Um erro comum de muitos empreendedores é subestimar a descrição de produtos, achando que ela é um mero detalhe no Ecommerce. Claro que existem, sim, outros fatores importantes para a compra… mas a descrição de produtos é, certamente, um dos que merece mais atenção. 

Por isso, se você acha que fazer uma boa descrição consiste apenas em colocar as características básicas de um produto, provavelmente está perdendo muitas vendas…

Isso porque a descrição de produto vai muito além da caixinha com alguns caracteres para você preencher com dados dos produtos. Aliás, consideramos que toda a página de venda do produto faz parte da descrição, pois há espaços, funcionalidades e informações relevantes que você pode utilizar para vender o seu produto…

Mas que elementos são esses que vão te ajudar a vender na internet?

Leia este artigo e aprenda como elaborar a descrição de produtos perfeita utilizando alguns recursos. No vídeo abaixo, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala um pouco sobre o assunto. Assista: 

O que é uma descrição de produto?

A descrição de produto é um texto que acompanha itens sendo vendidos em Ecommerce. Quando bem escrita, a descrição de produto pode transmitir um senso de segurança para o cliente e influenciar  uma compra. 

Não há uma regra que delimite o quão longa ou curta deve ser uma descrição de produto. Em vez de focar em formato, empreendedores que escrevem este texto devem concentrar os seus esforços em escrever de forma clara, concisa e que transmita todos os benefícios do item. 

A descrição de produto precisa conter, é claro, as propriedades físicas do item, mas não precisa estar limitada a esses atributos. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre como escrever uma boa descrição para os produtos do seu Ecommerce.

Por que a descrição de produtos é tão importante para um Ecommerce?

Quando nós falamos de descrição de produto, muitas pessoas entendem como especificação do produto ou características básicas do produto…

E ,simplesmente, transcrevem o que está na embalagem ou fazem uma descrição baseada apenas na cor, tamanho e o material do qual o produto  é feito. 

Mas a verdade é que você precisa ir além dessas informações para vender no Ecommerce... 

Vamos pegar uma estratégia utilizada em lojas físicas… Quando você entra em uma loja, tem um vendedor esperando para te ajudar e influenciar a comprar produtos, certo? 

É ele quem vai te mostrar as opções da loja, valorizar o produto e te mostrar TODOS os benefícios dele de forma persuasiva e até mesmo criativa. 

E o que ele utiliza? O poder da fala!

Agora, no Ecommerce, você não tem um vendedor para abordar o cliente assim que ele entra na loja virtual. Existem muitas objeções ao longo do caminho que fazem o cliente sair do site e desistir da compra.

E a descrição faz o papel do vendedor quando comparamos em uma loja física! 

A descrição de produtos deve fazer o mesmo que o vendedor: valorizar o produto e induzir a concretização da compra. Portanto, a importância da descrição de produtos está muito ligada a agregar valor ao seu produto para que as pessoas queiram ao máximo e comprem. 

Além disso, todos os elementos que vamos mostrar vão te ajudar na pesquisa orgânica no Google, pois a sua página de descrição vai ficar bem mais completa depois deste texto. 

Sem contar que a sua página pode melhorar a posição nas páginas do Google, ficando mais fácil de encontrar, gerando mais tráfego e, consequentemente, realizando mais vendas.

Banners_-_Aula_grátis__Como_Iniciar_seu_Ecommerce_partindo_do_Zero_aos_10Mil_em_Vendas_no_Ecommerce

Como valorizar e vender o seu produto

1- Coloque opiniões de clientes satisfeitos

Uma boa ideia é colocar opiniões de clientes que ficaram satisfeitos com o produto, pois essas opiniões influenciam na decisão de compra. Em algumas lojas e marketplaces você pode colocar a avaliação feita com 5 estrelas e cada uma delas representa um nível de satisfação.

E também pode colocar um espaço aberto para que os clientes possam escrever mais detalhes sobre o produto, de acordo com a opinião deles. 

Nós já observamos em vários marketplaces que os clientes possuem o hábito de tirar fotos do produto e enviar nesses espaços de opiniões nas páginas de venda. Essa é uma forma de comprovar o que você colocou na descrição de produtos, agregar valor e quebrar objeções…

Afinal, ainda existem pessoas que têm receio de comprar na internet, principalmente, quando a marca não é muito conhecida… 

E se esse for o seu caso, os depoimentos de clientes satisfeitos vão te ajudar bastante com essas questões. 

Leia também: O que é código SKU e como usar na sua empresa.

2- Inclua boas imagens de produtos

Outro elemento que contribui para uma boa descrição de produtos são as imagens! 

Se a ideia é atrair os olhares do seu cliente para comprar o produto, uma única foto com má qualidade ou pequena certamente vai te atrapalhar. Por isso, é muito importante tirar um tempo do seu dia para produzir boas fotos dos seus produtos, mostrando ângulos diferentes e o máximo de detalhes possíveis.

E não estamos falando para você comprar uma câmera profissional, montar um estúdio, nada disso…

A ideia aqui é fazer você utilizar o seu próprio celular para tirar boas fotos, o que não é muito difícil de fazer…

Para saber mais sobre como tirar fotos profissionais dos seus produtos pelo celular, clique aqui e leia este outro artigo em seguida.  

3- Inclua uma tabela de medidas 

Essa é uma dica especial para quem tem um Ecommerce de Moda. Várias empresas já utilizam esse recurso para realmente quebrar as objeções dos clientes.

Afinal, a maior objeção para comprar roupa pela internet é não poder experimentar a peça e, por mais que possa realizar a troca, é um processo demorado. Então, vale muito a pena incluir uma tabela de medidas para o seu cliente ter uma ideia mais detalhada do tamanho do produto.

4- Utilize vídeos criativos

E a última dica para você elaborar a descrição de produtos PERFEITA é utilizar vídeos criativos dos seus produtos. 

Você pode usar vídeos para mostrar ainda mais detalhes dos produtos em movimento, evidenciando as qualidades e mostrando como funciona na prática (modo de usar). Com certeza, um vídeo simples pode quebrar várias objeções do cliente e influenciar na ação de compra imediata.

Faça o teste no seu Ecommerce e incremente a sua descrição de produtos. Mas atenção: não é só ajustando a descrição que você vai conseguir escalar a sua empresa e vender mais no Ecommerce… 

5 regras de ouro para criar a descrição perfeita de um produto

Regra 01 - A descrição perfeita do produto

Todo mundo já deixou de comprar na Internet porque não tinha certeza se o produto atenderia suas necessidades. Por isso, disponibilize todas as informações técnicas. 

Descreva detalhadamente a matéria prima utilizada. Por exemplo: Se vende roupas, explique qual a composição de tecidos.

Caso venda móveis, diga de qual tipo de madeira ou metal são feitos. Não apenas são informações fundamentais para o comprador, como são palavras-chave importantes para o SEO e melhor posicionamento do seu site nos buscadores.

Além disso, é fundamental colocar as medidas dos itens que estão no seu catálogo. No vestuário, os tradicionais P, M e G não são suficientes. 

A descrição perfeita consiste em mostrar exatamente quanto mede cada parte da roupa, aumentando a conversão e evitando devoluções. Essa regra não vale apenas para quem vende roupas. Lojas virtuais de decoração, brinquedos e todo tipo de Ecommerce deve estar atento às medidas.

Para facilitar, uma dica é pedir a ficha técnica diretamente para o fabricante e adaptá-la à sua página. Ao invés de copiar e colar, mude a linguagem para ficar mais interessante. Outras informações importantes são a procedência e qualquer detalhe que possa influenciar na decisão de compra.

Regra 02 - A linguagem ideal

Qual é a linguagem ideal para vender? Depende de quem você quer impactar. Tenha em mente os hábitos e preferências da sua persona. Afinal, um alto executivo interessado em um relógio de grife não fala do mesmo jeito que uma jovem procurando roupas para baladas. Adapte o discurso de acordo com a faixa etária e os costumes do seu público-alvo. Por exemplo: alguns grupos reagem muito bem a gírias, enquanto outros acham esse tipo de recurso pouco profissional. 

Além disso, a descrição perfeita passa por criar uma identidade para sua marca. Imagine sua empresa como uma pessoa. Como ela fala? Para quem ela fala? Se você vende queijos de Minas Gerais, faz sentido que use expressões regionais na comunicação.

Se vende para o público nerd, é legal citar referências de super-heróis. Isso pode ser um diferencial e aproximar o cliente do seu Ecommerce.

Regra 03 - Clareza e objetividade para vender mais

Seja para quem for que você quer vender, escreva de forma clara e objetiva. Apesar de ser crucial que se faça uma descrição perfeita do produto, ela não precisa ser um documento de duas páginas. 

Quase ninguém vai ler e acaba confundindo um possível comprador. Destaque termos considerados decisivos para o cliente. Por exemplo: 100% algodão, produto importado, 5 anos de garantia. Esse tipo de ação facilita a leitura.

Outra boa prática é criar subtítulos para a descrição. Fica mais fácil categorizar as informações para que o cliente leia apenas o que ele considera prioridade. 

Ao comprar um celular, por exemplo, há pessoas que querem ler cada centímetro de informação técnica. Outras, precisam apenas saber a cor, o modelo e a marca. Em alguns casos, é mais interessante criar uma lista com detalhes do produto do que um texto corrido muito extenso. Pense no que o seu público vai achar melhor.

Regra 04 - SEO e palavras-chave

Além de facilitar a leitura, usar palavras-chave corretamente também melhora a colocação da sua página em buscadores. Estude sobre SEO (Search Engine Optimization) e como ele impulsiona seu site e suas vendas. 

Uma dica é usar o Google Keyword Planner para identificar quais termos são mais procurados e as palavras que o público mais pesquisa na internet. Se sua loja não estiver visível em uma boa área, é muito improvável que os compradores consigam chegar até ela.

Regra 05 - Ir além do produto

A descrição perfeita não é apenas uma ficha técnica. É importante ir além das questões de medida e matéria-prima para ter resultados ainda melhores. Quem tem um Ecommerce de alimentos deve investir em palavras que remetam a sabor, aroma e textura para tornar a experiência ainda mais intensa. 

No vestuário, é importante explicar que a blusa de seda não é apenas uma blusa de 60 cm de comprimento e 40 cm de largura. Ela é leve, fresca... Uma bota de escalada não é apenas "de couro". Ela é resistente, com couro legítimo e costuras reforçadas. Esses gatilhos ajudam o cliente a materializar o produto e o estimulam a realizar a compra.

Aula gratuita: Como criar seu Ecommerce e faturar até R$ 30 mil em 90 dias

Nesta aula 100% Online e Gratuita, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, Bruno de Oliveira.

Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 30 mil reais em até 90 dias. Tudo isso de uma forma simples, segura e lucrativa. 

Assista à aula gratuitamente aqui: