Saber como enviar encomenda pelo Correio é uma das maiores dúvidas de todos que começam a trabalhar com Ecommerce. É até fácil entender a razão dessa dúvida, levando em conta que o preço de envio varia muito entre cidades. Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar! 

Todo mundo sabe que a logística é uma parte fundamental da gestão de um negócio de Ecommerce. Afinal de contas, as encomendas precisam chegar com rapidez e eficiência na casa de cada cliente.

E, nessa jornada, os Correios são parceiros muito importantes

Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dúvida de como enviar encomenda pelo Correio. Esses são questionamentos normais e afetam principalmente os empreendedores que estão começando agora. 

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Nós preparamos um guia atualizado com todas as etapas para enviar encomendas pelo Correio de forma segura e eficiente. Vamos começar? 

Como enviar uma encomenda pelo Correio: passo a passo 

Um cliente fez uma encomenda em seu site e agora você precisa saber como enviar pelo Correio? Esse é um momento a ser comemorado por todo empreendedor. 

A boa notícia é que enviar uma encomenda com os Correios não é uma coisa complicada – embora seja uma etapa crucial do processo de vendas. Temos certeza que, depois de ler esse tutorial e completar o processo algumas vezes, você não vai sentir nenhuma dificuldade. 

Veja a seguir o passo a passo de como enviar pelo Correio: 

1. Embale o produto de forma compacta e segura

Uma das suas prioridades ao enviar encomendas pelo Correios é assegurar que a encomenda chegará intacta ao destinatário. Afinal de contas, a reputação da sua empresa e a satisfação do cliente dependem disso.

Você deve utilizar elementos como papel bolha para minimizar os impactos dentro do pacote, assim como usar embalagens resistentes. Nesse quesito, também vale a pena preocupar-se com a experiência de unboxing.

Se esse assunto te deixa com dúvidas, indicamos que leia o nosso guia completo de embalagem de produto para Ecommerce.

2. Preencha os dados do remetente e do destinatário na embalagem

Preencher corretamente os dados do remetente e do destinatário vai assegurar que a sua encomenda chegará no lugar certo no menor prazo possível. Por isso, tenha atenção durante essa fase do processo. 

Uma dica importante é fazer a conferência desses dados ainda em casa, antes mesmo de chegar à agência. Dessa forma, você garante que estará em um ambiente tranquilo, prestando o máximo de atenção aos detalhes. 

3. Leve até uma agência dos Correios próxima de você

Se você mora num grande centro, é possível que a oferta de agências dos Correios seja abundante. Isso quer dizer que você tem mais opções na hora de escolher uma unidade mais vazia ou que oferece um atendimento melhor. 

Mas, se você está numa região mais afastada, é possível que suas opções sejam reduzidas. Indicamos que você visite o site dos Correios e busque pela agência mais próxima. Para fazer essa pesquisa, clique aqui

4. Informe qual a modalidade de envio

Os Correios tem diversas modalidades de envio. PAC, Sedex, Sedex 12, Sedex 10 e Sedex Hoje são apenas algumas das principais. Esse é um passo importante pois o custo de cada uma dessas modalidades varia e, na hora da compra, o seu cliente pagou por apenas uma das opções. 

Vale dizer que as modalidades de envio também têm prazos diferentes. Por isso, é super importante que você envie a encomenda de acordo com o modelo contratado, a fim de não frustrar as expectativas de seus clientes. 

5. Contrate serviços adicionais, se necessário

Alguns tipos de encomendas podem requerer uma atenção especial, como a entrega em mãos ou o aviso de recebimento. Os Correios oferecem esses serviços adicionais, mediante o pagamento de uma taxa. 

Os Correios também oferecem funcionalidades como coleta programada, pagamento na entrega, manuseio especial e mais. Para conferir todos os serviços adicionais disponíveis, clique aqui

6. Faça o pagamento

Por fim, é hora de fazer o pagamento e enviar a sua encomenda. Depois que todo o processo estiver pronto, você receberá um código de rastreamento, que pode ser acompanhado por você e pelo seu cliente. O acompanhamento é feito diretamente no site dos Correios. 

Então, em resumo, esse é o passo a passo de como enviar pelo Correio: 

  • Embale o produto de forma compacta e segura;
  • Preencha os dados do remetente e do destinatário na embalagem;
  • Leve até uma agência dos Correios próxima de você;
  • Informe qual a modalidade de envio;
  • Contrate serviços adicionais, se necessário;
  • Faça o pagamento.

