O teste A/B é uma das estratégias mais utilizadas por empreendedores e gestores de marketing para aprimorar resultados. Quer saber o que é teste A/B e como ele funciona? Este artigo vai te ajudar!

Um dos principais pontos fortes do marketing digital  é o seu poder de permitir testes e mensurar resultados. É isso que permite a compreensão das ações que estão gerando os resultados esperados e das que precisam de ajustes.  

E uma das maneiras mais populares e eficazes de experimentar, analisar e monitorar resultados é o teste A/B. Muitas pessoas não sabem, mas ele é capaz de aumentar consideravelmente os resultados de um negócio. 

Para te ajudar a entender o que é teste A/B e qual a sua importância para as empresas, acompanhe os próximos tópicos!

O que são testes A/B?

Testes A/B, também conhecido como teste de divisão ou teste bucket, são experimentos feitos para comparar duas versões de uma página.

Basicamente, ele divide o tráfego de uma página em duas versões: uma já existente e outra nova, desenvolvida com algumas modificações. O objetivo é medir qual das versões apresenta uma maior taxa de conversão.

São bastante utilizados em estratégias de marketing digital, como e-mail marketing, landing pages, anúncios, etc. E devem ser feitos entre páginas que tem uma só variável, e não várias.

Por exemplo, uma variável tem um botão verde, enquanto a outra tem um botão azul. Ou seja, não é uma página que tem um botão verde e a outra que tem um formulário.

Por que os testes A/B são importantes?

Os testes A/B são ótimas ferramentas para obter um retorno real por parte da audiência, já que gera dados reais e mensuráveis sobre ela.

É comum que empreendedores e profissionais de marketing fiquem em dúvida se devem ou não seguir um palpite na hora de implementar ações voltadas para o crescimento do negócio… 

É claro que a experiência pode falar mais alto algumas vezes, não é mesmo? Contudo, é indispensável trabalhar com foco na análise de dados, não em “achismos”. É o que chamamos de data driven marketing

Uma das grandes vantagens de atuar no ambiente digital é ter acesso aos dados dos consumidores. Isso torna as estratégias de venda mais eficientes, uma vez que você consegue entender com clareza o comportamento e as necessidades dos compradores.  

Nesse sentido, o teste A/B é uma excelente ferramenta, pois mostra as ações que funcionam melhor e merecem mais a sua atenção na hora de atrair e converter visitantes ao seu site. 

Onde usar os testes A/B?

Já mencionamos neste artigo alguns dos canais em que os testes A/B podem ser feitos. Contudo, para deixar o conceito ainda mais claro, vamos mostrar uma lista de espaços que você pode usar o teste A/B:

Assim, dentro desses canais, os testes podem ser implementados, mais especificamente, em locais como: 

  • Títulos;
  • Links de navegação;
  • Botões de CTA (Call to Action);
  • Assunto do e-mail;
  • Imagens ou vídeos;
  • Oferta;
  • Textos variados;

É importante entender que apesar de o teste A/B poder ser utilizado em todos esses canais, a escolha de qual usar deve ser feita com atenção. Não é preciso apostar em todas as possibilidades de uma só vez…

Analise os objetivos da sua campanha de marketing, implemente os testes aos poucos e analise os resultados. 

Benefícios de fazer testes A/B

Um dos pontos essenciais de entender os testes A/B é conhecer os pontos positivos que eles podem gerar para um negócio. Sem mais delongas, veja a seguir os benefícios de fazer teste A/B:

1. Facilidade de implementação

Para realizar um teste A/B, basta que você tenha a audiência apropriada e conte com uma boa ferramenta para o desenvolvimento do teste. O processo em si é bastante simples, sem a exigência de conhecimentos profundos sobre marketing ou algo do tipo.

Isso facilita bastante o dia a dia de empresários que precisam executar tarefas de diversas áreas de seus negócios, algo comum, principalmente, no início da jornada empreendedora. 

2. Decisões mais acertadas

O teste A/B gera números concretos ao final de sua implementação, o que, automaticamente, faz com que o empreendedor ou gestor de marketing consiga ter uma tomada de decisão mais acertada, baseada em dados. 

3. Compreensão profunda da audiência

Uma das grandes dificuldades das pessoas que trabalham com vendas online – principalmente daquelas que vieram do varejo físico – é entender o que os consumidores querem. 

