O atendimento ao cliente é um dos pilares do seu Ecommerce. Afinal, é a parte que está na linha de frente da empresa, lidando diretamente com os consumidores. Por ser um setor importante, é interessante que os processos sejam rápidos e eficazes, de modo que facilite a conversão do cliente. 

Existem diversas boas dicas para melhorar o seu atendimento, entre as quais posso citar: humanização, agilidade, comunicação condizente com o posicionamento da empresa… 

Mas, na prática, quando a empresa começa a crescer, o que mais ajuda é ter uma ferramenta que integre com seus canais e torne o processo de atendimento mais simples e prático.

Nessas horas, existem algumas boas ferramentas para te auxiliar…

O JivoChat, por exemplo, é uma o que nós usamos aqui no Ecommerce na Prática. Com ele, a gente une todas as plataformas de comunicação em um só aplicativo, diminuindo o tempo de atendimento, já que a equipe não precisa ficar mudando de janela.

Isso acaba facilitando não só no dia a dia da empresa, mas também a vida do cliente, que tem um suporte mais rápido. Consequentemente, aumentamos as chances de conversão, porque eles não ficam esperando uma resposta por muito tempo. 

Vou te mostrar os benefícios do JivoChat para o seu Ecommerce e como o aplicativo pode te ajudar a melhorar o atendimento ao cliente - e sua conversão - por meio de chat em tempo real.

A importância do Atendimento ao Cliente

A importância do Atendimento ao Cliente

Os resultados de uma empresa devem muito à eficiência do atendimento ao cliente. Ao contrário do que pode pensar, ele vai bem além do simples contato com o público… Esse atendimento é o que te ajuda a se aproximar o cliente e, assim, aumentar as chances de fidelizá-lo com uma comunicação eficaz. 

A forma de atender esse cliente, porém, mudou com o passar dos anos…

O que antes era feito por ligações telefônicas, agora é feito por mensagens de texto.

O JivoChat foi criado justamente para suprir essa necessidade.

Mas o que é o JivoChat? 

O JivoChat é um aplicativo de comunicação profissional por meio de chat online. A ferramenta oferece algumas funções que ajudam o usuário a monitorar os visitantes do site e conversar com eles de qualquer outra plataforma, como Messenger (do Facebook), Telegram, telefones, sites, emails… 

E eles estão trabalhando para ampliar os canais com os quais integra, de modo a suprir as necessidades das empresas que já usam o sistema.

Essa ferramenta te permite enviar convites, ter widget personalizável para deixar a cor do chat de acordo com a sua marca, gerar relatórios de desempenho, entre outras funcionalidades essenciais no dia a dia da equipe de atendimento.

Além disso, ele integra com sistemas de CRM, Analytics e ferramentas de Email Marketing.

Como Melhorar o Atendimento do Cliente com JivoChat

Agora que você entendeu a importância do atendimento ao cliente no Ecommerce, listei para você os 6 benefícios que o aplicativo tem para melhorá-lo.

1- Convites Proativos

Um dos comportamentos mais comuns entre os clientes do Ecommerce é o abandono do site sem finalizar a compra. 

Para induzir o cliente até o clique final da confirmação de compra, o JivoChat oferece os convites proativos para iniciar conversas com esses clientes que estão prestes a desistir. 

É quando sobre aquela pop de conversa na sua tela, sabe?

Funciona da mesma maneira que um vendedor faria em uma loja física: de forma educada e eficiente. Assim, o visitante do seu site pode tirar dúvidas e se tranquilizar com relação à compra.

Na prática, funciona assim:

Suponha que você tenha uma loja virtual de maquiagem e o cliente está buscando por um batom vermelho. Se o número de páginas abertas forem 3 ou mais, o título da atual for “batom vermelho” e ele estiver há mais de 10 segundos nessa mesma página, você pode programar uma mensagem para aparecer no site desta forma:

 “Olá, está procurando por batom vermelho? Posso te ajudar?” 

Com essa estratégia, você estará induzindo o cliente a tirar dúvidas por meio do chat e terá a chance de sugerir outras opções de batom de forma muito mais rápida.

A probabilidade de agradar o cliente e levá-lo ao objetivo final de compras é muito alta por conta de uma simples mensagem. 

2- Atendimento simultâneo 

Outro benefício do JivoChat é a possibilidade de conversar com diversas pessoas ao mesmo tempo em um único aplicativo. Cada uma das conversas possuem uma cor diferente, o que facilita a visibilidade de quem estiver operando o atendimento.

Também é possível pré-visualizar as mensagens sem precisar abrir a conversa, além de conseguir salvar todas as respostas que receber no seu sistema. 

3- Versão Mobile 

Se você não está acompanhando as mudanças de comportamento de compra, tenha em mente a necessidade de adaptar o seu site e o seu chat para funcionar sem problemas nos dispositivos móveis.

Por conta da grande movimentação de compras através de dispositivos móveis, o JivoChat conta com a versão mobile do aplicativo.

Lá, você vai ter acesso às mensagens vindas de todos os canais de comunicação integrados em um único aplicativo. Ou seja: não haverá necessidade de alternar entre diversas janelas para conseguir atender os clientes que perguntam em todas as plataformas, facilitando o processo.

4- Widget de chat para dispositivos móveis 

O Widget é um simplificador de acesso a outros sistemas. Neste caso, o acesso para o chat em dispositivos móveis.

Ele garante 100% de estabilidade no funcionamento do aplicativo, com chances quase nulas de ter algum tipo de problema ao usar o JivoChat.

Portanto, os riscos de ter algum problema no desempenho do suporte diminuem. 

5- Métricas de desempenho 

Antes, para saber se os clientes estavam satisfeitos com o atendimento, era necessário ouvir cada conversa gravada, mas a tecnologia facilitou este trabalho. 

Para quem gosta de analisar o desempenho de todos os setores da empresa - o que é importante para melhorar dia após dia -, o JivoChat gera métricas de acordo com os históricos de conversa entre vendedor e cliente. Assim, você terá relatórios de desempenho do seu atendimento, disponíveis no Analytics.

Essa é uma forma muito mais fácil de saber se a qualidade do serviço prestado por meio da ferramenta está atendendo todas as necessidades dos clientes. 

Além disso, o próprio aplicativo analisa o desempenho do seu atendimento e oferece algumas sugestões de melhorias com base em dados correspondentes a indicadores. 

Os vermelhos indicam possíveis pontos fracos e os verdes pontos ideais. Esses indicadores agilizam o processo de análise, o que diminui o tempo gasto. 

Como garantir essa ferramenta de Atendimento do Cliente

Imagine ter que atender cada cliente em diferentes plataformas ao mesmo tempo e ligações que demandam atendimento exclusivo e dedicação… 

Os tempos estão mudando e, para acompanhar essas mudanças, é necessário buscar por ferramentas eficazes para te ajudar no processo. 

De acordo com a nossa experiência, a melhor ferramenta de atendimento ao cliente é o JivoChat.

Nele, você vai encontrar todos os benefícios que listei neste artigo e muito mais recursos que vão te ajudar a alavancar as vendas por meio de algo tão simples, mas muito importante para todo o mundo: a comunicação. 

Para saber mais detalhes sobre o JivoChat, clique no botão abaixo.