O segredo por trás de todo negócio de sucesso é uma marca forte. Mas, se você está começando agora, saber como criar uma marca pode parecer uma tarefa um tanto complicada

Mas a verdade é que até mesmo as companhias mais valiosas do mundo, um dia já foram apenas nomes desconhecidos do público. Lembre-se disso: todo mundo um dia começou do zero.

Se você também quer dar o primeiro passo dessa jornada e construir uma marca forte para sua empresa, vem com a gente na leitura deste artigo… 

Nós vamos compartilhar algumas dicas extras ao longo dos próximos tópicos, mas se você é daquelas pessoas que prefere consumir os seus conteúdos em formato de vídeo, nós temos exatamente o que você precisa. Assista agora: 

O que é uma marca?

Uma marca nada mais é do que o seu negócio e a forma como as pessoas o enxergam no mercado. Ela é a essência da sua empresa, sendo um reflexo não apenas do que você vende ou oferece, mas também de como você se posiciona perante o seu público e a sociedade.

Lembramos que, nesse contexto, estão inseridas tanto as impressões geradas intencionalmente – seja por meio de campanhas de marketing, por exemplo – quanto as que estão fora do controle da sua empresa. 

Isso significa que cada interação com o cliente, postagem nas redes sociais, resposta a um feedback, contribui para a construção dessa percepção.

O que estamos querendo dizer é que uma marca vai muito além de uma boa logomarca, cores, identidade visual – embora tudo isso seja muito importante. 

A marca é um conjunto vivo de experiências e percepções, uma narrativa contínua que evolui com o tempo. Ela engloba desde a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos até a forma como a empresa se comunica e se relaciona com seu público.

Uma marca forte e bem estabelecida é aquela que consegue transmitir seus valores e sua essência de forma clara e consistente, criando uma conexão emocional com seus clientes.

Vale a pena criar uma marca?

Sim, vale a pena criar uma marca a partir do momento em que você pensa em torná-la forte e com um diferencial no mercado. 

De acordo com um levantamento do PayPal Brasil, o comércio online brasileiro chegou a 1,59 milhão de sites. Em média, surgem 789 novos Ecommerces por dia no Brasil. 

E aqui vai um número animador: pequenas empresas detêm 52% dos Ecommerces no Brasil. Isso quer dizer que grande parte dessas novas lojas estão, assim como você, começando a desbravar o mundo das vendas online. 

O que você está fazendo para diferenciar-se de cada uma delas? 

A resposta para uma pergunta como essa, é claro, nunca é simples. Existem muitos fatores que influenciam a experiência de compra de um cliente… sendo a força de marca – ou o branding, como costumamos chamar – um dos mais importantes deles. 

Também vale a pena notar que uma marca forte não se cria da noite para o dia. Para ter uma empresa memorável daqui a 5 ou 10 anos, você precisa começar os seus esforços hoje. 

Mas, então, como criar uma marca de sucesso? É sobre isso que falaremos no próximo tópico, continue acompanhando o artigo.

Como criar uma marca de sucesso? 8 passos essenciais

Agora que você já sabe a importância de saber como criar uma marca, queremos mostrar para você que essa não precisa ser uma tarefa complicada. E, para isso, separamos todos os passos mais importantes desse processo. 

Veja agora: 

1. Faça uma análise de mercado 

O seu primeiro passo deve ser uma análise de mercado. Entender quem são os seus concorrentes e clientes em potencial pode ser realmente útil na hora de criar uma marca bem-sucedida. 

E, quando falamos em análise de mercado, muitas pessoas pensam em projetos demorados e complexos. Mas esse processo não precisa ser assim. Na verdade, você pode começar com uma simples pesquisa no Google, por exemplo… 

Aqui vão algumas ideias que podem te ajudar a iniciar a sua pesquisa de mercado:

  • Pesquise pela categoria do produto que você pretende vender ou dos serviços que você pretende oferecer e faça uma lista com o nome de todas as empresas que surgirem. 
  • Você também pode entender mais sobre o mercado em fóruns de discussão dedicados ao assunto. Leia o que clientes de outras empresas têm a dizer, entenda quais são os produtos que elas mais gostam e o motivo por trás dessa preferência. 
  • Converse com pessoas cara a cara, faça perguntas sobre seus hábitos de consumo, por exemplo.  
  • Veja os comentários em perfis de redes sociais de empresas concorrentes. Mapeie as hashtags mais importantes para o seu negócio. Identifique os produtores de conteúdo que mais se destacam neste nicho. 

