"Homem não compra roupa!". Qual empreendedor que pensou em abrir uma loja de roupas masculinas não ouviu isso ao contar seus planos pra alguém?

Eu já ouvi e conheço muita gente que também passou por essa situação, mas será que essa afirmação é realmente verdadeira?

É sobre isso que quero falar com você nesse artigo.

loja-de-roupas-masculinas

As mulheres compram mais

Isso é um fato, não dá pra negar. Quando falamos sobre Mercado de Moda, a maior parte do faturamento ainda está concentrado no público feminino.

É uma questão histórica. Desde o desenvolvimento da Moda como conhecemos hoje, o foco da Indústria vem sendo o universo das mulheres.

Além de existir mais variedade de produtos, lojas e marcas voltadas ao público feminino, as mulheres se mostram mais engajadas quando o assunto é se vestir.

Entretanto, há uma tendência de crescimento nas roupas masculinas que você não pode ignorar.

O crescimento das lojas de roupas masculinas

No mercado de Moda, geralmente, os grandes movimentos partem das gigantes marcas internacionais, responsáveis por ditar tendências em desfiles suntuosos, estilistas de renome e super modelos.

E a tendência que temos observado ao longo dos últimos anos a partir dessas grandes grifes é de forte expansão do mercado de moda masculina.

Tanto no aumento do número de coleções lançadas, como no consumo do próprio mercado.

Acredita-se que grande parte desse movimento seja em razão da ascensão da moda streetwear, com peças mais descontraídas e leves, focadas na praticidade do dia a dia.

Além disso, os homens passaram a dar mais atenção a aparência, fato altamente impulsionado pelas redes sociais.

Inclusive, segundo dados da Euromonitor, empresa especializada em pesquisas relacionadas ao consumo, há previsão de que a quantidade de coleções masculinas irá superar as femininas até 2022.

Leia também: Como Encontrar Bons Fornecedores de Roupas.

lojas-de-roupas-masculinas

Vale a pena apostar?

O mercado de moda masculina hoje é uma realidade e segue em franca expansão. Com cada vez mais homens buscando se vestir melhor, surgem diversas oportunidades.

Atualmente, já existem empresas de muito sucesso nesse segmento, outro ponto que prova sua viabilidade.

Portanto, respondendo à pergunta lá do início desse artigo.

Sim, homens também compram roupas. E vão comprar cada vez mais.

Como os homens compram

O comportamento de compra do homem é diferente. Se optar por investir nesse mercado, é fundamental que você os conheça a fundo.

Por isso, separei algumas dicas para você aprofundar seus estudos de mercado:

loja-de-roupas-masculinas

Eles tendem a buscar por produtos específicos ao invés de marcas

Por exemplo: se ele resolve comprar um boné de cor preta, a tendência é de que ele vá procurar em algum mecanismo de buscas essas palavras , acessar os melhores resultados e efetivar a compra.

É mais provável que cliquem nos anúncios, porque são os primeiros resultados que aparecem (desde que sejam bem específicos e levem ele direto ao que está procurando.

Além disso, homens costumam utilizar filtros nas suas buscas e, caso não encontrem diretamente o que estavam buscando, evitam navegar em categorias similares do produto, priorizando uma compra muito mais focada.

Esse perfil faz com que homens não tomem a decisão de compra baseada em marcas.

Dificilmente o homem em uma primeira compra vai pesquisar "boné preto da marca x", se ele estiver buscando apenas um boné preto.

Essa busca por marcas específicas só acontece quando esse consumidor já a conhece previamente.

O que está relacionado diretamente ao próximo comportamento.

São mais fieis às marcas

Se por um lado o homem procura por produtos específicos e não marcas ao comprar, quando ele conhece previamente uma marca e gosta dela, a tendência é que seja muito mais fiel a mesma.

Ele vira um consumidor daquela empresa e dificilmente irá trocar por outra nas suas próximas compras.

Isso é bom para quem faz um ótimo trabalho de fidelização do cliente, mas também mostra que será necessário trabalhar mais para convencer novos consumidores a experimentar um produto.

Compram menos e gastam mais

O público masculino ,em sua maioria, costuma realizar uma nova compra a cada 3 meses, tendo um ciclo de recompra um pouco maior. Segundo dados da IEMI.

Contudo, em cada compra o homem costuma comprar mais. O ticket-médio do mercado de roupas masculinas online é mais alto.

Enquanto mulheres costumam gastar R$ 148 por compra, homens gastam R$ 163.

loja-de-roupas-masculinas

Por onde começar sua loja de roupas masculinas?

Eu já falei por aqui sobre o primeiro passo ao criar uma nova marca.

Você pode conferir aqui.

E quando eu digo nova marca, não é somente para quem vai vender roupas de fabricação própria.

Ao ser revendedor de marcas já reconhecidas, você também vai precisar de uma marca para sua loja, portanto siga esse passo.

Com sua marca ganhando corpo, você precisará definir muito bem sua persona. Sabemos que seu público será o masculino, mas existem diversos perfis que você poderá explorar como:

  • Executivos;
  • Universitários;
  • Colegiais;
  • Aposentados;

E muitos outros segmentos da sociedade. Dentro de cada um ainda existem diversos micro-nichos, você precisa ser específico ao definir sua persona.

>>> Veja mais sobre como criar sua PERSONA

Lembre-se dos diferentes comportamentos que o público masculino tem em relação a comprar roupas.

Existem muitos negócios de sucesso nesse mercado, e o melhor, ainda há muito espaço. Afinal, as lojas de roupas masculinas estão em crescimento.

Então, quando alguém falar que homem não compra roupa, ignore.

Seus resultados falarão por você!

E agora que você já sabe que vale a pena está na hora de aproveitar essa oportunidade da maneira correta. Afinal, de nada adianta identificar uma boa oportunidade se você não souber aproveitá-la.

Com base nisso, vou te dar uma dica: na assinatura do Ecommerce na Prática, você tem acesso ao curso Ecommerce de Moda Masculina do Zero.

Este é um treinamento completo, que te ajudará a tirar a sua loja de roupas masculinas do papel. 

Com este método exclusivo construí a .pormenor (minha marca de roupas) e venho ajudando vários alunos do Ecommerce na Prática a empreenderem neste mercado repleto de oportunidades, mesmo partindo do zero absoluto.

Para assinar o Ecommerce na Prática e começar a estudar sobre o assunto, só clicar no botão abaixo: