Se você está procurando um tutorial de como criar um site na Nuvemshop, este artigo foi feito para você. Nos próximos tópicos vamos mostrar o passo a passo para colocar a sua loja virtual no ar e ainda responderemos muitas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura! 

Com mais de 110 mil lojistas em toda a América Latina, a Nuvemshop é uma das maiores e melhores plataformas de Ecommerce que existem no mercado. E não é só a gente que diz isso… 

Em 2017, 2019 e 2020 a Nuvemshop foi eleita como a melhor plataforma de Ecommerce pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Se você quer começar a sua loja virtual do zero, a Nuvemshop é a opção de plataforma. E neste artigo você vai aprender como usá-la na sua empresa. 

Antes de começarmos, veja este vídeo do nosso canal no YouTube. Nele, Fabio Ludke, Consultor do Ecommerce na Prática, mostra todos os passos de como criar um site Nuvemshop. 

O que é um site? 

Um site nada mais é do que um conjunto de páginas que podem ser acessados pelos usuários da internet por meio de domínios. Todo site é composto de programações de HTML e  JavaScript.

Um site pode servir para muitos propósitos, desde educar, entreter e informar, até vender. Neste último caso, esse site é chamado de loja virtual, um dos muitos canais de venda que integram o mercado de Ecommerce

Por que o seu negócio precisa de um site de vendas próprio? 

Se você já vende, seja na internet ou em loja física, pode se perguntar “Afinal, por que a minha empresa precisa de um site próprio?” Nos próximos parágrafos, vamos responder a esta pergunta… 

Você provavelmente vem acompanhado a expansão que o comércio eletrônico experimenta nos últimos anos. Apenas em 2020, por exemplo, mais de 13 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez, um número 23% maior do que o observado no ano anterior. 

E, de acordo com o relatório do eMarketer, o mercado de Ecommerce cresceu 16,8% em receita durante 2021, movimentando aproximadamente US$  4,9 trilhões. 

Ainda de acordo com o mesmo estudo, a estimativa é que o segmento de comércio eletrônico fature US$ 160 bilhões apenas na América Latina até 2025

Sendo assim, é fácil perceber que este é um mercado lucrativo e que está em ampla expansão. Por isso, preparar a sua empresa para ter uma operação completamente funcional é um dos melhores investimentos que você pode fazer hoje. 

Além de tudo isso, ter um site próprio traz mais autonomia para sua marca e a estabelece como uma referência na mente dos clientes. Dentro desse espaço, você pode anunciar os produtos do seu jeito e maximizar sua margem de lucro sobre as vendas. 

Gostou da ideia? Vamos entender, portanto, o que você deve ter em seu site de vendas… 

Quais elementos levar em consideração ao escolher uma plataforma de Ecommerce? 

A Nuvemshop é uma plataforma de Ecommerce. Isso quer dizer que a empresa oferece um software que permite a criação e gestão de um site de vendas totalmente personalizado. Dentro do Ecommerce, chamamos empresas assim de SaaS, ou Software as a Service

Ao contrário das plataformas Open Source, uma plataforma de Ecommerce permite a criação de um site sem que o empreendedor tenha habilidades de programação. Todo o processo pode ser feito de maneira intuitiva, por meio das funcionalidades oferecidas pela própria plataforma. 

Nos tópicos a seguir, listamos alguns dos elementos que você deve levar em consideração na hora de escolher uma plataforma de Ecommerce para o seu negócio. Veja: 

1. Carregamento rápido e estabilidade

É possível dizer que a competição é grande dentro do mercado de Ecommerce. Isso quer dizer que os clientes têm uma grande gama de opções de lojas para comprar e, ao menor sinal de instabilidade ou demora no carregamento, eles podem desistir dessa transação

Isso, é claro, é muito prejudicial para sua empresa e pode impactar diretamente a taxa de conversão

Por isso, a plataforma de Ecommerce escolhida precisa oferecer estabilidade, acima de tudo. Essa característica permite que seu site continue no ar mesmo que receba uma quantidade elevada de visitantes. 

O site também precisa estar otimizado para carregar rápido tanto em dispositivos móveis quanto nos desktops. Essa é uma maneira de garantir uma boa experiência de compra do cliente

2. Layout customizável

Você quer que sua loja virtual carregue a identidade da sua empresa, certo? Esse é um cuidado de branding muito importante e que pode fazer toda a diferença para o cliente. 

Por isso, busque por plataformas de Ecommerce completamente personalizáveis, que ofereçam temas e layouts de qualidade. 

3. Adaptação para o mobile 

De acordo com dados divulgados pelo EBANX em 2021, as compras pelo celular – o chamado M-commerce – já respondem por 60% do volume total de transações na América Latina. 

E, de acordo com previsões da Americas Market Intelligence (AMI), esse número será ainda maior até 2024, quando deve chegar a 75%. Por tudo isso, a navegação pelo celular está cada vez mais inseparável do comportamento de compra do cliente e precisa estar no seu radar na hora de escolher uma plataforma de Ecommerce.

4. Certificado SSL

O certificado SSL é um protocolo que garante a encriptação de dados do seu site. Seu objetivo é deixar a sua empresa – e os seus clientes – menos vulneráveis a ataques hackers e vazamento de informações sensíveis. 

Você pode conferir se um site tem um certificado SSL olhando o cadeado que fica próximo à URL. 

Esse é um fator que impacta seu negócio em muitos níveis e, se ausente em seu site, pode prejudicar questões como posicionamento orgânico e integração com soluções de pagamento online

Aproveite para ler: Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância

5. Domínio próprio

O domínio é o nome que o seu cliente digita na URL para chegar até o seu site. Ele precisa ser simples, fácil de lembrar e ter o nome da sua empresa. Sendo assim, registrar um domínio “.com” ou “.com.br” é essencial. 

Nós falamos mais sobre como fazer isso neste artigo aqui: Como registrar um domínio para a sua loja virtual? [Guia] 

6. Variedade de meios de pagamentos e envio 

Outro ponto essencial é que a plataforma de Ecommerce escolhida oferece uma boa gama de integrações com parceiros logísticos e gateways de pagamento. Essas são funcionalidades que impactam diretamente a experiência do cliente e podem ser decisivas na hora de fechar uma compra. 

7. Checkout transparente

Você já ouviu falar do checkout transparente? Essa é uma funcionalidade que permite a conclusão da compra dentro do seu próprio site, ou seja, sem redirecionar o cliente para o site do gateway de pagamento escolhido. Isso elimina qualquer demora para o carregamento de páginas extras, o que poderia comprometer a compra. 

Loja grátis Nuvemshop

Como criar site na Nuvemshop? Veja o passo a passo 

Como você viu nos tópicos anteriores, existem diversas variáveis que precisam ser consideradas na hora da escolha de uma plataforma de Ecommerce, não é mesmo? Bom… a boa notícia é que a Nuvemshop oferece todas essas funcionalidades – e muitas outras! 

Se você quer saber como criar site na Nuvemshop e começar a vender na internet, siga os passos abaixo: 

1. Crie uma conta na plataforma 

O primeiro passo para criar um site na Nuvemshop é fazer uma conta na plataforma. Esse é um cadastro simples, que requer apenas algumas informações essenciais. Visite o site da Nuvemshop e, no menu superior, à direita, clique em “Criar loja grátis”:

como criar um site nuvemshop

Depois de clicar neste botão, você será redirecionado para uma página de cadastro que possui um formulário. Nessa fase, você precisa fornecer os seguintes dados: 

  • Nome da sua marca;
  • E-mail de contato;
  • Senha para acesso. 

Depois de preencher as informações, clique em “Criar Nuvemshop”, como mostra a imagem abaixo.

criar-site-nuvemshop

Vale lembrar que o nome da sua marca será usado na URL em sua loja Nuvemshop e essa informação só pode ser alterada caso você crie um domínio próprio. Digamos que o nome escolhido seja “Sua Loja”. Nesse caso, o modelo de URL fica assim: 

https://sualoja.lojavirtualnuvem.com.br/

Nós temos um artigo exclusivo sobre como configurar o domínio da sua loja Nuvemshop. Leia aqui: Como configurar domínio Nuvemshop [passo a passo] 

2. Escolha um layout 

Agora que você deu o primeiro passo para criar um site Nuvemshop, é hora de dar personalidade à sua loja. Como vamos ver a seguir, criar um site Nuvemshop personalizado é um processo simples. 

Você vai se deparar com uma página inicial cheia de opções. No centro, clique em “Personalização da loja”:

criar-site-nuvemshop

A plataforma oferece uma Loja de Layouts com diversas opções gratuitas. Elas permitem que o seu site realmente reflita a identidade da sua marca e se diferencie de outras empresas. 

Indicamos que você navegue pelas opções e use os botões “Teste este tema”, “Ver lojas demo” e “Ver características” para que você escolha a melhor opção para sua loja. Nessa fase, recomendamos que você procure deixar suas preferências pessoais de lado, mantendo em mente a identidade da sua marca, criada a partir de uma análise do mercado e da persona do seu negócio. 

criar-site-nuvemshop

3. Faça o upload dos produtos 

Voltando à página inicial, clique em “Cadastro de produtos”, no centro. 

criar-site-nuvemshop

Então, você será redirecionado para uma outra página, onde poderá inserir todas as informações sobre o item a ser cadastrado. É nessa fase que você determina informações como nome do produto, descrição, imagens, preço e quantidade em estoque. 

Essa também é uma fase importante para a logística, pois é aqui que você informará dados como peso e dimensões, condições de frete e mais. Preencha esses dados com atenção e cuidado

Vale lembrar que, ao criar um site Nuvemshop você tem capacidade ilimitada para cadastro de produtos. A página para cadastro é assim: 

criar-site-nuvemshop

4. Configure um meio de envio 

Em seguida, volte à página inicial e clique em “Formas de entrega”. É agora que você vai configurar os meios de envio da sua loja virtual Nuvemshop. Para ativar uma forma de entrega, informe um CEP. Lembre-se de que só é possível fornecer um CEP por cadastro

criar-site-nuvemshop

O tempo de entrega e o valor do frete importam muito para o cliente na hora da compra, por isso, preencha esses campos com atenção. Se você tem lojas físicas, também é nesse espaço que você insere o seu endereço, podendo usar esses espaços como pontos de retirada. 

Depois de preencher o seu endereço de envio, escolha alguns dos parceiros logísticos da Nuvemshop. Alguns deles são: 

  • Correios;
  • Mandaê;
  • Frenet;
  • Manda Bem;
  • Melhor Envio;
  • Asap Log;
  • Kangu.

Você também pode configurar um frete personalizado, em que o cliente busca o próprio pedido ou você vai entregar por meios alternativos – como um veículo próprio, por exemplo. Basta apenas combinar a retirada do produto em algum ponto disponível e viável tanto para a empresa quanto para o cliente.

5. Escolha os meios de pagamento que a sua loja vai aceitar  

O último passo para criar um site Nuvemshop e estar pronto para vender é configurar os meios de pagamento. Por padrão, o Nuvem Pago – meio de pagamento exclusivo da Nuvemshop – vem ativado em todos os planos da plataforma

criar-site-nuvemshop

O Nuvem Pago isenta o lojista do pagamento de tarifa por venda concluída e ainda oferece diversas vantagens. 

Nessa fase da configuração da sua loja, você pode integrar seu site a diversos parceiros de pagamento, tais como: 

  • PagSeguro;
  • Mercado Pago;
  • Moip;
  • Pagar.me Gateway;
  • PayPal;
  • AME Digital;
  • PicPay;
  • Addi;
  • E mais! 

Como personalizar o site Nuvemshop?

Personalizar o site da Nuvemshop é um processo muito intuitivo. Siga os seguintes passos: 

  • Depois de preencher o formulário para criação da loja, vá até a página inicial;
  • Clique em “Personalização da loja”;
  • Navegue pela galeria de temas gratuitos; 
  • Veja lojas demo; 
  • Quando decidir, clique em “Teste este tema”;
  • Personalize o tema com a fonte e cores que desejar; 
  • Veja o rascunho da sua loja clicando em “Ver sua loja de rascunho”, no canto superior esquerdo;
  • Publique sua loja. 

Dentro do editor de temas você tem grande liberdade para brincar com formatos, posicionamentos e cores. Mas, se você sentir que precisa de mais liberdade, alguns planos da Nuvemshop permitem a edição do código, que pode ser feita por um programador

Você pode mudar o layout da sua loja gratuitamente, sempre que quiser. Tome bastante tempo para personalizar o seu espaço e criar um ambiente atrativo para seus clientes. Esse é um esforço que, certamente, vale muito a pena! 

Quanto custa vender na Nuvemshop? 

A Nuvemshop tem 4 planos atualmente. Confira agora seus preços:  

PlanoPreço
ComeçoR$ 0 /mês
EssencialR$ 59 /mês
ImpulsoR$ 119 /mês
EscalaR$ 249 /mês

Existe, ainda, uma quinta alternativa para clientes Nuvemshop: o Nuvemshop Next.

O Nuvemshop Next é é uma solução especialmente desenvolvida para quem já vende na internet e quer expandir os seus negócios. Com suporte diferenciado e um gerente de Ecommerce exclusivo para sua conta, esse é um plano dedicado a empresas de Ecommerce de médio ou grande porte, com alto fluxo de caixa. E, por ser uma solução personalizada, o custo varia de acordo com as necessidades de cada empresa.

Aqui, vale o aviso: para quem está começando a vender agora na internet, o plano Essencial é o plano indicado, pois oferece todas as ferramentas necessárias para começar a escalar um negócio - o que não acontece no plano Começo.

💡 Confira o comparativo de planos que fizemos neste artigo:  Nuvemshop é bom? Conheça planos, vantagens e como criar uma loja 

[BÔNUS] Garanta o seu desconto na Nuvemshop

Bom, agora você sabe como criar um site Nuvemshop, quais as principais funcionalidades da plataforma e quanto custa vender usando a solução. Imaginamos que não veja a hora de colocar a mão na massa, certo? 

Para te ajudar a começar com tudo, oferecemos um presente: 25% de desconto no pagamento da primeira mensalidade de qualquer plano. Para aproveitar o benefício, exclusivo para leitores do Ecommerce na Prática, clique aqui

Ah, vale lembrar que, nesse link você também pode ter acesso ao plano gratuito da Nuvemshop e começar a sua loja virtual sem pagar nada!

Crie a sua loja virtual do zero com a Nuvemshop! 

Neste artigo ensinamos como criar um site Nuvemshop, mostrando o passo a passo para colocar sua loja virtual no ar. Ainda assim, existem muitos processos que você precisa saber para transformar esse site de vendas em uma verdadeira máquina de conversões

Foi por isso que criamos o treinamento Loja Virtual do Zero. Nele, nós te ensinaremos: 

  • Com fazer integrações com aplicativos e empresas parceiras a partir da Nuvemshop;
  • Como usar recursos de promoção e marketing;
  • Como integrar ERP;
  • Como utilizar outros recursos avançados da ferramenta. 

Para começar o curso, assine a plataforma de educação por assinatura do Ecommerce na Prática!

Domine a plataforma da Nuvemshop e faça vendas todos os dias! Clique aqui para começar o curso

Perguntas Frequentes

Como criar site na Nuvemshop?

Para criar um site na Nuvemshop você precisa acessar o site da empresa e criar uma conta, escolher um layout e personalizá-lo, além de também cadastrar os produtos da sua loja, escolher os meios de pagamento e decidir os métodos de entrega.

Como funciona o site Nuvemshop?

Um site Nuvemshop permite que uma empresa tenha uma loja virtual própria, completamente personalizada, pronta para vendas.

Quais integrações oferece um site da Nuvemshop?

Ao criar um site na Nuvemshop você pode integrar a sua loja com mais de 150 aplicativos e ferramentas, além de mais de 1000 agências e especialistas. Dentre as integrações estão parceiros logísticos, gateways de pagamento, marketplaces, redes sociais e muito mais.

Qual é a melhor plataforma para loja virtual?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, essa é a melhor opção do mercado na América Latina. Isso porque ela oferece funcionalidades avançadas, planos de baixo custo e suporte especializado.

É possível criar site institucional na Nuvemshop?

Todo site criado na Nuvemshop é voltado para vendas online. No entanto, lojas virtuais que usam a plataforma podem criar páginas institucionais que falam sobre a empresa e fornecem mais informações para clientes.

Quanto custa vender na Nuvemshop?

A Nuvemshop tem um plano gratuito, o Começo. Além disso, o plano Essencial custa R$ 59 /mês, o plano Impulso custa R$ 119 /mês e o plano Escala custa R$ 249 /mês.