Um dos maiores desafios que os empreendedores encontram é como atrair clientes para loja e se manter competitivos no mercado – e isso vale tanto para lojistas físicos quanto para os online. Se você se encaixa nesse contexto, saiba que veio ao lugar certo… Neste artigo, vamos apresentar 17 estratégias para atrair mais consumidores e vender mais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o faturamento do varejo brasileiro (abrangendo tanto as vendas físicas quanto as online) foi de R$ 1,046 trilhão em 2022. E a quantia representa um crescimento de 14,1% em comparação à 2021.

Esses dados animadores mostram o quanto o mercado é excelente para os negócios e, ao mesmo tempo, o quanto ele também pode ser altamente competitivo…

No geral, isso faz com que a chave para ter sucesso vendendo produtos e serviços é conhecer as estratégias certas de como atrair clientes para loja, seja ela virtual ou física.

E é sobre isso que nós vamos falar neste artigo! Então, sem mais delongas, vamos começar…

Como atrair clientes para loja?

Existem algumas estratégias que podem fazer a diferença durante o processo de atração de novos compradores para o seu negócio. 

Elas envolvem desde iniciativas simples, como estudo do seu público, até outras mais complexas, como a implementação de um pós-venda eficiente. 

A seguir, vamos apresentar em mais detalhes todas as dicas de como atrair clientes para loja. Veja!

1. Conheça o seu público

Conhecer o seu público significa entender quem são seus clientes. Vai além de dados básicos, como idade, gênero e localização. Envolve compreender seus hábitos, preferências, desafios e o que eles valorizam

Estamos falando, mais precisamente, do conceito de persona, que nada mais é do que um perfil semi-fictício do seu cliente ideal.

Conhecer a persona do seu negócio vai ajudar a personalizar seu atendimento, produtos e estratégias de marketing, garantindo que sua loja atenda às necessidades e expectativas específicas dos consumidores. 

Ou seja, todas as suas estratégias serão mais direcionadas e, consequentemente, mais assertivas. Se quiser uma ajuda nessa tarefa, indicamos que preencha o Mapa da Empatia, ferramenta gratuita que foi desenvolvida por nossos especialistas. Basta clicar aqui. ⬅️

2. Tenha um excelente atendimento online e presencial

Para atrair e fidelizar clientes, a sua loja precisa estar pronta para ajudá-los de maneira eficiente, seja por meio de chat online, e-mails ou pessoalmente.

No atendimento online, é importante responder rapidamente às dúvidas dos clientes e oferecer suporte quando necessário. Já no atendimento presencial, a simpatia e a disposição para ajudar fazem toda a diferença. 

No geral, os vendedores devem estar bem treinados, conhecer os produtos e serem capazes de proporcionar uma experiência positiva ao cliente. Isto é, desde o momento em que entram ou acessam a loja até o pós-venda. Vamos explicar esses pontos em mais detalhes ainda neste artigo…

Por ora, tenha em mente que um atendimento de qualidade ajuda a resolver problemas e cria uma impressão positiva da sua marca. Ele contribui para a fidelização dos clientes e para a construção de uma boa reputação no mercado.

👥 Leia também: Tipos de clientes: conheça os 20 principais e como tratá-los

3. Use as redes sociais para atrair clientes para loja

Não dá para falar sobre como atrair clientes para loja, seja ela online ou física, sem citar as redes sociais. Essas plataformas, como Facebook, Instagram, TikTok e YouTube, são excelentes para se conectar com os consumidores e fazer mais vendas.

Nelas, você pode compartilhar conteúdo educativos, falar sobre seus produtos, criar promoções exclusivas e interagir diretamente com os seguidores. É uma forma de construir uma comunidade em torno da sua marca e manter seus clientes atualizados sobre novidades, lançamentos, eventos, etc.

E tudo isso, claro, contribui diretamente para o aumento das suas vendas. Uma excelente forma de atrair mais clientes, concorda?

4. Publique unboxings e reviews

O chamado unboxing experience é quando você mostra o momento em que um produto é retirado da embalagem; enquanto os reviews são avaliações e opiniões sobre esse produto. Ambas as estratégias são valiosas para atrair clientes para loja.

Com unboxings, você proporciona uma experiência visual do que se pode esperar ao receber o produto da sua loja. Na prática, essa transparência é ótima para construir confiança, já que os consumidores têm uma prévia real do que vão comprar.

Nos reviews, por sua vez, você destaca a experiência de outros clientes com seus produtos. Essas avaliações podem estar na página de venda do produto ou em landing pages, por exemplo. Se as avaliações forem positivas, isso pode incentivar ainda mais as novas compras.

5. Crie ofertas e cupons de desconto

Quem empreende sabe o quanto os clientes amam ofertas e cupons de desconto, não é verdade? Essas iniciativas são verdadeiros chamarizes para atrair clientes para loja.

Falamos isso porque, com as ofertas e promoções, você não apenas atrai a atenção de novos clientes, mas também incentiva os consumidores já fidelizados a fazerem compras adicionais. 

A mesma linha de raciocínio segue para os cupons de desconto… Eles funcionam como um ímã para novos clientes e estimulam a recompra. Só tenha cuidado na hora de desenvolver essas estratégias para não ter problemas no seu fluxo de caixa

A ideia é fazer mais vendas, não gerar prejuízos para o seu negócio.

📖 Vamos deixar aqui duas sugestões de leitura sobre os temas:

6. Desenvolva programas de fidelidade

Os programas de fidelidade recompensam os consumidores por escolherem repetidamente a sua loja. Basicamente, eles acumulam pontos, ganham descontos ou recebem benefícios exclusivos cada vez que fazem uma compra. 

Analisando de forma mais aprofundada, essas recompensas incentivam a fidelidade, pois os clientes percebem que estão recebendo algo em troca de sua preferência pela sua marca.

Elas não apenas encorajam compras repetidas, mas também promovem o boca a boca positivo, já que clientes satisfeitos tendem a recomendar a loja para amigos e familiares.

7. Aproveite as datas comemorativas

Datas especiais, como Natal, Dia das Mães, Black Friday, entre outras, criam oportunidades únicas para atrair clientes para loja e aumentar as vendas.

Os consumidores estão mais propensos a fazer compras nesses períodos, muitas vezes em busca de presentes ou aproveitando as promoções sazonais. Por isso, aproveite essas ocasiões para criar campanhas temáticas e certo senso de urgência para fazer os consumidores tomarem a decisão de compra.

Tenha sempre em mente que as datas comemorativas são uma excelente oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes, enviando mensagens personalizadas, oferecendo brindes especiais, etc.

📩 Aproveite para ler também: 68 ideias de mensagem de fim de ano para clientes.

8. Capriche na vitrine online e física

Assim como uma vitrine física bem arrumada atrai pessoas para entrar em uma loja, uma vitrine online atrativa chama a atenção dos visitantes do seu site. As duas precisam estar impecáveis!

Na vitrine online, garanta que as fotos dos produtos sejam de alta qualidade e que a disposição seja bem organizada. Utilize descrições claras e destaque promoções ou produtos com mais saída.

Para a vitrine física, organize os produtos de maneira visualmente agradável, utilize iluminação adequada e destaque itens especiais. Faça com que a vitrine represente a identidade e os valores da sua marca.

9. Faça remarketing

Fazer remarketing foca em impactar novamente pessoas que já interagiram com a sua loja de alguma forma, mas não concluíram a compra. Ele serve como um lembrete sutil para os clientes retornarem para finalizar a compra.

De maneira geral, é uma boa iniciativa para maximiza as chances de converter visitantes em clientes, aproveitando ao máximo o tráfego que já passou pela sua loja online. Só é preciso ter cuidado para não exagerar nas ações e sobrecarregar as pessoas com mensagens em excesso, combinado?

🎯 Explicamos mais sobre isso neste artigo: O que é remarketing? Dicas e exemplos para começar em 2023.

10. Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo serve para criar e compartilhar informações relevantes para a sua audiência, fazendo parte da estratégia de marketing da sua loja. Ele pode incluir blogs, publicações nas redes sociais, dentre outros tipos de conteúdo que agregam valor aos clientes.

Em termos simples, é com ele que você consegue fazer com que as pessoas possam encontrar sua loja mais facilmente ao pesquisar por produtos relacionados ao seu negócio. E os principais resultados disso são a atração de mais clientes e a realização de mais vendas. 

11. Trabalhe com influenciadores

Os influenciadores fazem cada vez mais parte da vida dos consumidores modernos e você não pode ignorar isso durante o processo de como atrair clientes para loja. Isso porque essas personalidades têm o poder de impactar as decisões de compra de seus seguidores.

Assim, ao trabalhar com influenciadores, a sua loja pode se beneficiar da confiança que eles estabeleceram com o público. Basta que eles criem um conteúdo autêntico, como avaliações ou recomendações, e destaquem seus produtos de maneira genuína.

Quando falamos em influenciadores, é comum que os lojistas descartem essa possibilidade por considerar apenas os grandes nomes conhecidos no mercado… Não cometa esse erro. 

Hoje em dia, existem influenciadores variados, que trabalham com empresas de diversos portes e nichos de mercados. Faça uma boa pesquisa sobre a sua área e veja quais dessas personalidades seria interessante fechar uma parceria para atrair mais clientes para sua loja. 

12. Aplique técnicas de SEO

Você já ouviu falar nas técnicas de SEO? Elas são vitais para posicionar sua loja entre os principais resultados dos buscadores – como o Google, por exemplo – e atrair mais clientes. 

Essas técnicas envolvem a escolha de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade, otimização de meta descrições e URLs, etc. Caso você não saiba aplicar cada um desses pontos, sugerimos que aprofunde seus conhecimentos ou, se julgar necessário, conte com ajuda profissional. 

Isso porque a otimização para motores de busca não apenas aumenta o tráfego orgânico para o seu site, mas também estabelece uma base sólida para a presença online da sua loja. Não esqueça disso!

🔎 Leia também: 9 dicas de SEO para Ecommerce.

13. Invista em anúncios pagos

Outra dica de como atrair clientes para loja é fazer anúncios pagos. Eles podem ser feitos nas redes sociais, por meio de ferramentas como Facebook Ads (para Facebook e Instagram), TikTok Ads e outras, além dos mecanismos de busca, a partir do Google Ads.

Falamos isso porque é por meio dos anúncios que você pode direcionar sua mensagem para um público específico, com base em critérios como localização, idade, interesses e comportamentos online. Eles serão exibidos para pessoas mais propensas a se interessarem pelo que sua loja oferece.

É uma estratégia especialmente útil quando você deseja resultados rápidos e precisa alcançar um público-alvo específico de forma segmentada. 

📢 Aproveite para ler: Tipos de anúncios: conheça os 11 mais relevantes para o seu negócio.

14. Replique a experiência do online no mundo físico

Reproduzir a experiência do online no mundo físico significa garantir que a qualidade e a identidade da sua marca sejam consistentes tanto na loja virtual quanto na loja física

Por exemplo, se a sua loja online possui um design específico, uma paleta de cores própria e um processo de compra intuitivo, é importante replicar esses elementos na loja física. 

O foco é criar uma conexão instantânea entre o ambiente online e o físico, fazendo com que os clientes tenham uma experiência familiar nos dois ambientes.

Além disso, replique também a qualidade dos produtos, o atendimento e outros aspectos-chave da marca. Essa abordagem integrada ajuda a construir uma imagem de marca forte e a reforçar a confiança dos consumidores em sua loja. 

💡 Entender sobre branding e rebranding pode te ajudar nesse sentido. 

15. Treine seus vendedores 

Vendedores bem treinados conhecem os produtos ou serviços, entendem as políticas da empresa e estão preparados para lidar com diversas situações. Desde tirar dúvidas dos clientes até resolver problemas de forma eficaz

Esse conhecimento aprimora a experiência de compra, contribui para construir uma imagem positiva do negócio e, claro, atrai mais clientes para loja.

Outro ponto importante é estabelecer um treinamento contínuo, a fim de deixar os colaboradores sempre atualizados a respeito de novos produtos, estratégias de vendas e tecnologias. 

16. Seja um ponto de retirada

Já pensou na possibilidade de transformar a sua loja física em um ponto de retirada para itens comprados online? 

Acredite, essa prática é especialmente útil para proporcionar mais conveniência aos consumidores que desejam evitar custos de frete ou preferem buscar seus pedidos em um local próximo.

Assim, você aumenta suas chances de atrair clientes locais, elevar o nível de satisfação dos consumidores e até mesmo incentiva compras adicionais quando os clientes visitam pessoalmente o ponto de retirada.

Lembre-se apenas de comunicar claramente essa opção durante o processo de compra!

17. Tenha um pós-venda eficiente

A compra não acaba quando a aquisição do produto é feita na página de checkout – muito menos a sua relação com o cliente. E é para isso que serve o chamado pós-venda.

Um pós-venda eficiente abrange questões como:

  • Dar suporte ao cliente;
  • Fornecer informações de rastreamento para os pedidos;
  • Resolver problemas ou dúvidas pós-compra de maneira rápida e eficaz;
  • Dentre outros pontos.

Além disso, essa etapa oferece a oportunidade de obter feedback dos compradores, seja por meio de pesquisas de satisfação, avaliações ou simples perguntas sobre a experiência de compra. Isso é valioso para identificar áreas de melhoria e mostrar aos clientes que a sua loja se preocupa com a qualidade do atendimento.

Transforme o seu negócio em uma MÁQUINA DE VENDAS!

O propósito deste artigo foi mostrar tudo a respeito de como atrair clientes para loja. Esperamos que o conteúdo tenha sido muito útil para você!

Entretanto, nós sabemos que quando o assunto é aumentar o volume de vendas, é preciso ir além…  Você pode – e deve – transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas.

E para te ajudar nisso, nós criamos o Treinamento Implementando a Máquina de Vendas, disponível na nossa plataforma de educação

As aulas são ministradas por Thiago Reis, especialista em vendas com mais de 12 anos de experiência. Nelas, ele vai te ensinar como prospectar clientes, construir processos de venda, fazer planejamentos e muito mais! 

Para começar, assine a plataforma de educação do Ecommerce na Prática. É só clicar aqui ou no botão abaixo: