Atualizado em 02/08/2022 por Vitória Freitas
As suas dúvidas sobre Como Montar uma Loja de Roupas vão acabar! Nós criamos um plano de negócios simples, mas bom o suficiente para você dar o primeiro passo no empreendedorismo.
Caso ainda tenha dúvidas sobre esse segmento, trouxemos alguns dados esclarecedores…
Segundo o Relatório “Ecommerce no Brasil”, realizado pela Conversion e divulgado em matéria na Money Time, o nicho de moda “atingiu a marca de 1,51 bilhão de acessos no e-commerce nos últimos 12 meses e cresceu 52% do ano passado para cá”.
Aliás, provavelmente você já deve ter visto alguma loja online ou perfil nas redes sociais focado nesse setor e que está BOMBANDO!
Então, por que não garantir o seu espaço e ter a sua própria loja de roupas?
Se é isso que você quer, vamos te ajudar a colocar em prática!
No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, ensina como criar o planejamento de um Ecommerce de Moda. Assista:
Índice:
Para aplicar as dicas de planejamento, é importante que você tenha o seu Canvas!
Assim como nos outros artigos da série Plano de Negócios, nós indicamos que você já tenha um modelo de Canvas do seu negócio impresso!
Esse é o modelo que recomendamos para os nossos alunos, justamente por ser bem fácil de preencher.
Com ele, você consegue aplicar as dicas de planejamento de uma maneira objetiva e prática.
Então, você pode baixar o nosso modelo Canvas no link acima (logo abaixo do vídeo).
Depois é só seguir este pequeno passo a passo:
- Imprima no tamanho A1 ou A3;
- Cole o seu Canvas na parede do seu escritório (ou onde for melhor para visualizar);
- Compre notas autoadesivas (muito conhecidas como “post it”) para completar os quadrantes.
Essa é uma ferramenta usual e você precisa olhar para o canvas praticamente todos os dias para dar clareza a sua ideia, beleza?
Tudo feito? Vamos preencher todos os quadrantes na seguinte ordem:
1- Escolha o nome da sua Loja de Roupas
Esse é o primeiro passo para saber como montar uma loja de roupas. Se ainda não pensou em um nome para a sua loja, temos algumas dicas. São elas:
- Procure por nomes objetivos e simples;
- Procure por nomes fáceis de memorizar;
- Procure por nomes que tenham ligação com o seu segmento;
- Use a sua criatividade!
É para usar a criatividade mesmo, ok? Vamos fugir um pouco do óbvio, como o seu nome+moda no final… Pense fora da caixa, pois o nome da sua empresa deve causar impacto.
E uma dica extra é colocar todas as ideias em um papel ou no bloco de notas do celular. Depois, vá eliminando as ideias conforme o seu gosto e também seguindo as nossas dicas anteriores.
Nesse quadrante também é necessário colocar a data de início do planejamento. Dessa forma, você consegue acompanhar a evolução da loja.
2- Defina as Ofertas e Valores da empresa
No quadrante 2, você vai escrever qual é o nicho de moda com o qual vai trabalhar e também quais são os valores da sua empresa.
Exemplos de nichos:
- Moda Praia;
- Plus Size;
- Streetwear (estilo relacionado à prática de skate);
- Brechó;
- Moda Sustentável;
- Gospel;
- Gestante.
E tem muito mais que você pode pesquisar no Google para saber qual deles é o que você mais gosta.
Com relação aos valores da sua empresa, caso você opte por focar apenas em roupas femininas, é interessante explorar os valores de empoderamento, valorização da autoestima da mulher e como as suas roupas podem contribuir para isso.
No caso do Brechó, você pode explorar todas essas questões citadas acima, mas também pode mencionar a exclusividade das peças. Afinal, são roupas únicas que farão toda a diferença no look.
Além disso, você também pode incluir o valor da sustentabilidade, algo que está em alta no mundo da moda. Diversas empresas abraçaram essa causa, gerando mais valor para os produtos.
Aqui, você também pode estipular uma meta de faturamento para um determinado período de tempo (ex: 10 mil em 3 meses).