E o teste A/B é uma maneira simples de compreender isso. 

A partir do momento em que você lança uma campanha de e-mail marketing com dois ou três títulos diferentes, por exemplo, torna-se possível compreender qual deles mais agradou à audiência. O resultado disso é a maior compreensão que você vai ter sobre o que agrada ou não a sua audiência. 

Como fazer testes A/B?

Depois de entender o que é teste A/B, qual a sua importância nas estratégias de marketing, dentre outros pontos, vamos ensinar como implementá-los na prática.

Talvez pela falta de conhecimento no assunto, algumas pessoas acreditam que os testes A/B são complexos de fazer. Mas a verdade é que eles não são nenhum bicho de 7 cabeças…

Se você tiver atenção a cada etapa do processo, certamente vai implementar os testes A/B de um jeito muito mais fácil do que imaginava. 

Veja, abaixo, como fazer testes A/B:

1. Defina a variável a ser testada

Como vimos, existem diversos canais em que o teste A/B pode ser implementado. Entretanto, nós indicamos que você faça um teste de cada vez. 

Isso evita que você se confunda ou cometa erros na hora de analisar muitos resultados ao mesmo tempo. Ter o foco em apenas uma ação vai te ajudar a obter resultados mais concretos e entender oque realmente está  gerando bons resultados para sua empresa.

A rotina de um empreendedor, ou gestor de marketing, pode ser bastante atribulada e com diversas tarefas diferentes que precisam ser cumpridas ao longo do dia. Por isso, simplifique e foque em apenas um teste A/B por vez.

2. Estabeleça uma meta para o teste A/B

Todas as iniciativas para o crescimento de um negócio precisam ter uma meta, isto é, um objetivo a ser alcançado. No que diz respeito ao teste A/B, isso não poderia ser diferente… 

Sendo assim, considere no que você deseja atingir com o teste A/B. As possibilidades são variadas: aprimorar a geração de leads, acessos, aumentar a taxa de abertura, de cliques, etc.

Temos um artigo que pode ajudar nesse quesito: Passo a passo para atingir seus objetivos e metas

3. Use uma ferramenta de teste A/B

Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas na hora de fazer testes A/B. 

Elas podem variar de acordo com o canal que você pretende implementar os testes, mas entre as mais conhecidas no mercado hoje, estão: Google Optimize, Optimizely, entre outras. 

Vamos falar mais detalhadamente sobre cada uma delas (e outras) mais adiante neste artigo. Continue a leitura!

4. Divida os grupos de amostra

A base do teste A/B é usar dois ou mais grupos da audiência para, depois, analisar os resultados obtidos em cada um deles. 

A forma que essa divisão é feita depende da ferramenta que você vai usar para, de fato, realizar o teste A/B. Contudo, o indicado é que divida os grupos aleatoriamente e também deixando-os com a mesma quantidade de pessoas.

Isso vai fazer com que você tenha resultados mais concretos, baseados em uma estrutura de grupos similar. 

5. Escolha uma métrica para definir o vencedor

Outro ponto importante sobre como fazer teste A/B é escolher uma métrica que vai definir o vencedor do teste. 

Lembra de quando falamos das metas? Então, você precisa saber quais são os resultados deseja atingir e entender, assim, a métrica que melhor se encaixa para definição da variável vencedora

Lembre-se de que, no caso do teste A/B, menos é mais, combinado? Nada de implementar muitos testes ao mesmo tempo. Apenas um por vez. 

6. Analise os resultados

Como toda iniciativa voltada ao marketing digital, os resultados do teste A/B também precisam ser mensurados. 

Essa etapa é importante porque você consegue rever tudo o que já foi feito até então e se existem erros atrapalhando o bom desempenho dos testes. Caso exista algo errado, faça os ajustes necessários para corrigir a questão. 

O teste A/B é relativamente simples no que diz respeito à sua implementação, correção e análise. Aproveite isso para aumentar os resultados desejados da melhor maneira possível.

Qual a diferença entre CRO e teste A/B?

Como vimos, os teste A/B fazem comparações entre variáveis de marketing, com o objetivo de definir a variável que gera um retorno melhor.  

Já o CRO, sigla para Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Conversão, em português, é um conceito que engloba estratégias para a otimização das taxas de conversão de um site. 

Ou seja, é uma estratégia mais ampla, que consiste em um conjunto de práticas voltadas para o aumento das conversões de um site. Elas aproveitam mais o tráfego que as páginas já têm sem, necessariamente, precisar atrair mais visitantes.

Qual a diferença entre testes multivariados e testes A/B?

Os testes multivariados testam mais de uma variável de uma única vez, enquanto os testes A/B testam só uma variável (com duas ou mais variações) por vez. E seu foco é sempre chegar a uma conclusão de qual é a melhor opção entre as testadas. 

Por exemplo, você pode fazer uma campanha de e-mail marketing criando dois títulos diferentes, um para cada e-mail a ser disparado. Depois, analisar qual deles teve um resultado mais expressivo. 

Ferramentas para realizar teste A/B

Agora que você já tem uma visão bem ampla sobre o que é teste A/B e outros pontos, que tal conferir as melhores ferramentas para implementá-lo no seu negócio?

Veja a lista abaixo:

1. Google Optimize

teste ab

O Google Optimize é a ferramenta de teste A/B do Google e possui tanto versão gratuita quanto paga, sendo que a primeira apresenta algumas limitações de recursos.

Ela já vem integrada com o Google Analytics, plataforma amplamente utilizada por empreendedores na hora de mensurar dados de seus compradores. 

Assim, combinando as duas, você consegue identificar questões que precisam ser corrigidas, reforçar o que está gerando bons resultados, etc. 

2. Optimizely

teste ab

O Optimizely é outra boa opção para criar teste A/B. O uso da plataforma é bem simples, não exigindo que o empreendedor tenha grandes conhecimentos na área. 

Contudo, é preciso adicionar uma linha de javascript em seu site para que a ferramenta funcione. Caso não saiba como fazer isso, vale a pena contar com a ajuda de um profissional. 

3. VWO

teste ab

Assim como as outras citadas nesta lista, a VWO também é uma ferramenta estrangeira. Seus recursos são bem amplos, girando em torno não só de testes A/B, mas também de estratégias voltadas para otimização de conversões em geral.

Um ponto interessante é que a plataforma disponibiliza período de 30 dias para teste gratuito. 

Quando fazer o teste A/B?

Os testes A/B devem ser feitos quando há a necessidade de entender qual das opções viáveis de uma ação é a que mais faz sentido para o negócio. Isto é, mais gera resultados. 

Suponha que você queira lançar um novo produto no mercado, mas está em dúvida sobre qual mensagem para o público. Fazer um teste A/B pode te ajudar a entender qual linguagem utilizada foi mais persuasiva com a audiência, fazendo com que as pessoas comprem o item lançado. 

Contudo, para encerrar este artigo, precisamos fazer uma reflexão importante sobre o tema:

Como você pode perceber, produzir um conteúdo de qualidade é essencial para estratégias de marketing. Ou seja, não basta só saber fazer teste A/B… é preciso entender como criar conteúdos a serem testados por essa iniciativa.

O grande problema é que a maioria das empresas não possuem o conhecimento necessário para produzir conteúdos de valor. E isso, claro, impacta negativamente os resultados dos negócios. 

Se você quer aumentar a força da sua marca por meio da criação de conteúdo, nós temos o treinamento que vai te ajudar: o curso Marketing de Conteúdo para Negócios

Nele, você vai aprender como produzir conteúdo de valor nos mais diferentes formatos, indo desde o planejamento até a execução. 

O treinamento completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática. Para saber mais, clique aqui:  

Perguntas Frequentes

Como fazer o teste A/B?

Para fazer um teste A/B você precisa definir a variável que será testada. Depois, defina uma meta e a ferramenta que será utilizada. Em seguida, divida os grupos de amostra, escolha uma métrica para definir a variável vencedora e, por fim, analise os resultados.

Quando fazer um teste A/B?

Os testes A/B devem ser feitos quando há a necessidade de entender qual das opções viáveis de uma ação gera resultado. Por exemplo, qual título de e-mail gerou mais abertura e cliques

Para que serve o teste A/B?

O teste A/B serve para gerar um retorno real sobre a audiência. É ele que faz com que empreendedores e gestores de marketing trabalhem focados em dados reais e mensuráveis.

O que é o teste A/B do Facebook?

A ferramenta de teste A/B do Facebook permite que os anunciantes desenvolvam testes comparativos para entender quais estratégias geram mais resultados para seus negócios.