Saber como tirar fotos de roupas para vender é indispensável para quem quer ter sucesso nos negócios. Alguns empreendedores acham a tarefa muito difícil, mas a verdade é que, com algumas dicas práticas, isso pode ser mais simples do que se imagina. Quer entender tudo sobre o assunto? Este artigo vai te ajudar!

O segmento de moda é bastante visual e isso atinge tanto as empresas que vendem no Ecommerce, quanto as que operam no varejo físico. Afinal de contas, esses universos estão cada vez mais conectados.

Mas o que será que é preciso para conseguir fotos incríveis de roupas? Você pode estar se perguntando… 

Um bom fotógrafo profissional? Câmeras, lentes e diversos outros equipamentos caros? Cenários luxuosos ou horas e mais horas de aluguel de estúdio? 

Bom, todas essas coisas ajudam, mas nada disso é necessário.

Ao longo deste artigo, nós vamos apresentar a importância de saber como tirar fotos de roupas para vender, o passo a passo correto para fazer isso, além de dicas de ferramentas gratuitas e mais um bônus sobre imagens para Instagram.

Vamos começar?

Por que é importante saber tirar fotos de roupas para vender?

Saber tirar fotos de roupas para vender é indispensável para divulgar as peças do seu negócio no ambiente digital

De acordo com relatório realizado pela Lett, startup de tecnologia especialista em Trade Marketing Digital, produtos com 3 ou mais imagens têm uma taxa de conversão 19,5% superior aos itens que têm apenas uma foto.

Assim, você pode vender apenas em marketplaces, loja virtual própria ou pelas redes sociais, não importa.Tenha em mente que são as imagens das roupas que vão chamar atenção dos clientes e mostrar os detalhes que eles precisam saber antes de fecharem a compra. 

Isso é importante porque os consumidores online não possuem os produtos em mãos para analisar fatores como tamanho, cor, acabamentos, etc. Por isso, é preciso caprichar nas imagens das mercadorias para não perder nenhuma oportunidade de venda. 

Vamos descobrir como fazer isso na prática? Continue a leitura!

Como tirar fotos de roupas para vender?

Engana-se quem pensa que para tirar fotos de roupas é preciso contratar um fotógrafo ou comprar equipamentos caros. Você consegue fazer imagens de qualidade usando um bom smartphone e alguns acessórios fáceis de encontrar, por exemplo. 

É claro que se você quiser contar com a ajuda de um profissional ou adquirir equipamentos, não há problema nenhum!

Só deixamos claro que é possível fazer esse processo de um jeito simples e mais em conta porque nem todos os empreendedores têm condições de bancar contratações no início.

Dito isto, vamos ao que interessa? Veja a seguir como tirar fotos de roupas para vender:

1. Conheça o seu público-alvo

Todas as iniciativas de uma loja virtual de roupas precisam estar alinhadas com seu respectivo público-alvo. E isso, é claro, também engloba a realização de fotos das peças. 

Só que quando falamos em público-alvo, estamos nos referindo ao conceito de persona, que nada mais é do que a representação fictícia do seu perfil cliente ideal

Quem é o seu cliente? Onde eles estão? Quais são as suas necessidades? Quais são os seus comportamentos?  

A partir da resposta dessas e de outras perguntas, você consegue definir a persona da sua empresa e, a partir disso, traçar estratégias voltadas para o seu público.

Um jeito simples de conseguir fazer isso é por meio do Mapa da Empatia. Essa é uma ferramenta colaborativa que vai te ajudar a conhecer e entender as suas dores e necessidades dos seus consumidores. Para acessá-lo, clique aqui

2. Faça um planejamento das suas fotos

Uma sessão de fotos de roupas envolve diversas questões que precisam estar devidamente organizadas para que tudo saia como o esperado. 

Separação das peças, os contatos dos modelos que participaram da sessão (se esse for o caso), os acessórios que serão utilizados nos looks, os equipamentos necessários para fotografar as roupas e por aí vai…

Citamos aqui apenas alguns aspectos que precisam estar bem organizados para o dia das fotos, mas existem muitos outros os quais você deve ter toda atenção. Por isso, não deixe de criar um planejamento detalhado na hora de saber como tirar fotos de roupas para vender

Às vezes, esquecer um único objeto pode atrapalhar todo dia de trabalho dentro do estúdio. Algo nada agradável, concorda?

Aproveite para ler também: Saiba como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos]

3. Use os equipamentos necessários

Como dito anteriormente, é possível tirar fotos de roupa para vender de um jeito simples e prático, contando apenas com alguns equipamentos básicos. 

Na prática, isso quer dizer que, além da câmera (seja de uma máquina profissional ou de um bom smartphone), estamos falando de equipamentos como: 

  • Tripé para dar sustentação para a câmera e estabilidade aos disparos;
  • Softbox, dispositivo fotográfico, para iluminar uma determinada área;
  • Papel ou cartolina ou tecido branco para o fundo infinito;
  • Suporte para prender o fundo infinito.

Falamos de forma mais detalhadamente sobre o assunto no artigo: Fotos para loja virtual: Saiba como tirar e dicas de edição. Vale a pena a leitura!

4. Tenha uma boa iluminação

Uma boa iluminação é algo que não pode ficar de fora deste artigo sobre como tirar fotos de roupas para vender. Afinal de contas, você precisa fazer uma imagem de qualidade para que o cliente compre o seu produto, certo?

E a iluminação está diretamente ligada a isso.

Nesse sentido, a melhor opção é a luz natural, pois a ideia é que as imagens retratem de forma mais fiel possível os detalhes das roupas. Ao usar o flash, por exemplo, a tonalidade das cores pode mudar, o que é ruim para o cliente que não vai conseguir visualizar o produto do como ele realmente é. 

Uma ótima opção também é usar uma, duas ou mais softboxes. Elas são ótimas para garantir que a iluminação seja feita na medida certa.

5. Utilize suportes para expor as peças

Existem alguns suportes que são verdadeiros facilitadores de vida na hora de saber como tirar fotos de roupas para vender.  Nós estamos falando de manequins, cabides, tapetes e modelos.

Os manequins são muito utilizados em lojas físicas, mas isso não significa que também não podem ser usados para fotografias de roupas que ficam nas vitrines online. Inclusive, eles são uma boa opção quando não se pode contratar modelos para fazer as fotos. 

Os cabides, por sua vez,  servem para dar um apoio às roupas na hora da fotografia. funcionam de maneira parecida com os manequins.

Já os tapetes são bastante comuns em publicações tanto de sites quanto de redes sociais, por exemplo. É só dispor as peças no tapete, organizando-as de um jeito visualmente bonito e fazer o clique.

Os modelos, por fim, são ótimos para mostrar aos consumidores como as peças ficam no corpo. Nem sempre é viável contratar modelos no início do negócio, mas algo comum é o empreendedor convidar amigos e familiares para fazerem as fotos como modelos.

 Uma ideia bem interessante, não é verdade?  

6. Pense no fundo para as fotos de roupas

Mencionamos anteriormente a possibilidade de utilizar o fundo infinito, também conhecido como fundo branco, para fazer as fotos de roupas para vender.

Esse recurso é importante para dar o destaque maior à peça, que é realmente a estrela da imagem. Na verdade, esse tipo  de fundo ajuda a ressaltar as características da roupa, eliminando sombras e contrastes que possam gerar danos à qualidade da imagem

Em muitos casos, as fotos com fundo branco são um requisito para cadastro de produtos em marketplaces…

Se quiser saber mais, nós temos um artigo todo dedicado ao assunto: Fundo branco para fotos: onde e como fazer para seu Ecommerce. Vale a leitura!

7. Explore ângulos diferentes

Os consumidores online adoram acessar um site de vendas e encontrar várias fotos para uma mesma peça. E a melhor maneira de você atender a essa demanda é explorando ao máximo os ângulos ao tirar fotos das roupas. 

Isso significa que não é para tirar uma foto da parte da frente da peça e pronto. Aproveite e fotografe também a parte de trás, acabamentos, etc. 

Na hora de saber como tirar fotos de roupas para vender, tenha em mente que o foco é mostrar ao cliente todos os detalhes do produto!

8. Padronize o ambiente das fotos

Padronizar o ambiente das fotos vai fazer com que elas conversem entre si, além de também ficarem mais alinhadas com o seu site de vendas.

Como dito anteriormente, o indicado para fotos de roupas é utilizar o fundo branco. Isso porque um fundo estampado ou muito colorido pode atrapalhar a visualização das peças e de seus respectivos detalhes. 

Ou seja, algo que pode atrapalhar diretamente a taxa de conversão da empresa.

Mas isso significa que você não pode fazer alguns testes e fotografar  com cenários ou em um ambiente externo, por exemplo? Não!

Você pode e deve fazer testes na hora de fotografar as roupas da sua loja, mas sem esquecer de manter o padrão mínimo para essas fotografias. 

Aproveite para ler também: Como montar uma loja virtual de roupas [10 passos]

9. Fotografe todas as cores das peças

Do que nada adianta ter cores variadas das peças se você publicar no seu site apenas uma ou duas tonalidades, não é mesmo?

Aproveite que você já vai ter montado toda uma estrutura para fotografar as roupas e registre as imagens de todas as peças e suas variações de cores.

Assim, você não só mostra ao cliente as opções de cores que você tem, mas também facilita a vida dele na hora de escolher qual seria a mais adequada para o que ele precisa.

10. Edite as fotos

Quando falamos em como tirar fotos de roupas para vender, também nos referimos à importância da edição das imagens. 

A ideia não é aplicar efeitos que alterem a boa visualização das peças, pelo contrário… o objetivo da edição é aprimorar os resultados obtidos nos cliques.

Você pode corrigir possíveis erros, acertar a iluminação, ressaltar as cores, ajustar o contraste e por aí vai… 

Para saber tudo sobre o tema, sugerimos a leitura do artigo: Saiba como editar fotos para Ecommerce [+ 8 aplicativos de edição]

Mas não só isso: a seguir, também vamos dar algumas dicas de ferramentas gratuitas para você editar as fotos de suas roupas… Veja!

5 ferramentas gratuitas de edição de fotos para loja virtual

Depois de entender como tirar fotos de roupas para vender, chegou o momento de te apresentarmos boas opções de aplicativos e softwares gratuitos de edição. 

Assim, você pode fazer os ajustes que julgar necessário nas imagens pelo seu celular ou computador. Bem prático, não é?

Confira a lista abaixo:

1. Canva

como tirar fotos de roupas para vender

O Canva é uma ferramenta muito conhecida entre os empreendedores por conta de sua praticidade e facilidade de uso. 

Para utilizar a plataforma no dia a dia, não é preciso ter amplos conhecimentos em edição. E seus recursos são bem intuitivos. 

Tanto o aplicativo quanto a versão desktop do Canva te permite ajustar o tamanho das imagens, remover o fundo, alterar contraste, brilho, etc. 

Sempre indicamos essa ferramentas aos nossos alunos aqui no EnP e, inclusive, criamos um artigo explicando tudo sobre ela: Como usar o Canva [TUTORIAL]

2. Adobe Photoshop Express

como tirar fotos de roupas para vender

O Adobe Photoshop Express é da mesma família do famoso editor de imagens Photoshop. Ele é gratuito e conta com diversos recursos de edição.

Com ele, é possível mudar o tamanho das fotos das roupas, além de ajustar a qualidade, a saturação, dentre diversas outras ações. 

Vale a pena testar se você já possui algum conhecimento em edição de imagem.

3. Pixlr

como tirar fotos de roupas para vender

O Pixlr, por sua vez, também pode ser uma boa opção para as pessoas que já possuem alguma experiência com edição, mesmo que em um nível mais básico. 

Ele é um aplicativo que permite uma edição por camadas, o que significa que você pode editar uma imagem em primeiro plano e deixar o fundo diferente, por exemplo. 

Assim como as outras ferramentas citadas nesta lista, o Pixlr também possui versão para desktop e aplicativo.

4. Lightroom  

como tirar fotos de roupas para vender

Também da família Adobe, o Lightroom se tornou bastante popular entre os usuários ao longo dos últimos anos. 

Apesar de ser relativamente simples de mexer, o aplicativo conta com um layout intuitivo e recursos que vão deixar suas fotos de roupas com um aspecto mais profissional.

5. Fotor

como tirar fotos de roupas para vender

O Fotor é um editor de imagens que possui recursos básicos e eficientes, indicados para quem está iniciando no universo da edição de fotos de produtos. 

Com ele, você pode cortar e redimensionar imagens, além de também conseguir adicionar texto, fazer colagens, etc

A ferramenta é gratuita e está disponível tanto para iOS quanto para Android. E também possui versão desktop.

Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram?

Os passos que ensinamos anteriormente neste artigo são válidos para qualquer canal de venda. Contudo, como o Instagram tem se tornado cada vez mais relevante para os negócios, que tal saber fazer imagens incríveis para publicar lá?

Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN/Social Miner, 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar. O Instagram é o preferido dos consumidores, ficando com 62%

Nada mal, não é mesmo?

Então, veja a seguir um passo a passo sobre como tirar fotos de roupas para vender no Instagram:

  1. Entenda os tipos de publicações que o seu público gosta;
  2. Foque em obter bons enquadramentos nas imagens;
  3. Alinhe o cenário ou o fundo das imagens com a identidade visual do seu negócio e/ou a campanha que está sendo feita no momento; 
  4. Explore ângulos variados das peças e mostre detalhes de acabamento, etc.;
  5. Fotografe looks completos, não só as peças separadamente;
  6. Conte com modelos para apresentar melhor as peças ao público;
  7. Edite as imagens dentro da própria plataforma ou use ferramentas de edição.

Feito isso, você estará pronto para fazer fotos incríveis de suas roupas para vender no Instagram. A plataforma é bastante dinâmica e conta com diversos recursos para você publicar essas imagens, que vão desde a publicação normal no feed, até stories, reels, etc.

Resumo de como tirar fotos de roupas para vender

Bom, agora que você já sabe como tirar fotos de roupas para vender, entre outros pontos importantes, que tal conferir um resumo com todos os tópicos que levantamos ao longo do artigo? Isso vai te ajudar a fixar ainda mais o tema em sua mente. 

Veja só: 

  1. Conheça o seu público-alvo;
  2. Faça um planejamento das suas fotos;
  3. Use os equipamentos necessários;
  4. Tenha uma boa iluminação;
  5. Utilize suportes para expor as peças;
  6. Pense no fundo para as fotos de roupas;
  7. Explore ângulos diferentes;
  8. Padronize o ambiente das fotos;
  9. Fotografe todas as cores das peças;
  10. Edite as fotos.

MAS ATENÇÃO!

Como vimos, as fotografias das roupas são cruciais para aumentar a taxa de conversão de um negócio e, por isso, você precisa ter o máximo de conhecimento possível sobre o assunto.

Para te ajudar nisso, nós criamos o curso Fotografia para Ecommerce!

As aulas são ministradas por Amanda Garcia, especialista em fotografia da Escola de Lojista. 

Nelas, você aprenderá a como fazer fotos profissionais dos seus produtos com pouco investimento, usando apenas o seu celular, e estudará assuntos como:

  • Enquadramento;
  • Iluminação;
  • Ângulos;
  • Criação de cenários;
  • Erros que não devem ser cometidos.

Incrível, não é verdade? Para acessar as aulas, basta fazer a assinatura do Ecommerce na Prática clicando aqui:

Perguntas Frequentes

Por que é importante saber tirar fotos de roupas para vender?

Saber tirar fotos de roupas para vender é indispensável para divulgar as peças do seu negócio no ambiente digital. De acordo com pesquisas de mercado, produtos com 3 ou mais imagens têm uma taxa de conversão 19,5% superior aos itens que têm apenas uma foto.

Como tirar fotos bonitas de roupas para vender?

Para tirar fotos bonitas de roupas para vender você precisa: 1. Conhecer o seu público-alvo; 2. Fazer um planejamento das suas fotos; 3. Usar os equipamentos necessários; 4. Ter uma boa iluminação; 5. Utilizar suportes para expor as peças; 6. Pensar no fundo para as fotos de roupas; 7. Explorar ângulos diferentes; 8. Padronizar o ambiente das fotos; 9. Fotografar todas as cores das peças; 10. Edite as fotos.

Como tirar fotos de roupas para postar no Instagram?

Para tirar fotos de roupas para postar no Instagram, siga os seguintes passos: 1. Entenda os tipos de publicações que o seu público gosta; 2. Foque em obter bons enquadramentos; 3. Alinhe o cenário ou o fundo das imagens com a identidade visual do seu negócio e/ou a campanha que está sendo feita no momento; 4. Explore ângulos variados; 5. Fotografe looks completos; 6. Conte com modelos; 7. Edite as imagens dentro da própria plataforma ou use ferramentas de edição.