Todo empresário quer que os consumidores tenham a melhor percepção sobre a sua empresa e os seus produtos, certo? Neste artigo, nós vamos apresentar 17 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. Veja!

A maneira como o público enxerga uma marca é muito importante para o sucesso dela. Diversas áreas de uma empresa trabalham para que essa percepção seja a mais positiva possível: marketing, atendimento, jurídico… 

Todos esses setores direcionam esforços para que o público não só reconheça a marca, mas também a escolha entre tantas disponíveis no mercado. 

Nós estamos falando, basicamente, do valor percebido. Ou seja, a visão que o cliente possui em relação ao custo-benefício de um produto ou serviço ofertado. 

Mas será que existemações para aumentar o valor percebido pelo cliente? Nós te afirmamos que sim! E ao longo deste artigo nós vamos mostrar cada um delas. Veja!

O que é valor percebido pelo cliente?

Valor percebido diz respeito à percepção que o cliente tem sobre um determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa. Ou seja, é a importância que ele dá para um item ou uma marca. 

É possível dizer que o valor percebido pelo cliente é algo subjetivo, uma vez que é construído a partir dos próprios critérios, necessidades, expectativas, etc. 

Essa é uma questão das mais importantes para os consumidores na hora da compra. E, por isso, não pode deixar de ser considerada pelos lojistas na precificação dos produtos, por exemplo. 

As empresas devem compreender as diferentes percepções de valor que seus clientes têm e se esforçar para oferecer um valor que atenda às necessidades e expectativas de cada cliente, a fim de maximizar sua satisfação e fidelidade.

Qual a diferença entre valor percebido e preço?

O preço nada mais é do que a quantia paga pelo consumidor no ato da compra. O valor, por outro lado, é quanto o seu cliente está disposto a pagar por um produto ou serviço.

Em outras palavras, o preço é estabelecido com base em uma série de fatores reais, como custo de produção, margem de lucro, dentre outros. Enquanto o valor é algo subjetivo que envolve diversas questões, como a necessidade do consumidor, seu sentimento em relação à empresa, a confiança que ele tem no produto, etc. 

É comum que empreendedores confundam os significados de valor e preço, acreditando, muitas vezes, que eles são iguais. Mas, como vimos, estamos falando de dois termos bastante diferentes, não é mesmo?

O fato é que, em alguns casos, o valor percebido pode até mesmo englobar questões como a responsabilidade social, sustentabilidade e outras posturas que impactam o contexto no qual a empresa está inserida.

Para que você tenha sucesso nos negócios e implemente ações para aumentar o valor percebido do cliente, é fundamental que entenda essa diferença, combinado?

17 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente

Verdade seja dita: se os consumidores veem valor nos seus produtos, maiores são as chances de aumentar a conversão em vendas do seu negócio.

Sobre isso, podemos até ir um pouco mais além… Quanto mais valor o cliente enxergar naquilo que você vende, menos você vai precisar investir em estratégias para aumentar as vendas da sua empresa.

Sendo assim, a ideia é você ter um produto ou serviço que seja importante para as pessoas, a ponto de elas enxergarem na sua mercadoria a solução para o que elas precisam. 

Abaixo, nós vamos te mostrar as principais ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. Veja só: 

1. Estude a fundo os seus clientes

Uma empresa que não conhece seus clientes, é uma empresa que não sabe o seu papel  na vida dos consumidores e no mercado.  E não é essa a percepção que você quer que as pessoas tenham sobre o seu negócio, não é mesmo?

Estudar a fundo os clientes não é algo que sempre batemos na tecla aqui no EnP à toa…  A partir do momento que você sabe quem são os seus consumidores, mais fácil será criar estratégias para atrair atraí-los

Essa iniciativa está diretamente ligada ao conceito de persona, também chamada de buyer persona no marketing digital. Ela nada mais é do que o perfil do seu cliente ideal, ou seja, seus gostos, necessidades, comportamentos, etc. 

Você já conhece a persona do seu negócio? Caso queira entender um pouco mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do artigo: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona  

2. Analise os dados para entender os seus clientes

A análise de dados não poderia ficar de fora desta lista de ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. Isso porque obter informações importantes sobre o comportamento dos compradores vai te ajudar a entender como eles se comportam, do que precisam, dentre outros pontos. 

Dessa forma, a missão de lançar produtos e serviços que estejam mais alinhados com os desejos e expectativas dos clientes ficará bem mais fácil de ser realizada

Pense que o foco é você aumentar o valor percebido pelo cliente de uma maneira realista. E, para isso, nada mais útil do que usar dados dos consumidores, não é mesmo? 

Falamos mais sobre o assunto no artigo: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados

3. Foque na fidelização de clientes

Com o crescimento avassalador das vendas online, fidelizar clientes significa que é preciso ir além do básico. Ou seja, é necessário que a sua empresa supere as expectativas, encantando cada vez mais os clientes

Isso pode ser feito por meio de um atendimento impecável – no pré-venda e no pós-venda também –, programas de incentivos, envio rápidos, etc. O foco é a experiência do comprador ser tão positiva a ponto de ele retornar muitas outras vezes para comprar mais. 

Entre ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, a fidelização precisa estar entre as suas prioridades, combinado?

4. Invista na experiência do cliente

Está enganado quem pensa que os consumidores não estão atentos a como o seu site de vendas funciona. Eles não só estão atentos a isso, como também deixam de comprar caso algo esteja atrapalhando a experiência de compra

Prova disso é que, segundo pesquisa realizada pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, 62% dos consumidores desistem de uma compra por causa de problemas ao comprar um serviço ou produto.

Um percentual bem expressivo, não é verdade?

Para evitar que o seu negócio entre para essa estatística, faça de tudo para deixar o seu site perfeito. Isto é, sem nenhuma demora no carregamento das páginas, falha na abertura de imagens, ou qualquer outra questão. 

5. Faça a melhor entrega possível

Quando falamos em ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, não podemos deixar de citar a importância de uma entrega rápida e eficiente.

Acredite, os consumidores modernos querem agilidade e praticidade na hora de comprar online.  E se a loja virtual entregar esse tipo de valor, certamente ele verá os seus produtos e o seu negócio com outros olhos. 

Para entender essa questão com um pouco mais de clareza, basta você se colocar no lugar do cliente. Quando você compra um produto pela internet, depois de analisar o preço, qual outro fator que você observa?

Certamente o prazo de entrega! Acertamos? 

Atualmente, um negócio online demorar muito tempo para entregar um pedido é muito mal visto. Por isso, considere ter boas opções de envio na sua loja virtual se você quer aumentar o valor percebido pelo cliente em relação aos seus produtos. 

Para te dar uma ajudinha nisso, sugerimos a leitura do artigo: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

6. Preste um atendimento personalizado

O atendimento personalizado é uma das principais ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. E você sabe por quê? Porque todo cliente gosta de se sentir especial

E quando falamos em atendimento personalizado, não estamos nos referindo a técnicas mirabolantes para agradar e consumidores…  Mas em coisas básicas como, conhecer seu histórico de compra, entender suas necessidades, pensar em soluções ágeis para os possíveis problemas, etc. 

Para isso, você precisa de uma equipe de atendimento muito bem treinada. Além disso, também pode usar recursos como o chatbot, uma ferramenta de atendimento a partir de mensagens automáticas.

Não estamos sugerindo que você troque o atendimento humano pelo chatbot. Nada disso… Apenas considere essa possibilidade, já que a ferramenta facilita bastante tanto a vida dos clientes quanto a dos empreendedores. 

7. Invista no marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento diz respeito a um conjunto de iniciativas realizadas por empresas a fim de estabelecer um bom relacionamento com os consumidores. Seu foco é conquistar clientes a ponto de torná-los verdadeiros fãs das marcas.

Por isso, em suas ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, não deixe de considerar o marketing de relacionamento!

E uma iniciativa vital para implementar o marketing de relacionamento é ter um atendimento de primeira – como explicamos no tópico anterior. Isso porque é nesta área que o cliente tem um contato mais direto com a empresa. 

Faça isso em chat online, redes sociais e mais canais de comunicação. Ao se aproximar do seu cliente, a percepção que ele terá é que a sua empresa se importa com ele e está pronta para atender suas necessidades. 

8. Mostre a autoridade da sua marca

As pessoas só compram de empresas que elas confiam. E essa confiança pode ser estabelecida de diversas maneiras:  um parente ou amigo que indicou o seu negócio, uma  pesquisa no Google que mostrou o site da sua empresa entre os primeiros lugares e por aí vai... 

Neste segundo caso, você pode trabalhar as técnicas de SEO dentro do seu Ecommerce ou blog, por exemplo. Mas, no geral, essa confiança pode ser criada a partir das estratégias de branding e da construção de uma boa identidade visual para a sua marca. 

São essas iniciativas que vão fazer com que a sua audiência reconheça mais facilmente a sua marca no mercado e escolha sempre ela na hora da compra.  

9. Ofereça recompensas para o cliente

Dar recompensas é uma das melhores ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. Um grande exemplo disso são os programas de fidelidade

De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), 61% dos consumidores costumam concentrar suas compras em lojas que oferecem programas de fidelidade

Já outro estudo, realizado pela Nielsen, aponta que 84% dos compradores estão mais inclinados a comprar de determinada marca se ela tem um programa de fidelidade.

Por isso, se você quer ampliar a percepção dos seus clientes em relação a sua marca e mercadorias, considere disponibilizar um bom programa de fidelidade. Eles ficarão mais engajados e propensos a comprar do que você imagina.

10. Solicite o feedback dos clientes

Os feedbacks são cruciais quando falamos em ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. Afinal de contas, quem poderá falar sobre a qualidade dos seus produtos e serviços melhor do que os compradores, não é mesmo?

Fique atento, pois os feedbacks podem ser dados a qualquer hora. Eles são bastante comuns em páginas de produtos, quando os consumidores fazem reviews de produto, por exemplo. 

Mas, basicamente, podem ocorrer a todo momento. Ao longo de um atendimento, em um comentário deixado em uma rede social, enfim, durante todas as possibilidades de interação do cliente com a empresa.

Muitos empresários enxergam esses feedbacks como um problema. Nossa sugestão é que você faça diferente deles… Abrace tudo o que for dito e priorize ações para melhorar os pontos levantados

Se você fizer isso, pode acreditar que a percepção dos consumidores sobre a sua empresa será a mais positiva possível. 

11. Produza conteúdo de valor nas redes sociais

As redes sociais não são mais apenas espaços para compartilhamento de fotos e vídeos com amigos, familiares e conhecidos. Elas viraram uma verdadeira potência quando o assunto é aprimorar o valor percebido pelo cliente.

Um dos fundamentos mais básicos sobre o funil de marketing é a necessidade de educar os consumidores por meio de conteúdos relevantes. A partir do momento que você faz isso, eles enxergam a sua empresa como referência no assunto, associando-a à solução para o que eles precisam

Sendo assim, entenda em quais redes sociais o seu público está e invista em conteúdo relevante como uma de suas ações para aumentar o valor percebido do cliente. Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, Twitter são algumas das opções. 

Leia também: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

12. Mostre a credibilidade e os valores que a sua empresa possui

Mais uma boa dica de ações para aumentar o valor percebido pelo cliente é mostrar para os clientes os pontos positivos da sua empresa

Você já reparou como é comum os sites oficiais de empresas terem uma seção específica chamada “Sobre nós”? Isso não é à toa… Esta é uma área perfeita para contar a trajetória da companhia, mostrar seus valores e o quanto ganhou credibilidade no mercado ao longo dos anos. 

Além disso, também é válido falar sobre esses pontos em artigos de blog, publicações nas redes sociais e por aí vai...

O importante é você mostrar para os consumidores tudo de bom que a sua empresa pode oferecer a eles. Bem interessante, não é verdade?

13. Quebre objeções

Este tópico talvez pareça um pouco subjetivo, mas ele não perde a sua importância por causa disso. 

O caminho que o cliente percorre até concluir uma compra na página de checkout pode ser um tanto longo, o que muitas abre margem para algumas objeções acontecerem ao longo desse percurso.

O que você deve fazer, então, é estar muito bem preparado para quebrar toda e qualquer objeção que possa parecer. 

Falta de confiança na empresa, preço do frete, prazo de entrega…  Esses são alguns exemplos de assuntos que o seu consumidor pode abordar como objeção. 

O ideal é que você crie um documento com todas as possíveis objeções, desenvolva as possíveis respostas para contorná-las e compartilhe isso com a sua equipe de vendas e atendimento

Aliás, escute o feedback do seu time  para o desenvolvimento desse documento.  Eles lidam diariamente com os consumidores e podem trazer insights valiosos para resolver as objeções.

14. Mostre os benefícios que a sua empresa pode gerar

Já falamos um pouco sobre isso ao longo deste artigo, mas esse assunto é tão importante que merece um tópico só para ele.

Independentemente do local onde você esteja estabelecendo a comunicação, é essencial que você mostre os benefícios que a sua empresa pode gerar para os clientes. 

De dentro do negócio, o empreendedor pode ter a falsa ideia de que os pontos positivos sobre os seus produtos já estão claros para os consumidores. Contudo, nem sempre eles sabem o quanto seu produto é a solução que tanto esperavam para resolver um problema.

Por isso, não perca tempo: mostre os benefícios que a sua empresa pode gerar para a vida deles o quanto antes!

15. Se preocupe com a excelência

O seu consumidor merece sempre o melhor e cabe a você, dono da empresa, trabalhar para que isso aconteça. 

Sendo assim, se vai oferecer atendimento, que seja um atendimento de primeira. Caso esteja em busca de opções de envio mais ágeis, entre em contato com as melhores transportadoras para que os pacotes dos seus clientes cheguem o mais rápido possível. 

Quando falamos em ações para aumentar o valor percebido pelo cliente, um trabalho de excelência pode ser o diferencial que estava faltando para o seu negócio. Pense nisso! 

16. Cumpra o que foi prometido

Esse é um cuidado importante na vida pessoal, mas que também deve ser levado para o mundo dos negócios: cumpra tudo que foi prometido para os seus seus consumidores.  

Falamos anteriormente de promover um trabalho de excelência, certo? Apenas tenha atenção de que isso não significa prometer iniciativas mirabolantes para conquistar o cliente e, no fim das contas, não entregar o prometido. 

Quando o assunto é empreender online, é preciso manter os pés no chão e ser realista. O comprador não pode se sentir enganado de maneira alguma! Isso, inclusive, atrapalha todas as suas ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 

17. Estruture o seu negócio da maneira correta

Um dos erros clássicos de quem quer empreender online é começar um negócio de qualquer jeito, sem nenhuma estrutura ou método validado. 

Inicialmente, você pode até achar esse comportamento viável. Contudo, a longo prazo, os problemas que podem surgir são incontáveis…

A verdade é que quanto mais você souber sobre a estruturação e funcionamento de um negócio, melhores serão os seus resultados desde o início. 

E para te ajudar nisso, nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Como aumentar a percepção de valor de um produto?

Para aumentar o valor percebido de um produto, você deve estudar a fundo os seus clientes e analisar os dados que refletem os seus comportamentos de compra. Também é vital focar na fidelização deles, promovendo uma entrega eficiente, investindo em ações que melhorem a experiência de compra, dentre outros pontos.

O que agrega valor para o cliente?

Existem algumas iniciativas que agregam valor para o cliente, como um atendimento personalizado, criação de programa de fidelidade, etc. Veja a lista completa de ações em nosso artigo!

Qual a diferença entre valor percebido e preço?

O preço é a quantia paga pelo consumidor no ato da compra, estabelecido a partir do custo de produção, margem de lucro, dentre outros. Já o valor é quanto o seu cliente está disposto a pagar por um produto. Ou seja, é algo subjetivo que envolve a necessidade do consumidor, seu sentimento em relação a sua empresa, etc.