3- Defina a sua Persona
A persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal. Aquele que realmente vai gostar dos seus produtos.
Caso ainda não tenha uma persona definida, não tem problema… Veja só um exemplo simples de persona:
Homens de 20 a 35 anos que moram no norte e nordeste do país, trabalham em empregos formais, mas amam seguir as tendências do mundo da moda, principalmente, nas roupas mais elegantes.
Essa é uma breve definição, mas você pode e deve ir além para encontrar mais informações relevantes sobre a persona do seu negócio.
“Mas como essas informações vão me ajudar?”
Elas te ajudam a entender como se comunicar com o seu público para vender roupas na internet, entender quem é o seu público, em quais canais de venda ele está e, com isso, criar uma comunicação focada para falar com o cliente ideal.
Leia também: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo
4- Escolha o seus Produtos
O quarto quadrante para saber como montar uma loja de roupas é a escolha do produto. Vamos supor que você escolha o nicho de moda praia. Com quais produtos você vai trabalhar? Selecionamos algumas sugestões:
- Biquinis;
- Chapéus;
- Saias;
- Maiôs;
- Cangas;
- Óculos de Sol;
- Bolsas;
- Mochilas.
O ideal é escolher um produto, como por exemplo os biquínis, para validar o seu negócio. Depois dessa primeira etapa, você pode aumentar o seu mix de produtos com calma.
5- Selecione os melhores Fornecedores
Tenha umas 3 opções de fornecedores. Isso porque caso o primeiro não consiga cumprir o serviço, você terá outras opções para suprir a sua demanda naquele momento.
Selecionamos algumas boas práticas para procurar por fornecedores:
- Pesquisa no Google;
- Comunidades no Facebook;
- Marketplaces e redes sociais;
- Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
- Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.
6- Monte a sua Estrutura
Para a estrutura de uma Loja de Roupas, basta garantir que o sistema do seu Ecommerce funcione bem, pois é ali que você vai cadastrar produtos, integrar canais de venda, emitir notas fiscais…
A estrutura da sua loja de roupas precisa de um Sistema de Gestão ERP, uma Plataforma de Ecommerce para Loja virtual; as principais redes sociais para o seu público, marketplaces e o registro como MEI (Microempreendedor Individual).
Mas, se a sua meta de faturamento for maior que o faturamento anual do MEI, faça o registro como ME (Microempresa).
7- Escolha os Meios de Pagamento
Você pode optar por meios de pagamento digitais, pois eles têm integração com lojas virtuais. Por exemplo, a Pagarme.com e o Mercado Pago.
E você também pode usar meios mais tradicionais, transferências via PIX… Quanto mais opções de pagamento você tiver, melhor!
8- Defina a sua Logística
Há diversas transportadoras no mercado que vão te ajudar com a logística do seu negócio… Mas escolha bem para enviar os seus pedidos de forma rápida e segura.
Por exemplo, se você utiliza vender produtos personalizados sob demanda com o DropSimples, eles já serão responsáveis pela logística de entrega.
Isso porque você só precisa enviar os dados do pedido e eles vão fazer a estampa da camiseta sob demanda para, em seguida, enviar para o cliente.
Leia também: Dropsimples: fábrica sob demanda para marca de camisas
9- Escolha os melhores Parceiros
Selecione os melhores parceiros para o seu negócio, que podem ser desde uma parceria formal com algum influenciador ou celebridade do momento ou até mesmo um amigo que te ajuda nos processos dentro da empresa.
Você também pode incluir seu parceiro logístico, as empresas que te ajudam com as ferramentas necessárias para realizar todo o processo… Enfim, inclua o que você considera como parceria.
Pronto! Você já pode colocar a sua ideia de ter uma loja de roupas em prática!
Mas não pare por aqui, pois ainda é necessário aprender mais algumas coisas…
Aula Gratuita: Como Criar seu Ecommerce e faturar até 30 mil reais em 90 Dias
Nesta aula 100% Online e Gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira.
Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 30 mil reais em até 90 dias.
Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa.
Assista à aula gratuitamente Aqui:
Deixe um comentário