Quantas vezes você já desistiu de comprar um produto na internet porque as imagens não estavam tão boas? Acredite, o seu cliente passa pelo mesmo dilema. 

E, por vezes, elementos simples, como um fundo branco para fotos, podem fazer total diferença. Então pense bem: as fotos do seu Ecommerce inspiram confiança e profissionalismo? 

Se você respondeu que não, ou sequer ficou na dúvida, é preciso mudar isso para ontem! 

Neste artigo, vamos te ensinar algumas maneiras de como fazer fundo branco para fotos, a fim de deixar as imagens da sua loja virtual ainda mais irresistíveis. Leia as dicas com atenção! 

Por que as fotos do seu Ecommerce são importantes? 

A visão é um dos nossos principais sentidos e, desde sempre, ela esteve intimamente ligada ao processo de compra

Se, em lojas físicas, as pessoas são atraídas por vitrines interessantes, ou produtos bem posicionados, é de se esperar que, no Ecommerce, as coisas sejam parecidas, não é mesmo? 

Mas, a verdade é que, ao comprar virtualmente, o seu cliente tem apenas as fotos que você fornece para auxiliar na decisão de compra. Então, você precisa caprichar… 

Pense na sua loja como uma verdadeira vitrine virtual, selecionando cuidadosamente cada imagem que é utilizada. 

Acredite, um cuidado como este faz toda a diferença – e existem dados que podem provar. Um estudo feito pela Lett, startup de tecnologia especialista em Trade Marketing Digital, mostra que produtos com 3 ou mais imagens têm uma taxa de conversão 19,5% maior do que as mercadorias que têm apenas uma foto

E, se você pensa que um dado como este mostra algo “óbvio”, pense novamente… um outro estudo, o E-commerce Quality Index fez a leitura de mais de 5 milhões de páginas de Ecommerces, encontrando falhas em 96% dos varejistas brasileiros. O número médio de fotos não chega a três… 

Por isso, ter atenção à qualidade e variedade das fotos em sua loja virtual pode ser a chave para diferenciar o seu negócio e torná-lo mais lucrativo. 

Fotos com fundo branco: como fazer? 

Agora que você já sabe da importância das fotos para o seu Ecommerce, é hora de falarmos sobre uma das modalidades de fotos mais básicas neste tipo de negócio: as com fundo branco. 

Elas podem ser encontradas na maioria das lojas online, desde as grandes varejistas, até os pequenos negócios. Esse tipo de foto destaca as qualidades do produto, eliminando distrações e contrastes que possam prejudicar a imagem da mercadoria. 

Saber como fazer fundo branco para fotos pode deixar o seu negócio mais profissional, inspirando confiança em seus clientes. Nada mal, não é mesmo? 

Veja as dicas que preparamos a seguir… 

Com aplicativos para celular 

Atualmente, existe uma infinidade de aplicativos para deixar fundo branco para fotos. Você deve escolher o que mais se adapta ao seu estilo de uso e, para isso, a única maneira é testar! 

Para te ajudar a escolher, listamos alguns dos aplicativos que mais ganham destaque nesse sentido…veja só: 

  1. TouchRetouch 

Simples de usar, o TouchRetouch é um dos aplicativos mais populares entre aqueles que querem colocar um fundo branco para fotos. Ele tem tutoriais nativos e pode ser usado também para remoção de elementos indesejados no fundo. O aplicativo está disponível para iOS e Android, gratuitamente.

Com o TouchRetouch é possível salvar as imagens diretamente no rolo da câmera ou baixá-las em PNG, com fundo transparente, ou branco. O app também serve para ajustar a iluminação de uma foto, dentre muitas outras edições importantes. Vale a pena testar! 

  1. Background Eraser, da HandyCloset Inc 

O Background Eraser – ou apagador de fundos, em português – também é um aplicativo para deixar fundo branco na foto, sendo um dos mais populares da categoria. Ele está disponível para iOS e Android e é gratuito.

Vale a pena ficar atento também ao nome da empresa por trás da ferramenta, a HandyCloset Inc, porque este é um nome genérico e pode ser visto em muitas outras alternativas na loja de aplicativos. 

O aplicativo tem o único objetivo de retirar o fundo das imagens e, por isso, ele é bem leve e apresenta uma usabilidade simples. Você pode selecionar o fundo e apagá-lo automaticamente, ou selecionar partes específicas da imagem, com a ponta dos dedos. Bastante intuitivo! 

  1. Canva

O Canva é um dos melhores amigos do empreendedor que deseja construir uma identidade visual forte e trabalhar o branding da sua empresa, mesmo sem saber muito sobre design. Isso porque esta é uma plataforma simples de usar, mas que tem funcionalidades poderosas

Para retirar o fundo das imagens com o Canva, você precisa utilizar a versão paga da plataforma. Você pode ver o tutorial completo de como remover fundo de fotos com o Canva neste artigo publicado no site da empresa. 

O Canva está disponível para iOS, Android e Desktop e é gratuito, mas contém funções pagas.  Ah, vale lembrar que o aplicativo também oferece um período de testes gratuito, de 30 dias. Aprenda como usar o Canva com este artigo em nosso blog: Aprenda Como usar o Canva.  

