Desde que o PIX foi criado, as empresas passaram a ter mais uma opção na hora de receber pagamentos além do boleto, cartão de débito ou crédito e transferência. Por isso, é fundamental entender a importância do PIX para empresas e conhecer os motivos para utilizar.

O PIX é um novo modelo de pagamento instantâneo que trouxe mais rapidez, eficiência e produtividade na hora de fazer operações financeiras para empresas de todos os portes. 

A razão para isso é bastante simples: através do PIX é possível receber pagamentos instantâneos em qualquer dia da semana em qualquer horário. 

Porém, apesar de o PIX ser gratuito para pessoas físicas, as empresas podem ser taxadas. De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras podem decidir como será feita a cobrança por transação do PIX para empresas. 

Ainda assim, o PIX para empresas é uma realidade que está transformando completamente a forma de receber pagamentos e se você deseja saber como ele pode beneficiar a sua empresa, continue lendo esse texto.

Como o PIX para Empresas funciona?

O Pix para empresas funciona de forma bastante simples. Com o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central a sua empresa pode realizar pagamentos, transferências e receber pagamentos a qualquer hora do dia e todos os dias da semana.

Isso mesmo, não importa se é feriado ou se a compra foi realizada no meio da madrugada. Com o PIX para empresas, você pode receber a todo momento.

Essa facilidade toda se deve ao fato que todas as transações são feitas online, através dos aplicativos e sistemas dos bancos, das carteiras digitais e fintechs participantes.

O PIX para empresas não é um sistema à parte, e sim uma solução integrada aos sistemas das instituições financeiras que já existem no mercado.

Leia também: Como a Inteligência Artificial pode ajudar sua Empresa a Crescer

Tenha acesso a conteúdos novos e exclusivos TODA semana assinando o Ecommerce na Prática!

Qualquer empresa pode usar o PIX para PJ?

Sim. Qualquer empresa, independente do tamanho e segmento pode usufruir dos benefícios do PIX para empresas. Inclusive a sua.

Na verdade, a única exigência para usar o Pix para empresas é possuir uma conta bancária ou carteira digital em algum dos bancos ou das instituições financeiras participantes.  

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes são obrigadas a utilizar o sistema do PIX, mas segundo dados do Banco Central, mais de mil instituições já solicitaram adesão ao sistema.

5 motivos para utilizar o PIX para empresas 

A ideia do PIX é que uma transferência bancária seja tão rápida, eficaz e barata quanto pagar com dinheiro vivo.

E se o PIX já oferece diversas vantagens para pessoa física, com as empresas não é diferente.

O PIX para empresas é uma forma de ganhar mais agilidade e eficiência nas operações financeiras. Por isso, nós reunimos as 5 maiores vantagens em aderir ao PIX para empresas:

1. Envio e recebimento instantâneo

A vantagem número 1 do PIX para empresas é que os pagamentos serão recebidos de forma instantânea, a qualquer dia e horário. 

O valor pago é creditado instantaneamente na conta da sua empresa, sem intermediários. Assim, a sua empresa passa a ter muito mais agilidade de caixa no dia a dia, além da comodidade para os seus clientes.

Outra vantagem desse ponto é que a sua empresa também pode realizar pagamentos de impostos, fornecedores e funcionários com a mesma rapidez e praticidade. A operação levará, em média, 10 segundos para ser concluída, tornando tudo muito mais fácil.

2. Custos Menores

Outra vantagem notável do PIX para empresas é a ausência de intermediários cobrando taxas a cada pagamento e recebimento. Com isso, as despesas da sua empresa com banco são muito menores.

É claro que o serviço pode ser tarifado. O Banco Central não dá garantia nenhuma de PIX para empresas gratuito. 

Na verdade, o que foi estabelecido é que, para pessoas jurídicas, poderá haver tarifação e os valores das tarifas podem ser definidos livremente pelas instituições financeiras.

Por isso, cabe a você fazer uma pesquisa pelas instituições financeiras para descobrir em qual delas o custo para receber com o PIX é menor.

3. Dinheiro na conta na hora

Para você que não gostava nem um pouco de esperar o boleto compensar, essa é uma grande vantagem. 

Para você ter uma ideia, atualmente, quando um cliente paga faz um pagamento com cartão de débito ou crédito, o dinheiro precisa passar por adquirentes, bandeiras e bancos emissores até chegar na sua empresa.

Esses trâmites acabam elevando as taxas e aumentando o tempo de liquidação do pagamento. 

Já com o PIX, o dinheiro sai da conta do cliente diretamente para a conta da sua empresa, ficando disponível na conta  quase instantaneamente. 

4. Mais Segurança nos pagamentos

Ainda de acordo com o Banco Central, as informações dos usuários do PIX ficam guardadas em uma plataforma desenvolvida pelo próprio órgão. Além disso, a base de dados é protegida pelo sigilo bancário e pela LGPD.

Ou seja, o PIX utiliza tecnologias de criptografia, autenticação mútua e assinatura digital. Além disso, o QR Code do PIX é muito mais difícil de ser fraudado. 

Isso sem contar que só o fato de você não precisar levar dinheiro vivo até o banco para fazer seus depósitos já torna as transações muito mais seguras.

5. Maior vantagem competitiva

Encerrando a lista de vantagens, o PIX para empresas é uma oportunidade de sair na frente da sua concorrência, com um meio de pagamento mais prático, rápido e barato.

Essa nova forma de pagamento certamente veio para agilizar as suas vendas, melhorar o atendimento da sua empresa e te ajudar conquistar mais clientes.

Por isso, se você ainda não usa o PIX para empresas, está na hora de começar!

Leia também: Whatsapp Pay: Nova Forma de pagamento direto no Aplicativo

Como se Cadastrar no PIX para Empresas

Se você ainda não usa o PIX para empresas, procure o seu banco ou instituição financeira e faça o cadastro da sua empresa para então criar a sua chave PIX. Ela pode ser o CNPJ da empresa, mas também o seu e-mail, telefone celular ou um código qualquer criado pelo sistema.

Esse registro pode ser feito nos próprios canais do seu banco, seja no internet banking corporativo ou até mesmo no aplicativo da sua conta PJ.

Assine o Ecommerce na Prática!

Já penseou em ter acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros?

Por lá, você terá acesso imediato a:

  • + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • + 200 horas de conteúdo;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Incrível, não é mesmo? Faça, AGORA MESMO, a sua assinatura do Ecommerce na Prática!