O SMS Marketing  é uma estratégia que permite que as empresas se comuniquem com os clientes por meio de mensagens de texto. É uma forma de marketing direto que tem se mostrado muito eficaz devido à sua alta taxa de entrega e ao amplo alcance. Quer entender como aplicar o marketing por SMS no seu negócio? Leia este artigo!

Donos ou gestores de negócios estão sempre em busca de novas estratégias para atrair e fidelizar os consumidores. E o marketing por SMS é uma ótima maneira de fazer isso… Você sabe por quê?

Porque as mensagens enviadas por SMS possibilitam um alcance rápido e direto aos dispositivos móveis dos clientes, aumentando as chances de contato e, consequentemente, o fechamento de mais vendas. 

Com o SMS Marketing, você pode enviar lembretes de promoções, avisar sobre reposição de produtos no estoque, anunciar eventos e muito mais. Para entender como a estratégia pode contribuir para sua empresa, fique atento aos próximos tópicos…

Nós vamos explicar o que é SMS Marketing, quais são suas vantagens, como disparar mensagens, etc. Boa leitura!

O que é SMS Marketing?

O SMS Marketing é uma estratégia de marketing que utiliza mensagens de texto (SMS - Short Message Service) para se comunicar diretamente com os clientes. É uma forma eficaz de alcançar o público de maneira instantânea, enviando informações relevantes, promoções, atualizações e outros conteúdos diretamente para seus dispositivos móveis.

O SMS Marketing tem uma taxa de abertura extremamente alta. Segundo levantamento da Frost & Sullivan, a taxa de abertura de SMS recebidos em smartphones é de 98%, com índice de resposta de 26%. Enquanto, no e-mail, apenas 22% são abertos e 5% respondidos. Desta forma, o estudo comprova que o envio de mensagens curtas é mais eficaz do que outras formas de contato.

Na prática, o SMS Marketing pode ser usado para uma variedade de propósitos, incluindo:

  • Informar os clientes sobre novos produtos ou serviços;
  • Promover ofertas e descontos;
  • Enviar lembretes de eventos ou compromissos;
  • Solicitar feedback dos clientes;
  • Responder a perguntas ou reclamações;
  • Construir relacionamentos com os clientes.

A maioria das mensagens de texto é lida em poucos minutos após o recebimento, o que garante uma entrega rápida da mensagem. No entanto, é importante respeitar a privacidade e as preferências dos clientes

Sempre obtenha a permissão das pessoas antes de enviar mensagens de SMS Marketing e ofereça a opção de cancelamento a qualquer momento. 

Essa transparência e respeito pela escolha do cliente são fundamentais para manter um relacionamento saudável e construir a confiança do público em relação à sua marca.

O consumidor pode optar por não receber SMS Marketing?

Sim, o consumidor tem o direito de optar por não receber SMS Marketing. Isso é conhecido como a opção de descadastramento - também chamado de opt-out (vamos explicar em mais detalhes mais adiante no texto). 

De acordo com as regulamentações de privacidade, as empresas devem fornecer aos destinatários uma maneira fácil e clara de cancelar o recebimento das mensagens de SMS

Geralmente, essa opção é disponibilizada por meio de um link para descadastramento ou instruções para responder com uma palavra-chave específica, como "SAIR" ou "PARAR". 

Vantagens do SMS Marketing para as empresas

O SMS Marketing oferece uma série de vantagens significativas para as empresas que o utilizam como estratégia para reter e fidelizar clientes. Veja quais são elas a seguir:

Alta efetividade

Como vimos, o SMS Marketing apresenta uma taxa de abertura alta. A maioria das mensagens de texto é lida em poucos minutos após o recebimento, o que garante que a mensagem chegue ao destinatário de forma rápida e eficaz

Bom alcance

O SMS Marketing tem um amplo alcance, pois a grande maioria das pessoas possui um telefone celular e está sempre com ele perto ou em mãos. Ao contrário de outras formas de marketing que podem ser facilmente ignoradas, o SMS tem a capacidade de atingir diretamente o público-alvo em seus dispositivos móveis.

Custo-benefício

O SMS Marketing é uma estratégia de marketing acessível. Muitas empresas oferecem pacotes de mensagens de texto com preços competitivos, permitindo que você alcance um grande número de clientes a um custo relativamente baixo. Além disso, o retorno sobre o investimento tende a ser alto devido à alta taxa de abertura e ao engajamento dos clientes.

Personalização

Outra vantagem do SMS Marketing é a oportunidade de personalizar as mensagens de acordo com as preferências e comportamentos dos clientes

Com base em informações disponíveis como histórico de compras, interesses ou localização geográfica, é possível segmentar a sua base de clientes e enviar mensagens personalizadas. Essa abordagem aumenta a relevância das mensagens e fortalece o relacionamento com os clientes.

Praticidade e escalabilidade

O envio de mensagens de SMS é uma tarefa simples e prática. Com o uso de plataformas de SMS Marketing, você pode enviar mensagens em massa para sua base de clientes com apenas alguns cliques. Além disso, o SMS Marketing é facilmente escalável, permitindo alcançar tanto pequenos públicos quanto grandes audiências de forma eficiente.

Baixa dependência de conexão à internet

Ao contrário de outros canais de comunicação, como e-mails ou redes sociais, o SMS não depende de uma conexão à internet estável. Isso significa que suas mensagens podem ser entregues mesmo em áreas com cobertura limitada ou em situações em que a conexão à internet não esteja disponível, ampliando o alcance da sua comunicação.

Como fazer disparos de SMS Marketing?

Agora que você já sabe o que é SMS Marketing, suas vantagens e outros pontos importantes, chegou o momento de entender o que é necessário para colocar essa estratégia em prática. 

A seguir, vamos explicar como fazer disparos de SMS Marketing. Confira:

1. Obtenha permissão dos seus clientes

Antes de qualquer coisa, você precisa obter a permissão dos clientes para enviar as mensagens. Isso nada mais é do que respeitar a privacidade e as preferências individuais de cada pessoa, garantindo que elas optem pelo recebimento. 

Basicamente, ao obter essa permissão, você está estabelecendo uma relação de confiança com seus clientes e evitando qualquer forma de invasão de privacidade. Mas como fazer isso, afinal de contas?

Em primeiro lugar, seja transparente e claro em relação ao tipo de conteúdo que você enviará por SMS e como isso beneficiará os consumidores. Explique de forma transparente o propósito das suas mensagens e como elas podem agregar valor à experiência do cliente.

Seja por meio de formulários online, eventos ou outros canais, inclua um campo específico para que eles confirmem explicitamente o consentimento. Certifique-se de que essa opção esteja destacada e seja fácil de encontrar.

Além disso, ofereça uma opção clara e fácil de inscrição para receber as mensagens de SMS Marketing. Isso pode ser feito por meio de um formulário de inscrição em seu website, uma mensagem de texto específica para a inscrição ou por outros meios apropriados. Garanta que os clientes tenham plena consciência do que estão consentindo ao se inscreverem.

📚 Direitos do consumidor: saiba tudo sobre o assunto 

2. Atente-se para o horário de envio 

Evitar horários inconvenientes vai fazer toda a diferença para sua estratégia SMS Marketing funcionar. Isso significa evitar enviar mensagens durante a madrugada ou nas primeiras horas da manhã. É preciso respeitar a rotina e o descanso das pessoas. 

Além disso, considere o fuso horário ao definir o horário de envio das mensagens. Se sua base de clientes abrange diferentes fusos horários, leve em consideração essa diferença para garantir que as mensagens cheguem aos destinatários no momento mais adequado. 

Também é relevante pensar em horários específicos para interações específicas. Por exemplo, se você está enviando uma promoção com prazo limitado, é recomendável enviar a mensagem durante o horário comercial para que os destinatários tenham tempo suficiente para aproveitar a oferta. Adapte o horário de envio de acordo com o objetivo da sua mensagem.

3. Identifique a sua empresa como remetente do disparo

Identificar a sua empresa como remetente do disparo no SMS Marketing é um aspecto importante para transmitir credibilidade e evitar que suas mensagens sejam consideradas spam ou suspeitas pelos destinatários.

