O TikTok é o queridinho da internet no momento e vem atraindo os olhares dos empresários como mais uma oportunidade de ganhar dinheiro. Quer saber como funciona o TikTok para empresas? Este artigo vai te ajudar!

Sejam elas pequenas ou grandes players do mercado, não importa… o TikTok tem sido cada vez mais utilizado pelas empresas. 

Com muita criatividade e diversão, as companhias se renderam ao formato de vídeos curtos que são compartilhados para milhares de pessoas em tempo real. Isso porque quando o assunto é entregar conteúdo para o público certo, o algoritmo do TikTok entende muito bem. 

Mas como você pode usar o TikTok para a sua empresa? 

Para te inspirar a criar os primeiros conteúdos na rede social vizinha (apelido do TikTok), vamos te mostrar tudo sobre como usar o TikTok para empresas.

Antes, aproveite para assistir ao vídeo em que Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais do Ecommerce na Prática, mostra como ganhar dinheiro no TikTok. Assista: 

Por que é importante usar o TikTok para empresas?

É importante usar o TikTok para empresas porque você precisa estar onde as pessoas estão. E a maioria delas estão no Tik Tok. 

É claro que você precisa conhecer bem a sua persona e entender se, de fato, faz sentido explorar o TikTok nas suas ações. Mas o que queremos dizer é que a rede social tem ganhado cada vez mais popularidade entre diversos públicos… E quem trabalha com venda precisa aproveitar isso. 

Além disso, vale a pena ter em mente que um dos fatores que faz o TikTok se destacar é o público bem segmentado por conta dos vídeos divertidos. Muitas pessoas ficam horas assistindo aos vídeos dentro da plataforma, o que é ótimo para aumentar o alcance das marcas por lá.

Sem contar que o algoritmo do TikTok é muito mais específico e entrega bem mais conteúdo em comparação a outras redes sociais. Nós já fizemos o teste e, realmente, quando você começa a assistir um vídeo sobre um assunto, os próximos que aparecerão na aba “for you” têm temas similares.

Assim, quanto mais pessoas interagirem com o seu vídeo, curtindo, comentando e compartilhando, mais alcance você terá no TikTok. E isso é ótimo para quem trabalha online, não é verdade? 

É por isso até que é um pouco mais fácil que os vídeos do TikTok viralizem, principalmente quando consideramos que eles também podem ser compartilhados fora da plataforma, pelo Whatsapp, Instagram e outros canais.

Como usar o TikTok para empresas

Neste ponto do artigo você já sabe o quanto o TikTok para empresas é algo valioso para aumentar o alcance da marca e o volume de vendas.  Agora, chegou o momento de você entender como usar a plataforma no seu negócio e conseguir excelentes resultados.

Confira, a seguir, um passo a passo de como usar o TikTok para empresas:

1. Conheça o seu público 

Lembra que falamos anteriormente da importância de você entender se o seu público está presente no TikTok? Isso é realmente indispensável… 

Mas, a partir do momento que você identifica que os seus clientes e potenciais clientes estão lá, é preciso conhecê-los a fundo. Ou seja, seus gostos, necessidades, comportamentos, dores, etc. 

Saber isso vai te ajudar a traçar o perfil do seu cliente ideal, que chamamos de persona. E, uma vez que você sabe quem é a persona do seu negócio, mais fácil será produzir conteúdos que chamem a atenção dela, levando-a para o seu site de vendas

No caso do TikTok, você vai criar vídeos que tenham a ver com a sua persona, ou seja, o seu público. É isso que vai te ajudar a ter uma boa base de seguidores engajados. 

2. Aplique SEO nos conteúdos publicados 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para motores de busca, em português. Ele nada mais é do que um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de páginas de resultados de pesquisa.

Essa prática é muito comum em publicações blogs, mas também pode ser utilizada em vídeos do TikTok. Isso é importante porque está ficando cada vez mais comum os usuários fazerem primeiro pesquisas no TikTok em vez de irem, logo de cara, para o Google. 

Restaurantes, hotéis, eventos… Os temas das pesquisas são os mais variados possíveis. 

