O TikTok se tornou uma das plataformas queridinhas dos usuários ao redor do mundo. No entanto, assim como em qualquer outra rede social, é possível enfrentar problemas com seu acesso, como esquecer a senha, ter a conta suspensa ou até mesmo ser hackeado. Quer saber como recuperar sua conta no TikTok? Este artigo vai te ajudar!

Para empreendedores que utilizam o TikTok como uma ferramenta de marketing e vendas, não ter mais o acesso à conta pode ser extremamente prejudicial. Além de comprometer a segurança dos dados da empresa, a perda da conta pode resultar em danos na reputação e rejudicar o cronograma de postagens. 

Por isso, não há muito como fugir… É preciso saber como agir rapidamente e tomar as medidas necessárias para recuperar o controle da conta. Neste artigo, apresentaremos os passos para lidar com eficiência e segurança na recuperação de uma conta do TikTok em cenários distintos.

Boa leitura!

Como recuperar conta no TikTok?

Em meio a correria do dia a dia, pode acontecer do empreendedor esquecer ou perder o acesso à conta da sua empresa no TikTok. A boa notícia é que o processo para recuperá-la é bem simples. Dá só uma olhada:

1. Abra o aplicativo do TikTok, clique no ícone de perfil (canto inferior direito) e, depois, “Criar conta

como recuperar conta no tiktok

2. Vá em“Entrar” no inferior da tela

como recuperar conta no tiktok

3. Selecione a opção “Usar telefone/e-mail/nome de usuário

como recuperar conta no tiktok

4. Clique na aba “E-mail/nome de usuário” e, seguida, em “Esqueceu sua senha?

como recuperar conta no tiktok

5. Clique na opção “Número de telefone” ou “E-mail” e insira o e-mail ou telefone (a imagem abaixo exemplifica a segunda opção)

como recuperar conta no tiktok

6. Digite o código de quatro dígitos recebido e crie uma nova senha para  sua conta. Por fim, clique em “Entrar”.

como recuperar conta no tiktok

Pronto! Agora você já pode acessar a sua conta novamente sem nenhum problema. 😉

Como alterar a senha no TikTok?

Quando o assunto é o acesso ao TikTok, nem sempre é necessário recuperar a senha uma vez perdida, mas apenas alterá-la. A seguir, vamos te mostrar o processo de como alterar a senha no TikTok:

1. Abra o TikTok, vá no seu perfil (no canto direito inferior) e, depois, nas três barrinhas no lado direito da tela;

2. Clique “Gerenciar conta”;

3. Selecione “Senha”. Um código de seis dígitos será enviado para o seu e-mail ou telefone

4. Insira os números, crie uma nova senha e pronto. Você já pode usar o aplicativo novamente!

Qual o melhor horário para postar no TikTok? 

É possível recuperar conta suspensa no TikTok?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível ter a conta suspensa no TikTok. Isso acontece, na maioria das vezes, por desrespeito às diretrizes da comunidade, que é crucial para manter tudo em ordem dentro da rede social.

Assim, o passo a passo para recuperar a conta suspensa é o seguinte:

  1. Envie um e-mail para [email protected];
  2. Informe as seguintes informações sobre o seu perfil: nome do usuário e uma breve explicação sobre o que aconteceu – ou seja, os motivos pelos quais você acredita que a sua conta pode ter sido suspensa. Caso queira adicionar algo a mais que possa ajudar a justificar e recuperar o acesso, fique à vontade;
  3. Aguarde a verificação da plataforma após o envio do e-mail. 

Não há um prazo fixo para um retorno da plataforma, mas isso costuma acontecer dentro de alguns dias. Se ela entender que você violou suas políticas de uso, o seu perfil será excluído/banido. E caso julgue que foi apenas um mal entendido, você receberá um e-mail informando que a sua conta está ativa novamente.

🎥 Como fazer live no TikTok: vantagens, restrições e como fazer

Como recuperar conta do TikTok em caso de invasão?

Infelizmente, pode acontecer de pessoas mal-intencionadas conseguirem invadir contas de redes sociais, incluindo o  TikTok. Nesses momentos, as plataformas oferecem algumas orientações para a recuperação de. E as do TikTok são as seguintes:

1. Acesse o aplicativo TikTok e vá para "Configurações e privacidade" no menu;

2. Em seguida, clique em "Suporte" e selecione "Relatar um problema";

3. Selecione a opção "Recuperação de conta";

4. Siga as instruções para a identificação da sua identidade e recuperação do acesso à conta.

Lembrando que é importante fazer esses processos de maneira rápida, isto é, assim  que você notar que a sua conta pode ter sido invadida. 

3 dicas para proteger sua conta no TikTok

Manter sua conta no TikTok segura é essencial para proteger sua privacidade e evitar problemas indesejados. Aqui estão três dicas importantes para fortalecer a segurança da sua conta:

1. Utilize senhas fortes

Para manter a sua conta no TikTok protegida, vale a pena usar uma senha forte. Mas o que isso significa?

Uma senha forte é aquela que é difícil de ser adivinhada ou descoberta por alguém. Aqui estão algumas dicas para te ajudar nisso:

  • Comprimento: escolha senhas com pelo menos oito caracteres. Quanto mais longa, mais segura ela será;
  • Combinação de caracteres: combine letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como @, #, $, etc. Essa variedade torna a senha menos previsível;
  • Evite informações pessoais: nome, data de nascimento, nome de um familiar ou número de telefone são informações que podem ser facilmente associadas a você, o que torna a sua senha vulnerável;
  • Evite sequências óbvias: sequências de caracteres ou numéricas óbvias, como "123456" ou "abcdef" são fáceis de serem descobertas e devem ser evitadas;
  • Não reutilize senhas: crie senhas exclusivas para cada conta que você possui. Não use a mesma senha em várias plataformas, pois se uma delas for comprometida, todas as outras ficarão em risco.

🛍️ Loja no tiktok: como criar e divulgar a sua para vender mais [TUTORIAL] 

2. Evite compartilhar sua senha

Compartilhar sua senha com outras pessoas é um risco significativo para a segurança da sua conta no TikTok…

Ao compartilhar sua senha, você está dando a outra pessoa o acesso completo à sua conta no TikTok. Isso significa que ela poderá fazer qualquer tipo de modificação, postar conteúdo indesejado ou até mesmo comprometer sua privacidade.

Além disso, a responsabilidade pela segurança da conta também é compartilhada. Caso ocorra algum problema, como conteúdo inapropriado sendo postado ou a conta sendo comprometida, é difícil determinar quem é o responsável. Isso pode gerar conflitos e dificultar a solução do problema.

📌 É claro que tudo isso muda um pouco no contexto profissional. Por muitas vezes, faz-se necessário contratar um social media, gestor de redes sociais ou outro profissional da área. Nestes casos, não há problema em haver o compartilhamento. E uma boa dica é usar um gerenciador de senhas.

3. Altere a senha ocasionalmente

É recomendável alterar sua senha regularmente, a cada três ou seis meses. Essa prática diminui as chances de alguém descobrir sua senha e ajuda a manter a segurança da sua conta a longo prazo. 

Além disso, como mencionamos anteriormente, caso você suspeite de qualquer atividade suspeita ou acesso não autorizado, altere sua senha imediatamente como medida de precaução.

Esperamos que, ao longo deste artigo, você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como recuperar conta no TikTok! Agora que você já tem o acesso ao seu perfil, que tal conferir algumas dicas para potencializar suas publicações nesta e em outras plataformas?

Conheça o nosso e-book “32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais”. Este é um guia completo, com dezenas de modelos de postagem prontos para personalização e uso. 

Para baixar gratuitamente, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Como recuperar conta no TikTok?

Clique no ícone de perfil e, depois, “Criar conta”. Vá em “Entrar” e em “Usar telefone/e-mail/nome de usuário”. Clique na aba “E-mail/nome de usuário” e, depois, em “Esqueceu sua senha?”. Clique na opção “Número de telefone” ou “E-mail” e insira o e-mail ou telefone. Digite o código de quatro dígitos recebido e crie uma nova senha para sua conta. Por fim, clique em “Entrar”.

Como recuperar conta suspensa no TikTok?

Envie um e-mail para [email protected] e informe as seguintes informações sobre o seu perfil. Caso queira adicionar algo a mais que possa ajudar a justificar e recuperar o acesso, fique à vontade. Por fim, aguarde a verificação da plataforma após o envio do e-mail.

Como alterar a senha no TikTok?

Abra o TikTok, vá no seu perfil e, na sequência, nas três barrinhas no lado direito da tela. Clique em “Gerenciar conta” e selecione “Senha”. Depois que o código de seis dígitos for enviado para o seu e-mail ou telefone, insira os números, crie uma nova senha e pronto. Você já pode usar o aplicativo novamente!