Atualizado em 04/08/2022 por Vitória Freitas
Com a ascensão do Ecommerce, ainda vale a pena montar uma loja física nos dias de hoje? Ou será que as lojas físicas estão chegando ao fim?
Nos últimos anos, o cenário do mercado para o varejo físico não tem sido dos melhores… E a pandemia intensificou o declínio de vendas nesse segmento.
Mesmo com a reabertura do comércio, diversas lojas continuam fechando e o fluxo de vendas em shoppings, por exemplo, continuam caindo.
Em janeiro de 2021, a movimentação de consumidores nos shoppings foi 54,7% menor, segundo pesquisa realizada pela FX Data Intelligence. Nas lojas de rua também segue uma queda considerável de consumidores de 37,4%.
Por outro lado, isso NÃO significa que as pessoas deixaram de comprar, pois as vendas no Ecommerce não param de subir.
Segundo a Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI), 46% dos brasileiros aumentaram o número de compras pela internet e 7% tiveram a primeira experiência online.
Só com essas poucas informações já dá para perceber que o mercado está mudando e, talvez, o fim das lojas físicas realmente seja verdade…
Mas será mesmo?
Para saber a resposta e entender o que de fato está acontecendo no varejo físico e online, leia este artigo até o final.
Vamos explicar de uma vez por todas se é mito ou verdade que as lojas físicas vão acabar e depois te mostrar o que precisa ser feito para superar os desafios que estão pela frente…
Seja para você que tem loja física e quer vender na internet ou você que já trabalha no Ecommerce, mas sonha com um comércio físico!
No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, dá a sua opinião sobre como as Lojas Físicas vão acabar. Assista:
Índice:
As Lojas Físicas vão acabar!
Mas calma, não são TODAS as lojas físicas que vão acabar… Só as que estão fazendo isso que vamos explicar durante o artigo…
Para você entender melhor, vamos imaginar na prática…
Sabe aquela loja que depende unicamente do ponto físico e do movimento da rua na qual ela está para que as vendas aconteçam? Essa loja vai fechar! É só questão de tempo…
Mas por quê?
Pode ser que daqui a alguns meses ou anos o movimento na loja física não seja o suficiente para pagar todas as contas e ainda ter lucro.
Para que uma loja física se sustente de forma confortável, é necessário vender MUITO para bater metas… E isso depende não só da eficiência dos seus funcionários, mas também da movimentação na loja.
Lembra que lá no início do texto mostramos dados que comprovam a queda na movimentação tanto em shoppings, quanto em lojas de rua?
E a tendência é só piorar…
Cada vez mais as pessoas estão comprando na internet e tornando essa ação como um hábito da rotina.
Hoje, você pode fazer compras no supermercado, pedir comida, comprar roupas, sapatos, cosméticos, entre vários outros produtos em poucos cliques e com uma ótima experiência de compra…
Mesmo com essas vantagens do Ecommerce, isso não quer dizer que o varejo físico vá acabar…
O que vai acabar são empresas que estão dependendo 100% do comércio presencial e ainda não se posicionaram no mercado digital.
Esses é que vão acabar…
Aqueles que adaptam as estratégias para a internet, digitalizando a empresa, vão seguir vendendo muito!
Exemplos de empresas que apostaram no Ecommerce
Um grande exemplo de empresa que se adaptou às mudanças da digitalização foi a Lojas Renner que investiu bastante na digitalização da empresa para continuar em alta competitividade no mercado.
Além do site próprio e das redes sociais para vender, a Renner investiu em entrega rápida.
Há diversos produtos dentro do site com prazo de entrega de apenas 1 dia útil. Isso com certeza fomenta as vendas pela internet e também chama a atenção para as lojas físicas.
A pessoa tem a opção de compra por onde ela preferir… Se quiser ir até a loja, olhar o produto de perto, experimentar, o cliente tem essa opção.
Mas também pode simplesmente pegar o celular, adicionar os produtos no carrinho e finalizar a compra.
A multicanalidade faz com que empresas sobrevivam no mercado e aumentem as vendas…
Da mesma forma, a C&A também apostou no Ecommerce com o próprio site, com as vendas nas redes sociais e a possibilidade de comprar na internet e ir buscar na loja física.
Ex: vamos supor que você está com pouco tempo, mas quer comprar aquela blusa que está na promoção. Para garantir a peça e não perder essa oportunidade, você compra pelo site e agenda uma data com horário para ir buscá-la no dia seguinte.
Essa é uma forma também de diminuir o prazo de entrega que geralmente é de 5 a 7 dias úteis. Então, com a possibilidade de ir buscar na loja, o cliente já garante a peça sem se preocupar de chegar até lá e não ter mais.
Por outro lado, há empresas que demoraram muito tempo para apostar no digital e tiveram uma queda significativa…
Grandes empresas que entraram em queda por falta de presença no digital
A Forever 21 foi criada por dois imigrantes coreanos, Jin Sook Chang e Do Won Chang, em 1984, na Califórnia (EUA). Eles construíram um império de lojas físicas mundo afora.
Em 2015, a marca conseguiu alcançar o número de 251 lojas em 40 países, faturando mais de 4 bilhões de dólares.
Mesmo com um crescimento incrível no mercado mundial, a Forever 21 caiu por três grandes motivos:
- Expansão Internacional Desenfreada;
- Polêmicas (ex: processos milionários por plágio);
- Ignorar os hábitos de consumo da persona.
O último diz muito sobre o que estamos conversando até aqui…
A Forever 21 ignorou, por muitos anos, uma característica do público jovem que cresceu juntinho com a tecnologia…
O hábito de comprar online!
A empresa simplesmente não investiu no Ecommerce e deixou de lado a preferência de boa parte do público que a empresa alcançava.
Para você ter uma ideia, até 2010, o site da Forever 21 funcionava como um catálogo, não era possível comprar nada por lá.
Hoje, o site faz entregas em quase todo o mundo, mas isso pode ter sido tarde demais…
Com esse exemplo da Forever 21, ficou ainda mais clara a importância de estar presente tanto no físico, quanto no digital…
Aprenda a Digitalizar o seu negócio
Que tal unir o Físico e o Digital na sua empresa também?
Agora você já sabe que a união do varejo físico com o digital faz com que as empresas cresçam muito mais rápido. É muito mais vantajoso para uma empresa apostar na estratégia de multicanais de venda, tanto na loja física, quanto no mercado digital.
Quanto mais opções de compra para o consumidor, melhor! Pois, ele tem a oportunidade de escolher onde e quando comprar o seu produto, já que a sua marca está presente em diversos canais de venda online e offline.
Bom, estamos falando das vantagens de vender na internet para quem tem uma loja física…
Mas se no seu caso você tem uma loja online, tem necessidade de abrir uma loja física? Não é uma regra! Você pode ter uma loja física também ou pode optar por apenas participar de feiras com a sua marca, eventos presenciais de Ecommerce…
O mais importante é você entender que a união do físico e do digital é PODEROSA! Resumindo: quem está somente no digital consegue sobreviver… Mas quem está apenas no físico vai falir por conta das mudanças de comportamento, nas quais a tendência de compras é maior no online.
Agora, pergunte-se: Como está a digitalização do seu negócio? Já marcou presença no online ou ainda está correndo perigo apostando apenas no físico? Se a resposta for não, temos um convite irrecusável para você…
Digitalize o seu negócio e comece a vender na internet agora Além de digitalizar a sua loja, antes de começar a vender, você precisa VALIDAR o seu negócio no Ecommerce.
O processo de validação é composto por 6 etapas…
Mas como fazer isso? Baixando o Checklist: 6 Passos Para Criar um Ecommerce do Zero!
Baixe agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet… … que vende todos os dias e dá lucro todos os meses. O material é 100% gratuito! Clique no botão abaixo para fazer o download:

Deixe um comentário