Como você pode perceber, esse é um trabalho bastante qualitativo. Não é sobre juntar inúmeros dados, mas sobre dar contexto às informações que você já pode ter sobre o seu público. 

🔎 Leia também:  Análise de concorrentes: o que é e como fazer para sair na frente [+ferramentas] 

2. Defina a personalidade da sua marca 

Uma boa marca é, no final das contas, uma marca com personalidade. Assim como acontece com as pessoas, é difícil que uma única marca agrade a todos. Por isso, você deve ter um foco… 

Uma boa ideia nessa fase do processo é criar diretrizes de quem a sua marca é, ou não é. Uma declaração de posicionamento poderia ser escrita mais ou menos assim: 

“Nós somos a [MARCA]. Oferecemos [PRODUTO / SERVIÇO] para que [MERCADO-ALVO] possa [PROPOSTA DE VALOR].

Ao contrário de  [CONCORRENTES], nós [PRINCIPAL DIFERENCIAL].”

Digamos, por exemplo, que você tenha uma marca de slow fashion. Um dos seus diferenciais pode ser oferecer roupas com uma gama maior de tamanhos, a fim de que um número maior de pessoas possa ter acesso à roupas de qualidade por um preço acessível. 

Esse deve ser um guia para todas as ações da sua empresa. Não necessariamente este é um documento que precisa estar exposto ao público, mas deve servir como um guia interno. Não se preocupe, falaremos mais sobre a filosofia de marca  ainda neste artigo. 

3. Escolha um nome para sua empresa

O nome de uma empresa é, muitas das vezes, o primeiro contato que um cliente vai ter com a sua marca. E, ainda que uma marca seja composta por muito mais do que apenas o seu nome, é importante causar uma boa impressão. 

O nome da sua marca pode impactar muitas áreas diferentes do negócio, como a criação do site, criação da identidade visual e do logotipo e por aí vai… 

Durante o processo de criação do seu nome, procure usar termos que se destaquem dos concorrentes e não provoquem ambiguidades. Evite atrelar o nome da sua marca a um item específico, afinal de contas, você não sabe se vai querer expandir o mix de produtos no futuro. 

A Nuvemshop, plataforma de Ecommerce líder na América Latina, tem uma ferramenta muito interessante: um gerador de nomes para empresas. Você pode utilizar o recurso para ter algumas ideias e se inspirar! 

Aqui estão algumas das dicas que temos para compartilhar sobre o assunto: 

  • Não tenha medo de inventar nomes! Algumas das marcas mais famosas do mundo têm palavras que não existem em seu nome; 
  • Use metáforas; 
  • Mude um pouco a grafia de palavras convencionais; 
  • Faça associações com palavras de sentido amplo, que não tenham a ver com o seu segmento.

Leia também: Nomes para loja virtual? Dicas para escolher, ferramentas e +250 exemplos 

4. Defina o seu público-alvo

Outro passo muito importante é entender quem é o seu público-alvo. No final das contas, você só está criando uma marca para se conectar às pessoas. Portanto, faz todo sentido que as pessoas estejam no centro de cada decisão, não é mesmo?

Entenda para quem você quer vender, antes de tentar vender qualquer coisa. 

E aqui, não estamos falando apenas de uma visão superficial. É crucial mergulhar fundo para compreender as necessidades, desejos, comportamentos e até mesmo os desafios enfrentados pelo seu público. 

Para isso, temos algumas dicas que podem mudar o jogo:

  • Pesquise no Google sobre as suas categorias de produto e descubra quem são seus concorrentes. Isso vai te dar uma ideia de quem já está atuando no seu mercado e quem são os clientes que eles atendem. Mas não pare por aí. Analise as estratégias de marketing desses concorrentes e veja como eles se comunicam com o público;
  • Participe de grupos e fóruns relacionados ao seu nicho de mercado. Neles, você tem a chance de ouvir diretamente do seu público. Observe as discussões, entenda as perguntas frequentes, as dores e as preferências. Essa é uma mina de ouro para entender o que seu público-alvo realmente valoriza.
  • As redes sociais são um termômetro poderoso. Acompanhe o que as pessoas falam sobre produtos ou serviços similares ao seu. No Reclame Aqui, por exemplo, você pode aprender muito sobre as frustrações dos clientes – e como evitar que sua marca cometa os mesmos erros.
  • Baseado em suas pesquisas, crie personas, que são representações semi-fictícias do seu cliente ideal. Isso ajuda a tornar seu público-alvo mais tangível e facilita na hora de criar estratégias de marketing e comunicação.
  • Não tenha medo de perguntar diretamente ao seu público o que eles pensam. Use ferramentas de pesquisa online ou enquetes nas redes sociais para coletar feedbacks e opiniões.

💡Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, mais eficazes serão suas estratégias de marketing e vendas. Ao entender profundamente quem são seus clientes, você pode criar uma marca que realmente ressoa com eles, construindo uma base sólida e leal de consumidores.

O que é uma persona?

A persona é uma representação fictícia do seu público. É como se a persona fosse um personagem criado para simbolizar o cliente ideal da sua empresa. Ela é definida a partir de informações comportamentais, de personalidade, gostos, dores, entre outros pontos. 

Para construir a persona da sua empresa, você precisa de algumas informações. Aqui vai uma lista de questões para te ajudar a elaborar uma persona:

Dados Demográficos

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização (cidade, região);
  • Nível de educação;
  • Renda aproximada;
  • Estado civil;
  • Presença de filhos.

Dados Profissionais

  • Setor de atuação;
  • Cargo ou função;
  • Tamanho da empresa em que trabalha;
  • Trajetória profissional.

Comportamento online

  • Redes sociais que utiliza;
  • Sites e blogs que frequenta;
  • Comportamento de compra online;
  • Dispositivos usados (celular, computador, tablet).

Objetivos e desafios

  • Principais objetivos pessoais e profissionais;
  • Desafios que enfrenta para alcançar esses objetivos;
  • Como seu produto ou serviço pode ajudar a superar esses desafios.

Valores e medos

  • Valores pessoais e profissionais;
  • Medos e preocupações relacionados ao seu nicho de mercado;
  • Fatores que influenciam suas decisões de compra.

Fontes de informação

  • De onde eles obtêm informações (TV, internet, revistas);
  • Influenciadores ou figuras públicas que seguem;
  • Eventos ou conferências que frequentam.

5. Elabore a filosofia da sua marca

Na maioria das vezes, esse passo é ignorado por simples falta de conhecimento da sua importância.

Criar uma marca é, de muitas maneiras, criar uma personalidade. E, para isso, é fundamental entender lá dentro quem é esse novo ser que está nascendo. A filosofia antiga deu à humanidade um outro nível de reflexão e autoconhecimento, e é exatamente por esse processo que sua marca também precisa passar.

Com uma filosofia de marca clara, tudo fica mais fácil! A partir dela, você será capaz de definir exatamente qual vai ser a essência da sua marca e deixar nítido, de cara, qual é sua identidade. 

Você pode até pensar que é impossível fazer isso agora, porque nem sabe ainda direito o quê vai fazer, como vai fazer, pra quem vai fazer… mas daqui  alguns tópicos vamos compartilhar um método bem efetivo para completar essa tarefa. Continue conosco! 

6. Invista na criação de uma identidade visual

Uma vez que a personalidade e a voz da sua marca esteja definida, é hora de pensar em como tudo isso se traduz para o campo visual. Esse é, afinal, um dos pontos mais fortes de qualquer experiência de compra. 

Até mesmo as cores que você escolher utilizar, por exemplo, podem ajudar a passar determinada mensagem. Por exemplo, o vermelho é muito associado a marcas jovens e despojadas, além de estar presente em muitas companhias do ramo alimentício. 

O azul, por outro lado, passa mais seriedade. Não à toa você pode encontrar a cor em empresas relacionadas à seguros e saúde. 

Também é importante que você faça bom uso das fontes. É por meio delas que você passará as suas mensagens no Ecommerce, por exemplo e, assim como as cores, elas podem mudar completamente o tom da sua comunicação. 

7. Crie uma logomarca

Sua identidade visual está criada e o tom de voz da sua empresa está decidido. Ainda que você tenha percorrido um longo caminho, existe um item que precisa da sua atenção: a sua logomarca

Ela é o símbolo responsável por resumir tudo que a sua empresa representa em apenas uma imagem. Uma logomarca tem o seu símbolo visual e escrito juntos, e eles precisam estar em completa coesão. 

Aqui está, a título de exemplo, a logomarca do Ecommerce na Prática: 

logomarca-ecommerce-na-pratica
As diferentes aplicações da nossa logomarca.

Neste artigo, falamos um pouco sobre como você pode criar a sua logomarca sem ajuda de ninguém. Mas não só isso...

Para você criar a sua do zero, indicamos o Criador de logos da Nuvemshop. A ferramenta é gratuita e feita para quem precisa criar um logotipo profissional para os negócios de maneira simples, rápida e prática!

Para utilizá-la, basta inserir o nome e o segmento da sua empresa para receber, em segundos, várias opções de logotipos personalizados. Muito interessante, não é verdade?

8. Implemente as mudanças

Agora é hora de colocar a mão na massa e atualizar seu site com os novos elementos da sua marca. Você pode começar mudando, por exemplo, as fotos de perfil em suas redes sociais e a home do seu Ecommerce. 

Além disso, é importante certificar-se de que futuras postagens estejam dentro dessa nova identidade, a fim de construir uma imagem coesa em todos os seus canais de comunicação. 

Se for possível, crie uma página em seu site contando um pouco mais sobre a sua marca e qual o seu propósito. Esse esforço faz toda a diferença na construção de uma marca forte. 

Lembre-se sempre que uma marca é como uma pessoa, ou seja, ela é um corpo que existe, tem suas individualidades...

Pense no relacionamento humano: Você gosta de pessoas falsas ou que imitam as outras? Tenho certeza que você prefere andar com pessoas autênticas e com personalidade própria. Com as marcas, acontece o mesmo. 

Leia também: Posicionamento de marca: o que é e como criar um para destacar sua empresa?

O segredo de como criar uma marca de sucesso: o método 20/20/20

O método 20/20/20 é um dos mais simples e práticos, quando falamos sobre como criar uma marca de sucesso. Apesar de fácil, é preciso que você siga os passos corretamente, se quiser ter um resultado positivo. 

Pegue um papel e caneta e vamos começar: 

Anote 20 palavras

Pegue uma folha de papel – cartolinas funcionam bem aqui – mas se você preferir pode fazer digitalmente também. É recomendável  fazer no papel porque o ato de escrever já gera um compromisso maior com o exercício. 

Primeiro, faça uma lista de 20 palavras que você deseja que tenham relação com a sua marca.

Aqui, você não precisa se prender a nada. Simplesmente despeje as 20 palavras que você mais acredita que vão fazer parte do universo de marca que você está criando.

Nesta lista podem ser inseridos nomes de artistas, outras marcas, verbos, substantivos, cores, qualquer coisa mesmo. O importante aqui é escrever as 20 palavras. Não menos e não mais: exatamente 20.

Ex: Esforço - Azul - Rio de Janeiro. 

Escreva 20 perguntas

E aqui também é bem simples. Você vai simplesmente se perguntar por que escolheu cada palavra no exercício anterior. 

Vamos supor que você tenha listado a palavra “azul” na sua lista de 20 palavras. Agora, você simplesmente vai escrever a pergunta: “por que escolhi a palavra 'azul'?" Ou simplesmente: “por que 'azul'?”

Escreva 20 respostas

Na última parte do método, obviamente, você deve responder a essas perguntas. Mas, apesar de parecer simples, essa etapa não é nada fácil!

Você não pode simplesmente usar respostas simplistas como “escolhi 'azul' porque é minha cor favorita”. Dessa forma, você não teria informação suficiente para chegar ao centro da sua filosofia de marca.

Gaste um bom tempo nessa etapa, pesquise referências, reflita, faça brainstorms, converse com pessoas, enfim, dedique um bom tempo pensando nessa parte.

Sem isso, as coisas ficam mais difíceis depois, lembra? Então, desenvolva respostas completas e mais elaboradas.

Ex.: “Escolhi 'azul' porque é uma cor que remete a segurança, confiabilidade e paz. Além do azul referenciar ao céu... “ Entendeu, né?

Dicas extras sobre o método 20/20/20

Faça o exercício 20/20/20 de forma completa e não economize tempo pensando nas respostas. Leve a quantidade de dias – ou semanas! – que você julgar necessário para responder todas as questões de forma satisfatória. 

É possível que, depois desse tempo, você já tenha ideias de nomes para a marca, logo, estampas, coleções, público-alvo e muito mais. 

Ao final desse exercício, você terá uma lista com 20 respostas completas que vão servir como um grande manual para a criação da sua marca. E, com essas informações, você será capaz de elaborar um descritivo do que será sua mais nova marca.

Que tal compartilhar algumas das palavras de sua lista nos comentários? Vamos adorar saber quais os conceitos por trás da sua marca. 

Dicas e estratégias para manter a coerência da marca

Depois de criar uma boa marca, manter a coerência é o segundo ponto mais importante. Mas o que é “manter a coerência”, afinal? Isso significa garantir que todos os aspectos do seu empreendimento – do marketing ao atendimento ao cliente – estejam alinhados com a identidade e os valores da sua marca. 

E como fazer isso de forma eficaz? Vamos explorar algumas estratégias essenciais…

Tudo começa com a definição clara de quem é sua marca. Isso inclui sua missão, visão, valores, personalidade e proposta de valor. Essa identidade deve ser a bússola que guia todas as suas ações e decisões. Certifique-se de que toda a equipe entenda e compartilhe dessa identidade.

Além disso, você precisa manter uma consistência na comunicação. Seja em campanhas de Google Ads, marketing em redes sociais ou comunicação interna, a mensagem da sua marca deve ressoar os mesmos sentimentos. 

Isso não significa repetir o mesmo slogan incansavelmente, mas garantir que todas as mensagens reforcem os valores e a proposta da sua marca.

Esse cuidado vale também, é claro, no processo de atendimento ao cliente.Na dúvida, pergunte-se: "Esta experiência está alinhada com o que nossa marca representa?"

E, por fim, lembre-se que a coerência da marca não é apenas sobre manter uma imagem consistente; é sobre criar uma experiência autêntica e confiável para o cliente. Ao seguir estas estratégias, você estará no caminho certo para construir uma marca forte e duradoura.

Resumo de como criar uma marca

Neste ponto do artigo você já tem uma boa visão sobre como criar uma marca, não é mesmo? Então, para reforçar o conteúdo, vamos resumir todos os tópicos que levantamos na última seção do artigo. Veja só: 

1. Faça uma análise de mercado; 

2. Defina a personalidade da sua marca; 

3. Escolha um nome para sua empresa;

4. Defina o seu público-alvo;

5. Elabore a filosofia da sua marca;

6. Invista na criação de uma identidade visual;

7. Crie uma logomarca;

8. Implemente as mudanças.

Marca pronta? Agora é hora de vender. 

Saber como criar uma marca de sucesso é um grande recurso para se diferenciar, mas esta é apenas a primeira etapa. Existem muitos outros passos para que você possa tirar o seu Ecommerce do papel – e todos eles estão listados na checklist Ecommerce do Zero, do EnP. 

Essa é uma lista elaborada por nossos especialistas de Ecommerce e, com ela, você poderá navegar o mundo do empreendedorismo com muito mais preparo. São seis passos para tornar a sua empresa lucrativa e escalável em pouco tempo. 

Baixe gratuitamente agora! 

Perguntas Frequentes

Quanto custa para criar uma marca?

O custo para criar uma marca varia amplamente e depende de vários fatores, como a complexidade do design, pesquisa de mercado, desenvolvimento da identidade visual, e estratégias de marketing. Não há um valor fixo, pois cada marca tem necessidades únicas e pode exigir investimentos diferentes.

O que toda marca deve ter?

Toda marca deve ter uma identidade clara e consistente, que inclui uma logomarca, paleta de cores, e uma voz de marca definida. Deve transmitir seus valores e essência de forma a criar uma conexão emocional com o público. Além disso, é essencial ter uma narrativa contínua que evolua com o tempo, refletindo a experiência e percepção da marca.

Como criar a sua própria marca?

Para você criar a sua própria marca é preciso seguir os seguintes passos: 1. Faça uma análise de mercado; Defina a personalidade da sua amrca; 3. Escolha um nome para sua empresa; 4. Defina o seu público-alvo; 5. Elabore a filosofia da sua marca; 6. Crie uma identidade visual; 7 Crie uma logomarca; 8. Implemente as mudanças.