Se você quer entender como vender fotos na internet, saiba que é possível usar plataformas como Shutterstock, Adobe Stock, iStock, dentre outras. Basta fazer o cadastro, enviar suas fotos e aguardar as vendas. Também é importante seguir as diretrizes das plataformas para garantir a aceitação e sucesso das suas fotos.


loja virtual do zero

As fotografias fazem parte de todos nós. Elas estão presentes em casamentos, aniversários, eventos corporativos, campanhas publicitárias, etc. Além disso, também abrem portas para a expressão artística, por meio de imagens de paisagens, construções arquitetônicas e mais.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que é totalmente possível vender fotos na internet e construir um negócio lucrativo a partir disso. Quer entender mais sobre o assunto? 

Ao longo dos próximos tópicos, nós vamos mostrar como vender fotos na internet, quais são os melhores sites para fazer isso, além de outras dicas valiosas. Veja!

Por que vender fotos na internet?

Vender fotos na internet é uma das principais formas de ganhar dinheiro no ambiente digital e ser dono do próprio negócio

O comércio eletrônico cresceu muito nos últimos anos, abrindo espaço para todos que têm o desejo de começar a empreender. 

Segundo dados levantados pela Nielsen|Ebit, o faturamento do Ecommerce brasileiro em 2023 foi de R$ 254,4 bilhões. Esse valor representa um crescimento de 0,7% em relação ao ano anterior.

Os segmentos de atuação que fazem parte desse mercado são os mais variados possíveis: moda, alimentação, saúde… e, claro, fotografia. 

Então, se você quer transformar o ato de fotografar em um negócio lucrativo, talvez esta seja a sua oportunidade. O que você vai precisar saber é como fazer isso da maneira correta. E nós vamos te explicar isso a seguir!

Quem compra fotos na internet?

Muitas empresas e pessoas compram fotos na internet. Você pode vender suas fotografias para agências, revistas, jornais, editoras, produtores de conteúdo, etc.

Existe uma grande demanda hoje no mercado por profissionais que fotografam pessoas, produtos, campanhas de marketing e por aí vai… É um excelente nicho para investir.

Como vender fotos na internet?

Muitas pessoas começam a vender online sem saber exatamente por onde começar. E o principal reflexo disso é a dificuldade de criar um negócio devidamente validado e lucrativo com o passar do tempo.

Quando falamos no segmento fotográfico, por exemplo, existem algumas iniciativas que podem nortear bastante quem está começando…

Para conhecê-las, confira a seguir o passo a passo completo sobre como vender fotos na internet:

1. Defina o seu nicho de mercado

Todo negócio pertence a um nicho de mercado e o seu, de fotografia, não poderia ser diferente. 

O nicho de mercado nada mais é do que um segmento específico e bem definido dentro de um mercado maior, no qual seus serviços atendem a um grupo particular de clientes com necessidades e gostos parecidos.

Por isso, saber qual é o seu nicho e quem vai se interessar pelo seu conteúdo é o primeiro passo para vender fotos na internet. Dentro do mercado de fotografia, existem muitas opções lucrativas: 

  • Casamentos: este nicho envolve a captura de momentos especiais e emocionantes de casais em seu grande dia. Requer um olho atento às emoções e a habilidade de capturar momentos, muitas vezes, sutis; 
  • Fotografia infantil: esse tipo de fotógrafo é focado em capturar a inocência e a alegria das crianças. Dentro deste segmento existem muitas variações, como a fotografia de recém-nascidos, festas de aniversário, retratos de família e mais;
  • Eventos corporativos: envolve a cobertura de eventos de empresas, como conferências, lançamentos de produtos ou festas de fim de ano;
  • Moda: o fotógrafo de moda é focado em capturar modelos em roupas de grife para revistas de moda, campanhas publicitárias ou portfólios de modelos.
  • Culinária: este nicho envolve a fotografia de alimentos para restaurantes, livros de receitas ou blogs de culinária. Requer uma compreensão da iluminação e composição para fazer a comida parecer apetitosa;
  • Produtos/objetos: aqui, você será responsável pela fotografia de produtos para catálogos, lojas online ou anúncios. Pode variar de pequenos objetos, como joias, a grandes produtos, como carros;
  • Arquitetura: este nicho envolve a captura de edifícios e estruturas. Pode ser para revistas de arquitetura, empresas de construção ou agências imobiliárias.