Aqui estão algumas dicas para identificar a sua empresa como remetente do disparo no SMS Marketing:

  • Nome da empresa: utilize o nome da sua empresa como remetente do SMS para ajudar os destinatários a reconhecerem imediatamente quem está enviando a mensagem. Certifique-se de que o nome da sua empresa seja claro e facilmente associado à sua marca;
  • Número de telefone específico: este pode ser um número dedicado exclusivamente para o envio de mensagens de SMS Marketing ou um número principal da empresa. O importante é que o número seja identificável e relacionado à sua marca;
  • Mensagem curta de identificação: por exemplo, você pode adicionar "Nome da Empresa:" antes do conteúdo da mensagem para deixar claro quem está enviando. Essa prática ajuda a transmitir transparência e autenticidade;
  • Consistência de identificação: use o mesmo nome da empresa ou número de telefone específico para que os destinatários possam associar facilmente as mensagens à sua marca. A consistência fortalece o reconhecimento e a confiança ao longo do tempo.

4. Segmente o seu público

A segmentação consiste em agrupar os clientes com base em características, interesses, comportamentos de compra ou outros critérios relevantes. Essa abordagem permite enviar mensagens específicas para cada grupo, aumentando a eficácia da estratégia.

Dados demográficos, como idade, localização geográfica e profissão, fornecem insights valiosos sobre o perfil do seu público-alvo. Essas informações podem ser utilizadas para adaptar suas mensagens de acordo com as características de cada segmento… 

Lembre-se de, ao longo do processo, respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Os interesses e preferências dos clientes também desempenham um papel importante na segmentação. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, pode segmentar seus clientes com base em suas preferências de estilo ou em categorias de produtos específicas. Dessa forma, você envia mensagens direcionadas que se alinham aos interesses de cada grupo.

📚Como definir a persona para a sua loja? [Guia 2023]

5. Ofereça a opção de sair (opt-out)

Oferecer a opção de saída (opt-out) permite que os destinatários das mensagens tenham o controle sobre o recebimento das suas comunicações por SMS, respeitando sua privacidade e preferências individuais.

Isso porque as pessoas têm o direito de escolher se desejam continuar recebendo suas mensagens ou não, e é fundamental garantir que essa opção esteja claramente visível e facilmente acessível.

Para oferecer a opção de saída de forma eficaz, considere as seguintes práticas:

  • Inclua instruções claras: você pode fazer isso por meio de um link para um formulário de descadastramento ou por meio de instruções específicas, como enviar uma resposta com uma palavra-chave específica, “SAIR”;
  • Garanta facilidade de acesso: crie um processo simplificado em que os destinatários possam cancelar a assinatura com apenas alguns cliques ou etapas. Quanto mais fácil for para os destinatários saírem da lista de envio, mais positiva será sua experiência;
  • Respeite prontamente as solicitações de saída: ao receber solicitações de saída, processe-as imediatamente e remova os destinatários da sua lista de envio. É importante agir prontamente para manter a confiança e o respeito pelo seu público;
  • Seja claro sobre as consequências: informe as pessoas sobre o que elas perderão ao cancelar a assinatura, como ofertas exclusivas, atualizações importantes ou outros benefícios. Isso pode incentivar alguns destinatários a reconsiderarem sua decisão;
  • Atualize sua lista de envio regularmente: monitore constantemente as solicitações de saída e atualize sua lista de envio de acordo. Remova prontamente os contatos que optaram por sair para garantir que eles não recebam mais mensagens e evite possíveis problemas futuros.

Por fim, saiba que oferecer a opção de saída é uma prática ética. Também ajuda a fortalecer a relação com os seus clientes, aumentando o reconhecimento e a satisfação deles em relação à sua loja. 

📚Satisfação do cliente: por que é importante e como medir?

6. Acompanhe as métricas

Acompanhar as métricas envolve monitorar indicadores-chave, como taxa de entrega, taxa de abertura, etc. Elas fornecem informações sobre o alcance das suas mensagens, o engajamento do público-alvo e a efetividade das suas chamadas à ação.

Ao analisar as métricas, você pode identificar tendências, padrões de comportamento e áreas de melhoria…

Por exemplo:

  • Uma baixa taxa de abertura pode indicar a necessidade de ajustar o conteúdo ou o horário de envio;
  • Uma baixa taxa de cliques pode sugerir que suas chamadas para ação não estão sendo eficazes;
  • Uma alta taxa de saída pode indicar que suas mensagens não estão alinhadas com as preferências do seu público.

Lembre-se de estabelecer metas claras e realistas para suas métricas e realizar análises periódicas. Acompanhar as métricas ao longo do tempo ajudará você a entender o desempenho das suas campanhas, identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões informadas para maximizar o sucesso do seu SMS Marketing.

💡 Dica: para acompanhar essas métricas de forma eficiente, é recomendado realizar testes A/B, em que você analise diferentes versões das suas mensagens. Varie elementos como texto, chamados à ação, horários de envio ou até mesmo o nome do remetente. 

Exemplos de textos para SMS Marketing

Agora que você já sabe como disparar mensagens de SMS para os consumidores da sua empresa, que tal conferir alguns exemplos? Eles servirão de inspiração para o processo de criação:

Promoção de produtos

"Olá, [Nome]! 20% de desconto em tudo! Use o código PROMO20 na nossa loja online. Válido só hoje. ⏳ Aproveite! Equipe [Nome da Empresa]."

Lembrete de eventos

📢 "Lembrete: [Nome do Evento] amanhã, às 19h, no [Local]. Não esqueça o ingresso. Palestras inspiradoras e networking. Equipe [Nome da Empresa]."

Atualizações de pedidos

"Olá, [Nome]! Seu pedido [Nº Pedido] foi despachado e está a caminho! Previsão de entrega: [Data]. Acompanhe em nosso site. Equipe [Nome da Empresa]."🕐

Eventos especiais para clientes fiéis

"Você é especial! 😊 Evento exclusivo [Data] em nossa loja. Descontos, brindes e coquetel. Confirme presença respondendo 'SIM'. Até breve! Equipe [Nome da Empresa]." 

Aniversário de clientes

"Parabéns, [Nome]! 15% OFF na próxima compra com o cupom ANIVER15. Aproveite essa oferta especial. Equipe [Nome da Empresa]." 🎁

Alerta sobre reposição de estoque/lançamento

🚨 ALERTA DE ESTOQUE 🚨 [Nome do Produto] foi reposto! Garanta o seu agora em nossa loja online. Corra antes que acabe! Equipe [Nome da Empresa].

4 métricas de SMS Marketing

Ao analisar as métricas do SMS Marketing, é importante considerar quatro indicadores-chave: taxa de entrega/abertura, taxa de saída (opt-out), taxa de conversão e taxa de resposta. 

Vamos explicar melhor cada uma delas a seguir:

Taxa de entrega/abertura

Avalia a porcentagem de mensagens de SMS que foram entregues com sucesso aos destinatários e, posteriormente, abertas por eles. É um indicador fundamental para medir a eficácia das suas campanhas

Uma alta taxa de entrega/abertura indica que suas mensagens estão alcançando o público-alvo e despertando interesse. Por outro lado, uma baixa taxa pode sugerir problemas técnicos ou falta de atratividade no conteúdo.

Taxa de saída (opt-out)

Essa métrica mede a porcentagem de destinatários que optaram por sair da sua lista de envio de SMS Marketing. A taxa de saída reflete a satisfação do público e a relevância das suas comunicações. Monitorar essa métrica é essencial para garantir a conformidade com as regulamentações e aprimorar suas estratégias de segmentação e conteúdo.

Taxa de conversão

Analisa a porcentagem de destinatários que realizar uma ação desejada após receberem sua mensagem de SMS, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em um evento. 

A taxa de conversão é um indicador-chave do sucesso da sua campanha, pois reflete o impacto direto na obtenção de resultados. Monitorar e otimizar essa métrica permite ajustar suas chamadas à ação, personalizar o conteúdo e direcionar suas mensagens para obter melhores resultados.

📚Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

Taxa de resposta

Essa métrica mede a porcentagem de destinatários que responderam à sua mensagem de SMS, seja por meio de uma resposta direta ou de interações adicionais. Basicamente, indica o nível de envolvimento e engajamento do público com a sua campanha

Aumentar essa métrica requer conteúdo relevante, perguntas abertas ou a solicitação de feedback dos destinatários. Acompanhar a taxa de resposta pode ajudar a entender o interesse e as necessidades do seu público, permitindo ajustes na estratégia de comunicação.

📚O que é um indicador de desempenho? Conheça 10 exemplos e como usá-los 

4 dicas para ter sucesso com SMS Marketing

Para te ajudar a estabelecer uma campanha de SMS Marketing da melhor maneira possível, vamos dar algumas dicas estratégicas abaixo. Analise cada uma delas com atenção na hora de implementar no seu negócio, combinado? 

Aqui estão elas:

1. Tenha atenção ao uso correto do português

Erros de ortografia ou gramática podem prejudicar a credibilidade da sua empresa. E, convenhamos, nada mais desagradável para um cliente ou potencial cliente do que receber uma mensagem com erros, concorda?

Para evitar isso, preste atenção aos detalhes e revise cuidadosamente o conteúdo das suas mensagens antes de enviá-las. Além disso, certifique-se de utilizar uma linguagem clara, concisa e livre de erros para transmitir sua mensagem de forma eficaz.

2. Jamais faça spam

Evite enviar mensagens de forma excessiva ou não solicitada. Falamos isso porque o envio de spam pode irritar os destinatários e prejudicar a imagem da sua marca

A melhor opção é manter-se em conformidade com as regulamentações de privacidade e obter o consentimento dos destinatários para receber suas mensagens de SMS Marketing. Respeite as preferências do seu público e envie mensagens relevantes e segmentadas.

3. Incite a curiosidade

Despertar a curiosidade dos destinatários com mensagens intrigantes é uma dica e tanto. Mas como fazer isso?

Você pode utilizar gatilhos mentais, oferecer informações exclusivas ou promover ofertas irresistíveis. Ao criar um senso de mistério ou exclusividade, você aumenta as chances de os destinatários abrirem e interagirem com suas mensagens.

4. Estimule a fidelidade de seu cliente

Reconheça e recompense a fidelidade dos seus clientes por meio do SMS Marketing, oferecendo descontos exclusivos, brindes especiais ou programas de recompensas. Você também pode incentivar a participação em eventos exclusivos ou programas de indicação

Esperamos que, depois de todas as informações contidas neste artigo, você consiga não só implementar o SMS Marketing, mas qualquer outra estratégia que desejar para a sua empresa crescer. 

Caso precise de ajuda para entender o que faz mais sentido para o seu negócio, quais iniciativas focar para resolver questões, nós temos uma sugestão…

Conheça a consultoria do Ecommerce na Prática!

Esse é um programa de aceleração voltado para empreendedores que desejam otimizar suas operações a partir do acompanhamento de consultores especializados.

Durante a consultoria, você terá um plano personalizado para melhorar áreas desafiadoras da sua empresa – incluindo o setor de marketing. Para conhecer um pouco mais sobre o processo, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é SMS Marketing?

O SMS Marketing é uma estratégia de marketing que utiliza mensagens de texto (SMS - Short Message Service) para se comunicar diretamente com os clientes. É uma forma eficaz de alcançar o público de maneira instantânea, enviando informações relevantes, promoções, atualizações e outros conteúdos diretamente para seus dispositivos móveis.

Como fazer marketing por SMS?

Você deve obter permissão dos seus clientes e se atentar para o horário de envio. Também é preciso identificar a sua empresa como remetente do disparo, segmentar o seu público, oferecer opção de saída (opt-out) e acompanhar as métricas.

O consumidor pode optar por não receber SMS Marketing?

Sim, o consumidor tem o direito de optar por não receber SMS Marketing. Isso é conhecido como a opção de descadastramento – também chamado de opt-out (vamos explicar em mais detalhes mais adiante no texto).