Com que frequência você compra roupas? O mercado de moda é um dos segmentos que mais cresce, dentro e fora do Ecommerce. Mas toda essa expansão vem com um questionamento sobre sustentabilidade... E a resposta pode estar em saber o que é slow fashion.

As marcas slow fashion dedicam-se a produzir moda de maneira diferente, mais consciente, na contramão dos grandes conglomerados que já dominam o mercado. 

E, se você ainda precisa de um empurrãozinho para considerar entrar nessa tendência também, aqui vai um dado importante: desde 2020, houve um aumento de 37% na pesquisa de palavras-chave relacionadas à sustentabilidade, de acordo com a consultoria Lyst. 

Se você sonha em ter a sua própria marca, deseja diferenciar-se de seus concorrentes e contribuir para tornar o mundo um lugar melhor, o slow fashion pode ser a alternativa perfeita.

Neste artigo, falamos sobre o que é slow fashion, qual a sua importância no mercado da moda hoje e ainda damos alguns exemplos de marcas que têm se destacado neste segmento. 

Vamos começar? 

O que é o slow fashion?

Slow fashion é um modelo de produção, distribuição e venda de peças de vestuário que se pauta na sustentabilidade. O termo – que, em tradução livre para o português, significa moda lenta – foi criado no início dos anos 2000, para categorizar as empresas que abordavam a moda de uma perspectiva mais preocupada com a natureza. 

Mas, afinal de contas, o que é o movimento slow fashion? Nele, empresas voltadas para o segmento de moda preocupam-se em montar suas operações de forma a causar um impacto positivo tanto no âmbito social, quanto no ambiental

Dessa forma, é possível observar, por exemplo, marcas que utilizam mão de obra especializada e local, materiais de qualidade, meios de distribuição com menos impacto no meio ambiente, dentre outros cuidados. 

Falaremos sobre os pilares do slow fashion daqui a alguns tópicos, mas antes… queremos falar sobre as diferenças entre fast fashion e slow fashion. Continue acompanhando o artigo! 

As diferenças entre fast fashion e slow fashion

A grande diferença entre slow fashion e fast fashion está na velocidade com a qual os produtos são produzidos e consumidos, mas isso você poderia adivinhar pelo nome. 

A indústria do fast fashion é pautada na mudança constante e na novidade. Um de seus principais pilares é a fabricação em massa, que serve para apoiar a grande velocidade com a qual novas coleções são criadas. 

E, querendo ou não, a maior parte das roupas que compramos e utilizamos no dia a dia, estão relacionadas ao fast fashion. É por isso que estamos tão acostumados a ter peças “saindo de moda”, dando lugar a novas tendências

Em resumo, a indústria fast fashion tem como foco a mudança constante para incentivar o consumo, considerando que os compradores querem sempre algo novo. Nos últimos anos, no entanto, essa tendência tem mudado…

Um estudo da McKinsey mostra que, conforme a geração Millennial ganha poder de compra, demonstram expectativas de que suas compras operem dentro de uma lógica sustentável, influenciando tendências de compras em todo o mundo. 

Por isso a indústria do slow fashion tem crescido tanto nos últimos anos, com especialistas prevendo que o mercado chegará a um valor de U$9.81 bilhões em 2025 e U$15.17 bilhões em 2030.

Como praticar o slow fashion: os pilares desse movimento

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é slow fashion, que tal aprofundarmos nosso entendimento sobre essa tendência? 

Poucas pessoas costumam refletir sobre o caminho que as suas roupas percorrem até chegar em seus guarda-roupas, mas a verdade é que existe uma grande cadeia de produção envolvida nesse sistema.

A seguir, mostraremos alguns dos pilares do movimento slow fashion, ajudando você a entender como criar a sua própria marca pautada na sustentabilidade. Vem com a gente! 

Cuidado em todos os estágios da cadeia de produção

Toda roupa passa por muitas mãos antes de ser feita. Para muito além de um belo design, existem diversos detalhes logísticos envolvidos na produção de uma peça de vestuário, desde a coleta de matérias-primas, até a modelagem, a costura, a venda e o eventual descarte. 

Uma marca de moda slow fashion precisa se preocupar com cada passo dessa cadeia para garantir que o produto que chega ao consumidor, de fato, teve uma construção sustentável. 

E não se engane, cada vez mais consumidores de fato se importam com esse cuidado e pesquisam para entender se aquele produto, realmente, é produzido da maneira correta. Não basta pregar a sustentabilidade, sem preocupar-se genuinamente com esse aspecto da produção. 

Uso de mão de obra local

Um dos pontos mais importantes de marcas de moda lenta é, sem dúvidas, o uso ético da mão de obra. Certamente você já ouviu falar sobre grandes varejistas deste mercado que utilizam condições análogas à escravidão para produzir suas peças, cortando custos e aumentando as suas margens de lucro. 

Em termos de sustentabilidade, no entanto, é complicado fazer essa conta fechar.  

Por isso que marcas focadas na produção sustentável costumam utilizar a mão de obra locais, tanto para confecção das peças, quanto para a aquisição de matérias-primas. Isso incentiva o mercado brasileiro e fortalece pequenos produtores. Todo mundo ganha! 

Você também pode gostar deste artigo: Como vender moda no Instagram.  

Utilização de materiais sustentáveis

Outra grande preocupação para marcas slow fashion é o uso de materiais sustentáveis. Com o avanço da tecnologia, é possível criar alternativas para utilização de menos recursos preciosos na criação de roupas. 

Por exemplo, você sabia que o poliéster, um dos tecidos mais utilizados atualmente, utiliza cerca de 70 milhões de barris de petróleo em sua produção todos os anos? Além disso, uma camisa de algodão leva 2.700 litros de água para ser fabricada, considerando toda a sua cadeia de produção. 

Um impacto e tanto, certo? 

Por isso que muitas marcas slow fashion focam na reutilização de tecidos como seu principal método de produção. Algumas investem, ainda, em alternativas para diminuir o uso de recursos naturais na produção, como os tecidos tecnológicos

Comunicação transparente

Todo o cuidado investido na busca por matérias-primas com menos impacto ambiental e uso ético de mão de obra é muito importante, assim como comunicar todos esses diferenciais. 

Afinal de contas, como as pessoas vão saber os processos de uma marca slow fashion se a comunicação não é transparente? Consumidores valorizam muito esse aspecto da compra, certificando-se de que o seu dinheiro realmente está indo para uma causa na qual acreditam. 

Isso é especialmente importante quando consideramos que o custo envolvido na produção de peças sustentáveis é maior do que o que podemos observar no mercado de fast fashion. 

Sendo assim, marcas de moda sustentável devem ter o dobro de cuidado para mostrar que o seu discurso não é da boca para fora, mas está enraizado em todos os estágios de produção das peças. 

Leia também: 13 Marketplaces para Vender MODA na Internet.  

Foco na durabilidade

Nós falamos sobre como as marcas fast fashion se pautam na novidade para manter o fluxo de compras sempre alto. Isso se reflete na qualidade das roupas, nas quais muitas vezes são usadas matérias-primas de qualidade inferior, a fim de cortar custos e tornar possível a troca constante de coleções. 

No slow fashion, por outro lado, as coisas são diferentes. Porque as matérias-primas são melhores e os custos para a produção são mais elevados, as peças precisam ser feitas para serem usadas muitas vezes, sem desbotar ou apresentar desgaste

Muitos consumidores deste tipo de moda, inclusive, preferem essas peças por conta de sua durabilidade. Esse é um ponto importante da moda sustentável, afinal de contas, o meio ambiente sofre com o desperdício de recursos. 

Quais marcas são slow fashion?

Já falamos sobre o que é slow fashion, quais os pilares desse movimento dentro do mundo da moda e como uma empresa que quer entrar nesse segmento deve se portar. Agora, nada mais justo do que falarmos sobre algumas das principais empresas brasileiras que vêm se destacando no mercado de slow fashion, não é mesmo? Confira a nossa lista: 

Mais MUDI

A Mais MUDI é uma marca brasileira, criada em 2016. Sua proposta é jovial e colorida, com estampas vivas e divertidas. Alguns dos itens de seu catálogo são produzidos com malha ecológica, proveniente da reciclagem de garrafas pet. 

Retalhos e sobras da produção são transformados em produtos, como máscaras e elásticos para cabelos. Seus produtos podem ser encontrados em cidades como Petrópolis, Niterói, Teresópolis e Manaus. Além disso, eles vendem para todo o Brasil, por meio de seu site. Para acessar e se inspirar, clique aqui

Básico

A Básico também é uma loja brasileira, fundada em 2013. Sua proposta, como o próprio nome já diz, é oferecer uma alternativa às roupas que saem e entram de moda constantemente, ou seja, um estilo atemporal. 

Seus produtos também têm matérias-primas naturais e oferecem mais sofisticação para aqueles consumidores que procuram por produtos diferenciados. 

Pantys

A Pantys é uma marca focada em roupas íntimas para o período menstrual. Seu principal objetivo é ajudar pessoas a diminuírem o seu consumo de absorventes descartáveis  – e, consequentemente, a produção de lixo –  durante este período do mês. 

Essa é uma perspectiva interessante porque, além de ser sustentável, também foca no conforto como diferencial. Isso pode fazer com que a decisão de compra seja facilitada, mesmo para aquelas pessoas que ainda não conhecem os conceitos do slow fashion profundamente. 

Comas

A Comas é uma empresa baseada no conceito de upcycling, ou seja, reutilização criativa de tecidos que seriam descartados. Além disso, eles também oferecem cursos e mentorias de capacitação na técnica, ajudando pessoas interessadas a criarem as suas próprias roupas. 

Como o slow fashion beneficia as vendas online? 

Quando falamos na moda sustentável, é importante notarmos o papel que o Ecommerce de moda tem desempenhado no fortalecimento desse segmento. Com a popularização de plataformas de lojas virtuais, cada vez mais empreendedores tiveram a oportunidade de criar suas próprias marcas e fazer vendas pela internet gastando pouco. 

Além disso, no online, é possível vender sem preocupar-se com a limitação geográfica, um enorme benefício considerando-se que marcas slow fashion ainda não são maioria em todo o Brasil.

Por isso, uma pessoa que deseja mudar o seu consumo e torná-lo mais sustentável, não depende mais da oferta de lojas geograficamente próximas. Ela pode fazer suas compras por meio do Ecommerce e contribuir com uma empresa alinhada aos seus valores

Quer criar um Ecommerce de moda? Nós podemos ajudar!

Neste artigo nós falamos sobre o que é slow fashion e alguns dos pilares deste novo modelo de negócio. Gostou de conhecer mais sobre esse importante movimento de sustentabilidade? 

Nós mostramos também o site de algumas das marcas de slow fashion que mais têm se destacado nos últimos anos. E, se você chegou até aqui, é possível que tenha interesse em criar a sua própria marca de moda, certo? 

No entanto, para criar um Ecommerce de moda, independente do seu segmento, existem muitos processos que precisam da sua atenção. Desde a escolha dos fornecedores, métodos de produção até a entrega dos produtos. 

Para te ajudar nessa importante missão, nós criamos um guia exclusivo, com todos os passos para que você tire o seu Ecommerce de moda do papel e comece a vender roupas pela internet. 

Este é um guia completo Checklist de Moda, criado por nossos especialistas no segmento. Nele, você vai aprender: 

  • Quais os nichos de alta demanda; 
  • Como ter crescimento constante com a sua marca;
  • Como vender para todo o Brasil.

Baixe gratuitamente clicando aqui