Viu como é fácil saber como enviar encomenda pelo Correio?! Após enviar a encomenda, não esqueça de enviar o rastreador ao seu cliente e atualizar as informações no site de vendas ou marketplace. Assim, o seu cliente fica sabendo que a encomenda já está a caminho.

Vale lembrar que, a partir do momento em que você começar a utilizar os Correios com frequência, vale muito a pena fazer o contrato com os Correios  para ter acesso a serviços como o que recolhe as encomendas no local de origem. 

Qual o custo de enviar uma encomenda pelo Correio?

O custo para enviar uma encomenda pelo Correio pode variar muito, de acordo com algumas variáveis: 

  • Serviço de envio escolhido (PAC, Sedex, etc.);
  • Peso da encomenda;
  • CEP do local de envio;
  • CEP do cliente;
  • Dimensão do pacote;
  • Serviços extras (aviso de recebimento, mão própria e declaração de valor).

Aqui neste link do site dos Correios, você pode simular o prazo e o preço do envio da encomenda. Ao entrar no link, informe o tipo de envio, além das dimensões e o peso da embalagem, e dos CEP da origem e do destino da encomenda.

🧮 E, se você quer uma ajuda extra pra calcular o frete nos Correios, indicamos este artigo: Como calcular frete dos Correios [passo a passo] 

Qual a forma mais barata de enviar encomendas pelo Correio?

A forma mais em conta de enviar uma encomenda pelos Correios é o PAC, o serviço de entregas não expressas. 

Essa modalidade é destinada ao envio de mercadorias, documentos e objetos em geral, com prazos de entrega mais estendidos em comparação com outros serviços, como o Sedex (Serviço de Encomenda Expressa).

Para você ter uma ideia da diferença de preço, indicamos que faça uma simulação rápida no site dos Correios do mesmo item sendo enviado ao mesmo destino pelo PAC e pelo Sedex. 

Vale reforçar que, pelo custo menor, a agilidade na entrega também é prejudicada. Ao enviar um produto pelo PAC, a estimativa de entrega é de 7 dias úteis, além do prazo de entrega. 

Já ao enviar o mesmo produto pelo Sedex tradicional, a entrega é em até 4 dias úteis, além do prazo de entrega. 

Isso não quer dizer que este seja um modelo ruim. O método de entrega ideal vai depender das necessidades do seu cliente. Se ele não faz questão de receber os produtos rapidamente, o serviço econômico do PAC é o ideal. Por outro lado, se a encomenda precisa chegar em menos tempo, é interessante estudar outras modalidades de entrega. 

É possível enviar encomendas grandes pelo Correio?

Caso seu Ecommerce tenha produtos de grande porte, não se preocupe, os Correios tem modalidades que permitem enviar encomendas maiores: o Sedex Grandes Formatos e o PAC Grandes Formatos.

Ambos os serviços são destinados ao envio de objetos que excedem as dimensões permitidas nos serviços convencionais, mas ainda assim, existem limites máximos de dimensões e peso que devem ser respeitados. 

São ideais para o envio de objetos volumosos, como móveis desmontados, equipamentos, entre outros.

Ambas as modalidades oferecem a possibilidade de contratação de serviços adicionais, como aviso de recebimento, valor declarado, entre outros.

Assim como em outras modalidades, o custo de envio vai depender do peso, das dimensões e do endereço de origem e de destino da encomenda. Os dois serviços trabalham com entrega de encomendas de até 30kg. 

Como endereçar a encomenda?

Para ter certeza de que o produto vai chegar ao destino, é preciso informar corretamente os seguintes dados na embalagem da encomenda:

  • Nome do destinatário;
  • Endereço de entrega (tipo do logradouro, nome do logradouro e o número do lote, além do complemento, se necessário);
  • Nome da cidade e sigla do estado;
  • CEP.

Na outra parte da embalagem, você vai colocar os dados da sua empresa. Outro dado opcional, mas bastante importante é o telefone do destinatário. Essa é uma informação muito relevante no caso de os Correios precisarem entrar em contato com o seu cliente para resolver algum problema ou tirar alguma dúvida.

Quais os benefícios de ter um contrato com os Correios?

Qualquer empresa pode ter um contrato com os Correios, independente de ser um Ecommerce ou não. Porém, a maioria das lojas virtuais que já estão estabelecidas no mercado optam pelo contrato de prestação de serviço com os Correios. 

Os benefícios de ter um contrato com os Correios são:

  • Tarifas reduzidas;
  • Serviço de coleta;
  • Logística reversa;
  • Pagamento mensal em fatura;
  • Assistência pessoal.

Para fazer o contrato com os Correios e contratar o Cartão Correio Fácil, acesse este link. Para aderir a essa modalidade é preciso ter certificado digital ativo (e-CNPJ). 

Outro ponto importante ́ é que como os custos e benefícios deste serviço variam de acordo com a área do negócio e o volume de envios, o ideal é que você vá até uma agência dos Correios para saber mais informações

Leia também:   Contrato com os Correios: sua Loja Virtual Precisa de um

Também falamos um pouco mais sobre este assunto no seguinte vídeo: 

Como enviar Sedex?

O Sedex é o tipo de envio mais rápido dos Correios e, por essa razão, ele tem um custo maior. 

Por isso, esse serviço não costuma ser muito utilizado por quem quer saber como enviar uma encomenda pelo Correio. No Ecommerce também não é diferente, a não ser quando o cliente paga por ele.

Normalmente o serviço mais utilizado para o frete no Ecommerce é o PAC. Mas caso o seu cliente precise desse tipo de envio, saiba que o envio do Sedex acontece da mesma forma que as outras encomendas. 

Uma das vantagens do Sedex em relação ao PAC é que ele tem outras modalidades. Conheça:

  • Sedex: entrega em até 5 dias úteis, de acordo o endereço de envio e de destino;
  • Sedex 10: entrega a encomenda até às 10h do próximo dia útil após a postagem;
  • Sedex 12: entrega a encomenda até as 12h do próximo dia útil após a postagem;
  • Sedex Grandes Formatos: entrega de encomendas de grandes volumes;
  • Sedex Hoje: entrega a encomenda no mesmo dia da postagem;
  • Sedex Pagamento na Entrega: o pagamento da encomenda é feito ppor quem recebe.

O Sedex tradicional está presente em todas as localidades brasileiras. Contudo, a disponibilidade das outras modalidades de Sedex depende do endereço de envio e entrega.

Encomendas Internacionais

Quer saber como enviar encomenda pelo Correio para outros países? As modalidades de envio são as seguintes:

  • Sedex Mundi Mercadoria: essa é a modalidade mais rápida de envio internacional e, por essa razão, é também a mais cara;
  • EMS Mercadoria expressa: nessa modalidade o objetivo é a entrega das encomendas internacionais com prioridade máxima de tratamento, mas nela você não tem garantia da data de chegada;
  • Leve Internacional: para encomendas com peso máximo de 2kg para fora do Brasil. Aqui o custo de envio é intermediário, mas a entrega é menos rápida do que o Sedex e o EMS. 
  • Mercadoria Econômica: essa é a alternativa mais econômica de envio para o exterior, porém, a encomenda tem baixa prioridade de encaminhamento e de entrega. Esse serviço envia mercadorias de até 20kg. 

Qual o horário de funcionamento das agências dos Correios?

O horário de funcionamento das agências dos Correios costuma variar de acordo com a região do Brasil mas, no geral, encomendas podem ser postadas das 9h às 17h, durante os dias de semana. Aos sábados, as agências costumam funcionar das 9h às 12h.

Vale lembrar que encomendas postadas até às 15h costumam ser encaminhadas para os centros de distribuição no mesmo dia. Ter isso em mente pode ajudar a agilizar a entrega dos seus produtos e deixar seus clientes mais satisfeitos. 

Por outro lado, encomendas postadas depois das 15h, usualmente, vão para o centro de distribuição apenas no dia seguinte. Uma boa estratégia para evitar problemas com atrasos e reclamações é descrever os horários de postagem na seção “Políticas de Compra” da sua loja.

Você também pode oferecer métodos de entrega expressos, priorizando a postagem destes itens e dando uma opção mais ágil para aqueles clientes que têm mais pressa para receber suas encomendas. 

Quais embalagens o Correio aceita?

O Correio aceita diversos tipos de embalagem, desde que sejam resistentes e adequadas para o objeto que será enviado. Também é possível adquirir as embalagens nas próprias agências dos Correios.

Eles não são específicos sobre o tipo de embalagem que deve ser utilizado, mas orientam que o produto deve estar bem acomodado e protegido.  Isso quer dizer que você não precisa, necessariamente, utilizar as embalagens que são comercializadas na agência… eles aceitam pacotes de papelão ou papel, isopor, plástico, metal, madeira, dentre outros materiais. 

Se o volume de pedidos da sua loja online está aumentando, vale a pena procurar lojas específicas, que vendem embalagens prontas para o envio. Elas costumam ter um custo-benefício melhor e promovem uma economia na logística da sua empresa, principalmente quando compradas em grande quantidade 

Para Ecommerces que vendem itens menores, a melhor opção é enviá-los por meio de envelopes, que também podem ser comprados em atacado. Independente do produto comercializado, lembre-se que a embalagem precisa ser segura e garantir que o produto chegará intacto até as mãos do cliente. 

📦 Leia também: Embalagem para Ecommerce: tipos, dicas e fornecedores

Como embalar para enviar pelo Correio?

Na hora de saber como enviar encomenda pelo Correio, conhecer as regras relacionadas à embalagem dos produtos é essencial. 

O primeiro cuidado que você deve ter é encontrar uma embalagem compacta, que comporte bem o seu produto. Use fitas adesivas de boa qualidade e, se necessário, utilize também plástico bolha no interior da embalagem. Isso tudo contribui para que sua encomenda chegue ao destino intacta. 

Algumas das regras que precisam ser seguidas para embalo de produtos são as seguintes: 

  • O comprimento deve estar entre 16 e 105 centímetros;
  • A largura deve estar entre 11 e 105 centímetros;
  • A altura deve estar entre 2 e 105 centímetros.

No total, a soma de comprimento, largura e altura deve ser de até 200 centímetros. Agora, quanto ao peso…existem variações de acordo com a modalidade escolhida. 

O Sedex convencional comporta itens de até 30 quilos. O Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12 comportam itens de até 10 quilos apenas. Enquanto isso, o PAC pode transportar produtos de até 30 quilos em entregar interestaduais e 50 quilos em entregas estaduais. 

Quais são os documentos necessários para enviar encomendas pelos Correios?

É preciso anexar a nota fiscal ou a Declaração de Conteúdo na parte de fora da embalagem. Você pode colá-las em um dos lados da caixa.

As notas fiscais necessárias por diversas razões, desde a comprovação de que a transação foi legal até a garantia de que o consumidor pode trocar o produtos, se assim desejar ou precisar. A declaração de conteúdo, por sua vez,  é um documento com as principais informações sobre os itens contidos na encomenda enviada. 

Logística reversa: como fazer troca de produtos pelos Correios?

De acordo com o artigo 49 do Código do Consumidor, compras feitas pela internet garantem um prazo de arrependimento de 7 dias corridos, desde a data de entrega. Isso quer dizer que, se um cliente fez uma compra, mas não gostou do produto ou quer desistir, ele pode devolver o item sem nenhum prejuízo financeiro. 

Essa é a Lei do Arrependimento

E os Correios têm uma modalidade de serviço dedicada a este tipo de trânsito de mercadoria: a logística reversa. Ela está disponível para as empresas que têm um contrato direto com a estatal e funciona em 4 categorias: 

  • Coleta domiciliar; 
  • Coleta e entrega simultânea no domicílio;
  • Envio em agência; 
  • Envio e entrega de novo produto em agência. 

Entenda cada uma delas agora:

1. Coleta domiciliar

A logística reversa por meio de coleta domiciliar consiste em recolher produtos ou embalagens pós-consumo diretamente na residência do consumidor. 

A empresa responsável pela logística reversa agenda a coleta com o consumidor, que deve deixar o produto ou embalagem separado em local de fácil acesso. A partir daí, o produto é encaminhado para os devidos processos de triagem, separação e descarte adequado ou reciclagem.

2. Coleta e entrega simultânea no domicílio

Neste caso, a empresa responsável pela logística reversa envia um novo produto ao consumidor no momento em que coleta o produto ou embalagem pós-consumo. 

Essa estratégia é comum em casos de devolução de produtos com defeito ou que apresentaram problemas durante o transporte. O consumidor pode, por exemplo, entregar o produto defeituoso ao mesmo tempo em que recebe o novo produto.

3. Envio em agência

Na logística reversa por envio em agência, o consumidor encaminha o produto ou embalagem pós-consumo para uma agência ou posto de coleta indicado pela empresa. 

É comum em casos de devolução de produtos comprados online ou de embalagens de produtos que o consumidor utilizou e não possui coleta domiciliar disponível.

4. Envio e entrega de novo produto em agência

Nesse caso, a empresa responsável pela logística reversa envia um novo produto ao consumidor diretamente para uma agência ou posto de coleta indicado. O consumidor entrega o produto ou embalagem pós-consumo no mesmo local em que recebe o novo produto

É uma estratégia comum em casos de devolução de produtos com defeito ou que apresentaram problemas durante o transporte, por exemplo.

Nós falamos um pouco mais sobre a logística reversa dos Correios neste artigo: Logística reversa dos Correios: o que é e como funciona.  

Instruções para embalar encomendas

Se você quer que o cliente receba o produto intacto e tenha uma boa experiência de compra em sua loja, é importante ter cuidado na hora de embalar as encomendas. Veja agora algumas boas práticas na hora de embalar algumas das categorias mais comuns de produtos.

1. Roupas 

  • Certifique-se de que as roupas estão limpas e secas antes de embalá-las;
  • Dobre as roupas com cuidado e coloque-as em um saco plástico para protegê-las de sujeira e umidade;
  • Coloque as roupas no envelope ou caixa de envio e adicione um pouco de papel ou plástico bolha para preencher o espaço e evitar que as roupas se movam durante o transporte.

2. Objetos frágeis 

  • Enrole o objeto em papel bolha ou jornal para protegê-lo contra impactos;
  • Use uma caixa de papelão resistente e adicione enchimento, como plástico bolha ou papel amassado, para evitar que o objeto se mova dentro da caixa;
  • Marque a caixa como "FRÁGIL" e adicione setas indicando a posição correta da caixa para evitar danos;
  • Considere o uso de uma caixa dupla para itens extremamente frágeis, adicionando mais enchimento entre as caixas para proteção adicional;
  • Se o objeto for muito grande ou pesado, considere envolvê-lo em uma manta ou cobertor antes de colocá-lo na caixa para proteção extra.

3. Objetos em papel 

  • Enrole o produto entre duas folhas de papel com gramatura elevada e prenda-o com uma fita adesiva, de modo que fique bem fechado;
  • Acomode o produto em uma caixa de papelão firme;
  • Certifique-se de que a caixa seja do tamanho adequado para o produto, evitando que ele se movimente e amasse durante o envio;
  • Adicione enchimento, como papel amassado, para preencher o espaço vazio na caixa e evitar que o produto se mova durante o transporte;
  • Feche a caixa com fita adesiva, certificando-se de que todas as aberturas estejam seladas e seguras para o transporte.

4. Objetos pontiagudos 

  • Coloque o objeto em um saco plástico e, em seguida, em uma caixa de papelão;
  • Use papelão ou plástico bolha para proteger as pontas do objeto e evitar que perfurem a embalagem durante o transporte;
  • Certifique-se de que a caixa seja resistente o suficiente para proteger o objeto durante o transporte;
  • Se possível, remova as partes pontiagudas do objeto e embale-as separadamente antes de colocá-las na caixa;
  • Verifique as regras dos correios para embalagem de objetos pontiagudos e certifique-se de que sua embalagem esteja de acordo;
  • Marque a caixa como "CUIDADO - OBJETO PONTIAGUDO" e adicione setas indicando a posição correta da caixa para evitar danos.

5. Líquidos

  • Use recipientes à prova de vazamento para armazenar o líquido, como frascos de vidro com tampa de rosca ou garrafas plásticas com tampa de pressão;
  • Coloque o recipiente em um saco plástico com vedação zip para proteger contra vazamentos;
  • Envolva o saco plástico em papelão ou plástico bolha e coloque-o em uma caixa de papelão resistente, adicionando enchimento para evitar que o recipiente se mova durante o transporte.

6. Eletrônicos

  • Use caixas originais sempre que possível, pois são projetadas especificamente para proteger o produto;
  • Envolva o item em plástico bolha, especialmente se ele tiver telas ou componentes delicados;
  • Adicione enchimento, como isopor ou papel amassado, para preencher qualquer espaço vazio e evitar movimentos;
  • Se o item tiver baterias removíveis, considere embalá-las separadamente para evitar curtos-circuitos ou danos;
  • Marque a caixa como  "FRÁGIL".

7. Produtos Cosméticos

  • Certifique-se de que todos os itens estejam bem fechados para evitar vazamentos;
  • Use plástico bolha ou papel amassado para proteger itens frágeis, como frascos de vidro;
  • Coloque itens menores em sacos plásticos individuais antes de colocá-los na caixa principal;
  • Adicione enchimento para evitar movimentos e possíveis danos.

Quais as dimensões para envio nos Correios?

Como você já sabe, os Correios aceitam vários tipos de embalagem – mas elas devem seguir as regras de dimensão da empresa. Para que você não fique na dúvida na hora de enviar os seus produtos, vamos mostrar exatamente quais são essas medidas. Veja: 

Pacotes e caixas

EspecificaçõesMínimoMáximo
Comprimento (C)15 cm100 cm
Largura (L)10 cm100 cm
Altura (A)1 cm100 cm
Soma (C+L+A)26 cm200 cm
  • A soma resultante do comprimento + largura + altura não deve superar 200 cm;
  • A soma resultante do comprimento + o dobro do diâmetro não pode ser menor que 28 cm.

Rolo

EspecificaçõesMínimoMáximo
Comprimento (C)18 cm100 cm
Diâmetro (D)5 cm91 cm
Soma (C + 2D)28 cm200 cm

Envelopes

EspecificaçõesMínimoMáximo
Comprimento (C)16 cm60 cm
Largura (L)11 cm60 cm
Soma (C + L)27 cm120 cm

Qual o peso máximo para envio nos Correios?

Além das medidas, as encomendas enviadas pelos Correios também precisam seguir um limite de peso. São eles:

  • Sedex – até 30kg;
  • Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje – até 10kg;
  • PAC – até 30kg (nacional) e até 50kg (estadual);
  • PAC mini – até 300g.

Minha encomenda foi extraviada. E agora?!

Além de saber como enviar encomenda pelo Correio, também é importante entender o que fazer caso a encomenda enviada sofra com um extravio, seja qual for o motivo. 

O Correios, assim como qualquer outra empresa de logística, está suscetível a perdas e roubos de encomendas. É raro, mas pode acontecer. 

Quando uma encomenda é extraviada, um aviso é colocado na página do rastreamento. Imediatamente após saber do problema, você precisa comunicar ao seu cliente e lhe oferecer alternativas, seja o ressarcimento da compra ou o reenvio do produto.

Então, você deve abrir um Boletim de Ocorrências e gerar um protocolo na Ouvidoria dos Correios. Neste vídeo, explicamos o que você deve fazer caso uma encomenda seja extraviada pelos Correios, Confira: 

Pronto para enviar muitas encomendas?

Saber como enviar encomenda pelo Correio é muito importante, não é mesmo? Afinal de contas, é por meio desse processo que seu cliente, enfim, recebe as encomendas e passa a aproveitar os seus produtos. 

E, agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é hora de colocar a mão na massa e tirar a sua loja do papel. Temos certeza de que, seguindo nossas dicas, você estará fazendo muito e muitos envios em breve.

O envio pelos Correios é apenas um dos passos para abrir um Ecommerce, e nós falamos de todos os outros na nossa checklist Ecommerce do Zero. Essa é uma lista especialmente elaborada para ajudar você a tirar a sua loja virtual do papel.

Quer conhecer os outros 5 passos? Baixe a checklist gratuitamente agora: 

Perguntas Frequentes

Como enviar um pacote pelo Correio?

Para enviar um pacote pelo Correio, é necessário embalar adequadamente o objeto, ir até uma agência dos Correios e escolher o serviço de envio desejado.

Quanto custa enviar uma encomenda pelo Correio?

O custo de envio de uma encomenda pelo Correio varia de acordo com o peso, dimensões, destino e tipo de serviço escolhido.

Qual a forma mais barata de enviar encomendas pelo Correio?

A forma mais barata de enviar encomendas pelo Correio é por meio do serviço PAC, que tem um prazo de entrega mais longo em comparação ao Sedex, por exemplo.

Qual o horário de funcionamento das agências dos Correios?

O horário de funcionamento das agências dos Correios pode variar de acordo com a localização. Geralmente, elas abrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Que tipo de embalagem o Correio aceita?

O Correio aceita diversos tipos de embalagem, desde que sejam resistentes e adequadas para o objeto que será enviado. Também é possível adquirir as embalagens nas próprias agências dos Correios.

O que precisa para enviar uma encomenda pelo Correio?

Para enviar uma encomenda pelo Correio, é necessário ter o objeto embalado, saber o endereço completo do destinatário e escolher o serviço de envio desejado na agência dos Correios.

Qual é o valor do Sedex Hoje?

O valor do Sedex Hoje varia de acordo com o peso, dimensões e destino da encomenda Este é um serviço mais caro e com prazo de entrega mais rápido em comparação aos demais serviços de envio dos Correios.