Cada vez mais lojas virtuais e sites de diversos nichos oferecem um chat online como canal de atendimento. É uma forma de conversar com visitantes em tempo real, tirar dúvidas e, consequentemente, gerar mais oportunidades de vendas.

A velocidade no tempo de resposta, otimização para dispositivos móveis e integrações entre diversos canais são os principais motivos de empresas investirem em um chat online profissional e até mesmo integrá-lo ao WhatsApp.

Por esta razão, vamos mostrar como instalar um chat online no seu Ecommerce gratuitamente, utilizando como base a ferramenta JivoChat.

Além disso, temos algumas dicas de como aproveitar os recursos de seu chat online para conquistar clientes e otimizar o atendimento. 

Como instalar um chat online no Ecommerce

Primeiramente, é importante explicarmos que existem diferentes tipos de sites e o processo de instalação pode mudar de acordo com a sua realidade.

Por exemplo, você pode ter um site próprio, completamente desenvolvido por você, talvez tenha uma loja virtual criada a partir de uma plataforma de Ecommerce ou construtor de sites....

Algumas plataformas oferecem um plugin de instalação nativo, outras oferecem uma área para inserção do código do chat. Caso você tenha sua própria página, precisará fazer a inserção do código manualmente. Inicialmente pode parecer complicado, mas você verá como é simples…

Veja só o passo a passo:

1- Crie a sua conta

Independentemente da estrutura de seu site, o primeiro passo será criar uma conta na ferramenta de chat online que deseja instalar. 

Criar uma conta no JivoChat é gratuito e, inclusive, você pode aproveitar a versão gratuita do chat deles para até 5 operadores.

Em seguida, escolha onde prefere utilizar o aplicativo de chat online: diretamente no navegador web, instalando-o em seu computador ou baixando o aplicativo para dispositivos móveis em seu celular Android ou iOS.

2- Obtenha o código do chat online

No JivoChat, você poderá obter o código de instalação com facilidade acessando o menu de Configurações > Canais > Instalar Código.

Obtenha o código do chat online

Esta é a opção ideal para quem precisa instalar o chat inserindo o script antes de fechar a tag de HTML </head> em sua página ou para inserir o script em um campo específico em uma plataforma de ecommerce.

3- Instalando em plataformas que oferecem o plugin nativo

Caso seu ecommerce tenha sido criado em uma plataforma de ecommerce que oferece o plugin nativo do chat online que você deseja instalar, será possível fazer isso diretamente através do próprio painel da plataforma.

Especificamente para o JivoChat, grandes plataformas como a Loja Integrada, Nuvemshop, Shopify, Tray e o próprio WordPress oferecem o chat online como um plugin nativo.

Além disso, dentro dessas plataformas, você também poderá encontrar outros plugins integrados, não deixe de conferir para encontrar formas de incrementar os recursos disponíveis em seu Ecommerce.

Instalando em plataformas que oferecem o plugin nativo

4- Instalando o chat online via Google Tag Manager

Se você possui o Google Tag Manager (GTM) configurado para o seu site, é possível instalar o chat online diretamente através do painel selecionando a opção de inserir um código de HTML personalizado. Recomendamos a leitura desse guia detalhado para saber como fazer isso.

Sabemos que essa é uma parte técnica e, portanto, em caso de dúvidas sobre como instalar através de qualquer uma das formas apresentadas acima, não se esqueça que a própria equipe de atendimento do chat online está disponível para ajudá-lo.

Instalei o chat no meu Ecommerce e agora?

Agora que você já terminou de instalar um chat online em seu site, você está pronto para conversar com visitantes em tempo real através de mensagens instantâneas.

Entretanto, existem outras funcionalidades que você pode aproveitar para melhorar ainda mais seu atendimento. 

Confira algumas dicas sobre o que fazer imediatamente após instalar o chat.

1- Customize o widget do chat no site

Sabemos como branding é importante e por isso, não deixe de personalizar a aparência da janela de chat online em sua página para que ela tenha as mesmas coisas e se encaixe perfeitamente com a identidade visual de sua marca.

Customize o widget do chat no site

2- Personalize seus formulários

Ferramentas de chat online profissionais como o JivoChat te permitem configurar formulários para obtenção de dados de contato dos clientes.

Tais formulários são podem ser enviados antes, durante ou ao fim de uma sessão de atendimento e você também tem a opção de configurar formulários offline para que os clientes ainda seja capazes de deixar uma mensagem para a equipe mesmo quando não houverem operadores online.

3- Configure atalhos para respostas rápidas

É possível configurar atalhos para enviar respostas rápidas aos seus clientes, economizando o tempo de digitação.

Esse recurso é ideal para melhorar o desempenho e produtividade de sua equipe, especialmente quando lidando com perguntas frequentes.

Para exemplificar, você pode configurar um atalho que, quando usado, enviará uma mensagem completa com links e todas as informações pertinentes à pergunta do cliente. 

Comece a identificar formas de agilizar o atendimento para garantir um alto índice de satisfação.

4- Crie convites proativos

Já entrou em alguma página e foi recebido por um pop-up da janela de chat online com um representante se oferecendo para ajudá-lo? Esse tipo de abordagem se torna possível mesmo no Ecommerce devido à um recurso conhecido como convite proativo.

O convite proativo é uma funcionalidade da versão profissional do JivoChat que te permite iniciar conversas com clientes e enviar mensagens personalizadas de acordo com a página que estejam acessando.

Isso significa que é possível criar várias mensagens diferentes e que façam mais sentido considerando o posicionamento do consumidor. Para exemplificar, se um cliente está acessando suas páginas de produto, se ofereça a ajudá-lo a encontrar a opção ideal.

Por outro lado, se um cliente já está na página de checkout, se ofereça para tirar dúvidas sobre as formas de pagamento, entrega ou até mesmo considere oferecer um cupom de desconto limitado para ativar gatilhos mentais e diminuir sua taxa de carrinhos abandonados!

5- Configure seus botões pré chat

O JivoChat oferece botões que simplificam a resposta do cliente e ajudam a aumentar suas chances de engaja-los e trazê-los para uma sessão de atendimento.

Isso simplifica o envio da primeira mensagem do cliente e também permite que você os guie através de opções mais relevantes para os mesmos.

Configure seus botões pré chat

6- Integre seus canais de atendimento

Por fim, se o seu chat online também oferecer integração com outros canais de atendimento e ferramentas, não perca a oportunidade de aproveitá-los.

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento omnichannel e te permite integrar outros canais como e-mail, telefonia, callback e até mesmo aplicativos de mensagens como o WhatsApp, Facebook Messenger, Viber e Telegram à uma única plataforma de comunicação.

A vantagem disso é que você poderá acompanhar tudo por um único lugar e aproveitar os recursos de uma ferramenta de chat profissional até mesmo nos aplicativos das redes sociais.

Pronto para conquistar clientes com um chat online no Ecommerce?

Instale o chat em seu site e otimize seu atendimento online para gerar cada vez mais oportunidades de negócios e fidelizar clientes.

O processo de instalação de cada chat online pode ser diferente, mas não se esqueça que a equipe de suporte da própria ferramenta está disponível para ajudá-lo a configurar tudo exatamente da forma como você prefere. 

Por isso,

nós do Ecommerce na Prática indicamos a wBuy como a melhor opção de Loja Virtual para começar a vender na internet.

E, no mais, o atendimento ao cliente é apenas um dos pilares para você ter sucesso no mercado.

Essa é apenas uma das 6 etapas de estruturação de um Ecommerce

E você pode ter acesso a todas essas etapas através do Checklist Gratuito que disponibilizamos agora.

Baixe agora mesmo o Checklist e veja o passo a passo para criar seu Ecommerce do Zero e Alavancar as vendas de vez.