Ter ideias para caixinha de pergunta do Instagram é importante para empresas que queiram interagir com os seguidores e aumentar o engajamento na rede social. Essa ferramenta, afinal de contas, permite que os usuários enviem perguntas e recebam respostas em tempo real, o que pode ser muito útil para os mais diversos negócios. 

Nem todos os empreendedores sabem disso, mas, ao oferecer um espaço para os seguidores interagirem com a marca, demonstra-se que ela está aberta a ouvir o que eles têm a dizer e que se importam com suas opiniões e necessidades. 

Isso ajuda a criar uma conexão mais forte entre a empresa e a audiência, o que é fundamental para construir uma base sólida de clientes fiéis.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar algumas ideias criativas para usar na caixinha de perguntas do Instagram e aumentar o engajamento do seu perfil. Confira!

O que é a caixinha de pergunta do Instagram?

A caixinha de pergunta é uma funcionalidade disponível nos Stories do Instagram, que permite aos seguidores interagirem fazendo ou respondendo perguntas. Ela é muito utilizada por marcas e influenciadores para engajar seus seguidores e estreitar o relacionamento com a audiência.

O recurso funciona da seguinte maneira: você cria uma publicação no formato de Story, adiciona a caixinha de pergunta e os usuários podem enviar perguntas por meio dela. É possível ver as perguntas que foram enviadas e respondê-las diretamente nos seus Stories.

Além disso, a caixinha de pergunta é uma ótima maneira de coletar feedbacks, ideias e sugestões dos usuários, o que pode ser útil para aprimorar seus produtos ou serviços e produzir conteúdo mais relevante para seu público.

Para acessar a caixinha de perguntas, basta selecionar a opção "Sticker" na parte superior da tela ao criar uma nova história e escolher a opção "Perguntas". A partir daí, é possível personalizar a caixa de perguntas com cores, emojis e texto, de acordo com a sua preferência. 

Mas vamos explicar o passo a passo para você criar uma caixinha de pergunta no Instagram a seguir. Continue a leitura!

Como fazer caixa de perguntas no Instagram?

O procedimento para fazer uma caixa de perguntas no Instagram é muito simples. Confira abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e acesse a sua conta;
  2. Toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo e crie um novo Story;
  3. Escolha o sticker de caixinha de Perguntas no superior direito da tela;
  4. Personalize a caixa de perguntas de acordo com sua preferência (cores, emojis, textos etc.);
  5. Publique a caixa de perguntas no seu Story;
  6. Pronto, agora seus seguidores poderão enviar perguntas diretamente para você através da caixa de perguntas. 

Fácil, não é verdade? O passo a passo para responder às perguntas enviadas também é bem simples. Veja no tópico a seguir…

Como responder as perguntas da caixinha do Instagram?

Para responder às perguntas das caixinhas do Instagram, basta tocar na pergunta recebida e selecionar a opção "Responder" para criar um novo Story com a resposta. É possível personalizar a resposta com textos, imagens e até mesmo vídeos – vamos explicar como fazer isso ainda neste artigo.

Um ponto importante é que, ao receber as perguntas, leia cada uma com atenção e responda da maneira mais completa e útil possível. Tente ser honesto e autêntico em suas respostas, e evite respostas curtas demais ou genéricas. 

Caso a pergunta seja inadequada, você pode optar por ignorá-la ou responder de forma educada e respeitosa, deixando claro que não deseja abordar esse assunto.

🤝 Aproveite para ler também: Como fazer collab no Instagram? Aprenda a postar fotos com duas contas

Como personalizar a caixinha de pergunta do Instagram?

Personalizar uma caixinha de pergunta no Instagram é uma ótima maneira de torná-la mais atraente e chamativa para seus seguidores. Veja abaixo como fazer:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e acesse a sua conta;
  2. Toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo da tela e crie um novo Story;
ideias para caixinha de pergunta
  1. Escolha o sticker de caixinha de Perguntas no superior direito da tela;
ideias para caixinha de pergunta
  1. Toque na caixa de perguntas para acessar as opções de personalização;
ideias para caixinha de pergunta
  1. Escolha a cor de fundo desejada na parte inferior da tela;
  2. Digite o texto que você deseja exibir na caixa de perguntas;
  3. Utilize os emojis disponíveis para tornar a caixa de perguntas mais atraente;
  4. Posicione a caixa de perguntas onde você deseja exibi-la no seu Story;
  5. Pronto! Sua caixa de perguntas personalizada está pronta para ser publicada no seu Story. É possível alterar a cor de fundo, o texto e os emojis quantas vezes quiser até chegar ao resultado desejado.

🛒 Instagram Shopping: o que é e como criar uma loja [TUTORIAL]

15 ideias para caixinha de pergunta

Como vimos, a caixinha de perguntas do Instagram é uma excelente maneira de interagir com seus seguidores e criar um relacionamento mais próximo com seu público. 

Abaixo estão algumas ideias de como você pode utilizar essa funcionalidade para gerar mais engajamento e criar conteúdos interessantes para seus seguidores:

1. Qual ferramenta você usa no dia a dia? 

Você pode perguntar aos seus seguidores quais aplicativos, softwares, equipamentos, entre outros, eles usam no dia a dia para melhorar a produtividade, organização ou para qualquer outra finalidade. 

Com base nas respostas, você pode até criar conteúdo específico com análises, reviews ou tutoriais sobre as ferramentas mais citadas, gerando ainda mais engajamento e valor para sua audiência.

Lembre-se de que essa caixinha de pergunta pode ser uma oportunidade para descobrir novas ferramentas e recursos que podem ajudá-lo a aprimorar seu próprio trabalho. Além disso, você também pode se conectar com outros profissionais e até mesmo criar novas parcerias, aproveitando o networking que essa interação pode proporcionar.

2. Dicas sobre (insira seu nicho aqui)

Abrir a caixinha de perguntas para fornecer dicas é uma boa oportunidade para você compartilhar sugestões valiosas a respeito de seu nicho de mercado e ajudar a sua audiência no Instagram. 

Essas dicas podem ajudar seus seguidores a aprender algo novo, resolver um problema ou melhorar suas habilidades em relação ao seu nicho. Por exemplo, se você é um fotógrafo, pode compartilhar dicas sobre composição, iluminação, edição de fotos e assim por diante. 

É importante que as dicas sejam relevantes e aplicáveis ​​ao seu público, para que possam ser valorizadas e compartilhadas.

3. Adivinhe algo

"Adivinhar algo" é outra excelente ideia para caixinha de pergunta do Instagram, pois pode ser usada para fazer brincadeiras e desafios com seus seguidores. 

Você pode pedir que eles adivinhem algo, como uma charada ou um enigma, ou fazer perguntas sobre algo sobre seus produtos e serviços. Isso pode gerar engajamento e interação com sua audiência, além de ser uma forma divertida de se conectar com seus seguidores.

Lembre-se que quando o assunto é vender no Instagram, ter um bom engajamento é vital para o sucesso do negócio. Abordamos mais este tema no artigo: Como crescer no Instagram: 13 dicas para aumentar audiência e engajamento. Leia quando puder! 📈

4. Consultoria gratuita sobre (insira seu nicho aqui) 

Essa ideia para caixinha do Instagram se refere à possibilidade de oferecer consultoria gratuita para seus seguidores, relacionada ao seu nicho de negócio. 

Isso pode ajudar a estabelecer ainda mais a sua autoridade e expertise na área em que atua, além de atrair mais seguidores interessados em obter seus conselhos e sugestões. 

A consultoria pode ser feita por meio dos Stories mesmo, em que você vai fazer uma breve análise sobre o tema proposto. Certifique-se também de divulgar essa iniciativa com antecedência em suas postagens e Stories, para que mais pessoas saibam que podem contar com sua ajuda de forma gratuita.

5. O que você quer conquistar 

A ideia para caixinha do Instagram sobre "O que você quer conquistar" pode ser uma pergunta aberta para os seguidores compartilharem seus objetivos e metas empresariais. 

É uma maneira de conhecer melhor o público e entender suas expectativas em relação aos seus próprios negócios. Você pode usar essas informações para personalizar seus conteúdos e oferecer soluções para ajudá-los a alcançar suas metas. 

Além disso, essa pergunta pode gerar insights valiosos sobre o mercado e as tendências, ajudando-o a aprimorar sua estratégia empresarial. 

6. Validar ideias sobre produtos e serviços

Validar ideias sobre produtos e serviços refere-se a receber feedback sobre possíveis novos produtos ou serviços que uma empresa deseja lançar ou oferecer.

Nesse tópico, os seguidores podem ser convidados a compartilhar suas opiniões sobre as ideias da empresa, dando sugestões e críticas construtivas que ajudem a melhorar ou descartar essas ideias. 

É uma forma de envolver a audiência no processo de desenvolvimento de produtos ou serviços, além de garantir que as ideias da empresa estejam alinhadas com as necessidades e expectativas da sua persona.

7. Tudo, menos trabalho

"Tudo, menos trabalho" é uma ideia para caixinha de pergunta que pode ser usada para engajar o público de forma descontraída. Aqui, o foco é perguntar aos seguidores sobre hobbies, atividades preferidas fora do trabalho, entre outros temas relacionados ao lazer e entretenimento.

Dessa forma, a caixinha de perguntas se torna uma oportunidade para as pessoas conhecerem mais sobre você e seus interesses pessoais. Isso ajuda a criar um vínculo maior, além de gerar engajamento e ampliar o alcance da conta.

Esse tipo de abordagem também pode ser usado para humanizar a marca ou influenciador, mostrando que existem outras facetas além do trabalho.

8. Isso ou aquilo

Uma das ideias para a caixinha do Instagram que faz muito sucesso é a "Isso ou aquilo", que pede, de forma divertida, para seus seguidores escolherem entre duas opções

Se você tem um delivery de comida, por exemplo, você pode criar perguntas que tenham duas alternativas, como "Café ou chá?", "Almoço ou jantar?”, "Hambúrguer ou cachorro-quente?”, dentre outras. 

Depois, é só deixar seus seguidores escolherem uma das opções e comentarem as suas respectivas escolhas. Essa é uma maneira simples e interativa de você conhecer mais o perfil das pessoas que seguem a sua marca na plataforma. Interessante, não é?

9. Como você faz para (insira algo relacionado ao seu negócio)

Outra ideia para caixinha é perguntar aos seus seguidores como eles realizam determinadas tarefas ou atividades relacionadas no dia a dia

Por exemplo, se você tem um negócio de consultoria financeira, é possível usar esse tópico para perguntar aos seus seguidores como eles gerenciam suas finanças pessoais ou como fazem para economizar dinheiro no dia a dia. 

Assim, você pode oferecer dicas e sugestões úteis para ajudá-los a melhorar suas finanças e, ao mesmo tempo, mostrar sua expertise na área de consultoria financeira.

É uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e aprender com os seus seguidores, além de estreitar o relacionamento com eles, claro.

10. Você prefere (opção A) ou (opção B)? 

Essa é uma pergunta simples e direta que você pode fazer aos seus seguidores para conhecê-los melhor e gerar engajamento. Ela pode ser relacionada ao seu nicho de mercado ou não, e pode ser uma questão divertida ou séria, dependendo do tom da sua marca e do seu público-alvo. 

Por exemplo, se você é uma marca de comida, pode perguntar "Você prefere pizza ou sushi?" ou "Você prefere cozinhar em casa ou pedir delivery?" e assim por diante. Se você é uma marca de tecnologia, pode perguntar "Você prefere Android ou iOS?" ou "Você prefere trabalhar em casa ou no escritório?" 

As possibilidades são infinitas e podem ser personalizadas para se adequar à sua marca e público. O importante é você aproveitar o recurso e obter bons resultados dentro do Instagram ao utilizar ele.

11. Sugestões de perfis para seguir 

Outra boa ideia para caixinha de perguntas consiste em solicitar que os seus seguidores enviem perfis interessantes, sejam eles relacionados ao seu nicho de negócio ou não.  

Essa é uma maneira de entender melhor o perfil das pessoas que te seguem, além de aumentar o engajamento. Também reflete uma forma de você ficar atento às tendências do mercado e à concorrência, já que os seus seguidores podem sugerir perfis ligados ao mesmo ramo de atuação da sua empresa. 

12. Complete a frase: “Hoje eu vou…”

Assim como as demais, a ideia de "Complete a frase: 'Hoje eu vou...'" na caixinha de perguntas no Instagram incentiva a interação dos seguidores com o perfil. A proposta é que o perfil faça uma pergunta incompleta, e os seguidores completem a frase com suas próprias respostas.

Nesse caso, a pergunta é "Hoje eu vou...", e os seguidores podem completar a frase da forma que quiserem, seja com uma atividade que pretendem fazer durante o dia, um objetivo que desejam alcançar, uma meta pessoal ou profissional, entre outros.

Essa é uma forma simples e eficiente de estimular o engajamento dos seguidores e aumentar a interação com o perfil. É importante ressaltar que, para obter bons resultados, é fundamental que a pergunta seja clara e objetiva, e que o perfil esteja disposto a interagir com os seguidores e responder às suas respostas de forma criativa e descontraída.

13. Ideias de conteúdo

Outra ótima ideia para caixinha de pergunta é pedir sugestões de ideias de conteúdo para os seus seguidores é uma ótima maneira de criar conteúdo relevante e engajar a sua audiência. 

Você pode fazer uma pergunta aberta, como "O que você gostaria de ver mais em nosso perfil?" ou "Que tipo de conteúdo você gostaria que criássemos?". Também é possível pedir sugestões de produtos ou serviços que seus seguidores gostariam de ver em sua loja virtual, por exemplo. 

Essa abordagem mostra que você se importa com as opiniões e desejos de seus clientes, o que pode ajudar a fortalecer o relacionamento com eles e aumentar a fidelização

Além disso, as sugestões recebidas podem servir como insights valiosos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. É importante lembrar de agradecer e responder às sugestões recebidas, demonstrando que você valoriza a participação dos seus seguidores.

14. Indicações de músicas

Nessa caixinha de perguntas, você pode pedir aos seus seguidores que compartilhem suas músicas favoritas do momento. Isso não apenas proporciona uma interação descontraída, mas também permite que você conheça os gostos musicais do seu público

Se achar válido, considere até mesmo criar playlists com as sugestões mais populares para compartilhar com a audiência. Isso ajuda a  promover uma maior conexão com os seguidores e gera ainda mais audiência para o seu perfil. 

Outra opção é responder aos Stories adicionando a música que uma pessoa te sugeriu. Ensinamos a fazer isso no artigo: Como colocar música no Instagram: guia para perfil, reels, stories, feed e notas 🎧

15. O que você faria se não pudesse mais usar (insira um hábito)

Esta pergunta convida seus seguidores a refletirem sobre a possibilidade de abrir mão de um hábito específico. Pode ser algo relacionado ao seu nicho de mercado, como deixar de usar uma ferramenta ou serviço, ou pode ser mais pessoal, envolvendo costumes diários. 

Enfim, a ideia é usar a criatividade nessa hora!

Só tome cuidado para não tocar em assuntos delicados ou pessoais. O foco é gerar respostas criativas e revelar insights interessantes sobre a audiência, não ofender alguém. 

6 dicas para aumentar seu engajamento com as caixinhas de perguntas no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente e se tornou uma ferramenta essencial para quem trabalha com vendas e criação de conteúdo. Porém, para ter sucesso nessa plataforma é necessário muito mais do que postar regularmente. 

Como você já deve saber, o engajamento é um dos principais fatores que determinam o sucesso de um perfil no Instagram e existem algumas dicas que podem ser usadas para aumentá-lo. Veja a seguir:

1. Aborde um tema ou tópico por vez

Quando você posta sobre diversos temas em um curto espaço de tempo, pode ser difícil para os seguidores acompanharem e se interessarem por tudo. 

Ao invés disso, tente focar em um assunto por vez e desenvolvê-lo bem. Isso pode ajudar a atrair seguidores que se interessam pelo mesmo tema e aumentar o engajamento em suas postagens.

2. Promova a caixinha de perguntas

A caixinha de perguntas é uma ótima ferramenta para incentivar a interação com os seguidores. Promova-a em suas postagens, faça convites para que os seguidores deixem perguntas e responda as que aparecem em seu perfil. 

Fazer isso vai ajudar não só a aumentar o engajamento, mas também a criar um relacionamento mais próximo com os seguidores.

3. Tente responder todas as perguntas

Responder as perguntas dos seguidores é uma ótima maneira de mostrar que você se importa com eles e que está disposto a ajudá-los. Por isso, tente responder todas as questões que aparecem em sua caixinha de perguntas

Evite apenas os conteúdos repetidos ou que não façam sentido com o assunto ou, até mesmo, com o perfil da sua empresa. 

4. Seja autêntico

Os seguidores do Instagram valorizam a autenticidade e a transparência. Por isso, é importante mostrar o seu verdadeiro eu e não tentar ser algo que não é. Isso pode ajudar a criar uma conexão mais forte com os seguidores, aumentar o reconhecimento da sua marca, dentre outras vantagens. 

5. Agradeça aos seus seguidores

É importante agradecer aos seus seguidores pelo engajamento e pela confiança em seu trabalho. Use a caixinha de perguntas para fazer essa interação e demonstrar a gratidão pelos seus seguidores.

6. Fale de temas relevantes para a sua audiência

Para aumentar o engajamento com as caixinhas de perguntas do Instagram, é importante falar de temas que sejam relevantes para a sua audiência.

Por isso, não deixe de conhecer bem o seu público e entenda quais são os temas que mais despertam interesse neles. Também esteja sempre atualizado e antenado às tendências do seu nicho, para trazer conteúdos interessantes e relevantes para a sua audiência.

Gostou de todas as dicas e ideias para caixinha de pergunta do Instagram? Esperamos que sim! Contudo, não podemos deixar de ressaltar que, quando o assunto é vender e criar conteúdo relevante no Instagram, é preciso ir além do básico…

E foi por isso que criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios

Durante as aulas, você vai aprender como criar conteúdos de valor para as redes sociais e mensurar o seu sucesso. O curso já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática! 

Para começar a estudar agora, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é a caixinha de pergunta do Instagram?

A caixinha de pergunta é uma funcionalidade disponível nos Stories do Instagram, que permite aos seguidores interagirem fazendo perguntas. Ela é muito utilizada por marcas e influenciadores para engajar seus seguidores e estreitar o relacionamento com a audiência.

Como funciona a caixinha de pergunta no Instagram?

O recurso funciona da seguinte maneira: você cria uma publicação no formato de Story, adiciona a caixinha de pergunta e os usuários podem enviar perguntas por meio dela. É possível ver as perguntas que foram enviadas e respondê-las diretamente nos seus Stories.

Como fazer caixa de perguntas no Instagram?

Abra o aplicativo do Instagram e acesse a sua conta. Depois, toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo e crie um novo Story. Na sequência, escolha o sticker de caixinha de Perguntas no superior direito da tela e personalize-a de acordo com sua preferência (cores, emojis, textos etc.). Publique a caixa de perguntas no seu Story e pronto!