O provador virtual está ganhando cada vez mais espaço nos hábitos do consumidor moderno e você que vende roupas, acessórios ou calçados online, precisa ficar atento às vantagens desse recurso. 

A falta do produto em mãos muitas vezes pode ser uma objeção para os clientes na hora de comprar pela internet, já que não é possível verificar o caimento da roupa, experimentar peças com tamanhos e cores diferentes, etc. 

Não é à toa que, segundo levantamento realizado pela plataforma Send4, 65% das trocas e devoluções de produtos ocorrem principalmente por causa do tamanho errado das peças compradas.

Nesse contexto, um estudo feito pela Bernstein Research aponta que a taxa de troca no Ecommerce fica entre 50% e 80%. Já em lojas físicas do segmento de moda, o percentual gira entre 5% e 15%. 

A diferença é considerável, não é mesmo?

Assim, em meio ao boom do Ecommerce nos últimos meses, dar atenção aos recursos que podem melhorar a experiência de compra online, como o provador virtual,  se tornou algo crucial para elevar as vendas

Por isso, se você quer saber o que é, como funciona e demais pontos importantes sobre provador virtual, fique atento aos próximos tópicos!

O que é provador virtual?

O provador virtual (também chamado de provador online ou provador digital) é uma ferramenta criada para que as pessoas consigam “experimentar” roupas, acessórios e sapatos no ambiente digital

Criado com base em inteligência artificial, o provador virtual recomenda o tamanho ideal das peças para o cliente a partir das medidas dele. E normalmente o recurso fica disponível na página de produto do Ecommerce. 

Na prática, o provador virtual tem se tornado cada vez mais útil não só para quem compra online, mas também para quem vende, já que ajuda e facilita toda a experiência de compra dos clientes.

Como funciona o provador virtual?

O provador virtual funciona a partir do cruzamento de dados entre as medidas das peças e as do próprio cliente. 

Assim, o sistema solicita algumas informações básicas para o consumidor, como:

  • Altura;
  • Peso;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Medidas corporais.

Para você ter uma ideia mais nítida, abaixo mostramos o exemplo do provador virtual da Renner:

provador-virtual

Além disso, o provador virtual também fornece uma tabela com medidas com campos para que os consumidores possam preencher de acordo com as suas próprias dimensões. Lembrando que, para isso, os clientes precisam contar com o auxílio de uma fita métrica.

Nesta tabela, são solicitadas informações sobre:

  • Busto;
  • Quadril
  • Cintura
  • Tamanho dos pés (no caso de Ecommerces de calçados). 
provador-virtual

Em seguida, o recurso mostra para o cliente qual o tamanho da peça que mais se encaixa de acordo com as suas medidas e dá a opção de finalizar o pedido. 

provador-virtual

Um ponto importante a sinalizar é que existem diferentes tipos de provadores virtuais atualmente no mercado para os empresários integrarem em suas lojas virtuais. 

Contudo, na maioria dos casos, eles funcionam dessa forma, isto é, com tabela de medidas e solicitação de informações dos clientes.  

E não dá para negar: essa é uma inovação bem importante para quem vende online, não é verdade? 

Vantagens do provador virtual

Agora que você já sabe o que é e como funciona o provador virtual, chegou a hora de conhecer as vantagens desse recurso. Dá só uma olhada:

Experiência de compra personalizada 

É fato que os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes. Nesse sentido, o provador virtual se torna uma excelente opção, pois proporciona uma experiência de compra mais personalizada, agradável e mais próxima à realidade. 

Assim, apesar de não ter as roupas ou sapatos em mãos, os clientes conseguem saber exatamente quais itens mais se adequam às suas necessidades. E, por sua vez, ficam ainda mais satisfeitos ao comprar em uma determinada loja virtual. 

Maior fidelização de clientes

Uma vez que os consumidores têm uma experiência de compra mais agradável, as chances do seu negócio fidelizar ainda mais clientes é bem maior. 

Nesse sentido, o provador virtual é uma ótima ferramenta, pois acaba ajudando na hora de deixar os compradores mais satisfeitos. E as chances de eles retornarem para comprar novamente são maiores também

Aumento da taxa de conversão 

Para algumas pessoas, não ter a peça em mãos pode ser um problema na hora de comprar roupas, calçados e acessórios online.

Por conta disso, a partir do recurso de provador virtual, a sua loja consegue quebrar essa objeção, uma vez que disponibiliza medidas ajustáveis de acordo com cada pessoa, além de boas imagens dos itens, etc

Se você quiser saber mais sobre aumento de taxa de conversão, vale a pena ler o artigo “Como aumentar a Taxa de Conversão de Venda no Ecommerce”.

Menos trocas e devoluções

Como vimos, o percentual de trocas e devoluções pode ser uma questão para as empresas quando o assunto é vender roupas, calçados e acessórios pela internet. 

E, nesse  sentido, o provador virtual ajuda bastante os lojistas, uma vez que os consumidores conseguem verificar o tamanho certo da peça e como ela ficaria no corpo deles. 

Ou seja, essa ferramenta pode diminuir consideravelmente as trocas e devoluções nas vendas de um negócio. 

Crescimento do ticket médio

É comum que os provadores virtuais ofereçam outras opções de produtos quando a pessoa está “experimentando” um item

Por exemplo: se um cliente está verificando as medidas de uma camisa, o provador pode sugerir uma bermuda que combine com a peça. 

Caso a pessoa aceite a sugestão e compre os produtos, isso automaticamente vai contribuir para o aumento do ticket médio da loja virtual. 

O provador virtual é um diferencial

Como o recurso ainda não é amplamente utilizado pelas pequenas e médias empresas - mas por grandes varejistas -, ter um provador virtual pode ser um bom diferencial em meio à concorrência

Desse modo, pense que, quanto mais você aprimorar o processo de compra do cliente, mais chances você terá de aumentar as vendas da sua empresa e ganhar destaque em meios às outras empresas que atuam no mesmo nicho que você.  

Promove a responsabilidade ambiental

Na prática, o provador virtual surge como uma ferramenta poderosa que impacta, até mesmo, a logística da empresa, o que se relaciona diretamente com as questões ambientais.  

Isto é, uma vez que há menos trocas e devoluções, menor será a demanda no que diz respeito à logística reversa e, consequentemente, menos gases poluentes serão emitidos no meio ambiente.  

Como ter um provador online no seu Ecommerce

Atualmente, existem algumas empresas no mercado que disponibilizam este tipo de serviço para lojas virtuais do segmento de vestuário, acessórios e calçados.

E para integrar um provador online no seu negócio, você precisará entrar em contato com elas para saber como fazer isso da melhor forma possível. Antes disso, certifique-se de que essa ferramenta agradaria a sua persona, certo?

Caso você tenha uma loja virtual e utilize plataformas de Ecommerce, é possível que existam integrações deste tipo. A Nuvemshop, por exemplo, disponibiliza a integração com a Sizebay, uma das principais empresas de provador online. 

A Sizebay utiliza parâmetros de modelagem, estatísticas, antropometria (técnicas que estudam as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano). Tudo isso atrelado ao Ecommerce. 

Provador virtual é uma boa opção para o meu negócio?

A resposta para essa pergunta vai depender dos objetivos traçados para a sua loja virtual. Entretanto, é inegável o quanto esse serviço surge para fortalecer ainda mais as vendas nos negócios online. 

Assim, na hora de saber se ter um provador virtual é para o seu negócio ou não, leve em consideração que, no Ecommerce, há um percentual considerável de trocas e devoluções, como vimos no início do artigo.

Contudo, também considere as particularidades da sua empresa. Isto é, se realmente o provador virtual vai se encaixar nas necessidades dos seus clientes.  

Fora isso, tenha em mente que fazer uso das mais diversas inovações é muito importante para alavancar as vendas. É assim que você consegue oferecer experiências customizadas para tornar sua empresa cada vez  mais estratégica e competitiva

Crie um Ecommerce de Moda do Zero com a ajuda do Ecommerce na Prática!

O segmento de moda é um dos que mais crescem em todo o mercado de Ecommerce. Quer aproveitar para lucrar muito?

No curso Ecommerce de Moda do Zero você aprende como criar sua loja dentro desse nicho de mercado, mesmo que não tenha nenhuma experiência.

Para assinar o Ecommerce na Prática, clique aqui: