A inteligência artificial está ajudando pequenas e grandes empresas a se tornarem mais eficientes, econômicas e capazes de lidar com as mudanças constantes do mercado.  Por isso, hoje vamos te mostrar como ela pode ajudar a sua empresa a crescer.

De acordo com o estudo Global AI Adoption Index 2021, da IBM Watson, a adoção da Inteligência Artificial está sendo impulsionada pelas necessidades de constante aprimoramento dos negócios e pela tecnologia mais acessível.

Ainda segundo o estudo, 70% das grandes empresas ao redor do mundo já têm ferramentas de IA implementadas como parte da sua rotina.

E ao contrário do que você pode pensar, usar a Inteligência Artificial no seu negócio não é, necessariamente, caro ou algo muito difícil de implementar.

Você inclusive já usa IA no seu dia a dia mesmo que não se dê conta…

Exatamente por isso, vamos te mostrar como a Inteligência Artificial pode ser útil para sua empresa.

Vamos lá?!

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso a treinamentos completos, além de centenas de conteúdos exclusivos!

O que é a Inteligência Artificial?

Não é mais novidade que muitas empresas de portes variados estão utilizando a inteligência artificial para ajudar a automatizar os seus negócios. 

A inteligência artificial ou IA, como é também conhecida, é uma inteligência similar à humana que existe através de sistemas de software para realizar tarefas que um ser humano realizaria.

Você provavelmente já está familiarizado com a IA nas suas atividades diárias. Se você falou com Alexa, Siri, ou já respondeu a uma mensagem automática enviada por uma empresa, você já interagiu com a tecnologia.

O objetivo da IA é tornar as tarefas mais fáceis e eficientes tanto para consumidores quanto para empresas. 

Para você ter uma ideia, um relatório da agência de consultoria Mckinsey descobriu que 82% das empresas que implementaram IA tiveram um retorno sobre o investimento.

5 formas de usar a Inteligência Artificial na sua Empresa

Agora que você já entendeu que a IA não é nenhum bicho de sete cabeças, vamos conhecer 5 formas de aplicar essa tecnologia na sua empresa...

1. Melhorar o Atendimento ao Cliente

O atendimento ao cliente é uma das maneiras mais comuns de usar a  IA nas empresas. Através da IA, você pode fornecer respostas automatizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, para dúvidas comuns dos clientes. 

Essa estratégia ajuda a acelerar o tempo de resposta às perguntas mais frequentes e é mais econômico para as empresas.

Por isso, a cada dia mais empresas usam IA para automatizar o atendimento ao cliente, tanto no WhatsApp quanto na web. 

2. Otimização dos Mecanismos de Busca

A otimização dos mecanismos de busca, também conhecida como SEO, é uma estratégia de marketing valiosa e acessível para as empresas. Isso porque todas as pessoas usam a busca. E a sua empresa pode otimizar as páginas do site, blog e redes sociais utilizando IA.

A tecnologia de pesquisa por voz, como Alexa e Siri, é um excelente exemplo de como a Inteligência Artificial pode te ajudar no SEO. A IA pode automatizar a otimização de palavras-chave, além do desempenho do site e tags. 

Já para o marketing de conteúdo, ele pode ajudar na geração de conteúdo e na criação de feeds de notícias personalizados.

Leia também: Inteligência Artificial: O Futuro do Ecommerce é Agora

3. Aumento das Conversões

Uma das melhores aplicações para IA é a execução de marketing digital. As empresas podem usar IA para criar anúncios de conversação e interagir com os consumidores nas redes sociais. 

A IA pode ser usada nos canais de mensagens como WhatsApp e Facebook messenger para atingir públicos com descontos e ofertas direcionados. 

As empresas que usam essa tecnologia tem taxas de aumento na conversão consideráveis.É uma mensagem inteligente. As empresas experimentaram taxas de aumento e conversão mais altas por meio da IA.

Ou seja, usar a Inteligência Artificial no marketing da sua empresa pode te fazer alcançar públicos mais específicos de forma mais barata e eficaz do que com outras soluções de marketing.

4. Aumentar a Segurança do seu Site

A privacidade e a segurança do cliente são as principais prioridades do Ecommerce hoje em dia e as empresas podem ser proativas na prevenção de crimes cibernéticos, usando programas de segurança de IA para rastrear ameaças em potencial.

Esses sistemas podem sinalizar atividades suspeitas e interromper ataques ou até mesmo impedir que eles aconteçam. Empresas como a Microsoft estão usando a IA para melhorar a segurança cibernética.

E assim como as grandes empresas, a sua também sofre ameaças de segurança e é através da IA que o seu site pode ficar seguro.

5. Automatização de Tarefas do RH

A tecnologia de IA não é útil apenas em tarefas de marketing e vendas, as ferramentas de Inteligência Artificial podem ajudar a sua empresa a economizar tempo no processo de recrutamento e contratação.

Isso acontece por meio da análise das informações do candidato em busca de critérios específicos que melhor correspondam às qualidades e habilidades desejadas pela empresa em um funcionário. Assim, a IA ajuda a reduzir o processo de recrutamento e aumenta a qualidade dos candidatos.

O Futuro dos Negócios com a Inteligência Artificial

A AI pode ser muito útil em quase todas as operações de uma empresa, desde o marketing até o recrutamento e a integração de novos funcionários. E ao contrário do que se pensava até pouco tempo, o software com IA é acessível até mesmo para pequenas empresas .

Por isso, não há dúvida de que a IA é o futuro dos negócios e sua eficácia em termos de custo e tempo além da capacidade de ajudar as empresas a criar uma experiência melhor para o cliente vão ajudar no crescimento do seu negócio.

Assine o Ecommerce na Prática!

Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados que você nem sabia que precisava… 

Mas agora sabe que precisa!

Por lá você terá acesso imediato a:

  • + 60 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • + 350 horas de conteúdo;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Inscreva-se Abaixo e participe Dessa verdadeira REVOLUÇÃO para o mercado: