Quer saber como vender no dropshipping? Essa é uma prática cada vez mais comum no Ecommerce, graças à sua praticidade e lucratividade. Neste artigo, vamos te mostrar os 10 primeiros passos para começar a atuar por meio desse modelo logístico. Leia agora!

No dropshipping, os produtos comprados pelos clientes são entregues diretamente pelo fornecedor. Isso faz com que o lojista não tenha que lidar com o controle de estoque ou com os detalhes de envio. 

Olhando assim, dá para entender o motivo da modalidade logística ter se tornado tão popular nos últimos anos, não é verdade? 

O estoque sempre foi, e ainda é, um dos principais empecilhos para aqueles que desejam começar a vender na internet. Afinal, quantos itens preciso ter armazenados? Como fazer o envio desses produtos? E se meu estoque não vender? 

Com o dropshipping, todas essas questões não precisam ser consideradas…

Para te ajudar a entrar neste mercado de uma vez por todas, criamos este guia. Temos certeza de que, após terminar sua leitura, você vai saber como vender no dropshipping e lucrar muito

Vamos começar?

O que é dropshipping? 

O dropshipping é um modelo logístico que permite a venda de produtos sem um estoque próprio. Nele, o lojista funciona como um intermediário entre o fornecedor – o responsável por estocar e enviar os produtos – e o consumidor final.

Como você pode imaginar, esse é um modelo que facilita muito o gerenciamento de um Ecommerce e, por isso, tornou-se extremamente popular nos últimos anos.

Para começar um negócio de dropshipping, você não precisa desembolsar altas quantias logo de cara, o que torna este modelo um dos mais vantajosos para empreendedores com pouco capital. 

No dropshipping, o varejista fica responsável por criar estratégias de vendas e atrair novos clientes. Isso inclui criar ofertas, oferecer cupons de desconto e usar técnicas de marketing digital

A cada venda realizada, o lojista fica com uma porcentagem do total. Vale lembrar que o dropshipping apresenta uma margem de lucro menor do que outros tipos de Ecommerce, mas ainda pode ser uma abordagem sustentável, pois pode vender em maiores quantidades. 

Além disso, se você pretende abrir uma loja de dropshipping, essa informação precisa estar bem discriminada em seu site de vendas. Não tente enganar o seu cliente… 

Mesmo que o fornecedor seja o responsável por armazenar e enviar os produtos, a sua empresa ainda tem uma responsabilidade para com o cliente. Afinal de contas, foi em seu site que o comprador realizou a transação. A sua reputação como empresa está em jogo! 

Por isso é tão importante contar com bons fornecedores de dropshipping, que entregam os produtos dentro do prazo e têm processos que funcionam. E também é essencial contar com bons processos de pós-venda

Vamos falar em mais detalhes sobre tudo isso logo mais…

Como vender no dropshipping? 12 passos essenciais 

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é o dropshipping e como ele funciona, vamos te mostrar quais os processos que você precisa completar para começar a sua própria loja dentro desse modelo. 

Veja agora o passo a passo de como vender no dropshipping: 

1. Escolha um nicho 

O seu primeiro passo antes de entender como vender no dropshipping – e ter sucesso – é escolher um bom nicho de mercado. Essa é a decisão que vai, literalmente, guiar todas as suas estratégias daqui para frente. 

Um nicho de mercado nada mais é do que uma parte menor de um grande segmento. Nesta segmentação é possível encontrar consumidores com interesses e necessidades bem específicas. 

Aqui vai um exemplo: 

  • Segmento: Moda 
  • Nicho de mercado: moda plus size para praia, roupas formais para evangélicos, roupas de academia para homens, etc. 

Ter um nicho de mercado bem delimitado vai te ajudar a encontrar produtos interessantes  e que realmente resolvem problemas dos seus clientes. E, como todo empreendedor sabe, essa é a chave para vender mais. 

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a encontrar um nicho de mercado. A primeira delas é o Facebook Audience Insights, disponibilizada pela Meta. Ela tem o objetivo de mostrar diferentes públicos e observar seus interesses de consumo. 

Outra ferramenta que pode ser usada é o planejador de palavras-chave do Google. Ela mostra quais termos os usuários do Google mais usam ao fazer buscas na plataforma, uma informação que pode gerar muitos insights. 

📦  Dropshipping vale a pena? Entenda.

2. Selecione os produtos que vai vender 

Nicho definido, agora chegou o momento de selecionar os produtos que você irá oferecer na sua loja. 

Para isso, certifique-se de escolher itens de alta qualidade de fornecedores confiáveis. A qualidade é crucial para garantir a satisfação do cliente.

Além disso, fique atento  à margem de lucro potencial para cada produto. Considere todos os custos envolvidos, desde o preço de compra até as taxas de processamento de pagamento.

Aproveite para levar em conta tendências sazonais e variações ao longo do ano. Alguns produtos podem ser mais populares em certas épocas, mas apresentar pouca procura durante o resto do ano.

Vamos falar mais sobre as opções de produtos que podem ser vendidas via dropshipping ainda neste artigo… continue a leitura!

3. Escolha bons fornecedores 

Como você já sabe, o dropshipping é um modelo logístico que torna o fornecedor um verdadeiro protagonista na operação do seu Ecommerce. Eles são, afinal, os responsáveis pelo mix de produtos e por enviar os pedidos aos seus clientes. 

Sendo assim, você deve ter o máximo de cuidado na hora de escolhê-los. 

Para começar, faça uma boa pesquisa e determine quais os melhores fornecedores para os produtos que você resolveu vender. Também tome um tempo para entender como funciona o processo de encomendar os produtos e como eles costumam fazer a entrega. 

Na maioria dos casos – embora possam existir exceções – você estará lidando com fornecedores internacionais. A comunicação, portanto, deve ser um fator considerado na hora de escolher um fornecedor.

Aqui vão alguns outros pontos que precisam da sua atenção: 

  • Quanto custa o produto? Entenda se a margem de lucro é confortável para a sua empresa; 
  • Existe uma taxa para a compra? Alguns fornecedores podem cobrar uma taxa extra pelo serviço que prestam. Se esse for o caso, essa quantia deve entrar no cálculo do seu markup;
  • Como o produto é enviado? Desde o código de rastreio até a unboxing experience, você deve se certificar que o envio gera uma boa experiência para o cliente;
  • Quais as formas de pagamento aceitas pelo fornecedor? Opte sempre pelas formas de pagamento mais seguras, considerando também que a cobrança deve ser feita dentro de um intervalo que faça sentido para o seu fluxo de caixa

4. Faça testes com os produtos

Agora que você já escolheu seus fornecedores, é hora de realmente testar se os produtos oferecidos são tão bons quanto parecem. Esse é um cuidado essencial para garantir que a experiência do seu cliente seja a melhor possível. 

Afinal de contas, você não quer atrelar a imagem da sua empresa a produtos de baixa qualidade, certo? 

Esse também é um processo importante para que você crie descrições de produto que condizem com a realidade e entenda se o prazo de entrega estipulado é realista. Isso vai alinhar as expectativas dos seus clientes e diminuir as solicitações de reembolso ou troca.

5. Estude a sua concorrência 

Dentro do dropshipping a concorrência é muito importante, principalmente quando analisamos produtos internacionais, que não são facilmente encontrados em outras lojas online do Brasil. 

Tome um tempo para analisar se existem outras empresas que oferecem o mesmo produto que você e, se esse for o caso, entenda como elas fazem isso e quais são os preços praticados. Com dados como esses, você poderá tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio.

📈  Como fazer uma boa análise de concorrência.

6. Determine os seus canais de venda 

Ao escolher o dropshipping como modelo logístico, você pode usar diferentes canais de venda, como marketplaces ou uma loja virtual própria. As duas opções têm suas vantagens e desvantagens – e também podem ser usadas simultaneamente. 

Vamos começar falando sobre os marketplaces… Eles são plataformas de venda detidas por outras empresas. Você certamente conhece alguns dos marketplaces mais populares: Mercado Livre, Amazon, Shopee, etc.

