Se você quer aprender como vender no Elo7, os passos são simples: primeiro, você precisa criar uma conta, cadastrar seus produtos e configurar suas opções de pagamento e frete. É importante também investir em boas fotos e descrições para atrair potenciais compradores.

Se você é artesão ou pretende trabalhar com produtos artesanais, está na hora de conhecer um marketplace que pode te levar ao sucesso: o Elo7. 

Hoje, vamos te ensinar como vender neste, que é o maior marketplace de produtos artesanais da América Latina. Além de ser uma porta de entrada essencial para artesãos se consolidarem no mercado, o Elo7 também é uma plataforma incrível para diversos outros tipos de produtos.

Algumas das categorias de sucesso que podemos pontuar logo de cara são os artigos para festa, decoração no geral, moda, itens para festas infantis e ornamentação de casamentos. 

Se você quer conhecer mais sobre esta importante plataforma e entender como fazer vendas no Elo7, este guia atualizado tem todas as informações que você precisa.

Para começar a nossa jornada de vendas no Elo7, indicamos que assista o vídeo abaixo. Nele, a CPO do Ecommerce na Prática, Babi Tonhela, fala alguns dos pontos mais importantes sobre esta importante plataforma.

O que é o Elo7?

O Elo7 é um marketplace brasileiro especializado em produtos artesanais, feitos à mão ou com design exclusivo. Na plataforma, é possível encontrar uma grande variedade de produtos feitos por pequenos empreendedores, como acessórios, decoração, roupas, brinquedos e muito mais. 

O principal diferencial do Elo7 para empreendedores é que a plataforma é especializada em produtos exclusivos, o que atrai um público-alvo específico e interessado nesse tipo de diferenciação.

Além disso, o Elo7 oferece uma série de ferramentas e recursos para ajudar os vendedores a gerenciar seus negócios, como opções de frete, pagamento e atendimento ao cliente, além de um amplo suporte para marketing e divulgação

Outra vantagem é que o Elo7 permite que os vendedores personalizem suas lojas virtuais e criem um relacionamento mais próximo com seus clientes, o que pode aumentar a fidelização e as chances de venda.

A história do Elo7

A história do Elo7 começou em 2008, quando a plataforma foi criada com o objetivo de ser um canal de vendas exclusivo para produtos de artesanato. Desde então, o marketplace se destacou ao promover a profissionalização dos artesãos em relação à gestão das vendas, logística e divulgação, e se consolidou como um dos principais canais de venda de produtos manuais, autorais e criativos da América Latina.

Hoje, o Elo7 conta com mais de 80 mil lojistas parceiros e 3,5 milhões de produtos cadastrados, e está presente em 3700 cidades brasileiras. 

A plataforma tem como missão apoiar o empreendedorismo criativo e oferecer aos clientes produtos exclusivos e personalizados, feitos com carinho e dedicação pelos vendedores. O Elo7 também tem como objetivo contribuir para a valorização do artesanato e da cultura brasileira, conectando artesãos de todo o país com compradores interessados em produtos diferenciados e de alta qualidade.

Vale a pena vender no Elo7? 

Sim, vale muito a pena vender no Elo7 se você trabalha com produtos artesanais, criativos e exclusivos. 

A plataforma é uma das principais referências do mercado brasileiro de marketplace para artesanato e produtos feitos à mão, com uma grande audiência de consumidores interessados em produtos diferenciados e personalizados. 

Além disso, o Elo7 oferece uma série de recursos e ferramentas para ajudar os vendedores a gerenciar seus negócios de forma eficiente, e uma ampla base de clientes em potencial para divulgar seus produtos.

Um dos pontos interessantes dessa plataforma é que a maioria dos produtos vendidos são personalizados.

Então, os clientes gostam muito porque podem entrar em contato com o vendedor para personalizar o produto da maneira que preferirem. Mas apesar dele não ser um marketplace com volume de vendas tão grande, isso não quer dizer que você não deva usá-lo como um canal de venda.

Afinal, se você quer saber como vender no Elo7 é importante entender que este pode ser um ambiente muito lucrativo para seu negócio, por ser uma oportunidade a mais de aumentar o alcance da sua loja na internet.

Confira os números do marketplace:

Vale a pena vender no Elo7?

Vantagens de vender no Elo7

Uma das principais vantagens de entender como vender no Elo7 é, sem dúvida, é a facilidade em atingir o seu público-alvo.

Como este é um marketplace de nicho, com foco em produtos bem específicos, todos que estão buscando algo no site podem se tornar seus clientes, afinal eles têm interesse em produtos de artesanato.

Além disso, existem outros ótimos benefícios de saber como vender no Elo7 como, por exemplo:

  • Frete com desconto nos Correios;
  • Sem custo fixo (mensalidade) para utilizar a plataforma;
  • Disponível para Desktop e Mobile (smartphones, tablets, entre outros dispositivos);
  • Suporte;
  • Não necessita de CNPJ.

Antes de ingressar nessa plataforma, você só precisa saber como vender no Elo7 para conseguir alcançar bons resultados. 

Elo 7 é confiável?

O Elo7 é uma empresa confiável, tanto para quem busca vender na plataforma, quanto para quem está querendo comprar algum item de artesanato. 

Para aqueles que desejam comprar, no entanto, vale um aviso: o Elo7 é um site de marketplace. Isso quer dizer que existem diversos tipos de vendedores em sua plataforma e, para fazer o melhor negócio, você precisa fazer uma pesquisa. 

Entenda se o vendedor tem, por exemplo, boas taxas de entregas no prazo, ou se seus produtos costumam satisfazer os seus clientes.

Agora, se você está buscando como vender no Elo7, saiba que a empresa conta com diversas ferramentas para facilitar a comunicação entre você e os seus clientes. 

Na página do Reclame Aqui do Elo7 é possível ver que a empresa conta com uma boa proporção de reclamações respondidas, e costuma resolver o problema com seus clientes de maneira efetiva. 

Quais as principais categorias de produtos para vender no Elo7

Nós reunimos as principais categorias de produtos aceitas pelo marketplace Elo7:

  • Acessórios;
  • Aniversário e festas;
  • Bebê;
  • Bijuterias;
  • Bolsas e carteiras;
  • Casa;
  • Casamento;
  • Decoração;
  • Infantil;
  • Jogos e brinquedos;
  • Joias;
  • Pets;
  • Artigos religiosos;
  • Roupas;
  • Saúde e beleza.

Como vender no Elo7 em 6 passos simples

Antes de mais nada, visite o site do Elo7 e leia os Termos e Condições de Uso do site. Dessa maneira, você poderá ter certeza de que está ciente de todas as regras executadas na plataforma. A seguir, compartilhamos como você pode começar a vender no Elo7 em 6 passos simples. Veja só:

1. Crie sua conta no Elo7

Vamos ao primeiro passo: entre no site do Elo7 e faça seu cadastro como cliente. 

Para isso, você pode inserir os dados manualmente, um por um, ou cadastrar com o login do seu Facebook. 

crie sua conta - elo7

Assim que feito o cadastro na plataforma, vá até o fim da página e clique em “Quero Abrir Minha Loja” (fica na categoria “Saiba mais”).  

Ao redirecionar a página, você deve clicar no botão “Quero Mudar para Vendedor”. 

crie sua conta - elo7

Lá, você vai preencher os dados de atualização do cadastro, mas agora como vendedor. 

Salve as informações e a sua loja no Elo7 estará pronta! 

É hora de personalizar para criar uma identidade…

2.  Personalize com a identidade visual da sua marca no Elo7

Para descobrir como vender no Elo7, você não pode deixar de lado a personalização da sua loja pois, no Elo7, isso é muito mais do que questão de gosto…

O visual é um fato super importante para atrair novos clientes. 

