Se você já enviou ou recebeu produtos por meio da internet, provavelmente já percebeu que todas as encomendas enviadas pelos Correios são acompanhadas de alguns documentos de identificação, certo? Essa é a declaração de conteúdo dos Correios

O item passou a ser obrigatório em 2018, quando o Governo Federal, junto com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ou apenas Correios – decidiram que todas as encomendas que são manuseadas pela empresa devem conter essa documentação.

Apesar disso, a declaração de conteúdo dos Correios ainda é um tópico que gera certas dúvidas… afinal, MEI também precisa enviar essa declaração? Existe uma regra para o preenchimento das informações? Onde essa declaração deve ser anexada? 

Se você também tem esses questionamentos, não se preocupe. Este artigo vai responder essas e muitas outras dúvidas. Vem ler! 

Ah… e já que estamos falando sobre embalagens e a importância delas para o seu Ecommerce, temos também um vídeo que você pode achar interessante. Nele, o fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, dá algumas dicas sobre o assunto. Assista: 

O que é a declaração de conteúdo dos Correios e para que serve?

A declaração de conteúdo dos Correios nada mais é do que um documento que contém as principais informações sobre os produtos contidos na encomenda enviada

Nessa declaração, você poderá encontrar informações como a descrição do produto, sua quantidade e o seu valor, por exemplo. Mas não é só isso. Você também tem acesso a dados do remetente e destinatário, tais como o nome, endereço e CNPJ

No fim das contas, a declaração dos Correios serve também para amparar as empresas que, por qualquer motivo, não emitiram a nota fiscal dos produtos enviados. Isso é especialmente comum entre os Microempreendedores Individuais (MEI)

Adiantamos que, se você está enviando uma encomenda sem nota fiscal, a declaração de conteúdo dos Correios é um documento obrigatório. Este é um cuidado extra com a segurança fiscal do seu Ecommerce.

Uma declaração de conteúdo tem essa aparência: 

Declaração de conteúdo dos Correios

A declaração de conteúdo é obrigatória para todos os empreendedores? 

Sim! A declaração de conteúdo dos Correios é um item obrigatório para todas as encomendas que são manuseadas pelo serviço postal. Sendo assim, empresas de qualquer porte, que fazem envio de mercadorias pelos Correios, precisam preencher o documento. 

Vale lembrar que até mesmo o MEI, que não é obrigado a emitir uma nota fiscal para os produtos comercializados, tem a necessidade de preencher a declaração. 

A título de curiosidade, também é importante lembrarmos que a declaração de conteúdo é obrigatória mesmo se o envio não for uma transação comercial. Ou seja, pessoas físicas, enviando itens para outras pessoas físicas também são obrigadas a preencher a declaração. 

Se a emissão de nota fiscal dentro do regime MEI também gera dúvidas para você, leia este artigo em nosso blog: MEI: Por que emitir nota fiscal? Como faz? 

O que acontece se a declaração de conteúdo dos Correios não for usada?

Na prática, se você tentar enviar um produto sem a nota fiscal ou a declaração de conteúdo dos Correios, o risco é de que a empresa não aceite entregar a sua encomenda

Isso acontece porque, sem esse documento, a empresa responsável pela entrega – seja os Correios ou até mesmo uma transportadora – podem ser punidos por órgãos fiscalizadores. 

Se, por algum motivo, você conseguir postar a encomenda mesmo sem a declaração, o pacote pode ser retido sem prévio aviso e o remetente está sujeito a multas e à perda do objeto. Quando analisamos o contexto das lojas online, esse tende a ser o pior dos cenários, não concorda? 

Por isso, a declaração é tão importante. Por mais que este seja um detalhe que passa despercebido pela maioria dos consumidores, saber como preenchê-la e quando usá-la é fundamental para um Ecommerce de sucesso. 

Como fazer a declaração de conteúdo dos Correios?

Saber como preencher a declaração de conteúdo dos Correios é uma dúvida comum entre empreendedores que estão realizando o seu primeiro envio. Se esse for o seu caso, não se preocupe, nós temos um passo a passo bem simples para te ajudar a passar por este processo. Confira: 

1. Separe todas as informações que você precisará para o preenchimento

Algumas das informações sobre remetente e destinatário são: 

  • Nome;
  • Endereço;
  • Cidade;
  • CEP;
  • CNPJ/CPF;
  • Quantidade de itens;
  • Peso total do pacote.

2. Preencha os campos com atenção

Se essa for a sua primeira vez preenchendo a declaração de conteúdo dos Correios, tome um tempo para escrever todas as informações com atenção, checando se elas estão sendo colocadas no espaço correto. 

3. Preencha o campo de Identificação de Bens

Nesse espaço, você deverá colocar informações sobre a quantidade e o peso de cada item enviado, descrevendo também o seu conteúdo. Escreva de forma específica e clara. 

Agora que você já preencheu a sua declaração, basta assinar o documento e anexá-lo na parte de fora da caixa de envio. Vale a pena lembrarmos que existem algumas regras de produtos que não podem ser enviados pelos Correios. São eles: 

  • Conteúdo inflamável ou explosivo;
  • Materiais que podem causar combustão espontânea;
  • Materiais tóxicos ou corrosivos;
  • Gás ou qualquer outro conteúdo que constitua perigo.

Você pode encontrar mais informações sobre o assunto na Lei Postal nº 6.538/78, Art. 13.

As regras para a declaração de conteúdo são as mesmas para transportadoras? 

Quando falamos de transportadoras, é preciso ter atenção a alguns detalhes. Por ser um serviço privado, algumas empresas reservam-se o direito de levar apenas mercadorias que tenham nota fiscal. 

Outras até aceitam a declaração de conteúdo, mas apenas para envio de mercadorias sem fins comerciais. Por isso, é importante que a sua empresa emita nota fiscal, mesmo que não seja obrigada por lei, como é o caso do MEI.

No final das contas, a nota fiscal serve como um resguardo legal para a sua empresa e para o seu cliente, dando mais confiabilidade para a transação e credibilidade para o seu Ecommerce

Quando a declaração de conteúdo dos Correios deve ser usada? 

A declaração de conteúdo dos Correios deve ser usada sempre que um produto for enviado, seja pelos Correios ou por transportadoras

O documento, muitas vezes, funciona como um substituto da nota fiscal e, por isso, precisa estar presente em cada envio. Na maioria dos casos, a declaração é necessária até mesmo quando você ainda não tem um CNPJ e está fazendo envios entre pessoas físicas. 

O que colocar na declaração de conteúdo? 

A declaração de conteúdo precisa ter informações como o CPF ou CNPJ do remetente e do destinatário. Além disso, também precisa contar com o endereço completo de envio e de entrega. 

No campo de Identificação de Bens, é necessário explicitar o conteúdo de cada pacote e informar as suas dimensões e peso. 

Onde colocar a declaração de conteúdo? 

A declaração de conteúdo deve estar afixada do lado de fora da embalagem, de preferência dentro de um saco plástico transparente. 

Saber como colar declaração de conteúdo dos Correios e deixá-la bem visível é um passo importante para evitar extravios e outros problemas com o serviço postal. 

Para fixar a declaração do lado de fora do pacote, recomendamos que você utilize o saco canguru. Um tipo de plástico que tem apenas uma abertura e é especialmente desenvolvido para esta finalidade. Sacos plásticos próprios para A4 também funcionam bem

Quais as diferenças entre nota fiscal e declaração de conteúdo?

Enquanto a nota fiscal é usada para envio de produtos com fins comerciais, a declaração de conteúdo é usada em todos os envios, sejam eles feitos por uma pessoa física ou jurídica. 

Em outras palavras, a nota fiscal é um atestado de uma transação monetária que, por regra, deve ser tarifada pelo Governo. Por outro lado, a declaração de conteúdo informa que os produtos contidos ali são isentos de impostos, como o ICMS. 

É por isso que os Microempreendedores Individuais podem, ou não, emitir nota fiscal. Por não coletarem o ICMS essa emissão torna-se optativa.  

De qualquer forma, seja você um MEI ou uma empresa que funciona sob um regime tributário diferenciado, acompanhar as mercadorias com a declaração de conteúdo é uma obrigação.  

Dúvidas frequentes sobre a declaração de conteúdo dos Correios

Aqui vão algumas perguntas frequentes sobre a declaração de conteúdo dos Correios. Confira! 

Como fazer declaração de conteúdo Correios?

Para fazer a declaração de conteúdo, você precisa preencher um formulário com as seguintes informações: 

  • Nome do remetente e destinatário;
  • Endereço do remetente e destinatário;
  • Cidade do remetente e destinatário;
  • CEP do remetente e destinatário;
  • CNPJ/CPF do remetente e destinatário;
  • Quantidade dos itens;
  • Peso total do pacote.

⬇️ Baixe o Modelo de declaração de conteúdo dos Correios em Word editável criado pela Nuvemshop, em parceria com o Ecommerce na Prática. É gratuito!

E, já que falamos da Nuvemshop, que tal conhecer a solução logística da empresa? Leia: O que é o Nuvem Envio e como configurá-lo? Entenda.

Onde imprimir declaração de conteúdo Correios?

Você pode imprimir a declaração de conteúdo em qualquer folha de papel A4, desde que a impressão seja legível e de boa qualidade. O documento pode ser preenchido digitalmente, mas a sua assinatura deve ser feita à mão. 

É obrigatório o preenchimento do formulário de declaração de conteúdo?

Sim! Pessoas físicas e jurídicas são obrigadas a preencher o formulário para enviar qualquer item pelos Correios. E as transações comerciais precisam, ainda, ser acompanhadas da nota fiscal

Tire o seu negócio do papel com a checklist Ecommerce do Zero!

Do momento em que você abre o seu negócio até a sua primeira venda, existe um mundo de regras que você precisa colocar em prática para fazer o seu negócio crescer. Você conhece todas elas? 

Na checklist Ecommerce do Zero, listamos alguns dos passos mais importantes para que você tire o seu negócio do papel e faça muitas vendas. 

Este é um conteúdo elaborado com muito cuidado pelos nossos especialistas de Ecommerce e você pode baixá-lo gratuitamente clicando no botão abaixo. Aproveite agora!