Qual empreendedor não quer saber sobre fotografia para Ecommerce, não é verdade? E isso não é à toa… As imagens são cruciais para que um cliente decida comprar no ambiente online. Quer entender tudo sobre como fazer fotos de produtos para Ecommerce? Este artigo vai te ajudar!

De acordo com pesquisa da Neotrust/Compre & Confie, as empresas que disponibilizam mais fotos de produtos lideram em termos de faturamento. As marcas top 20 possuem cerca de 2,57 imagens por página de produto, uma média 32% maior do que a média do segmento.

Por isso, se você vende online – ou pretende fazer isso em breve –, saiba que é preciso ter as melhores fotos de produtos possíveis. Os consumidores online estão cada vez mais exigentes e, certamente, vão observar isso no seu site de vendas!

Para te ajudar, ao longo deste artigo nós vamos explicar a importância da fotografia para Ecommerce, como fazer isso na prática e mais outros pontos importantes. Vamos lá?

Qual a importância da fotografia para Ecommerce?

A fotografia para Ecommerce é indispensável para que o consumidor consiga visualizar o produto. Diferentemente das transações feitas no varejo físico, em uma venda online o cliente não tem o item desejado em mãos. 

Assim, o comprador só consegue ver os detalhes dos produtos por meio de fotos. Acabamento, cor, tamanho… Tudo isso é mostrado nas imagens dos produtos e, acredite, faz a diferença para a tomada de decisão de um cliente pela compra. 

Prova disso é que, segundo relatório realizado pela Lett, startup de tecnologia especialista em Trade Marketing Digital, produtos com 3 ou mais imagens possuem uma taxa de conversão 19,5% maior do que os itens que têm apenas uma foto

Entende, então, a importância da fotografia para Ecommerce? Você precisa disponibilizar não só uma imagem, mas duas, três ou mais, explorando diferentes ângulos e posições. E elas não podem ser tiradas de qualquer jeito – precisam ter qualidade.

Caso você esteja se perguntando como fazer excelentes fotografias para Ecommerce, fique tranquilo. Nós vamos te ensinar tudo sobre o assunto no tópico a seguir. 

Como tirar fotografia para Ecommerce [passo a passo]

Como vimos, não basta só disponibilizar os produtos em sua loja virtual e pronto, as vendas acontecerão aos montes… Não é bem por aí. 

É claro que existem diversos fatores que contribuem para as vendas fluírem bem. E um dos principais são as imagens dos produtos. Na prática, você precisa fazer excelentes fotos para as suas mercadorias. 

E o melhor de tudo é que você não precisa contar com equipamentos caros ou contratar um profissional. Seguindo alguns passos, é possível fazer isso usando um smartphone que tenha uma boa câmera. 

Vamos descobrir como tirar fotografia para Ecommerce, então? Veja:

1. Verique o foco 

Um dos elementos essenciais para fazer boas fotografias para Ecommerce é o foco. Você não quer disponibilizar em sua vitrine virtual imagens desfocadas ou borradas, certo?

Lembre-se: os clientes precisam visualizar todos os detalhes de um produto!

Para isso acontecer, certifique-se de estar utilizando adequadamente o recurso de foco da sua câmera fotográfica ou do seu smartphone. Esses aparelhos costumam ter marcadores que auxiliam a pessoa na hora de fazer as imagens, algo que já ajuda bastante.  

2. Atente-se ao enquadramento

Quando o assunto é fotografia para Ecommerce, o enquadramento é a chave para que o seu produto ganhe destaque na medida certa.

Vamos te explicar isso dando um exemplo simples: suponha que você revenda perfumes importados. Na hora de fazer a fotografia, você posiciona o frasco de maneira totalmente desalinhada da imagem como um todo…

Isso não só vai deixar o cliente confuso, como também não vai contribuir em nada para que ele insira o item no carrinho e efetue a compra de fato, concorda?

Sendo assim, ajuste o enquadramento da maneira correta, isto é, mantenha o objeto centralizado e bem posicionado para a fotografia

3. Explore diferentes ângulos 

Os consumidores online adoram acessar um site de vendas e encontrar várias fotos para o mesmo produto. E qual a melhor maneira de fazer isso? Explorando os mais diversos ângulos na hora de fazer fotografia para Ecommerce, claro. 

Em vez de tirar uma foto só da parte da frente do item, por que não fazer o mesmo com as laterais ou a parte de trás?

E mais do que isso: você pode deixar os objetos levemente de lado, o que ajuda o cliente a ter uma noção do acabamento e outros detalhes importantes. 

Bem legal, não é verdade? Pense nisso ao fazer as suas fotografias para Ecommerce!

4. Utilize um fundo branco

Já que estamos falando de enquadramento e ângulos, não podemos deixar de fora a importância do fundo das imagens. E o mais indicado é que você utilize um fundo branco, também chamado de fundo infinito. 

Esse recurso é importante para dar o destaque maior ao produto, que é realmente a estrela da imagem. Na verdade, esse recurso ajuda a ressaltar as características do item, eliminando sombras e contrastes que possam gerar danos à qualidade da imagem

Se quiser saber mais, nós temos um artigo todo dedicado ao assunto: Fundo branco para fotos: onde e como fazer para seu Ecommerce. Vale a leitura!

5. Evite usar o flash 

O flash pode ser ótimo em várias ocasiões, mas quando falamos em fotografia para Ecommerce, esse recurso não é muito bem-vindo. E você sabe por quê?

O propósito das fotos é mostrar aos clientes as características dos produtos de maneira clara, isto é, sem nenhum fator que possa alterar a imagem do item…

A partir do momento que você usa o flash, algumas mudanças podem ocorrer. As cores podem ser alteradas, por exemplo. E se você vende uma camiseta verde escuro, as chances de ela aparecer com o tom estourado, claro demais, são bem grandes.

O principal reflexo disso vai ser consumidor ficar insatisfeito por ter recebido um produto que não tem a mesma cor daquele que ele viu no site. Um grande problema, não é verdade? 

Então, deixe essa dica bem anotada: não use o flash na hora de fazer fotografia para Ecommerce. A melhor opção para isso é a luz natural!

6. Preserve as cores como elas são

Falando em cores… Já dissemos, no tópico anterior, o quanto o flash pode atrapalhar a visualização exata das cores dos produtos, não é mesmo? Mas ele não é o único fator que pode atrapalhar nesse sentido. 

Se você estiver em um estúdio fotográfico ou caso tenha improvisando um pequeno espaço deste tipo na sua casa (inclusive, vamos falar mais sobre isso adiante), opte pela iluminação natural ou a luz branca. 

Ou seja, jamais utilize lâmpadas coloridas, como verde, azul, amarelo ou qualquer outra cor! Isso só vai alterar a cor e o tom natural das mercadorias, gerando frustração nos consumidores e aumentando significativamente a taxa de trocas e devoluções do seu negócio. 

7. Use um tripé ou outros acessórios para ter estabilidade

Você compraria um produto que a imagem esteja tremida ou borrada, de forma que não seja possível visualizar bem o item? Certamente não… E, acredite, esse é o mesmo pensamento do seu cliente.  

Para evitar isso, o que você precisa fazer é contar com um tripé ou outros acessórios que garantam a estabilidade da câmera ou smartphone que esteja usando. Existem vários disponíveis no mercado, variando os modelos e também os preços…

Analise, então, as suas necessidades para fazer fotografias para Ecommerce e inicie uma boa pesquisa por esses acessórios. Temos certeza que você encontrará algo que te auxilie no que você precisa!

8. Não aplique filtros

Se você passar alguns minutos navegando nas redes sociais, certamente vai notar o quanto os filtros são populares entre as pessoas. Instagram e Tik Tok são bons exemplos disso. 

Contudo, quando falamos em fotografia para Ecommerce, esses recursos não são a melhor pedida. Vamos te explicar o porquê disso…

Neste ponto do artigo você já entendeu a importância do cliente conhecer todos os detalhes dos produtos nas imagens, não é verdade? Então, fique sabendo que os filtros podem atrapalhar consideravelmente a visualização das mercadorias como elas realmente são

Além disso, eles também podem prejudicar a qualidade das fotografias dos produtos, atrapalhando uma boa nitidez da imagem. Isso não seria nada bom…

Então, fique atento para não utilizar filtros nas fotos dos produtos para Ecommerce, combinado?

Você também pode gostar de ler: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição

9. Evite o zoom

Sim, é verdade que o zoom ajuda em diversos momentos, mas não na hora de fazer fotografias para Ecommerce. Esse tipo de recurso para a aproximação tende a diminuir a qualidade das imagens

Uma alternativa ao zoom é utilizar outras lentes. Existem várias opções no mercado, mas já adiantamos que elas costumam ter um preço bem elevado – principalmente as feitas para câmeras profissionais. 

Outra opção mais simples – e em conta, diga-se de passagem – é você se aproximar do produto. Prático, não é verdade? Só tenha atenção para não chegar tão perto do objeto a ponto de causar sombras na imagem fotografada. 

10. Edite as suas fotografias para Ecommerce

Pensa que só basta fazer fotografias para Ecommerce e adicioná-las ao site? Não… Também é preciso fazer a edição dessas imagens! Mas fique tranquilo, pois isso não significa que você vai passar horas editando uma imagem. Nesse ponto, menos é mais.

O foco da edição das fotografias de produtos é deixá-las ainda mais atraentes para os clientes. Na prática, isso significa o ajuste de pontos que precisam de melhoria, sem mudar nenhuma característica da mercadoria. 

Você pode remover o fundo das imagens, além de ajustar fatores como o brilho, o contraste e a saturação, por exemplo. Para saber tudo sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo: Saiba como editar fotos para Ecommerce [+ 8 aplicativos de edição]

Como usar um mini estúdio fotográfico para fazer fotografias para Ecommerce?

O mini estúdio fotográfico é uma excelente opção para fazer fotografias de produtos para Ecommerce. Ele vai te ajudar a conseguir imagens que realmente destaquem as principais características dos produtos.

Além disso, o mini estúdio fotográfico faz com que as fotos tenham um aspecto profissional, algo que faz a diferença na hora de o cliente se convencer de que é o seu produto que ele quer comprar. 

E o melhor de tudo: você pode criar um mini estúdio fotográfico na sua própria casa! Para começar, você precisa ter os seguintes materiais:

  • 1 caixa de papelão (o tamanho você vai decidir de acordo com as dimensões dos seus produtos);
  • Fita crepe;
  • 1 tesoura ou estilete;
  • 1 lápis ou caneta;
  • 1 régua;
  • Papel manteiga ou papel de seda;
  • 1 folha de cartolina branca;
  • 2 Lâmpadas fluorescentes.

Dito isto, existem alguns passos que você deve seguir na hora de criar o seu mini estúdio fotográfico. São eles:

  1. Remova as abas da caixa;
  2. Faça marcações de 2 cm com o lápis nas laterais e no topo da caixa a partir da borda. Depois, una esses pontos desenhando linhas retas com a régua;
  3. Corte a caixa de acordo com as marcações, deixando a caixa com três aberturas como se fossem janelas;
  4. Meça o tamanho necessário de papel manteiga para cobrir cada abertura que você fez e faça os cortes. Em seguida, passe a fita crepe nas bordas da caixa, prendendo assim o papel manteiga na caixa;
  5. Para o fundo branco, tire as medidas das extremidades da parte de dentro da caixa e corte a cartolina a partir deste tamanho. Depois, cole a cartolina na parte de dentro da caixa, no fundo superior, deixando uma pequena margem da cartolina para fora. 

Pronto, o seu mini estúdio fotográfico está pronto para você fazer as suas fotografias para Ecommerce! Mas ATENÇÃO, ficou na dúvida sobre alguma etapa ou quer entender o processo em mais detalhes? 

Nós temos um artigo que aborda cada passo de maneira bem detalhada: Saiba como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos]. Não deixe de consultar em caso de dúvida!

Faça o curso ‘Fotografia para Ecommerce’ do Ecommerce na Prática!

Ao longo deste artigo nós explicamos não só a importância de você disponibilizar excelentes imagens dos seus produtos, mas também como fazê-las da melhor maneira possível. 

Contudo, conhecimento nunca é demais, concorda? 

Quando o assunto é aumentar a taxa de conversão da sua empresa, as fotografias dos produtos são cruciais e, por isso, você deve ter o máximo de conhecimento possível sobre o assunto

Para te ajudar nisso, nós criamos o curso Fotografia para Ecommerce!

As aulas serão ministradas por Amanda Garcia, especialista em fotografia da Escola de Lojista. Nelas, você aprenderá a como fazer fotos profissionais dos seus produtos com pouco investimento, usando apenas o seu celular, e estudará assuntos como:

  • Enquadramento;
  • Iluminação;
  • Ângulos;
  • Criação de cenários;
  • Erros que não devem ser cometidos.

Incrível, não é verdade? Para acessar as aulas, basta fazer a assinatura do Ecommerce na Prática clicando nesse link ou no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

Qual a importância da fotografia para Ecommerce?

A fotografia para Ecommerce é crucial para o cliente visualizar o produto no site. Ao contrário das transações feitas no varejo físico, em uma venda online o cliente não tem o item desejado em mãos. E, por isso, ele precisa contar com boas imagens para comprar online.

Como tirar fotos para Ecommerce?

Fique atento ao foco, ao enquadramento e utilize diferentes ângulos e um fundo branco. Além disso, evite o uso do flash e preserve as cores dos itens como elas são. Também use um tripé, não aplique filtros ou zoom. E, por fim, edite as imagens.

Como tirar fotos para Ecommerce de roupas?

Utilize um modelo, fique atento à iluminação e a possíveis dobras nas peças. O foco é mostrar os produtos nas imagens como eles são.