À medida que as vendas aumentam exponencialmente no Ecommerce, a função de Gerente de Ecommerce se torna cada vez mais importante para o sucesso do varejo.
As compras através do Ecommerce vem crescendo com muita força, impulsionadas pelo aumento da confiança do consumidor nas compras online.
Para tirar proveito dessas tendências, os gerentes de Ecommerce devem garantir o bom funcionamento da empresa como um todo, para que o site ofereça uma ótima experiência ao cliente.
O pensamento estratégico é indispensável, mas um líder de Ecommerce precisa principalmente trabalhar pensando nos resultados.
Por isso, as lojas precisam de um profissional que saiba lidar com a parte técnica do negócio, mas principalmente que pense em estratégias para impulsionar o crescimento e alcance do site.
E é aí que entra o gerente de Ecommerce.
Se você quer saber o que faz e como se tornar um Gerente de Ecommerce, continue a leitura…
Índice:
O que é um Gerente de Ecommerce?
O Gerente de Ecommerce é o profissional responsável por administrar o negócio, avaliar os resultados do marketing da empresa e ainda gerenciar bem a equipe.
Esse é um cargo relativamente novo, que surgiu graças ao crescimento exponencial da área e que ainda não possui muitos profissionais qualificados para ocupá-lo
Entre os traços de personalidade ideais para cumprir bem esse papel estão o pragmatismo e a flexibilidade.
Isso porque o gerenciamento de um Ecommerce abrange tantas áreas que um gerente precisa saber se concentrar nas questões-chave e fazer recomendações úteis para sua equipe ou parceiros.
O que faz um Gerente de Ecommerce?
Um bom gerente de Ecommerce trabalhará para alcançar os resultados e metas da empresa.
Para isso, precisa saber lidar com equipes de especialistas em áreas diferentes, embora todas voltadas para o mercado de Ecommerce.
No entanto, o foco principal de um gerente de Ecommerce é a conversão. Afinal, essa é a função de uma loja virtual.
Para conseguir esses resultados, outras responsabilidades de um gerente de Ecommerce são:
- Supervisionar o design e o desenvolvimento do site;
- Monitorar análises da web e fontes de dados internas;
- Projetar e executar roteiros;
- Incorporar melhores práticas;
- Pensar em um orçamento eficaz;
- Supervisionar o desenvolvimento de produtos;
- Preparar relatórios e analise os números de conversão;
- Desenvolver planos de estratégia de marketing;
- Gerenciar equipes e monitorar o progresso delas;
- Desenvolver cronogramas e prazos.
Habilidades necessárias para o cargo
Como toda função, o gerente de Ecommerce também precisa ter algumas habilidades específicas, que fazem a diferença no dia a dia dos negócios. Listamos as principais a seguir:
Visão estratégica
Os gerentes de Ecommerce têm o foco de habilidades concentrado na área de administração de empresas, por isso, não tem jeito: é preciso ter visão estratégia.
Na prática, essa questão engloba conhecimento do mercado, concorrentes diretos e indiretos, informações sobre a empresa em que atua e por aí vai. É essa visão ampla que vai fazer o negócio ir para um outro nível.
Leia também: Como fazer uma boa análise de concorrência
Capacidade analítica
Pelo fato de esses profissionais trabalharem orientados por projetos e conhecerem estratégias para aumentar as vendas, também é preciso uma boa capacidade analítica.
Isso porque, para o bom exercício da função e crescimento da empresa, é crucial entender as iniciativas que estão dando certo e as que possivelmente precisam de ajustes, por exemplo.
Experiência do cliente
Os gerentes de Ecommerce precisam saber tudo sobre experiência do cliente. Isto é, não basta só ter um bom conhecimento da gama de produtos e da indústria em que operam…
Esses profissionais devem dominar os assuntos que dizem respeito ao consumidor, suas necessidades e desejos.
Boa comunicação verbal e escrita
Ter uma boa comunicação tanto para falar quanto para escrever é uma habilidade pessoal que faz a diferença no dia a dia de um gerente de Ecommerce, principalmente pela necessidade de saber trabalhar em equipe sendo um líder de sucesso.
Além disso, a adaptabilidade também é muito importante, já que o mundo digital muda diariamente, não é verdade?
E o que um gerente de Ecommerce precisa saber?
- Gestão empresarial;
- Conhecimento de estratégias para aumento de vendas;
- Conhecimento de SEO;
- Publicidade digital: Google Ads, Facebook Ads;
- Pesquisa de mercado e habilidades analíticas;
- Expertise na indústria e produto;
- Fortes habilidades de comunicação e capacidade de trabalhar em equipe;
- Desenvolver e projetar campanhas de marketing digital e e-mail.
Quanto ganha um Gerente de Ecommerce?
Segundo o site Glassdoor, a média salarial de um Gerente de Ecommerce é de R$ 6.000,00, podendo chegar a R$ 16.000,00.
Como você pode ver, essa é uma área interessante e com um salário muito atraente. Que tal se lançar em busca dessa profsissão?
Como ser um Gerente de Ecommerce?
Em termos de educação, os gerentes de Ecommerce geralmente têm formação em administração de empresas ou são formados em marketing ou comunicação.
Essas são formas comuns de entrar na profissão.
No entanto, como esse é um campo muito novo, mais do que a faculdade certa, uma formação alternativa focada na área pode fazer a diferença.
Se você está interessado em se tornar um gerente de Ecommerce, uma das primeiras coisas a se perguntar é o quanto você precisa de educação.
Conhecer a si mesmo a ponto de saber quais expertises possui e quais ainda precisa adquirir é o primeiro passo para se tornar um gerente de Ecommerce.
Se você ainda não sabe muito bem quais as habilidades já possui, não se preocupe, nós criamos um material gratuito para te ajudar nisso…
Estou falando do Diagnóstico da Evolução Profissional, um guia com uma lista do que você precisa desenvolver e os passos de como chegar lá!
E o melhor de tudo: Ele é TOTALMENTE GRATUITO!
Aproveite a oportunidade e baixe agora mesmo o seu Diagnóstico da Evolução Profissional no botão abaixo:
Deixe um comentário