Existem diversas opções de lojas virtuais no mercado hoje em dia. Porém, criar um site de vendas que realmente converta exige uma série de estratégias que não podem ser deixadas de lado e é sobre elas que vamos falar neste artigo. 

Criar um site de vendas é um grande passo para o crescimento da sua empresa no Ecommerce. Mas para que as vendas aconteçam da forma como você espera, é fundamental otimizar a sua loja para que ela realmente converta.

Afinal de contas, toda empresa de Ecommerce tem um objetivo comum: vender! E para que esse objetivo seja alcançado, é fundamental que o seu site esteja preparado para isso.

Por isso, hoje vamos te mostrar os pontos fundamentais para fazer o seu site de vendas converter MUITO!

Tire o seu Ecommerce do papel em 6 passos. Baixe o checklist Ecommerce do Zero!

Como criar um site de vendas (Passo a passo)

Agora que você já sabe a importância de ter o próprio site, chegou o momento de saber como criá-lo! Vamos lá?

1- Escolha o tipo de produto que vai vender

Esse primeiro passo é o mais básico, mas isso não significa que seja algo fácil. É verdade que muitos empreendedores pensam em abrir um negócio a partir do encontro com um determinado produto… Contudo, a escolha do ideal nem sempre é simples para um empreendedor.

Se você está com dificuldades nesse sentido, fique tranquilo pois não há problema algum nisso. Existem algumas dicas para descobrir qual produto começar a vender no Ecommerce. 

No artigo “Como escolher o Melhor Produto para Vender Online” nós falamos sobre isso. Vale a pena a leitura!

2- Conheça a sua persona

Se você já vende online, talvez já tenha uma ideia sobre o que é persona.  Ela nada mais é do que a representação fictícia de seus clientes, podendo ser definida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores e outros fatores. 

Então, a partir do momento que você define quem a sua persona, fica mais fácil estruturar ações pontuais para os seus clientes. Estratégias de vendas, produção de conteúdo para as redes sociais… Tudo isso vai ser produzido conforme a persona da empresa. 

Dessa forma, você não perde tempo falando com os clientes de um jeito que eles não entendem ou não se identificam. 

3- Escolha sua plataforma de Ecommerce

Na hora de saber como criar um site de vendas, é preciso contar com uma boa plataforma de Ecommerce. 

São elas que disponibilizam os mais variados recursos e serviços para o seu negócio funcionar com um bom desempenho. Gerenciamento dos meios de pagamento, produtos, pedidos, logística… Tudo isso é feito por meio de uma plataforma de Ecommerce.    

Existem diversas opções no mercado. Aqui no EnP, como estamos sempre em busca das melhores soluções para nossos alunos, nós indicamos a Nuvemshop

A plataforma é líder na América Latina e permite um teste gratuito por 30 dias. Além disso, temos um cupom de desconto de 25% no primeiro pagamento (seja mensal, semestral ou anual). Para ter acesso ao benefício, clique aqui. 

4- Dê atenção à velocidade do seu site

Dois segundos. Esse é o tempo que o seu site pode demorar para abrir. Se ele levar mais do que dois segundos para carregar, a chance dos consumidores perderem o interesse é bem grande.

Isso porque hoje em dia poucas coisas são mais frustrantes para um consumidor do que esperar um site carregar. Por isso, é importante estar sempre acompanhando a velocidade do seu site para saber se está de acordo com o esperado.

Para saber como anda a velocidade do seu site de vendas, use o Google PageSpeed. Essa ferramenta, além de medir a velocidade do seu site, ainda mostra possíveis problemas a resolver.

5- Tenha um site de vendas responsivo

Um design responsivo significa que seu site vai “responder” automaticamente para se adaptar ao tipo de dispositivo que o visitante estiver utilizando. Desktop, smartphone, tablet ou outros.

Isso é importante para melhorar a experiência do usuário, minimizando a necessidade de alterar o tamanho, rolar ou deslocar a página.

Para que o seu site de vendas seja considerado responsivo, as páginas precisam carregar rapidamente, e os visitantes precisam ser capazes de navegar da forma que precisarem independente do tipo de dispositivo que estiverem usando.

6-Defina as formas de envio

Os Correios são grandes aliados de quem vende online, auxiliando nas entregas de pedidos de negócios de diversos portes. 

Eles são muito utilizados por causa da possibilidade de negociar os valores diretamente nas agências ou por meio de um contrato como pessoa jurídica. Mas não são a única opção…  

As transportadoras também são boas pedidas para a realização de entregas e podem estar configuradas no seu site de vendas. Com elas, você também consegue negociar os valores para os envios. 

Leia também: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

7- Faça uma boa copy de vendas

Por mais que a internet seja um ambiente visual, ainda assim, você precisa criar uma copy incrível para o seu site de vendas.

Isso porque quando se trata de Ecommerce, a copy tem três funções importantes para um site: informar os visitantes, direcionar a ação e cultivar o relacionamento entre a marca e o cliente.

Ou seja, a copy do seu site deve ser envolvente e formatada de uma forma que atraia os leitores que chegam até ele.

Para criar uma copy de sucesso, coloque as informações mais importantes no início do seu texto e escreva seus anúncios sempre tendo em mente a persona do seu negócio.

8- Capriche nas imagens e vídeos 

Uma das melhores técnicas para fazer o seu site de vendas converter muito  é usar sempre imagens de ótima qualidade para mostrar os seus produtos. Isso porque as pessoas não podem tocar os produtos e são as imagens que vão dar essa noção a elas. 

Ou seja, você precisa escolher fotos de vários ângulos diferentes do seu produto, além de mostrá-lo em uso.

Outra dica incrível para causar impacto sobre seus visitantes é colocar pequenos vídeos do produto. Um vídeo de produto, por menor que seja, dá aos consumidores a oportunidade de vê-lo em movimento, o que ajuda a construir a percepção sobre aquele produto.

Leia também: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição

9- Estabeleça uma navegação simples e fácil 

Se você espera ter um site de vendas que converte, faça com que os seus visitantes tenham uma experiência leve e fácil ao navegar por ele, para que consigam encontrar o que estão procurando.

Para que isso dê certo, a caixa de pesquisa do seu site deve aparecer em destaque. Já em relação às categorias, os produtos não devem ficar listados num único lugar, pelo contrário, a ideia é que eles possam ser classificados em várias subcategorias.

Algumas boas ideias para melhorar a navegação no seu site de vendas são:

  • Use uma caixa de pesquisa que se move quando o visitante rola a página;
  • Use texto de call-to-action: “pesquise” ou “encontre” ao invés de um ícone qualquer;
  • Aplique a função autocompletar para oferecer sugestões.

Leia também: 11 Estratégias de Marketing Digital que vão ALÉM dos Anúncios

10- Forneça segurança no seu site de vendas

A segurança online tem sido um tema muito relevante ultimamente. Por isso, contrate um provedor de segurança para que o seu site de vendas tenha uma boa reputação e exiba a logo deles em destaque.

Para isso, use os certificados SSL, que oferecem segurança imediata e tranquilizam os visitantes. Isso porque os dados de criptografia garantem que as informações dos compradores vão ficar seguras o tempo todo.

Falamos mais sobre o assunto no artigo “Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância”. Leia quando puder!

11- Configure opções de pagamento

Por mais que seja impossível satisfazer todo mundo, é importante que o seu site de vendas ofereça mais do que a opção de pagamento com cartão de crédito.

Atualmente, existem muitas formas de pagamento no mercado, como o PIX, a transferência, o boleto bancário, a cobrança recorrente, o PayPal e muitos outros.

Para que o seu site de vendas converta muito e não perca vendas na fase de checkout, você precisa oferecer a maior gama possível de possibilidades de pagamento. Afinal, você não quer que o seu cliente abandone o carrinho na hora de pagar.

12- Divulgue seu site de vendas

O seu site de vendas está pronto e agora você precisa fazer a divulgação dele! Isso porque as pessoas precisam saber que os seus produtos existem…

Para isso, utilize fortemente as estratégias de marketing digital, pensando em um bom plano de marketing. Aposte em ações orgânicas e também em anúncios pagos. Tudo para gerar o tráfego necessário para a sua loja virtual.

Outro ponto importante é criar um planejamento de conteúdo para as redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube, dentre outras. 

Aula Gratuita: Como Criar seu Ecommerce e faturar até 30 mil reais em 90 Dias

Nesta aula 100% Online e Gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira.

Nela, você vai aprender como criar uma loja virtual (ou seja, o seu site de vendas) DO ZERO e faturar seus primeiros 30 mil reais em até 90 dias.

Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa…

Assista à aula gratuitamente clicando no banner abaixo: