Saber qual é o melhor horário para postar no YouTube é um desafio que milhares de empreendedores e criadores de conteúdo enfrentam para terem os melhores resultados na plataforma. Afinal de contas, o timing é essencial para alcançar e engajar o público. Quer saber tudo sobre o assunto? Leia este artigo!

Imagine produzir e lançar um vídeo incrível, repleto de informações relevantes, mas não vê-lo performando como o esperado dentro do YouTube. Uma situação bem decepcionante, concorda? Isso pode acontecer por diversos motivos, dentre eles, a escolha equivocada do horário de publicação. 

Falamos isso porque o melhor horário para postar é mais do que uma mera adivinhação… É, de fato, um ato estratégico. Trata-se de sintonizar seu conteúdo com os ritmos naturais da sua audiência, capturando sua atenção quando eles estão mais propensos a assistir, interagir e compartilhar.

E no seu canal no YouTube, será que você está acertando nos horários de publicação? Vale a pena refletir e fazer ajustes, se necessário… Para te ajudar nisso, nós criamos este artigo com tudo sobre o tema. Vamos começar?

Por que conhecer os melhores horários para postar no YouTube?

Conhecer os melhores horários para postar no YouTube é primordial para maximizar o impacto e o alcance dos seus vídeos. A concorrência por lá é muito alta e entender em quais horários os seus espectadores estão mais ativos faz toda a diferença.

Para você ter uma ideia, a plataforma possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente e o Brasil é o 4º país com o maior público de espectadores, chegando a 138 milhões de pessoas consumindo conteúdo. 

Além disso, a base de usuários aqui no país é de 146,86 milhões de usuários. E há a estimativa que esse número chegue a 166,14 milhões até 2025. É muita gente, não é mesmo?

Por isso, a partir do momento que você sabe quais são os horários em que a sua audiência está mais propensa a assistir aos vídeos, maiores são as chances de os seus conteúdos obterem bons resultados na plataforma.

Mas, afinal de contas, existe um melhor horário para postar no YouTube? Ele é igual para todos os tipos de canais? Fique atento aos próximos tópicos para ver as respostas para essas e outras questões… 

Quais são os melhores horários para postar no YouTube?

O melhor horário para postar no YouTube pode variar de canal para canal, considerando o perfil e os hábitos da sua audiência. 

Um ponto importante é que, assim como o Google, o YouTube precisa de um tempo para indexar os vídeos. Isso quer dizer que a plataforma não faz a indexação de maneira imediata; ela demora um pouquinho para entender o conteúdo antes de disponibilizá-lo nos resultados de pesquisa.

Por isso, é preciso considerar esse tempo de indexação e também as métricas próprias do seu canal na hora de definir os melhores momentos do dia para publicar. De qualquer maneira, existem alguns estudos que apontam os melhores horários para postar vídeos no YouTube de maneira geral. Vamos apresentar cada um deles a seguir:

Melhores horários para postar vídeos no YouTube segundo Frederator Networks

A Frederator Networks, empresa de mídia norte-americana, compilou dados de mais de 1.300 canais e 120 milhões de visualizações mensais e chegou a conclusão que os melhores horários para postar vídeos no YouTube são:

  • Segunda-feira: 14h às 16h;
  • Terça-feira: 14h às 16h;
  • Quarta-feira: 14h às 16h;
  • Quinta-feira: 12h às 15h;
  • Sexta-feira: 12h às 15h;
  • Sábado: 9h às 11h;
  • Domingo: 9h às 11h.

Melhores horários para postar vídeos no YouTube segundo Hubspot

Já a Hubspot, plataforma de marketing, fez uma pesquisa e concluiu, de maneira mais direta, que os melhores horários para postar vídeos no YouTube são:  9h às 21h. 

Mas não só isso…

Além desses horários específicos, a pesquisa também aponta que os melhores dias da semana para publicar na plataforma são: sexta e sábado. Deixe bem anotado aí!

💻Leia também: SEO para Youtube: como destacar seus vídeos online

Melhores horários para postar vídeos no YouTube segundo SocialPilot

Outro relatório que não poderia ficar de fora desta análise é o do SocialPilot, ferramenta de programação e marketing de mídia social. Os dados mostram que os melhores horários para postar vídeos no YouTube são: das 14h às 16h.

O dia da semana apontado pelo relatório é domingo. Interessante, não é?

💡 Vale ressaltar que todos esses horários estão no fuso horário EST – Eastern Standard Time – que diferem do fuso horário de Brasília em 1h a menos.

Qual é o pior horário para postar no YouTube?

Assim como o melhor horário, o pior horário para postar no YouTube vai depender das particularidades do seu canal. Afinal de contas, é preciso levar em conta o comportamento dos espectadores.

Contudo, de maneira geral, pesquisas e análises indicam que as primeiras horas dos primeiros dias da semana podem não ser tão vantajosas para fazer publicações. Isso se deve ao grande foco das pessoas no trabalho e a alta competitividade, já que muitos perfis escolhem esse momento para dar início aos seus calendários de publicações.

De qualquer maneira, reforçamos a necessidade de você analisar as suas métricas de maneira individual. Ou seja, acompanhe todos os dados do seu canal para entender os horários e os dias que mais fazem sentido para a sua audiência. Combinado?

Mas não para por aí…Vamos te dar algumas dicas essenciais para você ter sucesso nisso. Veja no próximo tópico!

Como encontrar o melhor horário para postar em seu canal?

Você pode seguir os horários indicados pelas pesquisas do tópico anterior sem problemas… Mas, se você está em busca de horários específicos, que realmente reflitam o comportamento dos espectadores do seu canal, é preciso ter atenção a alguns fatores. 

Veja detalhes sobre cada um deles a seguir:

1. Conheça sua persona

Quem trabalha com marketing digital e produção de conteúdo certamente já se deparou com o conceito de persona, não é mesmo? A persona nada mais é do que um perfil semi-fictício do seu cliente ideal - no contexto do YouTube, mais precisamente, dos seus espectadores. 

Para identificá-la é preciso analisar informações demográficas, idade, gênero, interesses, e comportamentos do seu público-alvo, dentre outros dados. Isso ajuda a entender quando eles estão mais propensos a estar online e dispostos a assistir aos seus vídeos

Por exemplo, se o seu canal trata de tecnologia e a maioria da sua persona é composta por profissionais que trabalham durante o dia, os horários de pico após o expediente podem ser ideais.

👥Quer uma ajuda nesse sentido? Confira o artigo: Como definir a persona para a sua loja? [Guia 2024]

2. Use o YouTube Studio

Para descobrir o melhor horário para postar conteúdo no seu canal do YouTube, isto é, de acordo com as métricas dele e dados da sua audiência, é preciso utilizar o YouTube Studio. Para facilitar, você pode seguir os passos abaixo:

  • Acesse o YouTube Studio, ao lado direito da tela, onde estão os seus dados de usuário;
  • Vá em “Estatísticas”, do lado esquerdo da tela; 
  • Busque pelos dados que deseja.

No painel, você terá acesso a todas as estatísticas referentes ao seu canal. Entre as principais que podem te ajudar a definir o melhor horário para postar no YouTube, estão: 

  • Quantidade de novos inscritos nas últimas horas;
  • Número de visualizações dos vídeos;
  • Vídeos que receberam mais acessos em um determinado período;
  • Quantidade de tempo que seus vídeos foram assistidos;
  • Visualização em tempo real dos visitantes no seu canal.

Uma boa dica é analisar os picos de visualização ao longo do dia e da semana. Isso ajuda a identificar os horários em que sua audiência está mais engajada, permitindo que você escolha o momento estratégico para suas postagens.

💰 Como monetizar o YouTube? Saiba como ganhar dinheiro na plataforma

3. Analise os seus concorrentes

Analisar os dados específicos do seu canal é algo muito importante, mas também é preciso observar o que seus concorrentes estão fazendo dentro do Youtube. Isso pode te fornecer insights valiosos para entender qual é o melhor horário para postar no YouTube

Assim, analise os canais semelhantes ao seu e note os horários em que eles costumam postar vídeos. Isso não significa copiar exatamente, mas pode indicar tendências de horários que funcionam para o seu nicho. 

Observe também quais vídeos deles têm mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Saber isso pode dar pistas sobre os momentos em que sua audiência está mais ativa e interessada. 

4. Faça testes

Além de observar seus concorrentes, também é importante realizar testes para encontrar o melhor horário para postar no seu canal do YouTube. 

Experimente diferentes horários de postagem e observe como sua audiência responde. Além disso, poste em horários variados ao longo de várias semanas e compare os resultados. 

Não esqueça também de analisar, pelo menos, as métricas de visualização, engajamento e crescimento do canal para determinar quais horários foram mais eficazes.

Lembre-se de que o horário ideal pode variar de acordo com diversos fatores! 

Por isso, fique atento às oscilações e adapte sua estratégia sempre que necessário para conseguir os melhores resultados no YouTube.

E mais do que isso: não se acomode com o conhecimento que já possui. As redes sociais passam por atualizações constantemente e você precisa extrair os melhores resultados delas, seja no YouTube ou qualquer outra.

Para te ajudar nisso, temos uma sugestão: o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios. Essa é uma bateria de aulas completa, que vai te ajudar a criar conteúdos que vendem, engajam e educam seus clientes – independentemente do horário em que eles são postados.

Para entender mais sobre o curso e começar a estudar agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Por que conhecer os melhores horários para postar no YouTube?

Conhecer os melhores horários para postar no YouTube é primordial para maximizar o impacto e o alcance dos seus vídeos. A concorrência por lá é muito alta e entender em quais horários os seus espectadores estão mais ativos faz toda a diferença.

Quais são os melhores horários para postar no YouTube?

Existem alguns estudos que apontam os melhores horários para postar no Youtube. O da Frederator Networks, por exemplo, aponta: segunda-feira: 14h às 16h; terça-feira: 14h às 16h; quarta-feira: 14h às 16h; quinta-feira: 12h às 15h; sexta-feira: 12h às 15h; sábado: 9h às 11h; domingo: 9h às 11h.

Como encontrar o melhor horário para postar em seu canal?

Existem alguns passos para encontrar o melhor horário: 1. Conhecer a sua persona; 2; Usar o YouTube Studio; 3. Analisar os concorrentes; 4. Fazer testes.