Além desses, existem outros nichos interessantes, como a fotografia de viagens – muito usada em revistas de viagens, blogs ou guias turísticos –, fotografia de natureza e fotografia esportiva. 

Opções interessantes, não é verdade? Mas tenha em mente que essas são apenas algumas das possibilidades de nicho dentro do segmento fotográfico. 

Ao definir com qual irá trabalhar, priorize a qualidade das imagens que for fotografar e trace estratégias para cativar os seus clientes. Vamos falar mais sobre essas estratégias adiante… Continue a leitura!

2. Conheça o seu público

O sucesso de um negócio está diretamente ligado ao quanto o seu dono conhece o público consumidor. No ramo da fotografia, a linha de raciocínio é a mesma…

Então, para saber como vender fotos na internet, você precisa, antes de tudo, entender quem é a persona da sua empresa. Isto é, o perfil do seu cliente ideal.

Entender isso vai te ajudar a traçar estratégias mais assertivas e eficientes para atrair, converter e fidelizar os compradores. Afinal de contas, você precisa conhecer a sua audiência para saber como se comunicar com ela.

💡 Dica: caso você ainda não saiba a persona do seu negócio, sugerimos o preenchimento do Mapa da Empatia. Esta é uma ferramenta gratuita, criada pelos especialistas do Ecommerce na Prática. Com ela, você é capaz de criar uma persona respondendo apenas algumas perguntas-chave. 

3. Dê um nome para o seu negócio

Os empreendedores pensam em vários detalhes na hora de abrir um negócio pela internet. Contudo, muitas vezes, eles esquecem de dar uma atenção extra a um ponto bem importante: o nome. 

Ele precisa ser simples e, ao mesmo tempo, marcante. 

Quando falamos em como vender fotos na internet, podemos pensar em algo que leve até mesmo o seu próprio nome. Por exemplo, imagine uma pessoa que se chama Roberta Santos. O nome de sua loja virtual de fotografia poderia ser: Roberta Santos Fotografia, Santos Fotografia & Estúdio, etc. 

As opções são variadas… Pegue papel, caneta e rabisque algumas alternativas. Ao final, decida qual delas fez mais sentido para a sua empresa de fotografia. 

Caso queira uma ajuda nesse sentido, sugerimos que leia o artigo: Nomes para loja virtual? Dicas para escolher, ferramentas e +250 exemplos

4. Tenha uma identidade visual

A identidade visual nada mais é do que o conjunto de elementos que definem quem é a sua marca e como ela se diferencia das demais no mercado. Tudo isso envolve fatores como: logotipo, paleta de cores, tipografias, slogan, etc.  

Ela é indispensável para que os consumidores consigam reconhecer uma empresa e enxergarem valor no que ela propõe. E você já reparou como identificamos facilmente algumas marcas?

Por exemplo, o McDonald's é conhecido pelo predomínio das cores vermelha e amarela, além de outros elementos, como grande “M” na fachada de suas lojas.   

Então, ao vender fotos na internet, tenha uma identidade visual que seja a cara da sua marca. Se você sentir dificuldade de elaborá-la, vale a pena procurar a ajuda de um profissional de designer.

5. Tire fotos com alta qualidade

Independentemente do segmento que você escolher trabalhar, as suas fotografias precisam ser as melhores possíveis.  

A ideia é você entregar para o cliente uma imagem de alta qualidade, possibilitando que ele faça o que desejar com a fotografia. Ele pode imprimir do tamanho que desejar, desde uma proporção pequena, como 4x6 polegadas, até  quadros maiores.

Para isso, tenha atenção a lente e a câmera fotográfica que serão utilizadas. 

6. Legalize seu negócio para vender fotos online

É comum as pessoas acharem que só porque o empreendimento é online, ele não precisa ser legalizado. Isso é um grande engano. 

Para vender fotos na internet, você deve legalizar o seu negócio. Isso significa que é preciso criar um CNPJ e escolher um modelo tributário mais adequado. Afinal de contas, você vai ter que emitir notas fiscais aos seus clientes, certo?

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma boa modalidade nessas horas. Só fique atento ao limite de faturamento de até R$ 81 mil por ano, com a possibilidade de contratar um funcionário.

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o assunto, leia este artigo: Como criar um CNPJ para a loja virtual? 

7. Conte com uma plataforma 

Caso o seu negócio seja estruturado a partir de uma loja virtual própria, você precisará de uma boa plataforma de Ecommerce

São essas plataformas que vão te permitir criar o seu site de vendas e gerir os pedidos. Elas também vão ditar quais formas de pagamento – cartão de crédito, link de pagamento, PIX? – e envio. Então, a escolha deve ser cuidadosa!

Há uma série de empresas que oferecem esse tipo de serviço atualmente. Entretanto, aqui no EnP nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder em toda a América Latina… 

O serviço conta com planos para todos os tipos de empresas, incluindo aquelas que têm um orçamento limitado. Com o plano Começo, você consegue colocar a sua loja virtual no ar sem pagar nenhuma mensalidade – o plano é gratuito!

Para começar a sua loja virtual agora e conhecer outros planos da Nuvemshop, visite o site.

💡 Dica: empreendedores mais avançados, que desejam um plano mais robusto, podem garantir 25% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano. Basta acessar o link. Se quiser saber um pouco mais sobre o processo, confira o artigo: Como criar site na Nuvemshop: passos, dicas e desconto!

8. Divulgue sua marca

Por último, mas não menos importante nesta lista sobre como vender fotos na internet, saiba que a divulgação dos seus serviços é crucial para o desenvolvimento do seu Ecommerce

Redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e TikTok são ótimas opções para isso. Também vale a pena investir em anúncios pagos tanto no Google Ads quanto no Facebook Ads

Se possível, faça parcerias com influenciadores… O poder de persuasão dessas figuras é realmente impressionante. Pesquise alguns nomes do seu nicho e tente fechar uma parceria que seja boa para ambas as partes. 

👉 Aproveite para ler também: Texto pronto para divulgação de loja virtual: 15 modelos para usar 

12 melhores sites para vender fotos online

Agora que você sabe os básicos para começar a vender fotos online, é hora de apresentarmos alguns dos sites e plataformas de venda mais indicados para este fim. Temos certeza de que essa lista será muito útil, por isso, leia com atenção:

1. Loja virtual própria

Ter uma loja virtual própria é uma opção extremamente valiosa para qualquer fotógrafo que deseja vender suas fotos online. Mesmo que você decida investir em outros canais de venda, ter um site próprio, com suas próprias informações, é o ideal.

Por quê? Simples. Ao ter seu próprio site, você tem total controle sobre o layout e a apresentação de suas fotos. Isso significa que você pode usar sua visão criativa para fazer suas fotos se destacarem de uma maneira que talvez não seja possível em plataformas de terceiros.

Além disso, ter um site próprio permite que você construa sua marca pessoal, estabeleça uma presença online e atraia clientes diretamente.

É uma maneira de mostrar ao mundo o seu estilo único e a qualidade do seu trabalho, além de oferecer uma experiência de compra personalizada para seus clientes.

Lembre-se, a chave para uma loja virtual de sucesso é a facilidade de uso, um design atraente e a qualidade das imagens. Portanto, invista tempo e esforço para garantir que seu site seja o melhor possível e você verá os benefícios a longo prazo.

2. Shutterstock

como vender fotos na internet

O Shutterstock é um dos sites para vender fotos online mais conhecidos em todo o mundo. Nela, é possível comercializar tanto banco de imagem, quanto imagens vetorizadas, modelos 3D, vídeos e áudios. 

