O YouTube é uma plataforma que permite o compartilhamento e o consumo dos mais variados conteúdos em vídeo. Por lá, diversas empresas divulgam e fazem vendas de seus produtos e serviços. Por isso, entender como vender no YouTube se tornou crucial para quem quer ter sucesso online.

Não é novidade para ninguém que, hoje, existem diversas opções para quem quer trabalhar e ganhar dinheiro pela internet... Entre as principais delas está a criação de um canal no YouTube

Você sabe o porquê de a plataforma ganhar tanto destaque entre os empreendedores? Simplesmente porque o YouTube conta com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, sendo que 42,9% acessam a plataforma todos os meses.

Se você está em busca de um guia prático para entender como vender no YouTube, fique atento… este artigo vai te ajudar! Nele, nós vamos explicar por que é importante vender no YouTube e como fazer isso de um jeito eficiente.

Vamos começar?

Por que vender no YouTube?

Vender no Youtube é uma ótima opção para quem quer ter sucesso online, uma vez que a plataforma é extremamente popular entre os usuários. Para você ter uma ideia, o YouTube é o 2º site com maior tráfego da internet, ficando atrás apenas para o Google, companhia da qual faz parte. 

Além disso, o YouTube oferece ferramentas voltadas tanto para a criação de anúncios, quanto para a análise de métricas do canal. E também permite a criação e divulgação de conteúdos variados, o que ajuda a impulsionar o negócio e aproximar a marca dos clientes. 

O YouTube, portanto, tornou-se um poderoso canal de vendas, capaz de atrair, engajar e converter clientes de maneira prática. É claro que para isso acontecer é preciso que o empreendedor entenda uma série de fatores… e nós vamos falar sobre cada um deles no próximo tópico. 

Continue a leitura!

Como vender no YouTube?

Sem mais delongas, vamos direto ao assunto… Nos próximos tópicos, nós vamos te ensinar a como vender no YouTube e ter sucesso dentro da plataforma. Veja!

1. Defina o perfil de seu cliente ideal

O primeiro passo para entender como vender no YouTube é definir o perfil do seu cliente ideal. Para isso, você deve refletir a respeito da audiência que você deseja atingir dentro da plataforma.

Nós estamos falando, mais precisamente, sobre a persona da sua empresa, que nada mais é do que o perfil semi fictício do seu consumidor. É comum empreendedores confundirem esse termo com o público-alvo, mas eles não são sinônimos.

O público-alvo é definido a partir de dados demográficos sobre os consumidores, como idade, estado, cidade e bairro, etc. Já a persona, também considera esses fatores, mas vai um pouco mais além, analisando seus gostos, comportamentos, necessidades, expectativas, dentre outros pontos.

Se você ainda não conhece a persona da sua empresa, nós podemos com o Mapa da Empatia. Esta é uma ferramenta gratuita criada pelos especialistas do Ecommerce na Prática, em que você responderá algumas perguntas-chave para entender o perfil do seu cliente.

2. Planeje as palavras-chave que vai usar

Outro ponto importante sobre como vender no YouTube é que é preciso planejar as palavras-chaves que você vai utilizar nos vídeos. Falamos isso porque, quando você cria um vídeo, seu objetivo é que ele seja visto por muitas pessoas, certo? 

E o planejamento de palavras-chave garante que seus vídeos sejam encontrados pelos usuários que estão procurando informações relevantes ligadas aos seus produtos ou serviços. 

Caso você não saiba as palavras-chave são as frases que os usuários usam para pesquisar no YouTube, portanto, se você escolher os termos errados, seu vídeo pode ser encontrado ou visualizado por menos pessoas, ou por pessoas que não têm interesse real em seu conteúdo.

Por isso, para vender no YouTube, é preciso planejar as palavras-chave corretas, aumentando a visibilidade e tráfego orgânico do seu canal como um todo. Isso, na verdade, pode levar a mais visualizações e inscrições em seu canal. Muito interessante, não é?

Leia também: SEO para Youtube: como destacar seus vídeos online

3. Produza vídeos com imagem e som de qualidade

Produzir vídeos com imagem e som de qualidade é importante em qualquer plataforma. Contudo, isso ganha ainda mais importância no YouTube pela grande quantidade de conteúdo disponível na plataforma. 

Sim, a concorrência pela atenção das pessoas por lá é grande. Mas isso não precisa ser um bicho de sete cabeças na sua estratégia de como vender no YouTube…

Você só precisa se organizar para criar bons vídeos e atrair a atenção do público na plataforma. Isso não significa necessariamente que você precisa comprar equipamentos audiovisuais caros, sabia?

Muitos empreendedores começam com o básico: um smartphone com uma boa câmera e um microfone lapela – que pode ser preso na gola da camisa –, por exemplo. Assim, conforme o seu canal for gerando lucros, você pode investir em novos equipamentos.

4. Capriche na produção

Gravar vídeos para o YouTube também pede atenção a fatores ligados à produção, como: iluminação, cenário, roteiro, etc. 

Sobre iluminação, saiba que a melhor pedida é usar luz natural. Caso isso não seja possível, considere a possibilidade de comprar softboxes ou ring lights. Existem diversas opções no mercado com os mais variados preços.

Já em relação ao cenário, vale a pena investir em alguns artigos de decoração, como luminárias, quadros, etc. Selecione os itens levando em consideração o nicho de mercado que a sua empresa, os tipos de produto que vende e os gostos da sua audiência, combinado? 

O roteiro é outro elemento importante da produção. É nele que você vai definir todos os pontos que serão abordados durante o vídeo, o tempo de duração da gravação, dentre outras questões. Para isso, não hesite em utilizar técnicas de storytelling e nos gatilhos mentais.

Temos certeza que essas dicas com certeza vão te ajudar entender melhor como vender no YouTube e ter sucesso na plataforma.

5. Fique atento à duração do vídeo

A duração do vídeo pode variar de acordo com o tipo de conteúdo que você está produzindo e a persona do seu negócio. 

No geral, entretanto, o recomendado é que os vídeos sejam objetivos e diretos ao ponto. A duração pode variar de 3 a 5 minutos para a maioria dos vídeos e até 15 minutos para conteúdo mais longo e detalhado.

Se seus vídeos forem muito curtos, pode ser difícil para você fornecer informações suficientes ou transmitir a mensagem que deseja. Por outro lado, se seus vídeos forem muito longos, as pessoas desistir de assistir até o final, o que pode levar a uma taxa de abandono alta. 

O ideal, então, é manter o equilíbrio quando o assunto é a duração dos vídeos. Se você estiver na dúvida sobre a duração ideal dos seus vídeos, faça um benchmarking com outros criadores do seu segmento.

6. Edite os seus vídeos

Outro fator crucial sobre como vender no YouTube é a necessidade de editar os vídeos. É um erro clássico chegar em frente às câmeras, gravar e publicar o conteúdo sem entender se existem trechos a serem editados. 

Isso pode tornar o vídeo longo demais, além de atrapalhar a maneira como a mensagem é transmitida. Lembre-se que o foco é ser objetivo, evitando não falar de maneira clara ou fugir do assunto proposto. 

Além disso, a edição ajuda a melhorar a qualidade da imagem, corrigindo problemas de cores, iluminação e contraste, por exemplo. Também é uma boa pedida para inserir elementos gráficos na tela, como vinhetas, informações extras, etc. 

7. Anuncie no YouTube Ads

Entender como vender no YouTube também implica saber como criar anúncios por meio do YouTube Ads. Afinal de contas, anunciar dentro da plataforma é o que vai fazer mais pessoas terem acesso aos seus vídeos

Assim, com o YouTube Ads, você pode configurar diversos tipos de anúncios, como anúncios in-stream, bumper ads, anúncio de vídeo discovery, anúncios de masthead, entre outros. 

Se você nunca ouviu falar de nenhum desses termos, ou já conhece mas quer entender um pouco mais cada um deles, fique tranquilo… nós temos um artigo que vai te ajudar: Como anunciar no YouTube [passo a passo completo]

8. Preencha corretamente os títulos, descrições e tags

Lembra quando mencionamos a importância de selecionar boas palavras-chaves? Pois é, elas são cruciais para a criação de títulos, descrições e tags. 

Até aí, tudo bem… Mas qual o papel desses elementos ao vender no YouTube?

Os títulos, as descrições e as tags facilitam a descoberta do seu vídeo por outras pessoas. Por isso, além de utilizar boas palavras-chave, você deve fazer um título atraente, uma descrição detalhada e usar tags relevantes. 

Dessa forma, seus vídeos terão mais chances de ser encontrados por usuários que estejam procurando conteúdo relacionado aos assuntos que você aborda, aumentando a visibilidade e o engajamento do seu canal.

9. Divulgue o seu canal em outras redes sociais

Hoje em dia, não dá para falar sobre como vender no YouTube – ou ter sucesso na internet, de maneira geral – sem falar da importância das redes sociais na divulgação. Instagram, Facebook, TikTok e Twitter são as mais populares

No Instagram, por exemplo, você pode aproveitar todo o potencial dos Stories, do Reels, das lives… E também pode colocar o link do seu canal na bio do seu perfil na plataforma. Caso você faça um vídeo em parceria com outra empresa, você pode criar publicações em formato de collabs para potencializar ainda mais sua divulgação. 

Também vale mencionar que existem outras redes sociais que ganharam popularidade entre as pessoas e, dependendo do seu público, podem fazer sentido para o seu negócio, como Koo e BeReal

Quanto custa para fazer um anúncio no YouTube?

Não há um valor específico para fazer um anúncio no YouTube. Mas algo que você precisa saber é que a plataforma só cobrará quando os anúncios forem assistidos, clicados ou atingirem mais de mil visualizações.

Dessa forma, caso a pessoa comece a assistir, mas, por algum motivo, decidir pular o anúncio – se este for o caso –, a cobrança será zero. Você só paga quando o usuário realiza a ação da campanha. 

4 ideias de vídeos para YouTube

Depois de entender como vender no YouTube, não poderíamos chegar ao final deste artigo sem dar algumas sugestões de vídeos para a plataforma. Pegue papel, caneta e vamos lá… 

1. Apresentação de produtos

Os vídeos são uma forma eficaz de apresentar as principais características e os benefícios de produtos, ajudando os consumidores a entenderem melhor sobre o item que desejam comprar

Um vídeo bem feito pode mostrar as formas de uso de um produto, mostrando suas funcionalidades e esclarecendo eventuais dúvidas que as pessoas possam ter sobre a mercadoria.

Uma boa dica também é colocar os links de venda na descrição do vídeo. Isso vai facilitar a vida do consumidor na hora de bem encontrar as páginas de venda dos seus produtos e fechar a conta.

2. Tutoriais 

Outra ideia de vídeo para o YouTube que pode funcionar bem com a audiência são os tutoriais. Neles, você pode ensinar de fato, como utilizar um produto na prática.

Imagine que você tem uma loja virtual de aparelhos eletrônicos, onde vende celulares, tablets, acessórios, etc. Fazer um vídeo sobre um determinado modelo de smartphone pode ajudar na divulgação, atraindo mais pessoas tanto para o seu canal, quanto para o seu site de vendas. 

Interessante, não é? 

Os tutoriais são muito populares dentro do YouTube e os canais que investem nesse tipo de vídeo conseguem cativar uma audiência bem Importante.

3. Perguntas e respostas 

Quem nunca assistiu a um vídeo de perguntas e respostas no YouTube, não é verdade? Canais de diversos segmentos investem no formato e isso não é à toa… as pessoas amam esse tipo de conteúdo. 

O vídeo de perguntas e respostas, na verdade, é uma excelente oportunidade para aumentar o engajamento do seu canal. Isso porque, além das questões respondidas no vídeo em si, os usuários comentam suas opiniões, deixam novas perguntas para um novo vídeo, etc. 

4. Conteúdos relacionados ao seu nicho

A grande maioria dos nichos de mercado têm diversos temas relacionados que podem gerar ótimas pautas para o YouTube. Por exemplo, se você vende comida pela internet, pode criar vídeos de receitas, como conservar alimentos, melhores técnicas de preparo e muito mais. 

Ao oferecer um conteúdo informativo e relevante, a sua empresa pode se tornar uma referência no assunto, ajudando a construir sua autoridade e reputação no mercado. E isso é ótimo para fidelizar clientes e atrair novos consumidores.

Esperamos que depois dessas dicas – e de todo o conteúdo deste artigo, na verdade – você tenha entendido tudo sobre como vender no YouTube. Contudo, ter sucesso na plataforma exige que o empreendedor obtenha muitos conhecimentos, seja sobre o próprio YouTube ou o mercado de Ecommerce em si.

Em nossa plataforma de educação para empreendedores nós te ensinamos tudo sobre venda online, redes sociais, anúncios e mais. Assine agora e tenha acesso a todo suporte que você precisa para levar o seu negócio ao sucesso. 

Conheça um pouco mais sobre a plataforma aqui: 

Perguntas Frequentes

Por que vender no YouTube?

O Youtube é uma das plataformas mais populares entre as pessoas ao redor do mundo. Para você ter uma ideia, o YouTube é o 2º site com maior tráfego da internet, ficando atrás apenas para o Google, companhia da qual faz parte.

Como fazer para vender no YouTube?

Defina o perfil de seu cliente ideal, atente-se ao objetivo do canal, planeje as palavras-chave que vai usar, produza vídeos com imagem e som de qualidade, capriche na produção, fique atento à duração do vídeo, edite os vídeos, anuncie no YouTube Ads, preencha corretamente os títulos, descrições e tags, divulgue o seu canal em outras redes sociais.

Quanto custa para fazer um anúncio no YouTube?

Não há um preço definido para os anúncios feitos no YouTube. Mas vale a pena você saber que só haverá cobrança quando os anúncios forem assistidos, clicados ou atingirem mais de mil visualizações.