O voice commerce nada mais é do que uma tecnologia que permite a compra por voz. Em meio às mudanças no comportamento do consumidor, entender sobre este recurso pode te ajudar a não perder nenhuma oportunidade de venda. Quer saber o que é voice commerce e como aplicá-lo na sua loja? Leia este artigo!

Talvez pareça algo um pouco distante para alguns empreendedores, mas a realização de compras por meio de comandos de voz já é uma realidade no Ecommerce. E a tendência, inclusive, é que os consumidores adotem cada vez mais este tipo de recurso na hora de comprar online. 

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa divulgada pelo Technavio, estima-se que a participação do mercado de voice commerce aumente em US$ 55,68 bilhões de 2021 a 2026, com uma taxa de crescimento anual composta de 24,34%.

Esses dados reforçam não só os novos hábitos de consumo, mas também a necessidade de as lojas virtuais estarem prontas para atender consumidores interessados nesta opção de compra por voz. 

Se você quer entender o que é voice commerce, quais são suas vantagens e como aplicá-lo na loja virtual, não deixe de acompanhar os tópicos deste artigo… Nós vamos explicar tudo sobre o assunto!

Vamos começar?

O que é voice commerce?

O voice commerce é uma tecnologia de inteligência artificial (AI) que permite aos consumidores a realização de compras a partir de comandos de voz. Com apenas poucas frases, ele consegue pesquisar e concluir a compra de um produto ou serviço pela internet.

O funcionamento desse recurso acontece por meio de assistentes virtuais que podem ser instaladas em diferentes dispositivos, como computadores, celulares, caixas de som, TVs, relógios, pulseiras, dentre outros. 

Entre os principais softwares de voice commerce que estão disponíveis hoje no mercado, a Siri (Apple HomePod), a Alexa (Amazon Echo) e o Google Assistente (Google Nest) são os mais populares. 

Todos já são bastante conhecidos por desempenharem funções como o compartilhamento de informações básicas como a hora certa, previsão do tempo, etc. Contudo, estes dispositivos de voice commerce também podem ser facilmente utilizados para a compra em lojas virtuais. 

Como funciona o voice commerce?

O voice commerce funciona a partir do uso de uma assistente virtual e de um dispositivo com inteligência artificial que seja compatível. 

Se formos explicar cada etapa do processo, poderíamos dizer que o voice commerce funciona da seguinte maneira:

  • A pessoa inicia o uso do dispositivo normalmente e diz – em voz alta – o nome do produto ou serviço que deseja comprar. Por exemplo, “capas estampadas para almofadas”;
  • A software informa as opções disponíveis e o consumidor fala qual delas é a escolhida;
  • Após adicionar o item ao carrinho, a assistente faz perguntas inerente à página de checkout, como forma de pagamento que será utilizada, se há cupom de desconto, CEP para o cálculo do frete, etc;
  • Ao final do processo, o sistema repassa todos os detalhes da compra para o consumidor confirmar a conclusão do pedido

Lembrando que todas as informações prestadas pelos softwares são repassadas aos consumidores tanto por voz, quanto por imagem – caso o dispositivo utilizado tenha uma tela. 

Sendo assim, o processo é relativamente simples e não demanda do uso das mãos em nenhum momento para que a transação seja concluída. Interessante, não é mesmo?

Aproveite para ler também: ChatGPT: o que é e como funciona esse robô de inteligência artificial

Vantagens do voice commerce

Agora que você já sabe o que é voice commerce e como ele funciona, chegou o momento de conhecer as vantagens que esse tipo de recurso pode gerar para as empresas que vendem online. São elas:

Garante mais flexibilidade para o cliente 

O consumidor moderno está cada vez mais exigente, buscando as mais variadas possibilidades de se realizar uma compra online. E o voice commerce é mais uma opção que surgiu para dar mais flexibilidade para os clientes

Com o assistente de compras, não é preciso de nada além da voz para pesquisar e comprar produtos. Algo bem prático, não é verdade?

Aprimora a experiência de compra

A experiência de compra do cliente é uma das maiores preocupações dos empreendedores. No geral, é preciso que as lojas virtuais sejam capazes de fornecer a melhor experiência possível para os consumidores. 

Nesse sentido, o voice commerce pode contribuir bastante, uma vez que permite que uma compra seja concluída a partir de apenas poucos comandos de voz. Assim, não é necessário que o cliente pare de fazer algo que esteja fazendo para se concentrar no ato da compra. Ele pode fazer tudo ao mesmo tempo. 

Agiliza o processo de compra

Outra vantagem do voice commerce é a agilidade em que uma compra pode ser feita pela internet. Como vimos anteriormente, basta que a pessoa dê o comando de voz para que o assistente virtual informe o item que deseja e, por fim, confirme as informações para a conclusão da transação. 

Permite buscas mais personalizadas

Um dos diferenciais do voice commerce é a possibilidade de buscar por produtos ou serviços de maneira mais específica

Por exemplo, imagine que um cliente queira comprar uma bermuda estampada. Para buscar o produto, ele poderá dizer "bermuda estampada com bolso tamanho G". Ou seja, ele consegue fazer uma pesquisa personalizada ao fornecer ainda mais informações.

Aproveite para ler também: Busca por voz no Ecommerce vale a pena?

Promove a acessibilidade

Outra vantagem que não podemos deixar de citar quando falamos em voice commerce é a promoção da acessibilidade. Isso porque o recurso de busca por voz ajuda pessoas com deficiência (PCD) e não alfabetizadas a realizarem suas compras online sem intercorrências.

Basta que o usuário com deficiência visual ou limitações cognitivas ou motoras, por exemplo, fale o que deseja e o assistente virtual informa os dados encontrados em sua pesquisa. 

Desafios do voice commerce

Tão importante quanto conhecer as vantagens do voice commerce, também é ter consciência dos possíveis desafios que esta tecnologia pode gerar para as empresas. Veja quais são eles a seguir: 

Limitação tecnológica

Por se tratar de um assistente de compras virtual – ou seja, um sistema baseado em inteligência artificial, não um assistente humano –, existe certa limitação tecnológica que pode ser um desafio para alguns clientes.

Na prática, isso significa que o sistema pode não ser tão preciso na hora de fornecer os resultados da pesquisa por um produto ou serviço. Uma forma que as lojas virtuais têm  de diminuir os efeitos disso é utilizar técnicas de SEO voltadas para buscas por voz, a fim de deixar os resultados ainda mais precisos.

Desconfiança por parte do consumidor

Durante o processo de compra, os consumidores podem sentir certa desconfiança ou desconforto devido a falta de naturalidade presente na voz do assistente virtual. 

Isso não necessariamente é uma regra – até porque hoje as pessoas estão muito mais habituadas à compra online do que há alguns anos –, mas deve ficar no radar dos empreendedores na hora de contornar uma possível objeção.

Problemas em relação à segurança e privacidade 

Outro desafio que as empresas enfrentam ao implementar o voice commerce é a necessidade de aplicar medidas de autenticação para prevenir compras indevidas por terceiros.

De acordo com pesquisa feita pela ClearSale, houve um crescimento de 23,6% de tentativas de fraude no Ecommerce entre o primeiro trimestre de 2021 e de 2022. Esse dado chama a atenção dos lojistas para a importância da segurança durante as compras dos usuários. 

Eles precisam ter seus dados seguros e respeitados em todas as modalidades de compra… Seja no voice commerce ou nas opções mais tradicionais. 

Como implementar o voice commerce na sua loja virtual

Depois de tantas informações relevantes sobre voice commerce, o que acha de avançarmos um pouco mais no assunto? Vamos, agora, mostrar como implementar este recurso na sua loja virtual. 

Confira!

1. Adapte seu site à ferramenta de pesquisa por voz

Para que o voice commerce funcione na sua loja, é preciso que ela esteja devidamente adaptada ao recurso. Mas como fazer isso na prática?

Basicamente, você precisa utilizar uma API (Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos) para permitir que exista uma comunicação entre o assistente virtual, o seu site de vendas e os softwares necessários.

Caso você não saiba fazer isso, solicite à sua equipe de tecnologia ou busque por ajuda especializada. Sem esta adaptação não há como o voice commerce funcionar na sua loja online.

2. Eduque os seus clientes

Não adianta nada disponibilizar o voice commerce na sua loja virtual se os seus clientes não souberem como utilizar o recurso na prática. Para evitar que isso aconteça, você precisa educar os seus clientes para a compra feita por meio da busca por voz.

Uma boa estratégia é produzir conteúdos que explicam o que é e como funciona a ferramenta dentro do site. Você pode criar publicações nas redes sociais,  como Instagram e Facebook, enviar e-mail marketing, etc. 

Analise quais canais de comunicação os seus clientes estão presentes e não hesite em falar com eles sobre a novidade da sua loja virtual!

3. Revise as descrições dos produtos

O assistente virtual fala para os consumidores tudo o que está escrito nas descrições dos produtos. Por isso, nós indicamos que você revise os textos de todas as páginas disponíveis na sua loja virtual.

O foco é que o conteúdo esteja escrito de forma clara e objetiva, podendo ser facilmente compreendido ao ser narrado em voz alta. Lembre que um pequeno erro pode atrapalhar a compreensão do consumidor, fazendo com que ele desista da  compra. 

Evite a todo custo que isto aconteça, combinado? Uma boa sugestão é pedir para que outras pessoas também revisem o texto a fim de eliminar falhas de sentido, erros de pontuação, etc.  

Aproveite para ler também: Como criar uma página de vendas de alta conversão? [GUIA 2023]

4. Adote estratégias de SEO para comandos de voz

As técnicas de SEO são amplamente utilizadas para fazer com que as páginas de um site – seja ele de vendas ou não –, fiquem entre os primeiros resultados de busca orgânica do Google. 

No geral, elas podem ser adotadas em diversos canais, como artigos de blog, descrições de vídeos para o YouTube e por aí vai… No caso do voice commerce, você pode aplicar SEO nas descrições dos produtos, textos institucionais e FAQs (Frequently Asked Questions ou, em português, Perguntas Frequentes).

Lembre-se apenas de focar em construir textos com uma linguagem natural, isto é, em formato conversacional.

Além disso, é válido priorizar palavras-chave de cauda longa (as chamadas long tail keywords), uma vez que as buscas feitas por voz tendem a ser mais longas e específicas. Isso vai ajudar bastante no ranqueamento. 

Se você quiser entender melhor como esta estratégia funciona, sugerimos a leitura do artigo: Técnicas de SEO: como chegar ao topo do Google

5. Invista em segurança

Nós vimos ao longo do artigo o quanto o fator segurança pode ser um problema na hora de o consumidor escolher ou não fazer compras utilizando voice commerce, não é mesmo? 

Por isso, não hesite em contratar um sistema antifraude para o seu Ecommerce. Com base em diversas tecnologias distintas, ele faz o cruzamento de dados para analisar eventuais atividades suspeitas que podem comprometer o funcionamento do seu site.

Normalmente, quando o site é protegido por um bom antifraude, há um pequeno cadeado próximo ou dentro da barra de endereços. Este é, inclusive, um dos indicativos de que o site possui o certificado SSL, protocolo de segurança que criptografa a comunicação entre o site (servidor) e o visitante.

Caso queira entender em mais detalhes o tema, leia o artigo: Segurança de dados: o que é e como proteger seu Ecommerce e seus clientes 

6. Faça um período de testes 

Não tem jeito: todo empreendedor sabe o quanto é importante fazer testes antes de implementar qualquer nova iniciativa em seu Ecommerce. Isto não poderia ser diferente no caso do voice commerce…

Na verdade, fazer testes na busca por voz é uma maneira de identificar e corrigir problemas que poderiam atrapalhar a experiência do usuário no seu site de vendas

É importante ressaltar que durante todo o processo de adoção do voice commerce você pode – e deve – solicitar ajuda caso sinta dificuldades. Nós, inclusive, podemos te ajudar!

Nosso time de consultores especializados está preparado para entrar em contato com a sua empresa e mostrar todo o potencial que esse serviço oferece. Aliás, nós podemos te auxiliar em diversas questões do seu negócio…

Visite agora a página da consultoria Ecommerce na Prática e entenda como contratar o serviço: 

Perguntas Frequentes

O que é voice commerce?

O voice commerce é uma tecnologia de inteligência artificial (AI) que permite aos consumidores a realização de compras a partir de comandos de voz. Com apenas poucas frases, ele consegue pesquisar e concluir a compra de um produto ou serviço pela internet.

Como funciona o voice commerce?

O voice commerce funciona a partir da fala – em voz alta – sobre o nome do produto ou serviço que deseja comprar. Depois, o software informa as opções disponíveis, o consumidor escolhe a desejada e o item é adicionado ao carrinho. Por fim, o cliente informa os dados de pagamento e frete, e finaliza a compra.

Como implementar o voice commerce?

Para implementar o voice commerce você precisa adaptar seu site à ferramenta de busca por vocês. Além disso, é importante educar os seus clientes sobre o recurso, otimizar o conteúdo para a linguagem natural, revisar as descrições dos produtos e adotar estratégias de SEO para comandos de voz. Por fim, também vale a pena investir em segurança e fazer um período de testes.