A plataforma disponibiliza um aplicativo específico para os fotógrafos colaboradores e uma página com todas as informações sobre como vender por lá.

Como vender fotos no Shutterstock?

Para vender fotos no Shutterstock, siga os seguintes passos:

  • Cadastre-se na plataforma;
  • No seu primeiro upload, você precisará enviar no mínimo 10 imagens para análise;
  • Após a análise do time da ferramenta, você receberá o OK para subir novas imagens;
  • Após a validação, você definirá um valor mínimo para pagamento e a forma de recebimento;
  • A plataforma calcula seus ganhos automaticamente e, sempre que o valor mínimo for alcançado dentro do ciclo de pagamento, o dinheiro será transferido para você.

Os requisitos para que suas imagens sejam aceitas são:

  • Formatos aceitos: JPEG e TIFF;
  • Perfil de cores: sRGB;
  • Tamanho do arquivo: 4 MP ou mais.

Além disso, o Shutterstock trabalha com diferentes níveis de remuneração que funcionam conforme o número de imagens licenciadas pelos fotógrafos. As porcentagens de pagamento são:

  • Nível 1 (Até 100 licenças de imagens neste ano-calendário): 15%
  • Nível 2 (101 a 250 licenças): 20%
  • Nível 3 (251 a 500 licenças): 25%
  • Nível 4 (501 a 2.500 licenças): 30%
  • Nível 5 (2.501 a 25.000 licenças): 35%
  • Nível 6 (Mais de 25.000 licenças): 40%

Outra forma de ganhar dinheiro com o Shutterstock é indicando a plataforma – uma espécie de programa de afiliados.

Se outra pessoa se cadastrar pelo seu link de indicação e o trabalho dela for baixado, você ganha US$0,04 por imagem e 10% por vídeo. Se um cliente se inscrever usando seu link, você ganha 20% (até US$ 200,00) do primeiro pagamento feito por ele.

3. Adobe Stock

como vender fotos na internet

O Adobe Stock também é muito conhecido no mundo da fotografia. Alguns dos fatores que justificam isso são a boa qualidade das fotos disponibilizadas e a facilidade de usar a plataforma. 

O site também possui uma página destinada aos contribuidores. Nela, você consegue fazer seu cadastro e tirar dúvidas a partir de uma área só com as perguntas e respostas mais frequentes feitas por quem quer vender na plataforma. 

Embora a taxa de royalties oferecida seja de 33%, o que pode não ser muito alto, uma vantagem é que você não precisa assinar um contrato de exclusividade. Isso significa que você pode vender a mesma foto em outros sites também, aumentando suas chances de ganhar dinheiro.

Como vender fotos no Adobe Stock?

Para vender fotos no Adobe Stock, siga os seguintes passos:

  • Inscreva-se e crie seu Adobe ID;
  • Clique no botão "Fazer upload do meu primeiro ativo";
  • Preencha os formulários fiscais solicitados pela empresa;
  • Encaminhe suas imagens para avaliação;
  • Após a validação dos formulários e das imagens, você já poderá começar.

A plataforma aceita fotos tiradas de qualquer dispositivo, mas devem seguir as seguintes diretrizes:

  • Formato: JPEG;
  • Perfil de cores: sRGB;
  • Resolução mínima: 4 MP;
  • Resolução máxima: 100 MP;
  • Tamanho máximo: 45 MB;
  • Sem marcas d’água ou carimbos de data e hora.

Uma das vantagens do Adobe Stock é que você pode importar fotos diretamente do Adobe Lightroom, programa de edição das fotos. Ainda, a plataforma possui uma inteligência de aprendizado de máquina que facilita o upload e preenchimento de todos os campos de descrição.

A porcentagem de pagamento é 33% dos royalties para qualquer foto de sua autoria que for vendida. As fotos de quem possui o modo Premium valem o dobro do valor, aumentando os ganhos do fotógrafo. É possível solicitar o pagamento do Adobe Stock após acumular US$ 25 na plataforma.

4. Getty Images / iStock

como vender fotos na internet

O Getty Images, por sua vez, é outra referência de banco de imagens. Mais de 250.000 fotógrafos, de vários lugares do mundo, vendem suas fotos no site. 

Para começar, você deve acessar a página “Seja um colaborador”, baixar o aplicativo e usar o código “WELCOME2IS” para fazer o cadastro. Também vai ser preciso enviar 3 a 6 amostras de seu trabalho. 

Todas as informações serão submetidas a uma avaliação pela plataforma, que dará um retorno em alguns dias. 

Como vender fotos no Getty Images?

Para vender fotos no Getty Images, siga os seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo Contributor by Getty Images, disponível na App Store ou no Google Play;
  • Faça o upload de 3 a 6 fotos de amostra das quais você detém os direitos autorais;
  • Se você receber o e-mail de aprovação, a plataforma encaminha um contrato não exclusivo para que a parceria se inicie;
  • Aceite o contrato seguindo todas as orientações enviadas por e-mail e você já pode começar a vender suas fotos;
  • Após um certo período, você poderá se inscrever para assinar um contrato de exclusividade.

A remuneração no Getty Images varia entre 15% e 45% sobre o valor de licença de cada arquivo enviado, dependendo do contrato acordado com a plataforma. Geralmente, novos usuários se cadastram como não exclusivos, modalidade na qual você ganhará 15% dos royalties. 

Já quem optar por ser um colaborador exclusivo, ou seja, que produz fotos exclusivas para a plataforma, existe uma meta de downloads que pode fazer com que eles faturam até 45% dos royalties. Assim como no Shutterstock, as metas são zeradas no dia 1° de janeiro de cada ano.

Os pagamentos da plataforma acontecem quando você atinge entre US$ 50 ou US$ 100 conforme o contrato estabelecido.

5. Alamy

como vender fotos na internet

O Alamy é um banco de imagens que também conta com uma grande variedade de imagens. São mais de 300 milhões de fotos, imagens panorâmicas, vetoriais e vídeos.

Se você é um fotógrafo em busca de uma forma de ganhar dinheiro com suas fotos, o uso de um banco de imagens pode ser uma ótima opção.

Como você já percebeu, existem várias opções disponíveis, mas este banco em particular oferece taxas de lucro generosas, que podem chegar a 40% ou 50% dependendo do regime de exclusividade da foto.

Além disso, a transferência dos lucros é feita de forma simples e eficiente. Quando você atinge um mínimo de US$ 50 ganhos, a empresa faz a transferência dos seus lucros diretamente para você.

Assim como os demais sites para vender fotos, o Alamy também tem uma área totalmente dedicada ao fotógrafo colaborador, com o formulário de cadastro de diversas informações relevantes.

Como vender fotos no Alamy?

Para vender fotos no Alamy, siga os seguintes passos:

  • Inscreva-se como colaborador da Alamy;
  • Escolha como você deseja enviar suas fotos – upload online ou FTP;
  • Carregue suas fotos e elas serão verificadas pelo time de qualidade;
  • Após a aprovação, as imagens ficarão disponíveis para você adicionar legendas e tags em sua conta;
  • No dia seguinte, estarão disponíveis para vendas.

O banco de imagens britânico Alamy paga, em média, USD 1 milhão para criadores de conteúdo de 173 países. O pagamento varia conforme o tipo de conta e o modelo de venda das imagens, sendo:

  • Para vendas de conteúdo por meio dos sites da Alamy: 50% para contas Platinum, 40% para contas Gold e 20% para contas Silver;
  • Para vendas de Conteúdo por meio distribuidores após dedução da taxa ou comissão do distribuidor: 40% para contas Platinum e Gold, e 20% para contas Silver;
  • Para vendas de conteúdo de uso novo: 40% para contas Platinum e Gold, e 20% para contas Silver;
  • Para vendas de conteúdo por meio de um afiliado: 42,5% para contas Platinum e 34% para contas Gold, e 17% para contas Silver.

O pagamento é feito mensalmente, desde que o valor ultrapasse US$ 50,00. Além disso, você pode escolher em qual moeda deseja receber, sendo: Libras Esterlinas (GBP); Dólares americanos (USD); Euros (EUR).

6. Dreamstime

como vender fotos na internet

A Dreamstime não poderia ficar de fora desta lista sobre como vender fotos na internet. Ela funciona, basicamente, como os outros sites para vender fotos que citamos anteriormente. 

Para começar a vender por lá, você vai precisar fazer um cadastro, disponível na área feita para fotógrafos colaboradores. A empresa deixa claro que só é possível vender as imagens que os fotógrafos tenham os seus devidos direitos autorais. 

Inclusive, isso vale para todas as plataformas desta lista. Anote isso!

7. 500px

como vender fotos na internet

Também há a 500px. A plataforma possui mais 14,8 milhões de membros e permite que qualquer pessoa publique suas imagens. 

Nela, você vai poder criar um perfil usando o sistema de contagem de visualizações e likes, além de elaborar workshops e conseguir entrar em contato com outros fotógrafos e membros em geral. Interessante, não é mesmo?

Como vender fotos no 500px?

Se você quer vender fotos no 500px, os passos são os seguintes:

  • Faça seu cadastro na plataforma;
  • Envie suas fotos para passarem por uma inspeção de conteúdo;
  • Vá até seu Gerenciador de Foto, selecione as fotos que deseja enviar e habilite a opção Licenciamento na parte superior da barra lateral direita;
  • Coloque palavras-chave relevantes e uma boa descrição;
  • Anexe autorizações de modelo para fotos que tenham pessoas reconhecíveis;
  • Aguarde a aprovação e comece a vender suas fotos.

A plataforma paga as seguintes porcentagens:

  • Membros Pro – Awesome com contrato de exclusividade: 100% das taxas de licenciamento;
  • Membros gratuitos com contrato de exclusividade: 60% das taxas de licenciamento;
  • Qualquer membro sem contrato de exclusividade: 25% das taxas de licenciamento.

Confira algumas das diretrizes repassadas pela plataforma:

  • Formato: JPEG;
  • Perfil de cores: RGB;
  • Tamanho mínimo: 3 MP;
  • Sem marcas d’água ou carimbos de data e hora.

Os pagamentos são feitos via transferência bancária, em dólares americanos (USD), após o fotógrafo acumular US$ 30 na plataforma.

8. Elo7

Se você está em busca de uma plataforma para vender suas fotos, o Elo7 pode ser uma opção interessante, apesar de ser conhecido como um marketplace para produtos artesanais.

No entanto, é importante lembrar que a plataforma cobra de 12% a 18% sobre o valor da venda e pode ser difícil ser encontrado pelos clientes em potencial, já que o público procura principalmente por produtos físicos.

Para vender suas fotos no Elo7, é importante atrair clientes em outros canais e redirecioná-los para sua loja na plataforma. Uma grande vantagem do Elo7 é a possibilidade de fazer vendas diretamente pelo WhatsApp, utilizando o recurso Talk7.

Leia também: Como vender no Elo7? [Guia atualizado 2023]

9. FotoMoto

como vender fotos na internet

O FotoMoto é uma plataforma que oferece uma oportunidade para fotógrafos venderem cópias impressas de suas fotos para um público internacional.

Para começar a usar o serviço, é necessário adicionar o código da plataforma ao seu site pessoal. Isso adiciona um botão de compra à sua página e, quando os clientes clicam nele, o FotoMoto se encarrega de imprimir, embalar e enviar o produto.

Embora o plano mais básico seja gratuito, as taxas de transação são bastante elevadas, 22%. Mas você pode reduzir essas taxas ao assinar um plano pago da plataforma. Dependendo da quantidade de vendas que você fizer, a segunda opção pode ser bem mais econômica no final do mês.

10. 123RF

como vender fotos na internet

A plataforma 123RF tem mais de 200 milhões de fotos, vetores e ilustrações 3D. Por lá, os fotógrafos podem disponibilizar suas imagens autorais e ganhar comissões que variam de 30% a 60% por cada licença vendida.

De acordo com o site, os conteúdos podem ser comercializados em 44 países, o que faz com que existam mais de 5 milhões de potenciais compradores visitando a plataforma. Uma opção interessante para vender fotos na internet, não é?

11. Fine Art America

como vender fotos na internet

Outra opção desta lista de como vender fotos na internet é a Fine Art America. Essa plataforma permite que artistas vendam suas obras em diferentes formatos, como impressões em tela, cartões, posters e até mesmo roupas.

Além disso, o Fine Art America oferece diversas ferramentas e recursos para ajudar os artistas a promoverem suas obras e alcançarem um público maior. Isso inclui a possibilidade de criar uma loja virtual personalizada, a participação em concursos e promoções, e a integração com outras redes sociais para promover suas obras.

12. Snapped4U

Snapped4U é uma plataforma projetada para atender às necessidades dos fotógrafos que trabalham em eventos como casamentos, festas e outros momentos especiais. 

Na verdade, ela é uma boa opção tanto para profissionais da fotografia quanto para os clientes. 

Uma das principais vantagens do Snapped4U é a sua funcionalidade de compartilhamento de galerias privadas. É possível criar galerias personalizadas para os clientes, que podem visualizar e selecionar as fotos que desejam comprar. 

Essas galerias são protegidas por senha, garantindo a privacidade e exclusividade das imagens.

Como vender fotos no Snapped4U?

Ao criar uma conta, você pode criar galerias, definir preços por imagem e fazer o upload das fotos. As fotos são vendidas como arquivos JPEG, com um preço máximo de US$ 20 por foto. Para fazer o cadastro, siga os passos abaixo: 

  • Crie uma conta na plataforma;
  • Carregue suas fotos na galeria;
  • Suas fotos passarão por uma análise e, se estiver tudo certo, ficarão disponíveis para venda.

Os pagamentos são feitos em dólares americanos (USD) via PayPal sempre no dia 1º de cada mês. Por esse motivo, o endereço de e-mail usado para a conta Snapped4U deve ser o mesmo usado na conta do PayPal.

No dia 15 de cada mês, um segundo pagamento mensal é feito aos proprietários de contas com saldo de $ 50 ou mais.

Estes são os requisitos para as fotos:

  • Tamanho máximo: 8 MB;
  • Comprimento: pelo menos 1600 pixels;
  • As fotos devem ser editadas antes do upload na plataforma.

Leia também: Como montar uma loja virtual de serviços?

Quanto dinheiro você pode fazer ao vender fotos na internet?

Não há um valor pré-estabelecido, pois o lucro dependerá da porcentagem de royalties que você detém e do sistema de precificação da plataforma escolhida. Em sites como o Shutterstock, por exemplo, o preço das suas fotos é decidido pela própria plataforma.

Além disso, outros fatores que afetam o seu lucro incluem a qualidade da imagem, o tema da foto, se há ou não uma boa demanda por ela, etc. Ou seja, os ganhos podem variar consideravelmente de acordo com diversos fatores. 

O importante é trabalhar com dedicação, explorando diferentes oportunidades e encontrando a estratégia que melhor se adapte ao seu estilo de fotografia. 

Vamos te dar mais algumas dicas para ter sucesso ao vender fotos na internet… Confira a seguir!

4 dicas para lucrar mais vendendo fotos na internet

Depois de entender como vender fotos na internet e alguns sites para fazer isso, vamos apresentar algumas dicas para aumentar a margem de lucro do seu negócio. 

Um empreendedor de sucesso precisa estar sempre atualizado e em busca de conhecimento. E as dicas que vamos dar a seguir vão te ajudar bastante nisso. 

Veja!

1. Mostre os seus melhores trabalhos

Fotografar é algo muito amplo, que pode abranger várias técnicas e conceitos. Por isso, observe bem o seu público e exponha os melhores trabalhos para ele. 

A maioria dos consumidores têm o hábito de fazer muitas pesquisas antes de, de fato, contratar um profissional. Assim, mostrar boas imagens vai ser crucial para você conseguir vender suas fotos. 

Uma boa dica nessa hora é montar uma vitrine online impecável. Falamos tudo sobre isso aqui: Vitrine online: o que é e como criar uma para atrair mais clientes

2. Venda apenas as suas fotos

Não basta só saber como vender fotos na internet, é preciso ter em mente que você só pode comercializar as suas próprias fotos. Ou seja, aquelas que você detém os direitos autorais. 

Usar ou vender fotos sem a devida autorização é considerado crime

Outro cenário que vale a pena ter atenção são as fotografias que envolvem as imagens de pessoas reconhecíveis, ou fotos de propriedade privada. Nesses casos, é preciso da assinatura de um termo de autorização.

Muitas pessoas acreditam que, por se tratar do ambiente online, não é preciso respeitar questões legais… Mas isso não é verdade. 

Encorajamos que você faça as suas fotos, crie e seja dono do seu próprio negócio na internet, mas com atenção às normas, combinado?

3. Conquiste o seu público

Conquistar seu público é outra dica importante para ter sucesso e lucrar ao vender fotos na internet. 

Já falamos sobre a necessidade de conhecer a audiência, certo? Agora, queremos ressaltar o quanto você deve não só conhecê-la, mas também cativá-la. 

Isso significa estabelecer uma conexão autêntica com seus potenciais clientes para despertar o interesse deles e incentivá-los a adquirir suas imagens. Você pode, por exemplo, criar conteúdos relevantes em seus canais, usar um tom e uma linguagem adequados ao seu público, além de criar promoções exclusivas, dar mimos e cupons de desconto.

4. Invista em SEO

Quando falamos em como vender fotos na internet, as técnicas de SEO podem fazer toda a diferença na hora de as pessoas encontrarem o seu negócio. 

O termo “SEO” nada mais é do que a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português. Esse conceito é crucial para que as suas páginas fiquem entre os primeiros resultados de pesquisa no Google. 

Para isso, você deve utilizar uma ferramenta para pesquisar boas palavras-chaves. O Planejador de palavras-chave do próprio Google pode te ajudar nisso.

Depois, capriche nas descrições. Escreva sempre de maneira clara e objetiva, repetindo algumas vezes ao longo do texto a palavra-chave que escolher.   

Contudo, precisamos ser francos com você…

Todas essas iniciativas que citamos acima são ótimas para levar mais pessoas para a sua loja virtual de fotografia. Contudo, nada disso vai adiantar se você não souber como criar e fazer a gestão do seu site. 

A verdade é que existem muitos processos importantes para criar uma loja virtual de sucesso. E, se você nunca fez isso antes, ter uma ajudinha extra é sempre bom, não é mesmo? 

Foi por isso que nós criamos o treinamento Loja Virtual do Zero, que conta com uma série de aulas ensinando a como criar um site de vendas próprio, mesmo sem ter nenhuma experiência prévia nisso. 

Neste treinamento você vai aprender como:

  • Configurar a sua loja virtual;
  • Personalizar o site;
  • Cadastrar produtos do jeito certo;
  • Criar iniciativas para atrair clientes;
  • Executar campanhas de marketing;
  • Usar recursos avançados da plataforma de Ecommerce. 

Para começar a aprender, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Como ganhar dinheiro vendendo fotos na internet?

O primeiro passo para ganhar dinheiro vendendo fotos na internet é definir o seu nicho (casamento, corporativo, infantil, etc). Depois, estude a fundo o seu público, para saber como falar com ele. Também dê um nome e crie uma identidade visual para o seu negócio. Legalize-o e use uma boa plataforma para ele funcionar plenamente.

Quais são as melhores plataformas para vender fotos?

As melhores plataformas para vender fotos são: 1. Shutterstock, 2. Adobe Stock, 3. Getty Images; 4. Alamy; 5. Dreamstime; 6. 500px; 7. Elo7; 8. FotoMoto; 9. 123RF; 10. Fine Art America; 11. Snapped4U.