Afinal, se a primeira impressão é a que fica, seu site tem que ter um visual agradável com cores que despertam o interesse do cliente logo de cara. 

Para deixar a loja com sua cara, dedique um tempo para personalizá-la.

Vá no menu “Configurar Loja” e clique em “Personalizar Loja”. 

Desta forma, você vai conseguir inserir o banner, a fachada, a logo e os cartões de visita com imagens de sua preferência. 

3. Escolha as formas de pagamento

Depois de se cadastrar e organizar a sua loja visualmente, é o momento de decidir qual o meio de pagamento pelo qual você vai receber o dinheiro das vendas. 

Os vendedores devem criar e integrar o cadastro do Wirecard no Elo7, para ativar a loja virtual e oferecer pagamento por boleto ou cartão de crédito.

O cadastro no Wirecard pode ser feito no menu financeiro da sua loja, dentro da própria plataforma do Elo7. 

Preencha o formulário com todos os dados para receber os pedidos de compra. 

Com o Wirecard, o saque do seu dinheiro para a conta bancária estará disponível após dois dias da confirmação de pagamento do pedido.

Mas saiba que o Elo7 cobra automaticamente a taxa de 12% da venda no momento em que o pedido for pago pelo cliente.

Vamos falar nos próximos tópicos com mais detalhes sobre as taxas e comissões...

4. Insira os dados do vendedor

Depois de habilitar a forma de pagamento, você deve inserir dados sobre o vendedor e a loja. São eles: nome, endereço, slogan, políticas, banner e logo. 

E não se esqueça: é necessário fazer uma descrição detalhada do seu negócio.

Preencha todos os campos com calma e tenha em mente que o conteúdo será fundamental para que possíveis compradores escolham a sua loja ao invés de uma concorrente.

Não poupe detalhes para manter os seus clientes informados sobre todos os benefícios que a sua loja pode oferecer. 

5. Faça o cadastro dos produtos no Elo7

O último passo, mas não menos importante: faça o cadastro com todas as informações dos itens que você vai vender na plataforma.

É fundamental fazer uma descrição detalhada, que tire todas as possíveis dúvidas de um comprador e ainda ressalte as vantagens em adquirir o item em questão. 

Para aumentar a visibilidade da marca, cadastre boas tags e palavras-chave junto com a descrição dos produtos. Desta forma, será mais fácil achar os seus produtos no site.

Pense da seguinte forma: quais as palavras que os clientes usariam para achar esse produto?

A resposta não vai aparecer do nada…

A ideia é fazer uma pesquisa de palavras-chaves no Semrush ou no Keyword planner para saber como as pessoas pesquisam determinado produto. 

Vamos imaginar um cenário: 

Você vende bolsas artesanais e quer saber como as pessoas procuram por esse produto nos buscadores online. 

Entre em alguma dessas plataformas que te indiquei e jogue no espaço indicado as palavras “bolsa artesanal”. 

O site vai gerar dados de acordo com as pesquisas feitas nos buscadores. Se o número de acessos com essas palavras for alto, essa pode ser uma boa palavra-chave para o seu produto. 

6. Inclua boas fotos

Além de descrever cada um dos produtos, outro ponto que faz diferença na experiência de compra do cliente são fotos de boa qualidade. 

O visual de um produto conta muito no momento da compra, então não poupe detalhes!

As fotos dos produtos devem ter uma ótima aparência para instigar o público a comprar. 

Não precisa ter uma câmera profissional para ter boas fotos. Inclusive, com o seu próprio celular é possível tirar fotos interessantes para o seu negócio (veja aqui como fazer isso).

Depois que estiver com todos os produtos cadastrados, você estará apto para começar a vender online utilizando os serviços do Elo7! 

Quanto custa vender no Elo7? Entenda as comissões e taxas do Elo7

Apesar de não haver uma mensalidade para vender por lá, o Elo7 cobra uma taxa de comissão de venda sobre o valor total do pedido. O que é mais do que justo, uma vez que você está utilizando a estrutura que o Marketplace oferece. 

Essa comissão inclui as taxas de todos os meios de pagamento. 

Mas quanto é o percentual?

O percentual de comissão pode ser de 12% para anúncios Clássicos e 18% para os anúncios Plus, que são mais completos

Ou seja, isso vai variar de acordo com o tipo de anúncio que você escolher. 

Além disso, existe uma comissão direcionada para as vendas diretas que podem ser feitas por você por meio da rede de contatos. São as vendas feitas com o link gerado do aplicativo Talk7… 

Para essas vendas, são cobrados somente 6% de comissão e não é levado em consideração o tipo de anúncio.

Contexto de como foi vender no Elo7 em 2022

O CEO do Elo7, Carlos Curioni, esteve bem animado para o crescimento do marketplace em 2022 e afirmou que apesar da incerteza sobre a vacinação no Brasil, a expectativa para o ano era de um crescimento de 40% esse ano.

Ele falou ainda das novidades da plataforma: “Mudamos fluxos de compra, criamos mensagens personalizadas e estudamos a localização correta das publicidades, por exemplo. Temos de oferecer um serviço adicional sem impactar a experiência que os consumidores já têm no Elo7”.

Em 2021 a gigante do mercado de artesanato digital nos Estados Unidos, a Etsy, comprou a Elo7 por R$ 1 bilhão. De acordo com Josh Silverman, CEO da Etsy: “Esta transação estabelecerá uma base para nós na América Latina, região de comércio eletrônico pouco aproveitada na qual a Etsy atualmente não tem uma carteira de clientes significativa.”

Dica: para ter sucesso ao vender no Elo7, encare como um trabalho profissional 

Mesmo que não seja necessário ter uma empresa formal para saber como vender no Elo7, isso não significa que você não deva encarar esse trabalho de forma profissional.

Independentemente de ser apenas uma renda extra ou se é o início do seu sonho de vender na internet, a forma como você se comporta é crucial para o sucesso do negócio.

O próprio Elo7 leva em consideração a gestão da loja virtual na plataforma. 

Se você responde rápido aos clientes e entra com frequência na área de administração do site, é, consequentemente, melhor ranqueado e aparece primeiro no sistema de buscas da plataforma

Há outros fatores levados em consideração, como a atualização contínua dos produtos, a quantidade de meios de pagamento disponíveis e as avaliações dos usuários.

Portanto, não desperdice as oportunidades que a plataforma oferece por não levar o seu Ecommerce a sério. 

Esse negócio pode se tornar um negócio lucrativo a longo prazo, mas você precisa se dedicar desde o início para que, aos poucos, as metas sejam alcançadas. 

Transforme suas vendas no Elo7 em um negócio de verdade

Saber como vender no Elo7 é a porta de entrada que você precisa para começar a vender seus produtos feitos à mão utilizando serviços de marketplace.

Mas os primeiros passos no Ecommerce podem ser mais simples se você tiver acesso a métodos já testados para ingressar no mercado de forma rápida e simples.

Por isso, nós disponibilizamos o Checklist Ecommerce do Zero para você conhecer as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet…

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito!

Clique aqui para fazer o download:

Perguntas Frequentes

Qual a taxa de comissão do Elo7?

O Elo7 cobra uma taxa de comissão de 12% a 18% sobre o valor da venda realizada na plataforma.

Quem paga o frete no Elo7?

O frete é pago pelo comprador, e o Elo7 oferece diversas opções de envio para os vendedores escolherem.

É preciso ter CNPJ para fazer parte da Elo7?

Não é obrigatório ter um CNPJ para vender no Elo7, mas é necessário ter uma conta bancária para receber os pagamentos das vendas realizadas na plataforma.

O que precisa para abrir uma loja na Elo7?

Para abrir uma loja na Elo7, é necessário ter um cadastro na plataforma, cadastrar seus produtos e configurar as opções de pagamento e frete. Também é importante investir em boas fotos e descrições para atrair potenciais compradores.