E se você quiser entender em mais detalhes sobre SEO, vale a pena ler o artigo: 8 melhores ferramentas de SEO do mercado

3. Crie anúncios

Outra boa dica de como usar o TikTok para empresas é criando anúncios por meio do TikTok Ads. Essa é uma prática muito valiosa para alcançar mais clientes dentro da plataforma a aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Você pode começar a usar a ferramenta por meio do botão “Promover”, disponível em cada publicação. Nele, é possível criar novas campanhas e analisar os resultados de outras que já estejam em rodando ou foram finalizadas. 

Dependendo da plataforma de Ecommerce que você usa, também é possível integrar o seu catálogo de produtos à rede social, tornando a criação de campanhas muito mais simples. A Nuvemshop é uma das plataformas que permite essa sincronização. Para entender como completar o processo, veja o tutorial.

Quer saber tudo sobre como anunciar no TikTok? Leia o artigo: Como anunciar no TikTok: guia rápido para negócios

4. Feche parcerias com influenciadores digitais

Sim, os influenciadores digitais estão em todos os lugares, principalmente em redes sociais como o TikTok. 

Essas personalidade têm um alcance absurdo entre as pessoas hoje em dia e você pode aproveitar isso para expandir a sua marca. Isso não significa que é preciso fechar parcerias apenas com influenciadores grandes… 

Pelo contrário, você deve entender se existem influenciadores com um volume mais baixo de seguidores, mas que dialoguem com o seu público. Essa prática, inclusive, tende a ser muito mais eficiente.

Se quiser saber mais sobre o assunto, vale a pena conferir o artigo: Como usar os influenciadores digitais na sua marca

5. Analise as métricas

Como saber se os seus esforços focados no TikTok para empresas estão gerando os resultados esperados? Simples: analisando as métricas de cada publicação.

Na verdade, acompanhar as métricas é indispensável para que você compreenda  as ações que estão dando certo e as que, por algum motivo, não estão tão boas assim. Isso vai te ajudar a fazer ajustes e melhorar ainda mais a produção de conteúdo do seu negócio dentro do TikTok.

Lembre-se que o foco é atrair, engajar e converter clientes dentro da plataforma. Para isso, é fundamental criar vídeos que interessem a sua audiência. 

Exemplos de empresas que usam o TikTok

Não basta só saber qual a importância da plataforma e como utilizá-la. Também é preciso conhecer algumas companhias que apostam no TikTok

Certamente você vai notar que elas são dos mais variados nichos de mercado, mas possuem estratégias em comum para extrair os melhores resultados na hora de usar o TikTok para empresas. 

Confira!

1- F’real

Para promover os milkshakes da empresa canadense F’real, eles convidaram uma família de influenciadores engraçados com perfil no TikTok para criar um conteúdo com a bebida.

Não havia nada de muito elaborado, a família apenas bebia o milkshake de forma divertida e não faziam uma propaganda direta da marca.

Parece um conteúdo muito simples, não é mesmo?

Mas ele gerou mais de 120 milhões de impressões. As pessoas replicavam o vídeo filmando a si mesmas bebendo os milkshakes e utilizando as hashtags #freal e #frealmilkshake. 

Nota: se você quiser ver os vídeos dessas ações, é só entrar no perfil do TikTok dessas empresas ou conferir no nosso vídeo que está na introdução do artigo!

2- Moss Boll Pet

Essa inspiração é um tanto quanto inusitada, pois a Moss Boll Pet é uma empresa que vende bola de musgo como animal de estimação. 

Eles selecionaram 2 influenciadoras para criarem conteúdos que seriam produzidos com o objetivo de ter o máximo de conexão com a audiência. Afinal, como esse é um produto bem diferente, a ideia era usar o TikTok para empresa crescer, aumentando o público.

Os conteúdos também foram bem simples e geraram resultados relevantes para a pequena empresa estadunidense.  Ao todo, foram 4,6 milhões de visualizações e mais de 1 milhão de engajamento com os conteúdos

Isso fez com que a empresa tivesse o ROI mais alto em comparação a outras plataformas. Um exemplo incrível do uso do TikTok para empresas, não é mesmo?

3- Lipton

Apesar de ser uma marca internacional, a Lipton, empresa de chá gelado, está presente nos mercados brasileiros. E você sabe o que essa empresa fez para usar o TikTok de forma inteligente? 

A Lipton criou o desafio #LiptonSunPlay com 4 influenciadores populares do TikTok para aumentar o reconhecimento da marca. 

A campanha também tinha outro objetivo, que era aumentar a associação da companhia com o verão, mas sem incentivar aglomerações por conta da pandemia. 

Para isso, os influenciadores fizeram vídeos se divertindo sozinhos em casa, apenas com as sombras. A ideia era que o público também fizesse um vídeo  criativo com base nesse desafio. 

O resultado dessa campanha foi mais de 84 milhões de visualizações da hashtag, uma taxa de engajamento acima de 9%. Além disso, foram mais de 2 mil vídeos publicados pelo público.

4- Tangle Teezer

A Tangle Teezer é uma empresa de escovas de cabelo com designs inovadores e que também não ficou de fora dos desafios utilizando hashtags.

Para promover a marca, a Tangle convidou os criadores populares do Reino Unido para começar um desafio e aumentar a participação dos usuários no TikTok. 

O desafio era o seguinte: os usuários teriam que criar conteúdos usando Tangle para arrumar os cabelos de forma criativa e utilizando a música oficial que a empresa escolheu para a ocasião. 

Isso foi ótimo pois as músicas são pontos fortes dentro do TikTok e ficam na mente das pessoas. Ou seja, outra campanha simples e que trouxe muito resultado… 

Esse desafio gerou mais de 300 mil vídeos com mais de 360 milhões de visualizações. Nada mal, não verdade?

5- Zalora

Já a Zalora tinha o objetivo de fazer as pessoas participarem do Festival que estava promovendo na época a fim de alcançar novos compradores.

Para isso, ela usou o Desafio de Hashtag #ZStyleNow combinado com anúncios que diziam para as pessoas baixarem o aplicativo.

Esse desafio funcionou da seguinte maneira: a empresa convidou o público a fazer o sinal de Z com as mãos. Esse sinal “acionou” uma mudança de roupa.

Então, os criadores trocavam de roupa para mostrar vários looks diferentes. 

O resultado foi de mais 62 mil usuários participaram da ação com vídeos com mais de 1 milhão de visualizações. E o vencedor ganhou um cupom de 200 dólares para gastar com produtos da Zalora.

6- BIGDUG

E por último, mas não menos importante, há a Bigdug. A empresa resolveu criar uma campanha para direcionar o foco para um público doméstico. O intuito era integrar o uso dos produtos da empresa de forma natural nas casas das pessoas por conta do home office. 

Ela decidiu apostar em apenas um influenciador popular no segmento e não utilizaram hashtag no desafio. A ideia poderia não dar certo, mas acabou tendo um resultado impressionante… 

O resultado dessa ação foi de 1 milhão e meio de visualizações e mais de 150 mil curtidas, o que resulta numa taxa de engajamento acima de 10%. 

Mas, neste ponto do artigo, você pode estar se perguntando: e o que cada uma dessas empresas têm em comum?

O uso de hashtags combinado com influenciadores para fazer campanhas de sucesso! Ou seja, utilizando a hashtag no TikTok, você consegue mensurar a participação e envolvimento das pessoas com a campanha.

Além disso, é possível criar um movimento por conta da hashtag, o que gera interação e alcance, dois pontos importantes para qualquer empresa.

O último caso foi uma exceção, mas acredite, as hashtags fazem a diferença quando o assunto é TikTok para empresas. Aliás, essa é uma iniciativa muito simples para aplicar no seu negócio e que traz bons resultados. 

Mas há outras que você pode aplicar não só no TikTok, mas também em outras redes sociais… Mas para isso você precisa aprender sobre marketing de conteúdo!

E foi por isso, inclusive, que criamos o curso Marketing de Conteúdos para Negócios, um treinamento completo, que mostra como produzir conteúdo de valor, atrair seguidores e transformá-los em clientes fiéis em suas redes sociais. 

O curso está disponível na assinatura Ecommerce na Prática! 

Para assinar e começar a estudar agora mesmo, clique aqui: