As páginas de vendas são estratégias muito utilizadas na hora de aumentar a taxa de conversão dos negócios. Apesar de sua popularidade, não são todos os lojistas que sabem como desenvolver uma com alto potencial de conversão. Quer saber como criar uma página de vendas realmente eficiente? Leia este artigo! 

Segundo estudo anual NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, os pequenos e médios negócios faturaram R$ 3,3 bilhões com vendas online em 2023. A quantia é 22% maior que o registrado no ano anterior.

Esses dados chamam a atenção para o fato de que, apesar do cenário econômico desafiador no país, o Ecommerce continua sendo o mercado ideal para os negócios prosperarem.  

É claro que para isso acontecer, os empresários precisam adotar as mais variadas estratégias para alavancar as vendas. Uma delas é a página de venda, ideal para aumentar a visibilidade de produtos e a conversão em vendas. 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, fique atento! Ao longo deste artigo, nós vamos explicar o que é, qual sua importância e como criar uma página de vendas que realmente converta

Vamos começar?

O que é uma página de vendas?

Uma página de vendas nada mais é do que uma landing page que contém informações direcionadas para a conversão de vendas de produtos ou serviços. É uma estratégia utilizada por empresas que atuam em diferentes nichos de mercado e canais de venda.

Nela, é possível inserir os mais variados conteúdos, como descrições dos itens, seus respectivos benefícios, vídeos, depoimentos de clientes, dados sobre a empresa, dentre outros

E apesar de levar o nome “página de venda”, a transação final – que é a compra do produto ou serviço por parte do cliente – não é feita nela, mas sim na página de checkout do site da empresa. 

Por que é importante ter uma página de vendas?

Uma página de vendas pode ajudar a aumentar o volume de tráfego do site, o alcance da marca e, claro, a quantidade de transações realizadas. 

Em outras palavras, a página de vendas é um recurso importante porque potencializa os resultados de uma empresa a curto e médio prazo. Mas para que isso aconteça da melhor maneira possível, é preciso que a página de venda seja criada da maneira adequada, isto é, respeitando todos os seus elementos e funções. 

Vamos explicar como criar uma página de vendas ainda neste artigo, fique tranquilo. Por ora, vale a pena você entender o que a difere de alguns canais de venda populares entre os empreendedores e consumidores hoje em sua. 

Continue a leitura!

Quais são as diferenças entre página de vendas, loja virtual e marketplace?

Como vimos, uma página de vendas é uma landing page focada em gerar vendas, certo?

A loja virtual, por sua vez, é onde você tem toda a estrutura necessária para criar e desenvolver o seu negócio de maneira independente. E o marketplace é uma plataforma que “aluga” espaços virtuais para lojistas venderem suas mercadorias. 

Sendo assim, é possível dizer que as páginas de vendas funcionam como uma vitrine online, enquanto as lojas virtuais e os marketplaces dão um suporte mais robusto para os lojistas venderem seus produtos. 

Quais são os benefícios de ter uma página de vendas?

As páginas de vendas podem ser focadas tanto na venda de produtos digitais quanto físicos, e são muito importantes para aumentar o volume de vendas de uma empresa. Na verdade, elas proporcionam diversos benefícios bem interessantes para as empresas… 

Veja quais são eles a seguir:

 1. Aumento da taxa de conversão

Como dito anteriormente, as páginas de vendas são excelentes para aumentar a taxa de conversão de uma empresa. Isso acontece porque elas possuem muitas informações importantes sobre o produto, diminuindo consideravelmente as objeções que possam surgir ao longo da compra

Na prática, as páginas de venda tornam os itens comercializados ainda mais interessantes, instigando o consumidor a comprá-los. Uma ótima estratégia, concorda?

2. Maior alcance

Outro benefício das páginas de vendas é que elas podem ser utilizadas nos mais variados canais e estratégias de marketing. Assim, ao mesmo tempo em que isso dá mais dinamismo para as estratégias de venda, também aumenta o alcance do negócio

Ou seja, quanto mais as páginas de venda forem usadas nas ações, maiores serão as chances de a marca se tornar conhecida pela audiência. 

3. Mais credibilidade

Muitos negócios realizam vendas apenas pelo WhatsApp, redes sociais, como Facebook e Instagram, ou outros canais de comunicação do tipo, mas nem sempre isso é atraente para o comprador. 

Assim, por apresentar um conteúdo super completo – com detalhes sobre os produtos, depoimentos de clientes, etc –, as páginas de venda acabam deixando o consumidor mais seguro para fazer compras. E isso, automaticamente, gera mais credibilidade para a loja virtual. 

Quais são os principais elementos de uma página de vendas?

Antes de aprender como criar uma página de vendas, queremos te convidar para conhecer os principais elementos que ela deve ter. Sem eles, dificilmente você conseguirá alcançar os objetivos que deseja com essa estratégia

Falamos isso porque os elementos precisam ser trabalhados em conjunto e com o mesmo foco: aumentar a conversão de vendas. 

Veja a seguir os principais elementos de uma página de vendas:

  • Título: é o responsável por mostrar ao usuário o foco da sua página, devendo ser curto, conciso e atrativo, a fim de chamar atenção do usuário;
  • Descrição da oferta: a descrição chega para fornecer mais informações sobre a oferta em si. É nela que você vai mostrar todas as vantagens do seu produto ou serviço; 
  • Conteúdos visuais: podem ser tanto estáticos quanto em vídeo, e seu objetivo principal é complementar a oferta; 
  • CTA: o Call to Action é o botão em que o usuário deve clicar para que a conversão ocorra. Deve ser uma frase curta convidando a pessoa a clicar;
  • FAQ: essa é uma sigla para Frequently Asked Questions, ou seja, são as perguntas e respostas mais comuns. Elas ficam mais ao final da página, sob o objetivo de ajudar o consumidor a tirar suas dúvidas.

Aproveite para ler também: Como aumentar as vendas do seu negócio? Confira 17 dicas essenciais!

Como criar uma página de vendas com alta conversão?

Depois de tantas informações relevantes sobre o assunto, chegou o momento de mostrar como criar uma página de vendas na prática. 

Com os passos que apresentaremos a seguir, você conseguirá fazer uma página de venda de alta conversão, pronta para trazer resultados incríveis para o seu negócio. Confira:

1. Conheça o seu público

Conhecer o público é uma etapa essencial para qualquer iniciativa de marketing e vendas.  Isso porque, sem saber quem é a sua audiência, não há como criar uma comunicação realmente efetiva. 

Nesse sentido, o que indicamos é que você descubra e aprofunde seus conhecimentos em relação a persona do seu negócio. Ela nada mais é do que o perfil do seu cliente ideal, traçado a partir de uma análise sobre o comportamento, as necessidades, as dores, dentre outros pontos ligados ao seu público.  

Caso você ainda não conheça a persona do seu negócio, vale a pena conferir o artigo: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2024]

2. Escolha uma ferramenta para criar a página de vendas

Outro ponto importante quando falamos sobre como criar uma página de vendas é a ferramenta que você vai utilizar para fazer isso. Você precisa ficar atento a qual delas vai atender a todas as suas necessidades.

Isto é, se a ferramenta funciona de forma simples e prática, além de disponibilizar opções de personalização da página e layout responsivo – vamos falar em mais detalhes sobre este assunto em específico a seguir.

Aqui no Ecommerce na Prática, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma de Ecommerce líder em seu segmento em toda América Latina. Ela possui tanto opções predefinidas para compor uma página de venda, quanto um modelo totalmente customizável, que você pode criar do zero.

3. Trabalhe com um layout responsivo

Como dito anteriormente, ter a opção de criar uma página de vendas com o layout responsivo vai fazer toda a diferença para a taxa de conversão do seu negócio. 

Isso é importante porque, hoje, as pessoas compram pela internet por meio dos mais variados dispositivos. Para você ter uma ideia, 62% dos consumidores usam celular como único canal de compras online, segundo estudo realizado pela MeSeems/MindMiners.

Por isso, não abra mão de ter um layout responsivo, combinado? É ele que vai garantir que os clientes consigam visualizar todas as informações da sua página em quaisquer dispositivos. Smartphones, tablets, desktop, dentre outros.

4. Seja transparente sobre o processo de compra

Nada deixa o consumidor mais frustrado do que se sentir enganado, não é verdade? E, para evitar que isso aconteça em relação a sua página de vendas, você precisa ser o mais transparente possível sobre o processo de compra.

Deixe claro quais são as formas de pagamento disponíveis, como cartões de crédito e débito, boleto bancário, PIX e link de pagamento, além das opções de envio, como PAC e SEDEX dos Correios ou entregas feitas por transportadoras, etc.

A partir do momento que o cliente tem todas as informações necessárias, maiores são as chances de ele se sentir seguro para concluir a transação na sua página de vendas. 

5. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são muito utilizados nas estratégias de marketing digital para atrair a atenção dos consumidores e levá-los a tomar a decisão desejada. Eles podem ser usados em diversas iniciativas, como artigos de blog, publicações em redes sociais e, claro, páginas de venda. 

Isso acontece porque os gatilhos mentais têm o poder de persuadir, despertando emoções  variadas nos consumidores. Alguns dos mais utilizados em páginas de venda, por exemplo, são os de escassez e urgência. 

O de escassez, como o próprio nome já indica, é usado quando o lojista quer mostrar para o cliente que ele precisa aproveitar determinada oferta porque o estoque do produto está baixo. 

Já o de urgência, é mais aplicado quando a ideia é fazer com que o comprador não perca tempo e feche logo a venda, correndo o risco de perder  a oportunidade de adquirir o item desejado.

Se você quiser entender mais sobre esses recursos de persuasão? Sugerimos a leitura do artigo: 16 gatilhos mentais para vendas: quais são e como usar? 

6. Crie um título atraente para sua página 

A sua página de vendas precisa ter um título atraente, capaz de captar rapidamente a atenção do consumidor para o produto ou serviço ofertado.

Para isso, tenha em mente que títulos longos demais ou com palavras difíceis são facilmente ignorados pelas pessoas. Você deve focar em passar a mensagem que deseja de forma clara e objetiva

Lembre-se que o foco é atrair o consumidor para a sua página de vendas,  sem deixá-lo confuso ou em dúvida sobre o objetivo central dela – que é vender.

7. Capriche na descrição

Quais são as principais características do seu produto ou serviço? Coloque cada uma delas de maneira detalhada na sua página de vendas. 

Tamanho, cores, materiais, detalhes de acabamento e até dicas de uso podem entrar na descrição dos itens. Caprichar na descrição é importante para que o cliente tenha todas as informações necessárias para concluir a compra.

Vale a pena lembrar que o consumidor não possui o produto em mãos na hora de comprar pela internet. Ele precisa do máximo possível de informações sobre o item para não ficar com nenhuma dúvida e desistir da compra. 

8. Use recursos visuais (imagens e vídeos)

Os recursos visuais também ajudam muito a compor uma página de venda de alta conversão. Você pode usar imagens e vídeos para mostrar aos consumidores algumas particularidades  do seu produto ou serviço ofertado.

É claro que o conteúdo em texto também é muito importante, como vimos no tópico anterior.  Mas você já ouviu falar naquela máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, ela funciona bastante quando falamos de compra e venda pela internet.

Por isso, apresente diferentes fotos sobre os seus produtos – explorando os mais variados ângulos –  e  também insira vídeos. Isso é ótimo para que o cliente tenha uma visão ainda mais clara  sobre o item. 

Aproveite para ler também: Fotografia para Ecommerce: passo a passo para fazer fotos incríveis de produtos

9. Insira depoimentos de clientes

Que tal inserir depoimentos dos seus clientes na sua página de vendas? Eles podem ser tanto em vídeo ou foto quanto em texto, e tendem a surtir um efeito bastante positivo.

Falamos isso, pois uma prática muito comum hoje em dia é o consumidor buscar pela opinião de outros compradores antes de finalizar uma compra. Ele faz isso porque quer entender se a loja proporciona uma boa experiência de compra.

Sendo assim, faça uma pesquisa na sua base de clientes e entre em contato com aqueles que se sentiram satisfeitos com os seus produtos e a sua empresa. Caso encontre algum cliente que tenha tido problemas, direcione-o para o atendimento – a fim de reverter a opinião dele – e, por fim, não coloque o seu depoimento na sua página de vendas.

Leia também: Review de produto no Ecommerce: como ele pode ajudar sua loja? 

10. Apresente a sua marca

Não adianta expor para os clientes todos os benefícios do seu produto ou serviço sem ao menos apresentar a eles algumas informações importantes sobre a sua marca, concorda? 

Quando a sua empresa foi criada? Qual é a história dela? Quais são os seus valores, propósito e missão? Como os seus produtos podem mudar a vida de uma pessoa?

Esses são alguns pontos que você deve inserir na sua página de venda para gerar maior conexão com o cliente. A ideia é aproximá-lo da sua marca, fazendo com que ele conheça mais não só os seus produtos, mas também o seu negócio.

11. Adicione um CTA

O CTA (Call To Action) – ou Chamada para Ação, em português – é uma prática muito utilizada no marketing digital para levar o usuário a tomar determinada ação. Seja ela baixar um e-book, assistir a um vídeo ou comprar um produto ou serviço, como é o caso das páginas de venda.

Normalmente, o CTA é feito com verbos no imperativo, como “Compre agora!”, “Saiba mais!”, etc. E para surtirem o efeito desejado, precisa conter também o link de saída, que leva para a conclusão da compra.

Vale a pena ter páginas de vendas?

Sim! Em meio ao crescimento expressivo do Ecommerce e das oportunidades de venda, é possível dizer que, sim, vale a pena o negócio ter páginas de vendas. Elas, na verdade, são estratégias pontuais para aumentar a conversão de vendas. 

Contudo, como vimos ao longo deste artigo, a página de venda é apenas um dos recursos que você pode usar para melhorar os seus resultados. Antes mesmo de usá-la, você precisa mesmo é ter um site de vendas realmente eficiente

E foi pensando nisso que nós desenvolvemos o Treinamento Loja Virtual do Zero!

O curso foi criado por nossos especialistas de Ecommerce, com base nas décadas de experiências que acumulamos. 

As aulas completas já estão disponíveis em nossa plataforma de educação. Para se inscrever e começar a sua jornada empreendedora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é uma página de vendas?

Uma página de vendas nada mais é do que uma landing page que contém informações direcionadas para a conversão de vendas de produtos ou serviços. Nela, é possível inserir os mais variados conteúdos, como descrições dos itens, seus respectivos benefícios, vídeos, depoimentos de clientes, dados sobre a empresa, etc.

Qual é a estrutura da página de vendas?

A estrutura de uma página de vendas tem como base os seus elementos, que são: título, descrição da oferta, conteúdos visuais, CTA e FAQ.

Como criar uma página de vendas?

Para criar uma página de vendas você deve: 1. Conhecer o seu público; 2. Escolher uma ferramenta para criar a página; 3. Trabalhar com um layout responsivo; 4. Ser transparente sobre o processo de compra 5. Utilizar gatilhos mentais; 6. Criar um título atraente; 7. Caprichar na descrição; 9. Usar recursos visuais; 10. Apresentar a sua marca; 11. Adicionar uma CTA.

Quanto custa para fazer uma página de vendas?

Não há um valor determinado para se fazer uma página de vendas. Algumas plataformas liberam este recurso gratuitamente, outras não. Aqui no EnP, a que nós indicamos é a Nuvemshop, plataforma de Ecommerce líder em toda a América Latina.