Essas plataformas oferecem uma boa estrutura, já que contam com tráfego e boa reputação entre os clientes. Apesar disso, vale notar que todas elas cobram comissões altas sobre a venda, um cenário que pode não ser tão interessante, visto que a sua margem de lucro no dropshipping já é reduzida. 

Agora, sobre as lojas virtuais próprias… 

Elas são plataformas usadas exclusivamente pela sua empresa. Em um site próprio, você pode ditar as suas próprias políticas de venda e usar uma identidade visual própria da sua marca.

Para criar um site de vendas próprio, nós recomendamos que você escolha uma plataforma de Ecommerce, já que esse é o caminho mais simples para ter uma loja virtual. Nessa decisão, considere fatores como suporte ao cliente, facilidade de uso da plataforma e confiabilidade. 

No Ecommerce na Prática, nós indicamos a Nuvemshop. Essa é uma das plataformas de Ecommerce mais usadas na América Latina – contando com mais de 110 mil lojistas – e, além disso, já foi eleita a “Melhor plataforma de Ecommerce” 3 vezes, pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

A Nuvemshop também tem um plano gratuito, que pode ser usado por tempo indeterminado. Para conhecer mais sobre a plataforma, leia: Nuvemshop é bom? Conheça planos, vantagens e como criar uma loja

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

7. Crie descrições detalhadas para os produtos 

Um dos segredos de como vender no dropshipping está nas descrições de produtos. Elas precisam ser bem detalhadas, contando com representações fiéis do item. Quanto melhor for a sua descrição do produto, maior será a sua taxa de conversão

Não se esqueça de fazer o upload de fotos e, se fizer sentido, vídeos que mostrem o seu funcionamento. Também inclua dados como peso do produto, dimensões, cores e tudo que possa facilitar a decisão de compra do cliente. 

8. Informe os prazos de entrega com clareza

Ao disponibilizar informações detalhadas sobre os prazos de entrega, você oferece aos clientes uma expectativa realista do tempo necessário para que seus produtos sejam entregues. Isso evita mal-entendidos e frustrações, já que os clientes saberão exatamente o que esperar ao fazer uma compra em sua loja.

Além disso, a transparência nos prazos de entrega contribui para uma experiência de compra positiva. Os consumidores tendem a valorizar empresas que são honestas e fornecem informações claras sobre o processo de entrega. 

O resultado disso é a maior satisfação do cliente, recomendações positivas e uma maior probabilidade de retorno para futuras compras.

🚚Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

9. Crie uma política de troca e cancelamento

A troca e a devolução de compras é, sem dúvidas, um dos maiores empecilhos para empreendedores que desejam investir no dropshipping. Vale lembrar, no entanto, que esse não é um problema exclusivo deste modelo logístico, mas atinge todas as lojas de Ecommerce. 

No entanto, esse não deve ser um obstáculo na sua jornada. Afinal de contas, este é um dos direitos do consumidor.

Segundo uma pesquisa do Ebit, 92% dos consumidores voltam a comprar em um Ecommerce, desde que o processo de troca e devolução seja descomplicado.

Além disso, de acordo com um estudo da Fecomércio/SP, empresas que demonstram respeitar o processo de trocas têm, em média, um número de pedidos 10% maior. Deu para perceber que a política de troca e devolução pode ser uma aliada na fidelização de clientes, certo? 

Por isso, tome um tempo para criar uma política justa para os clientes e para a sua empresa, deixando-a exposta no site em uma página específica. Temos certeza de que este cuidado fará toda a diferença. 

🤦‍♂️  Lei do arrependimento no Ecommerce: o que diz o código do consumidor? 

10. Defina os meios de pagamento 

As formas de pagamento aceitas pela sua loja também têm uma grande influência na decisão de compra. Nessa escolha, opte pelas operadoras com um prazo de liberação que faça sentido para a sua empresa, mas que também proporcione uma experiência segura para os clientes. 

Algumas das formas de pagamento mais populares são o PIX, o cartão de crédito e débito, boleto bancário e link de pagamento.

11. Invista na divulgação

Quando falamos de lojas virtuais, seja ela de dropshipping ou não, é preciso considerar que as pessoas não vão simplesmente adivinhar o endereço do seu site e visitá-lo. Elas precisam ser atraídas – e isso é feito com estratégias de marketing. 

Algumas das iniciativas que você pode aplicar são:

Independentemente do canal de comunicação escolhido, o que importa é que você mantenha em foco a sua persona, usando uma linguagem que seja apelativa e familiar para ela. 

12. Acompanhe os pedidos e preste suporte 

Nós já passamos por este tópico, mas vale reforçar: ainda que o fornecedor seja o responsável pelo envio das mercadorias, é com a sua empresa que o cliente faz negócio. Por isso, é sua responsabilidade acompanhar os pedidos e prestar suporte ao cliente. 

Faça o envio do código de rastreio e crie processos para acompanhar o andamento dos envios diariamente. Isso vai te ajudar a identificar e resolver problemas dentro de um tempo hábil, mantendo a experiência do cliente positiva.

O que mais se vende no dropshipping?

Quando falamos sobre o que mais se vende no dropshipping, não é possível determinar um único produto. A verdade é que o produto ideal vai variar de acordo com a persona da sua empresa, seu nicho de mercado e diversos outros fatores.

Mas, se você está procurando como vender no dropshipping, uma resposta como essa não é de grande ajuda, não é mesmo? 

A boa notícia é que, ainda que não exista um produto que garanta a lucratividade, existem algumas diretrizes para escolher os itens mais adequados para vender no dropshipping. São elas: 

  • Os produtos precisam ter um custo de aquisição baixo;
  • Seu nicho de mercado deve ter uma real necessidade para aquele item; 
  • Os fornecedores do produto devem ser de confiança; 
  • O produto não deve ter muitos concorrentes diretos no mercado.

Dito isso, vamos te mostrar uma lista com produtos com alto potencial para vender muito no dropshipping. Esperamos que eles possam servir como inspiração para a sua empresa: 

  • Acessórios de vestuário; 
  • Artigos de tecnologia;
  • Utensílios funcionais para a casa;
  • Artigos para bebês;
  • Acessórios para pets;
  • Produtos de beleza;
  • Roupas; 
  • Artigos esportivos.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre cada uma dessas categorias, leia: O que mais vende no dropshipping? Conheça 101 produtos para gerar mais lucro.

Esperamos que, após ler este artigo, você tenha entendido como vender no dropshipping e sinta-se mais preparado para criar a sua própria loja usando o modelo logístico. 

Sabemos que abrir um novo empreendimento não é uma tarefa fácil e, por isso, toda informação é bem-vinda. Foi por isso que preparamos o guia Dropshipping na Prática, um material exclusivo, que mostra todas as informações mais importantes para quem quer começar a vender via dropshipping. 

Esse é um conteúdo criado por nossos especialistas em vendas e, hoje, está disponível gratuitamente. Para fazer o download, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que mais se vende no dropshipping?

Quando falamos sobre o que mais se vende no dropshipping, não é possível determinar um único produto. A verdade é que o produto ideal vai variar de acordo com a persona da sua empresa, seu nicho de mercado e diversos outros fatores.

Como começar a vender no dropshipping?

Primeiro, você deve escolher um nicho de mercado, escolher seus fornecedores e determinar os seus canais de venda. Depois, faça testes com os produtos escolhidos, cadastre-os em seu site e faça um estudo de concorrência. Por fim, crie uma política de troca e devolução justa e invista na divulgação da sua loja.

Quanto ganha uma pessoa que trabalha com dropshipping?

Os ganhos com as vendas podem variar de acordo com o produto escolhido, o custo de aquisição de cada item e a necessidade que o mercado tem por aquele item. Por isso, quando falamos em lucratividade do dropshipping, pode ser difícil determinar um número que seja universal.

Como vender dropshipping no Mercado Livre?

Para vender produtos no Mercado Livre, usando o modelo de dropshipping, você vai anunciá-los da mesma maneira que anunciaria normalmente. A grande questão é que você precisa deixar claro o prazo de entrega, que pode ser maior do que o tolerado pelo cliente do ML. Em resumo, se você quer vender via dropshipping, o Mercado Livre não é uma das melhores opções.