Se você tem um Ecommerce de moda, saber como tirar foto de camisa pra vender é o básico. Neste artigo, vamos te mostrar algumas dicas e ferramentas que podem te ajudar com isso. Leia agora! 

O mercado de moda é um dos mais exigentes quando o assunto é estética. Uma boa imagem pode ser a diferença entre lucrar muito e ter coleções encalhadas. 

Mais do que meramente ilustrar um anúncio, as fotos de roupas são indispensáveis para a tomada de decisão do cliente. Afinal, quando ele está comprando camisas e blusas na internet, não há como provar os itens. Nesse caso, uma imagem realmente vale mais do que mil palavras. 

É por isso que, neste artigo, nosso objetivo é trazer algumas dicas e boas práticas que podem te ajudar a criar imagens mais interessantes. Temos certeza de que, ao final do conteúdo, você não só saberá como tirar foto de camisa para vender, mas também estará preparado para criar imagens incríveis

Para começar, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo, no qual mostramos 7 dicas práticas para melhorar as fotos do seu Ecommerce de moda. Vem ver! 

Por que tirar foto de camisa para vender?

A moda é um segmento de mercado muito dependente da estética. Isso quer dizer que, para vender roupas e artigos de vestuário – como camisas, por exemplo – é preciso criar imagens chamativas.

Isso é ainda mais importante quando analisamos estratégias de divulgação de produto em redes sociais como o Instagram – uma rede social conhecida pelo seu apelo estético e pela competitividade na produção de conteúdo

O segmento de moda é um dos que mais cresce no Brasil. De acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), as vendas no varejo em abril de 2022 cresceram 20,5%, em comparação com o mesmo mês de 2021. Um crescimento acima da inflação! 

E, de acordo com dados de diversas fontes, o Ecommerce é o futuro inevitável para marcas desse nicho de mercado. O comércio eletrônico, afinal, cresceu 12,59% entre janeiro e março de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são do índice MCC-ENET.

As grandes varejistas já veem a internet como um canal de vendas indispensável. Para analisar isso, basta prestarmos atenção aos seus comportamentos nos últimos anos… 

Desde 2018, a Renner quadruplicou os seus investimentos nas áreas de Tecnologia da Informação e dados. Além disso, a Guararapes – empresa controladora da Riachuelo – investiu R$ 64,02 milhões em tecnologia. Não à toa, ambas as empresas despontam como líderes no cenário do comércio eletrônico de moda. 

Leia também: Moda circular: o que é, como funciona e dicas para começar.

O que usar para tirar fotos de roupas?

Alguns dos elementos que você pode usar para tirar fotos de roupas são manequins, cabides, superfícies lisas – como tapetes, por exemplo – ou modelos reais. Quanto à câmera, as imagens podem ser tiradas do seu celular, desde que você use a iluminação certa. 

Para aprender como tirar foto de camisa para vender, você precisa entender que a preparação e o ambiente escolhido para as imagens faz toda a diferença. Isso não quer dizer que você precise de equipamentos caros ou acessórios inacessíveis. 

A seguir, vamos explicar alguns dos elementos que você pode usar para melhorar as suas fotos de roupas. 

Leia agora! 

1. Manequim 

Os manequins ajudam o cliente a entender o caimento da roupa no corpo. Esse é um recurso muito utilizado por vendedores que já têm lojas físicas, mas também pode ser usado por lojistas virtuais, desde que o investimento esteja previsto em seu planejamento financeiro

O uso de manequins dá mais autonomia e liberdade para os vendedores, já que permitem tirar fotos em qualquer lugar, a qualquer hora, sem depender de outras pessoas. 

Ainda assim, vale lembrar que esse é um recurso que pode tornar a foto mais impessoal e menos atrativa, sobretudo se o seu objetivo é divulgar essas imagens nas redes sociais.  

Leia também: O que é social selling? Entenda como vender mais nas redes sociais 

2. Cabides 

Os cabides também são recursos muito populares entre lojistas de moda. Eles são eficientes e mostram o produto com clareza, além de serem itens que demandam um baixo investimento inicial

Assim como no caso dos manequins, ao tirar fotos de camisas no cabide, você não depende de outras pessoas para criar suas imagens. Esse é um recurso que a maioria dos clientes já está acostumado, uma vez que as roupas são expostas dessa forma nas lojas físicas.

É preciso lembrar, no entanto, que os cabides não mostram como a roupa se comporta no corpo, e isso pode ser um fator que influencia a decisão de compra

Para fazer fotos com cabides, procure usar fundos neutros, sem muitos detalhes. Se preciso, use ferramentas para criar um fundo branco para suas imagens. Nós falamos sobre essa técnica aqui: Fundo branco para fotos: onde e como fazer para seu Ecommerce

3. Superfícies lisas

Você já se deparou com aquelas imagens fotografadas de um ângulo direto, com as roupas dobradas sobre uma superfície lisa? 

Essa técnica se chama flat lay – que pode ser traduzida para o português como “camada plana” – e é muito usada por lojas de todos os segmentos, principalmente o de moda. 

Você pode criar composições interessantes, colocando não apenas camisas, mas também acessórios e outros objetos que complementam a identidade visual da sua empresa. Para fazer o flat lay é possível usar colchas, tapetes ou até mesmo cartolinas. A ideia é criar um fundo neutro, que destaque os itens sendo fotografados. 

Assim como as outras opções mencionadas acima, esse é um tipo de foto que não mostra o caimento das roupas no corpo. Sendo assim, a técnica de fotografar em superfícies lisas pode ser combinada com outros métodos de fotografia, como o que vamos falar a seguir… 

4. Modelos 

Usar pessoas de verdade para vestir suas roupas e serem fotografadas é uma das maneiras mais eficientes de gerar identificação com a sua marca, passar autoridade e ainda melhorar a experiência do cliente

O processo pode ser ainda melhor quando você usa modelos que representam visualmente a sua persona, ou seja, são do mesmo gênero e faixa etária. Para usar modelos, você tem duas opções: contratar profissionais ou contar com a ajuda de amigos e familiares. 

O uso de modelos reais é muito importante para mostrar o caimento das roupas, o que contribui para indicadores como a taxa de conversão do seu site, engajamento com publicações, diminuição do abandono de carrinho e mais. 

3 dicas para tirar boas fotos de camisas 

Você chegou até aqui para aprender como tirar foto de camisa para vender, não é mesmo? A partir de agora, vamos compartilhar algumas dicas práticas que podem te ajudar a criar imagens melhores e que transformam visitantes do seu site em clientes. 

1. Prepare o ambiente 

Seja com manequins, cabides, superfícies lisas ou usando pessoas de verdade, a preparação é a chave para criar boas imagens. 

Nessa etapa, você deve considerar fatores como o local onde as fotos serão tiradas. Por exemplo, em fotos externas, você pode aproveitar a luz natural, mas terá menos controle sobre interferências externas. 

Já em ambientes internos, você pode controlar a luz e a presença das outras pessoas, mas sofre com a limitação do cenário. Por tudo isso, é essencial que você prepare o ambiente com antecedência, mapeando tudo que vai precisar para capturar boas fotos para seu Ecommerce

2. Use uma iluminação adequada 

Poucas pessoas sabem disso, mas a grande diferença entre uma foto regular e uma foto incrível, pode estar em um elemento tão simples quanto a iluminação. A luz usada nas suas imagens pode impactar elementos como a cor da camisa, textura do tecido, fidelidade dos detalhes e mais. 

Em ambientes externos, você tem menos controle sobre as oscilações na iluminação, mas a luz natural é uma grande aliada das boas fotos. Apenas se certifique de que está fotografando em um horário propício, como o fim da tarde, por exemplo.

O sol excessivo pode criar sombras desagradáveis em sua imagem. O uso de flash também não é recomendado, já que pode prejudicar a fidelidade das cores.

Se possível, use elementos de iluminação extra, como refletores e softboxes. Você pode até mesmo criar um mini estúdio fotográfico com materiais baratos e fáceis de encontrar. Nós te mostramos o tutorial ilustrado de como fazer isso aqui: Saiba como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos]

3. Mostre os detalhes 

Além de ter cuidado com o ambiente e a iluminação das fotos, você também precisa pensar no posicionamento das imagens. A ideia aqui é mostrar ao cliente todos os detalhes mais importantes da sua peça, fotografando seus pontos fortes. 

Uma dica que podemos compartilhar é a seguinte: não mude o posicionamento da câmera, mas sim do produto. Isso vai ajudar a construir um padrão visual para suas imagens ao longo do tempo. 

Também não recomendamos que você abuse do zoom, uma vez que o recurso pode baixar a qualidade da sua imagem. 

Tenha atenção ao estado das peças fotografadas, evitando usar camisas amassadas ou que tenham defeitos de fabricação. Lembre-se que essa imagem pode ser o primeiro contato da sua empresa com um futuro cliente, então, trabalhe para criar uma ótima primeira impressão. 

3 ferramentas gratuitas de edição de fotos para loja virtual

Agora que nós já falamos sobre como tirar foto de camisa para vender, vamos te mostrar algumas ferramentas que podem te ajudar no que vem depois: a edição dessas imagens. 

Vamos listar sites e recursos gratuitos, mostrando também como eles podem ajudar. Temos certeza de que você vai encontrar funcionalidades muito úteis nesta seleção. Leia agora! 

Compressor de imagens 

Comprimir imagens – ou seja, diminuir o seu peso, sem fazê-la perder a qualidade – é um processo necessário para o Ecommerce. Algumas fotos podem chegar a consumir vários gigabytes! 

Fazer o upload das imagens em seu formato original pode tornar o seu site mais lento, o que prejudica a experiência de compra do consumidor. 

Felizmente, existem diversas ferramentas que podem ser usadas para comprimir essas fotos, fazendo com que elas ocupem menos espaço, sem perder a riqueza de detalhes. Aqui vão algumas opções muito boas: 

Canva  

O Canva é uma ferramenta muito utilizada para criar imagens e peças gráficas com facilidade. Na plataforma você pode criar banners, Stories para Instagram, postagens para Feed do Facebook, apresentações e mais. 

A ferramenta é bastante intuitiva, além de contar com diversos modelos prontos, que podem ser personalizados de acordo com os elementos visuais presentes na sua marca. 

O Canva tem um plano gratuito, que conta com algumas limitações. Ele pode ser usado diretamente no navegador ou em algum de seus aplicativos para Android e iOS. Essa é uma ferramenta que indicamos com frequência e temos até mesmo alguns artigos que mostram os seus principais recursos: 

Pixlr

O Pixlr é uma bela alternativa para lojistas que não têm acesso ao Photoshop. Ele permite a edição rápida e eficiente de imagens, possibilitando ajustes de cor e contraste, além da aplicação de filtros.

Um dos pontos fortes do Pixlr é a possibilidade de editar em camadas, editando diferentes aspectos da foto separadamente. Na plataforma, é possível até mesmo remover o fundo de fotos. O aplicativo pode ser baixado em aparelhos Android ou iOS. 

Leia também: Como postar no Instagram pelo PC [GUIA] 

Como tirar fotos de camisa para vender no Instagram?

Para tirar fotos de camisa e vender no Instagram, você deve se certificar que as fotos têm qualidade e estão dentro de um padrão visual. Além disso, também é importante que você faça postagens na hora certa, para garantir o máximo de engajamento.  

Ao longo deste artigo, mostramos como tirar foto de camisa para vender, o que inclui fotografias para canais de venda como o seu site e marketplaces. Mas, quando falamos das imagens que são publicadas em redes sociais, é preciso ter um pouco mais de atenção… 

No Instagram, por exemplo, as pessoas estão muito mais preocupadas com a estética das imagens. Elas visitam a rede não só para entrar em contato com familiares e amigos, mas também para consumir e se inspirar! 

O segmento de moda é muito rico para isso. 

Os cuidados e passos que descrevemos são, basicamente, os mesmos. Ainda assim, você precisa ter um cuidado extra com o seu planejamento de conteúdo, se certificando que as fotos são correspondentes à identidade visual da sua marca e funcionam bem entre si. 

Explore diferentes ângulos e mostre os detalhes das peças. Além disso, procure criar composições de imagem interessantes, seja com as próprias roupas a serem vendidas ou por meio de um cenário elaborado.  

Por fim, tenha atenção ao enquadramento das imagens, a fim de garantir que nenhum detalhe será cortado no Feed. 

É preciso ter equipamentos caros para tirar fotos de camisa para vender? 

Não. Você pode aprender como tirar foto de camisa para vender com equipamentos simples, como a câmera do seu celular. 

E, ainda que não sejam necessários equipamentos caros, uma coisa é essencial para aprender a criar boas imagens: conhecimento

Foi por isso que criamos o curso Fotografia para Ecommerce, uma série de aulas que ensinam como criar fotos interessantes usando o seu próprio celular. Ao longo do curso, você vai aprender sobre enquadramento, iluminação, ângulos, criação de cenários e mais! 

O treinamento exclusivo está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para saber como se tornar um, clique aqui

Perguntas Frequentes

Como tirar fotos para vender camisetas?

Para vender camisetas, você pode fazer fotos usando manequins, cabides, fundos neutros ou modelos de verdade. O importante é que você crie um ambiente com boa iluminação e mostre todos os detalhes das peças.

Como tirar fotos das roupas para vender?

Primeiramente, prepare o ambiente com antecedência, seja ele um espaço interno ou externo. Use uma iluminação adequada e evite o usar o flash. Por fim, mostre os detalhes da peça e edite as imagens para melhorar o contraste e iluminação.

O que usar para tirar fotos de roupas?

Você pode usar cabides, manequins, usar a técnica de flat lay – quando as imagens são fotografadas de um ângulo direto, com as roupas dobradas sobre uma superfície lisa – ou usar pessoas de verdade, vestindo as suas roupas.

Como tirar fotos para vender no Instagram?

Para tirar fotos de camisa e vender no Instagram, você deve se certificar que as fotos têm qualidade e estão dentro de um padrão visual. Além disso, também é importante que você faça postagens na hora certa, para garantir o máximo de engajamento.

É preciso ter equipamentos caros para tirar fotos de camisa para vender?

Não. Você pode aprender como tirar foto de camisa para vender com equipamentos simples, como a câmera do seu celular.