O transporte eficiente de mercadorias é um dos pilares fundamentais que sustentam o sucesso de qualquer empresa. Por trás de cada produto que chega às prateleiras das lojas ou às mãos dos clientes, existe uma série de decisões logísticas que determinam o trajeto, custo, segurança e pontualidade. E é aqui que os tipos de frete entram.

Cada tipo de frete é recomendado para um negócio específico. No entanto, eles possuem algo em comum: são determinantes na decisão do consumidor na hora de realizar uma compra. É exatamente por isso que você deve buscar entender qual é o melhor tipo de frete para o seu negócio.

Ao longo deste artigo, nós vamos explicar quais são os tipos de frete, como escolher o melhor para o seu negócio e mais.

Quais são os tipos de frete?

A escolha do tipo de frete é uma decisão muito importante. Há dois tipos de frete muito comuns: Frete CIF e Frete FOB, e é exatamente sobre cada um deles que falaremos abaixo:

Frete CIF

O Frete CIF (Cost, Insurance and Freight ou Custo, Seguro e Frete) é o tipo de modelo que o vendedor assume toda a responsabilidade pelo transporte, seguro e custos associados até o destino final do comprador.

Aqui, a única preocupação do comprador é fazer a compra correta da mercadoria e aguardar até que ela chegue no seu endereço. Todos os detalhes logísticos são cuidados pelo próprio vendedor, garantindo não só a entrega, mas também a proteção da carga.

🚚 Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

Frete FOB

Ao contrário do Frete CIF, o Frete FOB (Free on Board ou Livre a Bordo) passa toda a responsabilidade do frete de carga do vendedor para o comprador assim que o produto é enviado.

Pelo motivo de transferência de responsabilidade, o Frete FOB é pago somente após a chegada da mercadoria no destino final. Essa é a forma de garantir que a mercadoria chegou em boas condições.

Esse tipo de frete é muito mais comum em negócios B2B (Business to Business), onde cargas de alto valor são despachadas a todo momento.

Como escolher o melhor tipo de frete?

Escolher o melhor tipo de frete é uma decisão estratégica que deve ser tomada contando com as características únicas da sua empresa e do seu tipo de negócio. Avalie a escala da sua operação, responsabilidades que deseja adquirir no processo e assim terá uma ideia do que decidir.

Se possível, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a Kangu, por exemplo. Ela oferece flexibilidade e variedade de opções, adaptando-se muito bem a diferentes perfis de negócios. 

Ao alinhar o tipo de frete à natureza e prioridades da sua empresa, você cria uma estratégia logística que não só entrega mercadorias, mas também impulsiona o sucesso do seu negócio.

📦 Como fazer logística para Ecommerce? [GUIA PRÁTICO]

Quais são os tipos de contratação de frete?

Assim como há diferentes tipos de frete, existem diferentes tipos de contratação de frete. A decisão tomada na contratação de um frete vai implicar diretamente nos custos, prazo de entrega e qualidade geral do serviços. 

Veja quais são os tipos de contratação frete:

  • Contratação normal;
  • Subcontratação;
  • Redespacho;
  • Redespacho intermediário.

Contratação normal

A contratação normal, como o nome já diz, é a forma convencional de fazer uma entrega. Ela envolve a contratação de apenas uma empresa para coletar a carga e enviar diretamente ao destinatário. Neste processo, não há a participação de intermediários.

Subcontratação

A subcontratação acontece quando a transportadora contratada para o frete terceiriza a entrega ao envolver outra empresa no processo

Normalmente, isso acontece por dois motivos: quando a área de entrega está fora da cobertura da transportadora ou quando os prazos de entrega são mais curtos do que o normal, sendo necessário recorrer a outro prestador de serviços.

Redespacho

O redespacho acontece quando duas transportadoras estão envolvidas na entrega. Aqui, a empresa contratante organiza a entrega até um ponto intermediário, onde a carga é transferida para uma transportadora local, responsável pela entrega final.

Esse tipo de contratação de frete permite que os custos sejam diminuídos pelas transportadoras e que elas possam cobrir uma área maior do que o normal para distribuir suas cargas.

Redespacho intermediário

Muito similar ao redespacho, este modelo de contratação de frete tem uma única diferença: até três transportadoras podem estar envolvidas no processo. A partir daqui, as empresas se organizam para conduzir a carga até pontos de coleta para que o transporte seja realizado até o ponto final.

📌 Frete fixo: saiba como funciona e se vale a pena para o seu Ecommerce

Conheça os tipos de cargas de frete

Quem quer entender mais sobre tipos de frete precisa estar por dentro das cargas. Há diferentes tipos delas e você pode conferi-las abaixo:

Carga fracionada

A carga fracionada diz respeito a mercadorias de diferentes remetentes combinadas em um único envio. Ideal para cargas menores, aproveitando espaço disponível em transportes maiores.

Carga lotação

Já a carga de lotação ocupa toda a capacidade de um veículo de transporte, seja caminhão, navio ou avião. Normalmente, é indicada para grandes volumes de mercadorias de um único remetente.

Carga leve

A carga leve, por sua vez, é caracterizada por mercadorias com baixo peso individual. Na prática, ela não atinge o peso máximo suportado e tende a ser mais econômica em termos de frete.

Carga pesada

A carga pesada envolve mercadorias de alto peso individual. Por conta disso, acaba exigindo diversos equipamentos e veículos mais robustos para que o transporte adequado aconteça.

Carga de alto valor agregado

A carga de alto valor agregado é aquela em que há mercadorias de grande valor monetário ou sentimental. Para maior cuidado e eficiência no transporte, ela requer embalagens especiais e segurança reforçada.

Carga de baixo valor agregado

Por fim, a Carga de baixo valor agregado engloba as mercadorias com menor valor financeiro ou menor risco associado. Por conta disso, pode seguir métodos de embalagem e transporte padrão.

Estabeleça o frete da sua empresa do jeito certo!

Lembra quando falamos sobre a importância de contar com ajuda especializada para disponibilizar o melhor frete possível para os seus clientes? É aqui que a Kangu entra em cena de novo!

A empresa possui um diferencial gigante: sua abordagem flexível e personalizada abre um leque de possibilidades para otimizar a sua entrega e do seu negócio.

A flexibilidade da Kangu se reflete na escolha de transportadoras parceiras, permitindo que você selecione aquela que melhor se adapta às suas necessidades em cada envio. 

A economia é outro benefício. Com ofertas de fretes até 75% mais baratas, a Kangu não apenas simplifica a logística, mas também alivia a pressão sobre os custos operacionais. 

Se você tem uma empresa, independentemente do porte, e deseja ter uma parceira que simplifica, personaliza e otimiza o transporte de cargas, saiba que a Kangu é a escolha ideal para melhorar a sua logística.

Faça o seu cadastro na Kangu e desfrute das melhores soluções do mercado. É só clicar no botão abaixo: