Se você já ouviu falar desse aplicativo, mas ainda não entende como ele pode ser útil para o seu negócio, fique com a gente que vamos te explicar o que é Telegram e quais as principais vantagens de utilizar no Ecommerce em comparação ao Whatsapp, o canal de mensagens mais popular do país.

O Whatsapp, grande queridinho das massas, atualmente, tem um concorrente que vem ganhando com força os empreendedores digitais: o Telegram.

Embora se pareça bastante com o Whatsapp, essa ferramenta de mensagens instantâneas tem alguns segredos que chamam a atenção, entre os quais se destaca a possibilidade de envio de mensagens para todos os clientes da lista - sem que eles precisem adicionar seu número.

No vídeo abaixo, a Head de Conteúdo do Ecommerce na Prática, Ana Clara Magalhães, dá a sua opinião sobre o Telegram como um canal para negócios. 

Tenha Passo a Passo Completo para Realizar Vendas Diárias nas suas mãos. Clique aqui e garanta o nosso Ebook Como vender pelo Whatsapp.

O que é Telegram

O que é Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas gratuito com o foco na agilidade e segurança do serviço.

Apesar de ser muito semelhante ao Whatsapp - o que o torna um concorrente direto -, o Telegram possui diversos recursos dignos de destaque.

Assim como os outros aplicativos de mensagem, a ferramenta permite que o usuário envie mensagens de texto, fotos, vídeos, áudios…

Porém, há uma diferença bem interessante para quem envia esses tipos de conteúdos: é permitido enviar qualquer tipo de arquivo no Telegram, seja eles mp3, rar, doc, etc.

Cada um desses arquivos podem ter até 1,5GB, enquanto no Whatsapp, por exemplo, o tamanho máximo para arquivos é de 100MB. 

Além disso, o Telegram pode ser acessado em qualquer dispositivo - celular, tablet, computador - e possui uma ferramenta que oferece a possibilidade de iniciar conversas secretas com qualquer usuário e, depois de um tempo, as mensagens são deletadas automaticamente.

Essas não são as únicas vantagens desse aplicativo. Para entender melhor o que é o Telegram, confira as diferenças com relação ao maior concorrente dele: o Whatsapp. 

Vantagens e diferenças entre Telegram e Whatsapp

1 - Enviar mensagens para toda a lista

Esse é o principal benefício do Telegram.

O aplicativo permite que você envie mensagem para todos os contatos que estão na sua lista, mesmo que a pessoa não tenha o contato da sua empresa salvo no celular. 

Ou seja, se você tem 2000 mil contatos na sua lista, todas essas pessoas irão receber a sua mensagem, ao contrário do que acontece no Whatsapp. 

No Whatsapp, o seu cliente terá que te adicionar na lista de contatos para receber todas as mensagens e essa é uma das maiores reclamações que o aplicativo recebe. 

2- Grupos e Canais

Grupos e canais - telegram

Alguns dos maiores diferenciais para entender o que é o Telegram são os dois tipos de envio de mensagens para diversas pessoas ao mesmo tempo: os grupos e os canais. 

Enquanto os grupos do Whatsapp têm um limite de 256 participantes, o Telegram oferece um limite exorbitante de 200 mil pessoas no mesmo grupo

Nos grupos do Telegram, você também terá acesso a algumas configurações que melhoram a administração, como selecionar os níveis de acesso dos usuários para restringir as mensagens anteriores, por exemplo.

Além disso, é possível adicionar outros administradores, tornar o grupo público e até mesmo fixar mensagens no topo da conversa. 

Já os canais têm a função de transmitir mensagens para um número de usuários ilimitado.

Além disso, por meio de um contador, você consegue saber exatamente quantas pessoas visualizaram as mensagens enviadas pelo canal. 

Assim como nos grupos, você pode tornar os canais públicos ou privados para serem encontrados por qualquer pessoa. 

Nota: ao criar um canal privado, as pessoas só terão acesso a ele por meio do link de acesso ou algum convite. Você pode divulgar isso em suas redes sociais.

3- Menções no grupo e Hashtags

Menções no grupo e Hashtags

Os grupos do Telegram possuem um recurso similar ao do Whatsapp que pode agilizar as conversas, principalmente se o grupo tiver muitos membros… 

Lá, você pode mencionar um ou mais usuários que serão notificados imediatamente quando receberem uma mensagem.

Isso ajuda a pessoa mencionada a encontrar a mensagem direcionada a ela, sem se perder em meio às demais.

Além das menções, o Telegram também possui um sistema de hashtags que funciona muito bem para auxiliar no processo de busca dentro dos grupos e canais.

Basta você categorizar o tema da conversa com o símbolo da hashtag que, a partir daí, todos os que clicarem nesta tag poderão acessar todas as conversas que falaram do assunto.

4- Reprodução do áudio mais rápida

Enviar mensagens de áudio se tornou um hábito comum entre as pessoas por conta da correria do dia a dia.

Porém, às vezes fica complicado escutar um áudio por mais de 2 minutos com assuntos complexos. 

Por isso, o Telegram oferece o recurso muito útil de aceleração da reprodução de áudio na conversa.

No recurso, as pessoas que quiserem escutar o áudio mais rápido podem economizar tempo e chegar ao final da mensagem sem perder a qualidade do conteúdo.

5- Permissão para o uso de Bots 

A permissão para o uso dos Bots - robôs autônomos - dentro do Telegram é uma das maiores motivações para os empreendedores que utilizam o aplicativo como canal de comunicação da empresa. 

Isso porque você pode usar a permissão desse recurso para criar os seus próprios bots ou instalar bots já prontos no seu Telegram. 

Veja alguns exemplos de bots que fazem sentido dentro dessa plataforma:

  • Bots para criação de enquetes;
  • Chatbots para envio de mensagens automatizadas;
  • Bots para pesquisa no Google.

Existem muitos outros bots que podem te ajudar, basta procurar o mais adequado para o seu negócio e que atenda às necessidades do seu cliente. 

6- Armazenamento na Nuvem

Armazenamento na nuvem - telegram

Outra vantagem com relação aos outros aplicativos de mensagens é a integração com o armazenamento de dados em Nuvem...

Afinal, essa é uma forma eficaz de acessar todos os dados, recursos e históricos de conversa por meio de qualquer dispositivo - smartphones, computadores, tablet - sem utilizar a memória dele.

Vale a pena usar o Telegram?

O potencial do Telegram para o mundo dos negócios é notável e pode ser uma boa estratégia para o seu Ecommerce

No entanto, apesar de ser um ótimo aplicativo, o Telegram ainda não é muito utilizado pelas pessoas, o que pode ser um desafio para alcançar o seu público.

O que pode ser feito para driblar isso é motivar as pessoas por meio de outros canais já consolidados, como as redes sociais.

Divulgue o Telegram como o seu novo canal de comunicação, onde você vai apresentar ofertas exclusivas e oferecer conteúdos mais aprofundados.

Assim, você pode incentivar pessoas a entrarem no seu canal por lá.

Esse vai ser o seu grande desafio: ter engajamento o suficiente para convencer os seus clientes a consumirem o seu conteúdo.

Depois que você tiver engajado um bom número de pessoas no seu Telegram, o próximo passo é começar a vender e para enfim gerar lucro com o aplicativo. 

Mas, antes de pensar em criar sua conta no Telegram, entenda de que forma ele vai se encaixar na sua estratégia… assim, se perceber que não faz sentido mais um canal de comunicação, não vai perder tempo.

Talvez esse simplesmente não seja o momento ideal para utilizar essa ferramenta no seu negócio, já que ele ainda não é aplicativo de uso constante na internet... 

Se você concorda com isso, então provavelmente a melhor opção é aguardar o desenvolvimento do Telegram a longo prazo e analisar o comportamento das pessoas com relação à plataforma.

Enquanto isso, apesar de algumas falhas, o melhor canal para vendas continua sendo o Whatsapp.

Assine o Ecommerce na Prática!

Se você quer ter um Ecommerce de Sucesso e estar sempre em evolução, conhecer tudo sobre o universo do Empreendedorismo e do Ecommerce é essencial. Por isso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique no botão abaixo: