Os formatos PNG e JPEG são alguns dos mais utilizados para fotos de produtos.

Diante disso, saiba que as imagens em PNG costumam ter mais qualidade. Contudo, elas tendem a gerar arquivos mais pesados, o que pode deixar o carregamento das páginas do seu site um pouco mais lento. 

As fotos em JPEG, por sua vez, normalmente possuem uma qualidade mais baixa, mas isso não costuma comprometer a boa visualização dos produtos. Na verdade, tudo vai depender do quanto você vai editar as fotos… Isto é, quanto mais você mexer nas imagens, mais chances têm de elas ficarem pixeladas ou borradas.

Uma boa dica também é utilizar sites para compactar as fotos, como TinyPNG e iLoveIMG

8 opções de app para editar fotos de produtos

Não basta só saber como fazer e editar imagens, também é preciso conhecer boas opções de app para editar fotos de produtos. E, como prometido anteriormente, aí vai uma lista com as principais opções existentes hoje no mercado:

1. Canva

O Canva é uma das ferramentas mais conhecidas entre os lojistas na hora de produzir conteúdo relevante, seja para redes sociais, blogs ou outros canais. 

Contudo, ele também é uma excelente opção de app para editar fotos de produtos. Assim como na versão para web, o aplicativo do Canva te permite ajustar o tamanho das imagens, remover o fundo,  ajustar contraste, brilho e por aí vai

Se quiser saber como aproveitar ao máximo a ferramenta, leia o artigo: Como usar o Canva [TUTORIAL]

Outra dica: que tal  conferir o vídeo da Ana Clara Magalhães, Especialista em Marketing e Redes Sociais do EnP, sobre como criar e editar post no Instagram? Assista quando puder!

2. Adobe Photoshop Express

O Adobe Photoshop Express é como se fosse um “irmão” do já conhecido editor de imagens Photoshop. E, claro, não poderia ficar de fora da nossa lista sobre como editar fotos para Ecommerce. 

Essa ferramenta é gratuita e possui todos os recursos necessários para você editar as imagens dos seus produtos, como o tamanho, a qualidade, a saturação, etc.  

3. Lightroom  

O Lightroom é outra excelente opção de app para editar fotos de produtos. Com ele, você consegue deixar as suas fotos de produto com um aspecto bem profissional, ressaltando os pontos fortes das suas mercadorias. 

O aplicativo conta com um layout bastante intuitivo, em que você pode fazer as edições aos poucos e retornar a versão anterior sempre que necessário. Vale a pena experimentar!

4. Pixlr 

O Pixlr é um aplicativo que permite uma edição por camadas. Na prática, isso significa que você pode editar apenas a imagem em primeiro plano, deixando o fundo com um aspecto diferente. 

É mais indicado para pessoas que necessitam de recursos mais avançados, já que se assemelha bastante ao Photoshop.

5. Fotor

A ferramenta conta com recursos básicos, que vão te ajudar a editar as suas imagens de maneira simples e, ao mesmo tempo, eficiente. Costuma ser mais indicada para quem está começando a se aventurar nas edições de imagens. 

Além de ser gratuito, o Fotor está disponível para iOS e Android. E caso você queira acessar pelo desktop, por meio do navegador, também é possível. 

6. Polarr

O Polarr é outra boa opção de app para editar fotos de produtos. A ferramenta dispõe de recursos básicos para correção de cores e iluminação das imagens

Ou seja, tudo que você precisa na hora de saber como editar fotos para Ecommerce…

Além disso, também é possível fazer a edição de fotos por camadas, o que te permite dar destaque ao produto que está em primeiro plano e tirar o foco do fundo, se assim julgar necessário.

7. Sumo Paint 

O Sumo Paint é outra opção entre os aplicativos para editar fotos online. Além de ter os recursos básicos como recorte, adição de efeitos, ajuste no contraste e outros, ele também permite a criação de imagens do zero. 

A ferramenta também é indicada para quem precisa editar imagens em PNG, ou seja, em alta resolução. Se este é o seu caso, vale a pena testar o aplicativo!

8. PhotoScape 

O Photoscape acaba ganhando um pouco mais de destaque nesta lista, pois permite a edição de imagens em lote. Isto é, você consegue fazer a edição de mais de uma foto de uma vez. 

O programa também possibilita o desenvolvimento e edição de GIFs. Entretanto, vale ressaltar que o PhotoScape só está disponível na versão desktop.

Saiba tudo sobre empreendedorismo assinando o Ecommerce na Prática!

Neste artigo nós te ensinamos a como tirar e editar fotos incríveis para o seu negócio e até mostramos 8 opções de app para editar fotos de produtos. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você!

Contudo, não se engane, há muito mais sobre o mundo dos negócios que você precisa saber para ter sucesso vendendo online…

A boa notícia é que nós podemos te ajudar a estudar sobre esses tópicos e tornar o seu Ecommerce cada vez mais lucrativo… Quer saber como?

Com a assinatura do Ecommerce na Prática!

Na nossa plataforma de educação por assinatura, você poderá ter acesso a cursos completos e conteúdos exclusivos que vão te ensinar tudo sobre Ecommerce. 

Se você quer vender mais e levar a sua loja virtual para o próximo nível, assine o Ecommerce na Prática agora! Para conferir planos e preços, clique aqui

Perguntas Frequentes

Como editar fotos para Ecommerce?

Escolha um programa ou aplicativo para edição; deixe o fundo branco nas imagens; ajuste as cores; tenha atenção ao brilho, contraste e saturação; defina o formato do arquivo.

Como tirar fotos de produtos?

Aproveite a câmera do seu smartphone ou outro dispositivo; priorize a iluminação natural; explore vários ângulos.

Quais aplicativos existem para editar fotos para Ecommerce?

Canva; Adobe Photoshop Express; Lightroom; Pixlr; Fotor; Polarr; Sumo Paint; PhotoScape.