Antes de falarmos de ferramentas de email marketing, precisamos refletir sobre esse canal de comunicação. Será que o email seguirá sendo importante para os profissionais de marketing nos próximos anos? Ou será que o email marketing vai perder seu espaço para as redes sociais?

4.258 bilhões, esse deve ser o número de usuários ativos do email em 2022, segundo a empresa Radicati, que é focada em pesquisas relacionadas à tecnologia. Além disso, 333.2 bilhões deve ser a quantidade de emails que devem ser enviados no próximo ano. E o número não vai parar de crescer até pelo menos 2024. Confira!

Já deu para ver que o email vai seguir sendo um canal bem importante e isso pode ser aplicado no marketing. A seguir, você verá mais motivos para aprender sobre email marketing.

Por que usar email marketing?

1- Maior entrega do conteúdo

Diferente das redes sociais, que só entregam o conteúdo para uma pequena parte, o email é enviado para todo mundo que você desejar. Esse canal tem um percentual bem pequeno de não entrega, às vezes, por motivos técnicos, como a caixa de entrada cheia.

2- Conexões individuais

No email, você pode chamar as pessoas pelo nome e, apesar disso ser algo automatizado, vai soar bem particular para seus contatos, quando eles forem abrir seus emails, deixando eles mais propensos a ver e ler o que você tem a falar.

De acordo com o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital", os nomes são os sons mais agradáveis e mais importantes em todos os idiomas, o que faz deles uma excelente maneira de causar uma impressão duradoura. 

Além disso, eles são fundamentais para criar conexões verdadeiras e relacionamentos duradouros.

3- Segmentação gratuita

Outras ferramentas usadas nas estratégias de marketing são divididas em baixa segmentação (Google Ads) ou altíssima segmentação (Facebook Ads). Mas em ambas só é possível explorar esse recurso colocando dinheiro. O que acontece no email marketing é bem diferente, pois ao criar uma conta em uma ferramenta de email marketing, você já consegue criar várias segmentações para a sua lista de contatos. 

Há inúmeras possibilidades de segmentar a base, você pode separar os contatos por interesse, localidade, produto/serviço comprado, gênero, entre outros. Assim, você conseguirá ter uma comunicação mais personalizada com os seus contatos, pois saberá exatamente quem eles são e o que querem.

Agora, que já falamos sobre a relevância do email e o motivo de usarmos ele na estratégia de marketing, vamos a lista das ferramentas de email marketing gratuitas para você começar a aprender na prática como funciona esse canal. Portanto, o email marketing é uma mídia que te permite ter uma comunicação personalizada sem precisar pagar nada a mais por isso, basta dedicar um tempo organizando os contatos.

5 Ferramentas de email marketing gratuitas

1-  MailChimp

Quer começar a criar suas campanhas de email marketing? O MailChimp é a ferramenta certa, pois ela é bem intuitiva. Por meio dele, você conseguirá criar seus email personalizados de forma bem simples, arrastando e soltando os elementos no local que desejar. 

Além disso, ele oferece mais de 100 templates de modelos de campanha elaborados por profissionais e que estarão prontos para você começar a desenvolver suas estratégias de email.

Mas se você tiver conhecimentos de Photoshop, HTML ou CSS, poderá ir além dos templates oferecidos pela plataforma e criar os seus próprios para usar dentro do MailChimp.

No plano free, você tem direito a uma seleção limitada de modelo de email, alguns relatórios, páginas de destino, anúncios de Facebook/Instagram. Além disso, poderá criar campanhas para até 2.000 contatos, mandar até 10.000 emails por mês e enviar no máximo 2.000 envios por dia.

Ainda na versão gratuita é possível conectar o MailChimp com ferramentas, como WordPress, Typeform e Photoshop.

2- SendPulse

Assim como o MailChimp, o SendPulse funciona como o sistema de arrastar e soltar, o que facilita e muito a vida na hora de criar os emails, pois torna essa atividade bem fácil de mexer.

Além disso, tem o recurso de automatização 360º. Ele te permite configurar o envio de emails, notificações Web Push e SMS dependendo das variáveis, eventos e atividades dos contatos da sua base.

Também é possível fazer uma classificação dos clientes de acordo com suas ações nos emails, podendo usar isso para segmentá-los usando as tags e para monitorá-los.

O limite de emails do plano gratuito da SendPulse é bem maior que o da MailChimp. A SendPulse permite que você tenha uma lista de até 15.000 emails de forma gratuita. 

Além disso, você pode criar automações com até 5 fluxos e 1 evento, criar uma landing page por mês e ter um armazenamento de até 100 MB para imagens.

3-  Zoho Campaigns

Também funciona no estilo arrasta e solta, o que te possibilita de forma rápida e fácil personalizar o email da maneira que você desejar. Você consegue adicionar imagens, textos e botões de mídias sociais, criando assim um email super amigável e interativo.

Além disso, se você trabalha com ecommerce, essa ferramenta pode te ajudar no gerenciamento da loja virtual. Isso porque dentro do Zoho Campaigns, você consegue configurar emails promocionais e de vendas. 

Também é possível acompanhar a jornada de compra das pessoas dentro do site, o que possibilita saber quando as pessoas estão abandonando a compra para poder enviar mensagens de recuperação.

Uma outra funcionalidade é a possibilidade de fazer análises e avaliar em tempo real o desempenho dos seus emails. A Zoho Campaigns te oferece relatórios bem fáceis de entender que mostram quantos cliques, aberturas, cancelamentos de assinatura, rejeições e compartilhamentos seus emails tiveram. 

Além disso, você consegue ver a localização dos destinatários e se as pessoas estão vendo o email via computador ou dispositivos móveis. Isso é relevante para que na hora de criação você desenvolva emails que sejam responsivos.

O plano gratuito oferece até 6.00 emails gratuitos para até 2.000 contatos, administração para 4 usuários, formulários de inscrição e pop-up, modelos de email responsivos, relatórios e análises.

4- Sendinblue

Com o Sendinblue, você consegue criar emails com aparência de profissional em pouco tempo, por conta do sistema de arrastar e soltar que é super tranquilo de usar. A ferramenta oferece uma galeria com modelos prontos, mas você também poderá criar um novo design do zero, se preferir.

Além disso, a ferramenta possibilita que você personalize cada passo dos seus clientes. Com a função CRM, você consegue ter o controle de todas as informações de seus contatos em um só lugar. 

Também há o recurso de emails transacionais, que é uma resposta automática para o seu cliente. Esse recurso é vital para negócios que precisam mandar ajudas, como senhas esquecidas e recibos de faturamento. Um bom exemplo de uso de email transacional é a confirmação do pagamento enviada por um ecommerce.

Outros recursos importantes são: a criação de automação, segmentação, landing page, formulários de inscrição e anúncios no Facebook.

Com o plano gratuito é possível ter acesso a biblioteca de templates, personalização, contatos ilimitados, 300 emails por dia e o chat para 1 usuário.

5- MailerLite

Nessa ferramenta, você pode escolher entre 3 tipos de editor, para começar a criar seus emails. São eles: arrastar e soltar, rich text e HTML personalizado. Sendo a primeira opção a mais fácil para quem não tem conhecimento de código.

Além disso, é possível criar páginas de destino, pop-ups e formulários, que servem para atrair novas pessoas e transformar antigos usuários em fãs.

Uma outra funcionalidade bem interessante é a pré-visualização, para você conferir como o seu email vai ficar em diferentes dispositivos (desktop e mobile), antes de enviar. Além disso, há o recurso de automatização da segmentação e dos fluxos de trabalho para ajudar a aumentar o engajamento dos seus emails.

O plano gratuito dá direito a até 1.000 contatos na sua base de emails e enviar até 12.000 emails por mês. Além de poder usufruir de todos os recursos citados acima.

Quer conhecer outras ferramentas de email marketing? Confira!

Precisando aprender mais sobre Email Marketing? Conheça a nossa Formação de Analista de Ecommerce, disponível com a assinatura Ecommerce na Prática...

Para assinar, clique aqui: