Você sabia que não precisa ter uma loja nos Estados Unidos para aproveitar oportunidades no mercado norte-americano? Neste artigo vamos te mostrar como vender na Amazon USA e lucrar muito com as vendas internacionais. 

O mercado estadunidense é um dos que mais consome produtos online. De acordo com dados da Statista, a receita do Ecommerce nos Estados Unidos foi estimada em US$ 768 bilhões em 2021. E as previsões apontam que esse número pode superar a casa dos US$ 1,3 trilhões até 2025. 

Nesse contexto, cada vez mais empreendedores buscam maneiras de aproveitar o aquecimento do mercado e lucrar com as vendas internacionais. Incluindo os empreendedores brasileiros… 

Foi por isso que a Amazon criou o seu programa de vendas internacionais. Essa é a resposta para aqueles que buscam como vender na Amazon USA e lucrar no mercado internacional. 

Nesse artigo vamos te explicar tudo sobre o assunto. Temos certeza de que as dicas compartilhadas aqui vão ser muito úteis. 

Então, sem mais delongas, vamos ao conteúdo? 

O que é o programa de vendas internacionais da Amazon? 

O programa de vendas internacionais da Amazon é uma iniciativa que permite aos lojistas brasileiros – e de qualquer lugar do mundo, na verdade – vender nos Estados Unidos. O intuito do programa é quebrar barreiras geográficas e permitir que pequenas e médias empresas lucrem com as vendas internacionais. 

A Amazon é um dos maiores marketplaces do mundo e, com isso, empresta autoridade aos lojistas parceiros, o que ajuda a alavancar as vendas. 

O programa de vendas internacionais da Amazon é bastante revolucionário. Com ele, os lojistas brasileiros são capazes de expandir o seu público, ter margens de lucro maiores e crescer de forma financeiramente viável. 

📦 Leia também: Como cadastrar produtos na Amazon? Tutorial completo 

Por que vender na Amazon para os Estados Unidos?

Ao vender nos Estados Unidos por intermédio da Amazon, a sua empresa é capaz de alcançar um mercado inexplorado de clientes e diversificar o seu fluxo de receita. Tudo isso tendo a tranquilidade de que a Amazon cuida dos processos logísticos para garantir a melhor experiência do cliente

Os Estados Unidos é um dos países mais lucrativos para o varejo. Seus consumidores estão acostumados com as compras online e a demanda por serviços mais rápidos e melhores é crescente. 

De acordo com dados da própria Amazon, mais de 6.500 produtos são vendidos por minuto nos Estados Unidos e o seu site recebe mais de 200 milhões de visitantes todos os meses. Números difíceis de ignorar, não acha? 

Além disso, contar com operações no mercado internacional pode ajudar a diminuir o impacto das sazonalidades nacionais. Enquanto, no Brasil, o período de pico nas compras não se aproxima, você pode aproveitar as datas comemorativas norte-americanas para vender mais e manter o fluxo de caixa saudável. 

Por isso, contar com o apoio da Amazon, uma das principais varejistas do mercado, é uma vantagem e tanto para os lojistas brasileiros. Quer aprender como colocar esse plano em prática? 

É sobre isso que vamos falar agora… 

Como vender na Amazon USA? 

Agora que você já conhece um pouco mais do contexto das vendas internacionais, queremos mostrar  todas as etapas de como vender na Amazon USA. 

O primeiro passo de todos é se cadastrar como lojista na Amazon e, depois, se inscrever na página de vendas globais da Amazon e inscrever-se na lista de interesse. Você vai precisar informar alguns dados sobre a sua empresa e formas de contato. 

Então, o seu cadastro vai passar por uma análise e, se tudo for aprovado, você pode começar a planejar a entrada da sua empresa no mercado internacional! 

Veja um resumo de como vender na Amazon USA:

  1. Faça uma pesquisa sobre o mercado, certificações e custos;
  2. Configure sua conta;
  3. Crie seu catálogo de produtos;
  4. Defina os meios de envio;
  5. Cuide do gerenciamento da sua empresa.

Vamos te mostrar como fazer isso agora…

1. Faça uma pesquisa sobre o mercado, certificações e custos 

Antes de começar a vender nos Estados Unidos por intermédio da Amazon, é importante que você faça uma pesquisa de mercado, entendendo todos os custos envolvidos e as certificações necessárias para operar internacionalmente.

Avalie o seu mix de produtos atual e entenda quais produtos dele podem ser interessantes para o mercado internacional. É importante avaliar elementos como diferenças culturais, dados demográficos, geográficos e mais. 

Uma boa dica é entrar na página de produtos mais vendidos da Amazon e filtrar pela categoria que mais te interessa. 

Agora, falando sobre as certificações… 

Você precisa garantir que os produtos que deseja vender atendem aos requisitos e certificações dos Estados Unidos. Para alimentos, bebidas, cosméticos e dispositivos médicos, por exemplo, é necessário uma autorização da agência Food and Drug Administration (FDA). 

Enquanto isso, joias precisam da autorização da  ASTM International. Cada categoria de produto tem as suas próprias particularidades. Tenha atenção! 

Outro ponto que precisa da sua atenção são os custos do programa. Existem diferentes tipos de taxas dependendo dos produtos que você vende e como você escolhe enviá-los para os Estados Unidos.

Vamos falar sobre os custos ainda neste artigo, continue acompanhando! 

⭐ Leia também: Produtos mais vendidos na Amazon: lista com 130 itens 

2. Configure sua conta 

Duas etapas essenciais na configuração da sua conta de seller internacional na Amazon são o recebimento do pagamento e formulário fiscal. 

Isso acontece porque o dinheiro proveniente de todas as vendas é repassado para uma conta nos Estados Unidos. 

Caso você não possua uma conta bancária americana, a Amazon disponibiliza a opção de cadastro de pagamento com a Payoneer ou Hyperwallet, duas plataformas de pagamentos de transações internacionais confiáveis, que permitem as transferências internacionais. 

Caso essa opção seja a escolhida, a Amazon vai repassar o pagamento para as empresas, que então farão a transferência para uma conta bancária no Brasil. 

A segunda etapa é o preenchimento do formulário fiscal. Ele permite que a sua empresa se enquadre no modelo de cobrança de imposto norte-americano. Neste formulário, você especifica se é cidadão, se tem empresa americana ou se não se encaixa em nenhuma dessas categorias. 

⚠️ Leia também: Como resolver conta suspensa na Amazon? Dicas e boas práticas 

3. Crie seu catálogo de produtos 

Se você já vende na Amazon no Brasil, essa etapa não será totalmente desconhecida. O processo para criação de catálogo é praticamente o mesmo. Você pode fazer isso por meio da exportação em massa proveniente de uma planilha, criação manual de cada produto ou a exportação de seu catálogo brasileiro para os Estados Unidos. É um processo bem simples. 

Se você tem uma marca própria e deseja registrá-la na Amazon, também é possível completar esse processo durante a etapa. Nesse caso, o mais indicado é que você tenha uma marca registrada no Brasil. Nós explicamos como fazer isso neste artigo aqui: Como Registrar uma Marca.

Por outro lado, se você não tem um registro de marca, mas quer vendê-la na Amazon, será necessária uma autorização da empresa. Você pode fazer isso na Central do Vendedor em “Ajuda” > “Fale conosco” > “Produto e inventário” > “Problemas com produtos da oferta” > "Problema ao adicionar ou visualizar um produto". 

4. Defina os meios de envio 

Existem dois principais meios de envio para empresas que buscam como vender na Amazon USA: a logística da Amazon e a logística própria. 

Na primeira opção, a logística da Amazon, você envia produtos para o centro de distribuição da Amazon nos Estados Unidos e a empresa fica encarregada pelo armazenamento, controle de estoque, entrega, acompanhamento pós-venda e devoluções dentro dos EUA.

Já com a logística própria, a sua empresa é a responsável por todos esses processos. Incluindo o envio do Brasil aos Estados Unidos. 

Vale lembrar que um dos requisitos para venda internacional é que o cliente precisa ter um endereço de devolução dentro dos Estados Unidos e o processo de logística reversa deve ser gratuito para o cliente. 

👉 Leia também: Amazon Buy Box: o que é e como ganhar destaque na plataforma? 

5. Cuide do gerenciamento da sua empresa 

Depois de ativar sua loja na Amazon.com e seguir todos os passos anteriores, é hora de acompanhar o desempenho da sua loja com relatórios gerenciais no Seller Central. Também é nessa etapa que você pode impulsionar seus produtos para ganhar mais visibilidade. 

Algumas das funcionalidades do Seller Central são: 

  • Acompanhar seu inventário e atualizar ofertas;
  • Baixar relatórios comerciais personalizados;
  • Monitorar seu desempenho como vendedor;
  • Entrar em contato com equipe de suporte ao vendedor;
  • Manter um registro das vendas diárias.

Algumas das formas que você tem impulsionar os seus produtos são: 

↩️ Leia também: Política de devolução Amazon: como o lojista deve proceder?  

Vantagens de vender na Amazon USA

Vender na Amazon USA oferece várias vantagens atraentes para empreendedores. Uma delas é a possibilidade de ganhos em dólar, que, ao serem convertidos para o real, podem significar lucros consideravelmente maiores.

Além disso, a Amazon promove um modelo de negócio simplificado, permitindo que os vendedores se concentrem em apenas uma tarefa principal por dia, o que reduz a complexidade operacional. 

Outra vantagem é a economia com anúncios, já que a Amazon assume a responsabilidade por grande parte do marketing e visibilidade dos produtos. 

Isso torna o modelo de negócio da Amazon facilmente conciliável com outras atividades, como trabalho e estudos. Ao vender na Amazon USA, os empreendedores ganham acesso a um mercado vasto, com um grande número de clientes potenciais. 

Por fim, o uso do FBA (Fulfillment by Amazon) é um serviço valioso que gerencia o estoque, a embalagem e o envio dos produtos, simplificando significativamente a logística para o vendedor.

Aqui vai um resumo das vantagens de vender na Amazon:

  • Maior potencial de lucro com vendas em dólar;
  • Foco em uma tarefa principal por dia;
  • Menos gastos em marketing, com a Amazon promovendo visibilidade;
  • Facilidade de gerenciar o negócio junto a outras responsabilidades;
  • Oportunidades ampliadas no mercado americano;
  • Logística simplificada com gestão de estoque e envio pela Amazon.

💸 Leia também: Comissão Amazon: veja taxas para vender no marketplace

Preciso abrir uma empresa americana para vender na Amazon americana (USA)?

Não é necessário abrir uma empresa americana para começar a vender na Amazon americana. 

No entanto, mesmo sem uma empresa nos EUA, é necessário cumprir com as leis tributárias e regulamentações do país. Isso pode incluir o pagamento de impostos sobre as vendas.

Ter uma conta bancária americana pode facilitar as transações e o recebimento de pagamentos, mas não é estritamente necessário. Existem serviços que permitem a transferência de fundos para contas em outros países.

O uso do serviço Fulfillment by Amazon (FBA) é uma estratégia recomendada para lidar com logística e entrega, eliminando a necessidade de uma presença física nos EUA. 

Além disso, pode ser útil ter algum tipo de representação ou suporte nos Estados Unidos, especialmente para questões logísticas e de atendimento ao cliente.

✈️ Leia também: Aprenda como vender para fora do Brasil com sua loja virtual.

Quais os custos para vender na Amazon USA?

Como você pode imaginar, usar os recursos da Amazon – uma das maiores e mais populares varejistas do mundo – não é gratuito. Existem três principais custos envolvidos na venda internacional: a mensalidade, a comissão de venda e os custos de envio

Atualmente, a mensalidade para trabalhar no programa de vendas internacionais da Amazon é de US$ 39,99. Essa tarifa é cobrada a partir do momento em que você tem produtos em estoque disponíveis para a compra nos Estados Unidos. 

A comissão de venda pode variar de acordo com a categoria do produto escolhido, mas é cobrada sempre sobre o valor final do produto. 

Os custos de envio, por sua vez, também podem variar de acordo com o método escolhido. O lojista tem duas opções: usar o Fulfillment by Amazon, ou FBA, ou escolher trabalhar com logística própria. 

Ao usar o programa de fulfillment da Amazon, a empresa conta com o auxílio da grande varejista para armazenar e distribuir os produtos nos Estados Unidos. Além disso, a Amazon também fica responsável pelo atendimento ao cliente.

O programa inclui taxas de logística (que são cobradas por unidade) e taxas de armazenamento (cobradas mensalmente com base no volume de estoque que sua empresa  tem no centro de distribuição da Amazon).

Por outro lado, se você opta por usar seus próprios meios logísticos, sua empresa é a responsável por armazenar, embalar e entregar os produtos. Também será de sua responsabilidade lidar com processos de logística reversa.

Vender na Amazon USA vale a pena? 

Sim! O programa de vendas internacionais da Amazon vale muito a pena para lojistas que desejam expandir os seus negócios e alcançar novos públicos. 

Mas, para que você tenha um negócio de sucesso fora do Brasil, é preciso criar uma boa estrutura nacional, que possa manter o seu negócio de pé mesmo enquanto as vendas nos Estados Unidos não engatam. 

Lembre-se: empreendedores de sucesso dão um passo de cada vez…

Essa é uma verdade ainda maior para empreendedores que ainda não têm um negócio próprio. Foi por isso que criamos a aula Ecommerce do Zero, na qual detalhamos o passo a passo para tirar uma empresa do papel com segurança e lucratividade. 

Você pode assistir à aula agora, de graça. Basta clicar aqui: 

Perguntas Frequentes

Qual o valor da comissão da Amazon?

A comissão cobrada pela Amazon varia de acordo com a categoria do produto vendido. Você pode checar todos os valores de comissão na Central do Vendedor, em sua conta na plataforma.

Como vender na Amazon e receber em dólar?

Para vender na Amazon e receber em dólar você pode participar do programa de vendas internacionais da plataforma. Para isso, você precisa ter uma conta de vendedor. Clique neste artigo para entender como completar esse processo.

Como trabalhar com a Amazon americana?

É possível trabalhar com a Amazon americana vendendo produtos para os Estados Unidos, mesmo estando no Brasil. Para entender como vender na Amazon USA, clique no artigo.

Como vender nos EUA estando no Brasil?

Existem muitas formas de vender nos EUA estando no Brasil, mas o programa de vendas internacionais da Amazon oferece uma solução prática para lojistas do Ecommerce. Neste artigo, explicamos como vender na Amazon USA, confira!