E quer saber como tirar fotos incríveis dos seus produtos, diretamente do seu celular? Nós temos um artigo recheado de dicas sobre o assunto. Leia: 7 dicas para tirar Fotos de Produtos profissionais pelo celular

Com Photoshop

Se você já tem um pouco mais de experiência com a manipulação de imagens, utilizar o Photoshop, o software de edição da Adobe, pode ser uma ótima alternativa. Ele tem funções bastante robustas, que dão ainda mais qualidade para sua imagem… 

A ferramenta conta com a seleção manual – que deve ser feita em imagens com iluminação mais difícil – e também com a seleção automática, que remove o fundo com mais facilidade. Vale lembrar que o Photoshop é uma ferramenta paga e que não costuma ser barata… 

Você deve analisar o momento da sua empresa e entender se o investimento vale, ou não, a pena. 

Durante a sessão de fotos

Uma terceira alternativa é fazer o fundo branco para fotos já na sessão de fotos. Isso pode ser feito de maneira simples, com um tecido ou cartolina branca e uma iluminação adequada. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, você não precisa de um equipamento caro para fazer boas fotos. A maioria dos celulares contam com câmeras de resolução adequada para fotos de Ecommerce

Outra opção, sobretudo se os seus produtos têm dimensões menores, é criar um mini estúdio fotográfico. Essa é uma opção um pouco mais trabalhosa, mas que rende resultados bem profissionais. Nós mostramos o passo a passo neste artigo: Veja como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos].

Nós falamos mais sobre como tirar fotos profissionais de produto com o celular neste vídeo em nosso canal do YouTube. Assista aqui: 

Dicas extras para melhorar as fotos de seu Ecommerce

Já que estamos falando de fotos para Ecommerce, vamos compartilhar algumas dicas que podem tornar mais fácil o processo de fotografar os seus produtos. Vamos lá? 

Utilize um tripé

Ao utilizar um tripé, seja no celular, ou em uma câmera profissional, você consegue controlar melhor o posicionamento das fotos. Além disso, você também evita que as imagens fiquem borradas, ou desfocadas. 

Utilizar um tripé pode ser especialmente útil em situações de pouca luz, onde a câmera precisa de mais tempo para capturar a imagem e um movimento mínimo pode resultar em uma foto tremida. Além disso, com um tripé, é possível posicionar a câmera em diferentes ângulos, o que pode dar mais criatividade e variedade às suas fotos.

Outra vantagem é a possibilidade de manter a câmera estabilizada em um determinado ponto enquanto você realiza outros ajustes ou preparativos para a foto. Por esses motivos, o tripé é uma ferramenta indispensável para fotógrafos que desejam alcançar imagens nítidas e bem enquadradas.

Tenha atenção à iluminação 

Você não precisa de equipamentos sofisticados para cuidar da iluminação das suas fotos. É possível usar, por exemplo, a luz do sol para fotografar determinados produtos, dando um efeito bem bacana nas imagens. 

Apesar disso, se você quer um fundo branco para fotos, é importante utilizar uma fonte de luz direta, que crie um contraste grande entre o produto e o fundo da foto. Isso pode ser feito, por exemplo, com um ring light, ou outra fonte de luz. Não indicamos que você use o flash da câmera, pois ele pode alterar a cor real do produto.

Evite efeitos excessivos

Pode ser fácil se deixar levar pela infinidade de efeitos e edições que podem ser feitas na pós-produção das suas fotos. Um certo grau de edição ajuda a melhorar a iluminação e tornar as imagens mais atrativas, mas não exagere.

Lembre-se que os seus clientes precisam ter uma noção real de como é o produto, em termos de cor e volume, para que a compra seja feita de forma consciente. 

Foque nos detalhes do produto

As fotos do seu Ecommerce precisam ser de boa qualidade, a fim de mostrar todos os detalhes do produto. Se possível, foque em imagens alternativas, que captem a mercadoria mais de perto, com ângulos diferentes.

Você pode, por exemplo, colocar as fotos com fundo branco como a principal imagem do seu produto, mas criar um carrossel com outras imagens. Isso porque, quanto mais detalhes os seus clientes puderem ver, melhor! 

Você tem uma loja de roupas? Nós temos um artigo específico para empreendedores deste segmento que desejam se destacar no Instagram. Confira: Fotos para perfil de loja virtual de roupas no Instagram   

Crie uma identidade visual forte

Para criar uma identidade visual forte e ter coesão entre as imagens, é preciso que você planeje o que vai fotografar antes mesmo de pegar na câmera. Estabeleça padrões de ângulos e edições, por exemplo: 

  • As fotos serão tiradas na vertical, ou horizontal? 
  • Você também irá fotografar os acessórios que acompanham o produto? 
  • A iluminação será natural, ou artificial? 
  • Quais cores serão usadas na edição final? 
  • E por aí vai…

Leve o seu negócio para o próximo nível com o Ecommerce na Prática! 

Gerenciar uma empresa é uma tarefa multidisciplinar, que requer muita dedicação e, principalmente, estudo. E se todos os conteúdos que você precisa entender para fazer sua empresa deslanchar estivessem em um só lugar? 

Com a assinatura Ecommerce na Prática, esta já é uma realidade. 

Na nossa plataforma de estudos exclusiva, empreendedores têm acesso a centenas de cursos e conteúdos exclusivos sobre administração, marketing, contabilidade e fotografia, é claro!

Para assinar o Ecommerce na Prática, clique aqui: