Dezembro chegou e você quer mandar uma boa mensagem de fim de ano para clientes? Nesse artigo te mostramos 68 ideias inspiradoras, que podem ser aplicadas em qualquer negócio. Vem ler!  

Existem diversas formas de agradecer pela preferência dos consumidores e fortalecer o relacionamento que você teve com eles ao longo do ano. E uma das opções mais tradicionais – e também mais efetivas – são as mensagens de fim de ano. 

Com elas, você tem a oportunidade de expressar a sua felicidade por ter clientes fiéis e também aproveitar para “mimá-los” um pouco, seja com brindes, cupons de desconto, ofertas especiais ou outra iniciativa. 

Ao longo deste artigo, nós vamos te apresentar a importância de ter uma boa mensagem de fim de ano para cliente, além de diversas ideias criativas para você aplicar imediatamente. 

Fique atento aos próximos tópicos!

Por que enviar uma boa mensagem de fim de ano para clientes?

A mensagem de fim de ano para clientes é uma forma simples de se aproximar da audiência, agradecendo pela preferência. Isso cria conexões, humaniza a sua marca e pode até mesmo reter clientes para um próximo ano de muitas compras. 

O foco é mostrar para as pessoas o quanto elas são importantes e fazem a diferença para o seu negócio, claro. Mas essa iniciativa também ajuda a lembrá-las de que você está lá, pronto para ajudar no que for preciso. 

Quando as mensagens de fim de ano para clientes são bem elaboradas, há grandes chances de se estabelecer uma conexão mais forte com o consumidor. Assim, quando ele lembrar que precisa comprar presentes para as festas do final do ano, certamente a sua loja virtual será a primeira opção para isso. 

Diante disso, enviar uma boa mensagem nessa época pode contribuir diretamente para o aumento da taxa de conversão do seu negócio. O final do ano, inclusive, já tem uma elevação natural nas vendas.

Para você ter uma ideia, as compras no Natal 2021 cresceram 11,1% em comparação com o período anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). No Ecommerce, as lojas virtuais e os marketplaces registraram uma alta de 38,6% nas vendas

Entende o que estamos dizendo?

Além de preparar a sua empresa para a alta demanda do final de ano, você precisa contar com outras estratégias importantes, como as mensagens para os consumidores. Lembre-se que todo cliente gosta de se sentir importante para uma empresa…

Quando enviar mensagem de fim de ano para clientes?

É entendido que, por ser uma mensagem de fim de ano, a comunicação deve ser enviada no mês de dezembro, mas a data e hora exata pode variar. – e isso vai depender da estratégia que você está colocando em prática. Explicamos… 

Pense bem: qual é o intuito da sua mensagem? Você quer meramente agradecer os clientes por escolherem a sua empresa? Ou quer aproveitar a oportunidade para gerar mais vendas? 

No primeiro caso, você pode enviar a comunicação mais próximo à passagem de ano, afinal de contas, a sua ideia é só mostrar para a pessoa o quanto você está feliz em tê-la como cliente... 

Já no segundo caso, em que você deseja aproveitar o momento para vender mais, é preciso enviar a mensagem de final de ano para o cliente com certa antecedência. Se você for oferecer cupons de desconto, brindes ou outros incentivos de compra, por exemplo, é preciso dar um tempo para que os compradores o utilizem, certo? 

Sendo assim, pense em qual é o objetivo para o seu negócio na reta final do ano e pondere qual é o melhor dia para falar com os seus clientes. O timing certo nessas horas é essencial para te ajudar a conseguir o que deseja. 

Para te ajudar a criar as melhores mensagens de final de ano para clientes, nós elaboramos uma lista com várias opções. Confira no próximo tópico…

Mensagens de fim de ano para clientes: 68 ideias criativas

Agora que você já sabe a importância de entrar em contato com o seu cliente nesse período, que tal conhecer 68 ideias de mensagens de fim de ano para clientes?

Abaixo, vamos dividi-las em dois blocos: um para mensagens mais longas e outro para mensagens mais curtas. Ainda neste artigo, vamos falar sobre os melhores meios de enviar essas comunicações…

Por ora, confira as opções de mensagens abaixo:

Mensagens longas de fim de ano para clientes

Aqui, não há muito mistério. Você encontrará ideias criativas de mensagens mais extensas para agradar as pessoas que compram na sua loja virtual. Veja só:

Mensagem 1:

O final do ano chegou e ele foi recheado de sucesso e realizações. Essa é uma excelente oportunidade para agradecer a sua confiança em nossa empresa e para reforçar que ficamos muito felizes em ter você como nosso cliente. Poder fornecer os melhores produtos para você, seus amigos e familiares é o nosso maior orgulho!

Que o próximo ano seja repleto de boas energias e felicidades! Um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Mensagem 2:

O final do ano é sempre um período importante para relembrarmos tudo o que aconteceu ao longo dos últimos meses e agradecermos às pessoas que fizeram parte de nossas vidas.

Por isso, enviamos hoje esta mensagem, não só para te agradecer por ter estado conosco ao longo desse ano, mas também para reforçar o quanto você é especial para a nossa empresa.

Esperamos encontrá-lo novamente em breve, nesse novo ano que se inicia!

Que você e a sua família tenham um ótimo Natal e um 2023 repleto de felicidades!

Mensagem 3:

Ficamos na dúvida de como poderíamos enviar uma mensagem de fim de ano para clientes da melhor maneira possível. Afinal de contas, só queremos agradecer pela preferência a nossa loja ao longo deste ano…

A conclusão a que chegamos é que não basta só agradecer, é preciso também presentear! Quem não gosta de ganhar presentes nessa época, não é mesmo?

Gostaríamos de te presentear com um cupom de desconto de 15% para compras feitas em nossa loja! Assim, nós conseguimos não só te mostrar o quanto você é especial para nós, mas também te ajudamos a fazer o mesmo com alguém que você ama.  

Esperamos que você goste do presente! E aproveitamos para desejar um ótimo Natal e um 2023 repleto de conquistas e realizações!

Mensagem 4:

O fim de ano é um momento de reflexão e agradecimento. Olhando para trás, vemos todas as histórias que criamos juntos e isso enche nossos corações de alegria e gratidão. Você não é apenas um cliente, mas parte da nossa história e sucesso. 

Que o seu Natal seja tão especial quanto cada momento que compartilhamos e que o Ano Novo traga ainda mais momentos felizes para compartilharmos juntos!

Mensagem 5:

Nesta mensagem de fim de ano para clientes nós só queremos fazer uma coisa: agradecer por você ser mais que um cliente, um verdadeiro amigo!

Este ano foi repleto de desafios e só foi possível vencê-los com a sua ajuda. Todos da nossa loja agradecemos por comprar nossos produtos e reforçamos que estaremos sempre aqui, à disposição para te ajudar a presentear quem você ama!

Que você e seus familiares tenham um ótimo Natal e um 2023 repleto de luz e felicidade!

Mensagem 6:

O brilho das luzes de fim de ano reflete a gratidão que sentimos por ter você conosco durante esta jornada. Sua preferência e confiança iluminaram nossos dias e nos motivaram a buscar sempre o melhor. 

Que o espírito natalino traga alegrias e que 2023 seja um ano de realizações incríveis para você e todos os seus entes queridos. Com carinho e gratidão, desejamos um Natal mágico e um Ano Novo incrível!

Mensagem 7:

Estamos chegando ao final de mais um ano e queremos expressar nossa imensa gratidão por ter você como nosso cliente e amigo. Sua escolha em nos permitir fazer parte dos seus momentos especiais é o que nos impulsiona a crescer e melhorar a cada dia. 

Que o seu Natal seja repleto de amor e que o Ano Novo traga novas oportunidades e sucessos. Estamos ansiosos para continuar nossa jornada juntos em 2023!

Mensagem 8:

Esperamos que você tenha um Natal cercado de amor e boas vibrações. Assim, pode começar 2023 com energia renovada! Agradecemos por escolher a nossa loja para presentear a você, seus amigos e familiares. 

O nosso objetivo é sempre fornecer produtos de qualidade!

Aproveitamos a oportunidade para lembrar que nossos canais de atendimento estarão funcionando de forma reduzida dos dias 24 de dezembro a 2 de janeiro. Mas estaremos online para ajudar no que for preciso, combinado? 

Boas festas e ficamos à disposição!

Mensagem 9:

Querido [Nome do Cliente],

Sua fidelidade e apoio ao longo deste ano foram essenciais para nós. Agradecemos sinceramente por cada momento que escolheu nossos serviços e produtos. 

Que seu Natal seja luminoso e o Ano Novo traga novas oportunidades e felicidade. Esperamos continuar a ser sua escolha em 2023 e nos anos que virão!

Mensagem 10:

Chegamos ao final de mais um ano e a palavra que ressoa em nossos corações é gratidão. Agradecemos por cada compra, cada interação e, principalmente, por sua confiança em nossos produtos e serviços. 

Que o Natal seja um momento de paz e que 2023 lhe traga tudo de mais positivo e especial. Estamos ansiosos para continuar a servi-lo no próximo ano!

Mensagens curtas de fim de ano para clientes

Para complementar nossas dicas, vamos apresentar algumas sugestões de frases curtas de fim de ano para clientes. Confira a lista a seguir:

  1. Aos clientes, o nosso carinho, nosso muito obrigado por tudo e desejamos Boas Festas!;
  2. Desejamos a todos os nossos clientes ótimas festas, recheadas de alegria, saúde, amor e paz!;
  3. Como foi bom fazer parte da sua vida neste ano. Que a nossa parceria continue no próximo ano que se inicia. Boas Festas!;
  4. No nosso Natal, quem ganha presente é você: aproveite o cupom de desconto e boas festas!;
  5. Muito obrigado por escolher a nossa loja ao longo deste ano. Boas festas!;
  6. Mais um ano que chega ao fim e nós só queremos dizer: obrigada! Tenha um ótimo Natal e um feliz Ano Novo!;
  7. Ao fim de mais um ano, desejamos a todos os clientes um Natal pleno e um Ano Novo repleto de novas conquistas!;
  8. Seu apoio tem sido a peça-chave para nosso sucesso. Obrigado por ser nosso cliente e por toda a sua colaboração. Desejamos a você um feliz ano novo!;
  9. Sem vocês, clientes, nenhuma de nossas metas poderia ter sido alcançada. Muito obrigado pela preferência neste ano. Boas festas!;
  10. Em um ano de superação de desafios como este, ficamos muito gratos por manter essa saudável parceria com nossa empresa.;
  11. O nosso maior orgulho é poder atender clientes tão especiais como vocês. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!;
  12. Desejamos abundância e momentos de alegria neste novo ano. Tem sido enriquecedor para nós tê-lo como nosso cliente.;
  13. Somos privilegiados porque contamos com sua amizade, apoio e confiança. Nossa meta é oferecer sempre o melhor. Boas Festas!;
  14. Desejamos a todos os nossos clientes e amigos novos desafios e novos projetos! Boas Festas e um 2023 cheio de paz.;
  15. Querido cliente, Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero. Boas festas e felicidades!;
  16. A todos os nossos clientes, estendemos os nossos melhores votos. Que este ano traga muitas novas conquistas e histórias de sucesso para você.;
  17. Essa mensagem de fim de ano para clientes não poderia ser diferente: muito obrigado pelo apoio e preferência. Que seu próximo ano seja repleto de felicidades!;
  18. Mais que cliente, você é um amigo que valorizamos muito. Feliz Natal e um Ano Novo abençoado!;
  19. Aproveite o nosso cupom de desconto para presentear quem você ama e muito obrigado pela preferência de sempre. Boas festas!;
  20. É difícil imaginar onde nosso negócio estaria sem o seu apoio. Que o próximo ano seja repleto de realizações e sucesso. Vamos começar a festa!;
  21. Estaremos sempre aqui para te ajudar e firmar essa parceria que já existe há tanto tempo. Feliz Ano Novo!;
  22. Queremos ter sempre por perto clientes como você. Obrigado por nos escolher. Boas festas!;
  23. Natal é tempo de partilhar o amor e agradecer. Muito obrigado.;
  24. Que possamos ter mais momentos gratificantes para compartilhar uns com os outros. Feliz Ano Novo para você, nosso querido cliente!;
  25. Que o próximo ano seja de renovação e conquistas. Boas festas!;
  26. Vamos olhar para o passado com o sentimento de dever cumprido. Feliz Ano Novo, querido cliente!;
  27. Obrigado por fazer parte da nossa história. Nosso ano não seria o mesmo sem você. Desejamos um ótimo Natal e um feliz Ano Novo.;
  28. Aos nossos clientes, desejamos um feliz ano novo. Esperamos que gostem muito da comemoração e que tenham um 2023 repleto de prosperidade.;
  29. Para nós, os clientes são verdadeiros amigos e desejamos sempre o melhor para os nossos amigos. Que 2023 seja positivo e cheio de realizações!;
  30. Mais um ano ao seu lado, querido cliente. Muito obrigado pela confiança! Desejamos um ótimo Natal!;
  31. Agradecemos a você, querido cliente, por confiar no nosso trabalho e nos permitir fazer o que gostamos. Feliz Natal!;
  32. Cliente feliz é sinônimo de amizade. Agradecemos sempre pela preferência, confiança e carinho. Tenha um feliz Natal!;
  33. É muito gratificante trabalhar com você e que este Ano Novo traga muitos momentos gratificantes. Boas festas!;
  34. Não podemos agradecer o suficiente por escolher a nossa empresa. Que em 2023 nós possamos continuar essa parceria. Boas festas!;
  35. O laço que nos mantém unidos é o da confiança e prosperidade. É um privilégio compartilhar instantes com você ao longo do ano. E é por isso que lhe desejamos um Natal cheio de surpresas e felicidades.;
  36. Gostaríamos de lhe agradecer por nos dar a oportunidade de lhe oferecer nossos produtos e serviços. Prometemos tornar cada experiência ainda melhor em 2023. Feliz Ano Novo.;
  37. Nenhum negócio prospera sem cliente e por isso nós queremos te agradecer pelo apoio ao longo de todos esses meses. Que 2023 também seja incrível. Feliz Ano Novo!;
  38. O maior presente que poderíamos receber neste Natal é ter você como cliente. Muito obrigado!;
  39. Para presentear os nossos clientes neste Natal, daremos um brinde especial em cada compra acima de R$ 250. Aproveite e boas festas!;
  40. Não conseguimos imaginar uma vida sem nossos clientes. Vocês fizeram a diferença para nós ao longo deste ano que passou. Só temos a agradecer e desejar boas festas!;
  41. Feliz natal e um ótimo ano novo para você e toda sua família. Boas festas!;
  42. Ficamos muito felizes de termos uma relação de confiança com você. Um feliz Natal e um 2023 maravilhoso!;
  43. Queremos agradecer a toda a nossa base de  clientes, que durante o ano estiveram aqui conosco, nos ajudando a crescer e a nos tornarmos cada vez melhor. Feliz Ano novo.;
  44. Que todo sucesso que conseguimos ao seu lado este ano se repita por muitos anos mais ainda. Um 2023 iluminado para você!;
  45. Que você continue confiando em nossos produtos e serviços! Valorizamos muito seu apoio contínuo. Você é um de nossos clientes especiais. Desejamos a você um próspero Ano Novo.;
  46. Que no próximo ano você continue confiando em nosso trabalho e que nossa parceria perdure por muitos anos. Feliz 2023!; 
  47. É uma honra poder contar com pessoas tão especiais como você, cliente querido. Desejamos um ótimo Natal para você e sua família.;
  48. Muito obrigado pela parceria. Estaremos aqui para o que você precisar no próximo ano. Boas festas.;
  49. Para o nosso cliente especial, enviamos este pequeno presente: um cupom de desconto de 10% para compras em nossa loja. Feliz Natal!;
  50. A nossa mensagem de fim de ano para clientes é simples: obrigado pela preferência durante este ano que passou. Você é a nossa escolha de todos os dias. Boas festas!;
  51. Quem tem um cliente, tem um grande amigo. Estaremos sempre aqui para o que você precisar. Bom Natal e um próspero Ano Novo!;
  52. Que esta mensagem toque o seu coração com felicidade e paz. Feliz Natal!;
  53. Caro cliente, nós estaremos sempre aqui para te fornecer os melhores produtos e serviços. Um ótimo 2023 para você!;
  54. Queremos agradecer pela parceria ao longo do ano com um presente especial: use este link e, na compra de 2 produtos, o terceiro sairá de graça. Bom Natal!;
  55. Que o espírito natalino faça morada em seu coração e permaneça nele durante o ano todo! Boas festas a todos os nossos clientes.;
  56. Nesta reta final do ano, só temos a agradecer. A sua parceria é o melhor presente que poderíamos ganhar. Que em 2023 continue assim. Feliz Ano Novo!;
  57. Vocês fizeram esse ano ser incrível e cheio de bons resultados, são os melhores clientes. Feliz Natal e um próspero Ano Novo!;
  58. Queridos clientes, desejamos compartilhar com vocês novas histórias e vitórias em 2023. Boas Festas!

💌 Aproveite para ler também: Mensagem para o Dia do Cliente: 53 ideias criativas [+ dicas para vender mais na data]

Quais são os melhores canais para enviar mensagem de fim de ano para clientes?

Não basta só ter uma mensagem incrível para enviar aos compradores da sua loja virtual. É preciso saber como e por onde enviá-la. Para te ajudar nisso, fizemos uma seleção apenas com os melhores canais. Dá só uma olhada:

1. E-mail

O e-mail pode ser utilizado para diversas iniciativas de marketing de uma empresa, como o e-mail marketing, por exemplo. Ele também pode ser usado em lançamento de produtos, aviso de ofertas, comunicados de funcionamento e por aí vai…

Mas o que muitos empreendedores não sabem é que ele também é um excelente canal para enviar mensagem de fim de ano para clientes

Normalmente, pelo e-mail marketing são enviadas mensagens mais longas, como aqueles primeiros exemplos que mostramos no tópico anterior.

A ideia é estreitar o relacionamento com o cliente, tornando-o mais próximo do seu negócio. Bem interessante, não é verdade?

2. Redes sociais

As redes sociais também são excelentes espaços para enviar mensagem de fim de ano para clientes. Por lá, você pode usar frases mais curtas e criar artes incríveis com a temática de Natal e Ano Novo. 

Instagram, Facebook, Youtube, TikTok, enfim, as opções são variadas…

É preciso apenas que você utilize as redes em que os seus clientes estão. Ou seja, os canais alinhados com a sua persona. Se os seus compradores estão mais no Instagram, por que direcionar mais esforço e investimento para o TikTok, por exemplo?

Vamos falar mais sobre essa questão adiante (inclusive, temos um dica de ouro para você nesse sentido). Antes, há mais um meio para enviar as mensagens para os seus compradores…

3. SMS

O SMS é outro canal bem tradicional que ainda pode ser usado pelas empresas na hora de fazer a comunicação com os consumidores. 

É verdade que seu uso é um pouco mais limitado, compreendendo mais comunicações com frases bem curtas… mas ele ainda pode funcionar bem para o envio de mensagens de fim de ano para clientes.

Seus clientes respondem bem a essa estratégia? Para descobrir isso, vamos aquela dica que mencionamos anteriormente…

Conheça o seu cliente a fundo com o Mapa de Empatia!

Como você pode perceber, uma mensagem de fim de ano para clientes é uma ferramenta que agrada e, ao mesmo tempo, retém clientes. 

Contudo, você pode ir muito além quando o assunto é cativar o seus consumidores. – desde que conheça-os a fundo. Para te ajudar com isso, criamos um mapa de empatia!

Essa é uma ferramenta interessante para empresas que desejam criar uma persona para o seu negócio, ou seja, encontrar o perfil do seu cliente ideal. Na prática, o mapa de empatia vai te ajudar a

  • Conhecer muito bem a sua persona;
  • Saber exatamente onde ela está;
  • Promover sua missão de forma certeira.
  • Excelente, não é verdade? 

Baixe gratuitamente o modelo de Mapa de Empatia produzido pelo Ecommerce na Prática aqui: