De tempos em tempos surgem tecnologias que facilitam bastante a vida dos empreendedores. Nos últimos meses, nós vimos a chegada do ChatGPT, sistema capaz de gerar diálogos com os usuários por meio de inteligência artificial. Quer saber mais sobre ChatGPT? Leia este artigo!

Não é novidade que os empresários precisam estar sempre atualizados e em busca de serviços e ferramentas que possam melhorar os resultados de seus negócios. Atendimento ao cliente, marketing, enfim, diversas áreas de uma empresa podem ser impactadas de maneira positiva pelas novidades tecnológicas. 

Recentemente, inclusive, o mundo pôde conhecer o ChatGPT, sistema que responde a perguntas e comandos feitos pelos usuários de maneira independente e inteligente, podendo ser usado para diversas finalidades.

Se você quer saber o que é ChatGPT, como o sistema funciona e quais as possibilidades de uso no Ecommerce, não deixe de acompanhar os próximos tópicos!

Antes, aproveite para conferir ao vídeo em que Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, fala tudo sobre o tema:

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um sistema de chat baseado em inteligência artificial (IA) e machine learning que tem como premissa a criação de uma linguagem natural, semelhante às interações humanas.

O sistema de processamento foi lançado em novembro de 2022 pela Open AI, empresa norte-americana de pesquisa e implantação de IA. Desde então, têm chamado bastante a atenção por possibilitar o diálogo escrito entre pessoas e o robô de maneira simples e coerente. 

O ChatGPT se assemelha aos chatbots para atendimento – muito utilizado por varejistas e diversas outras empresas que utilizam programação, ferramentas de análise de dados, assistentes virtuais, etc –, mas com uma proposta bem mais avançada e inteligente

Certamente você já se comunicou com um chatbot e notou que eles possuem respostas pré-programadas que, apesar de terem um bom nível de eficiência, nem sempre atendem a todas as necessidades dos usuários. 

No caso do ChatGPT, o foco é responder desde questões simples até as mais complexas de forma clara e coerente. Mas vamos falar em mais detalhes como ele funciona na prática a seguir… Continue a leitura!

chatgpt

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT funciona a partir de técnicas de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) com o objetivo de criar um diálogo escrito fluido com os usuários. 

Na prática, isso só acontece porque o sistema possui técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço. Basicamente, ele replica o pensamento e a ação das pessoas durante as interações, ficando cada vez mais inteligente. Assim, quanto mais interações ela tiver, mais seu funcionamento se aprimora. 

Em termos mais técnicos, o ChatGPT opera com base em duas técnicas: a fine-tuning (“ajuste fino”, em tradução livre) e a transformer

A primeira diz respeito à capacidade do sistema em consumir textos e fazer previsões da próxima palavra a ser citada dentro das interações; a segunda é um algoritmo usado para processamento de linguagem natural. Interessante, não é?

Qual é a diferença entre ChatGPT e um chatbot convencional?

O chatbot nada mais é do que um software desenvolvido para interagir e conversar com pessoas de maneira automatizada e pré-programada. Já o ChatGPT é um sistema de inteligência artificial criado com o foco de estabelecer um diálogo de maneira mais natural possível com usuários humanos. 

Na prática, os chatbot são muito eficientes, principalmente quando falamos em atendimento de clientes. A maioria das varejistas utilizam este recurso na hora de esclarecer dúvidas, solucionar problemas e receber sugestões de seus consumidores.

Apesar de ajudarem muito nessa tarefa, os chatbots funcionam usando apenas um conjunto de perguntas e respostas pré-definidos. Portanto, os chatbots usuais que conhecemos hoje não "aprendem" com o tempo, nem de forma autônoma.

A proposta do Chat GPT é diferente nesse sentido. A ideia é que o robô seja totalmente capaz de estabelecer diálogos eficientes com os seres humanos, usando a sua capacidade de aprendizagem como combustível para criar interações cada vez mais naturais. 

Leia também: Chatbot para vendas: vale a pena investir?

Como usar o ChatGPT em português?

Apesar de o ChatGPT ainda estar em fase experimental – não estando liberado para vendas por enquanto –, é possível fazer testes de seu serviço. Para isso, é preciso seguir um passo a passo simples:

  1. Acesse o site do ChatGPT no navegador de sua preferência;
  2. Cadastre-se no sistema com o seu endereço de e-mail (se desejar, é possível sincronizar a sua conta do Gmail);
chatgpt

3. Escreva – em português mesmo – a sua pergunta no campo de chat (marcado em vermelho) e aperte a tecla Enter. Aqui, utilizamos como exemplo a pergunta "Vale a pena vender moda na internet?":

chatgpt

4. Aguarde a resposta do ChatGPT.

chatgpr

Você pode fazer qualquer pergunta, inclusive sobre quais segmentos mais vendem no Ecommerce, faturamento médio e como criar um anúncio. Caso queira fazer outra pergunta sem perder o diálogo aberto em sua pesquisa inicial, basta abrir uma nova aba clicando “New Chat” (nova conversa) no menu que fica à esquerda.

O processo em si é bem simples, mas tenha em mente que o ChatGPT não está atualizado. Portanto, caso esteja em busca de números, pesquisas e dados recentes sobre mercado, pode se frustrar.

Quais são as limitações do ChatGPT até o momento?

O que se sabe até o momento é que o ChatGPT, de fato, tem uma ampla capacidade de produzir textos escritos, mas ainda deixa a desejar no que diz respeito à veracidade das informações. 

Esse tipo de limitação chama a atenção quando pensamos na disseminação de desinformação, algo que pode prejudicar não só empresas, mas os usuários em geral. Isto é, a maneira como a ferramenta funciona hoje pode contribuir para uma forte deficiência de aprendizagem.

Outro ponto relevante é que - por mais que pareça óbvio, o ChatGPT é um robô e, por isso, não possui pensamento crítico do ser humano. Por isso, é crucial utilizar o sistema com atenção, checando informações fornecidas sempre que necessário.

Por fim, vale a pena ressaltar que o sistema foi lançado há pouco tempo e ainda está em fase de testes. Assim, nada impede que quaisquer limitações sejam solucionadas futuramente. 

É possível utilizar o ChatGPT no Ecommerce?

Até o momento, o ChatGPT é utilizado apenas para esclarecer questões diversas dos usuários. Pode ser difícil, ao menos por enquanto, determinar quais as aplicações diretas do sistema no Ecommerce.

Ele poderia ser implementado para resolução de clientes que compram online, automatizando ainda mais todo o processo, por exemplo. Mas não é a realidade hoje.

O que é possível fazer é utilizar a inteligência do ChatCPT para te apoiar, por exemplo, em criação de conteúdo - com práticas com práticas de SEO para publicações em blogs, redes sociais , ou mesmo para criação de roteiros! Isso, inclusive, já vem sendo feito por alguns criadores. 

De qualquer maneira, o ChatGPT ainda é um protótipo e não está pronto para ser comercializado para empresas como apoio em atendimento ou outros pontos diretos na estrutura de operação do Ecommerce. O que os empreendedores podem fazer enquanto isso é terem os seus negócios estruturados da melhor maneira possível… Isto é, não desperdiçando nenhuma oportunidade de venda. 

Para te ajudar nisso, nós temos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um sistema de chat baseado em inteligência artificial (IA) e machine learning que tem como premissa a criação de uma linguagem natural, semelhante às interações humanas.

Qual é a diferença entre ChatGPT e um chatbot convencional?

O chatbot nada mais é do que um software desenvolvido para interagir e conversar com pessoas de maneira automatizada. Já o ChatGPT é um sistema criado com o foco de estabelecer um diálogo de maneira mais natural possível com usuários humanos.

Como acessar o ChatGPT?

Para acessar o ChatGPT é preciso entrar no site do sistema e fazer um cadastro com o seu e-mail (se desejar, é possível sincronizar a sua conta do Gmail). Depois, basta escrever – em português mesmo – a sua pergunta no campo de chat (marcado em vermelho), apertar “Enter” e aguardar a resposta.